Programação da Unicamp – 4 de novembro de 2005

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qui Nov 3 00:00:00 BRST 2005


Programação da Unicamp – 4 de novembro de 2005

Palestra na FE

O professor Gabriel Huarte, da Universidade de Tandil-Argentina, discute, nesta sexta-feira (4), das 10 às 12 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE), o tema "La construcción de representaciones, identidades y pertenencias através de la "enseñanza" de la historia. Una aproximación al problema". Mais informações pelo telefone 19-3788-5565.

Unicamp recebe resumos para
seminário de 30 anos do Proálcool

A Unicamp organiza nos dias 16 e 17, a partir das 9 horas, no Auditório da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), em comemoração aos 30 anos do Proálccol, o seminário "Etanol Combustível: Balanço e Perspectivas". Os resumos podem ser entregues até esta sexta-feira (4), no endereço eletrônico http://www.nipeunicamp.org.br/proalcool/inscricoes.php#inf. Confira a programação http://www.nipeunicamp.org.br/proalcool/programa.htm

Analista de Sistema Computacional - Inova

A Agência de Inovação da Unicamp (Inova) recebe, até esta sexta-feira (4), das 9 às 11h30 e das 14 às 16h30 horas, currículos ao processo seletivo temporário para preenchimento de uma vaga de analista de sistema computacional (nível superior). É desejável formação em áreas como Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Engenharia da Computação, Tecnologia em Processamento de Dados ou Tecnologia em Informática. Para profissionais com outra formação, é necessário curso de especialização e/ou Pós-graduação na área de informática e experiência comprovada de três anos na área de suporte computacional. Os currículos devem ser entregues na Assessoria Administrativa da unidade (Rua Bernardo Sayão no 100, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", em Barão Geraldo). Confira o edital.

Operador de Caldeira - FEA

A Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) recebe, até esta sexta-feira (4), currículos ao processo seletivo para preenchimento de uma vaga de Operador de Caldeira. Devem ser entregues das 9 às 11h30, e das 14 às 16h30, no Serviço de Recursos Humanos da unidade. Os candidatos devem possuir 1º grau completo e ter experiência profissional na área (mínimo 1 ano), além de curso básico de qualificação profissional. É desejável conhecimentos em caldeiras combustíveis (Diesel e GLP). Outras informações pelo telefone 3788-7356.

---
EM ANDAMENTO
---

Pôster premiado em Paris fica no Espaço
Cultural da FCM até 5 de novembro

O Pôster "Suicides parmis les esclaves brésiliens au XIXème síècle: une étude des registres de la province de Bahia (1848-1883)", dos pesquisadores Ana Maria Galdini Raimundo Oda, Paulo Dalgalarrondo e Saulo Veiga Oliveira, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), estará em exposição até 5 de novembro, no Espaço Cultural e Científico do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM. O pôster foi premiado durante a Conferência Internacional “Cultural History of Health and beyond”, realizada em Paris, em setembro. A premiação é concedida pela Associação Européia de História da Medicina e da Saúde (EAHMH). Mais informações pelo telefone 19-3788-7206.

Sérgio Paulo de Magalhães expõe na FCM

A exposição "Imagens & Desconstrução", do artista Sérgio Paulo de Magalhães, do Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental (NMCE), pode ser visitada até 5 de novembro, no Espaço Cultural e Científico do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A mostra compõe-se de 10 obras (técnica óleo/tela, pinturas em acrílico e desenho em carvão) com telas de tamanhos diversificados. Mais informações pelo telefone 19-3788-7206.

Estereoretratos na Galeria de Arte

A exposição de transfer sobre papel “Estereoretratos”, do artista Bernardo Krasnianski, fica até 11 de novembro, na Galeria de Arte Unicamp. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A Galeria de Arte fica na Rua Sérgio Buarque de Holanda, s/n, andar térreo da Biblioteca Central (BC). Outras informações pelo telefone 19-3788-7543.

Afinidades Eletivas fica até 25 de novembro na CPFL

O crítico de arte Agnaldo Farias, que traz na bagagem experiências como a curadoria nacional da 25ª Bienal Internacional de São Paulo e do Museu de Arte Contemporânea do Rio Janeiro, selecionou trabalhos de dez artistas plásticos contemporâneos que atuam em Campinas para a exposição Afinidades Eletivas, que fica até 25 de novembro na sede da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). Leia matéria publicada no Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/setembro2005/ju303pag12.html

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquín Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro de 2005, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB 05. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica e imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

IEL realiza curso de formação
de professores de redes municipais

O Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) realiza, até 2 de dezembro, um curso de formação continuada para professores de redes municipais. Participam 320 professores de 35 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Bahia. Mais informações pelo telefone 19-3788-1707.

CCUEC e AFPU realizam curso de EAD

O Centro de Computação (CCUEC) e a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) realizam, até 2 de dezembro, o curso "Desenvolvimento de cursos on-line utilizando TelEduc" (modalidade a distância), com 40 horas no total. Tem como público-alvo a comunidade da Unicamp. Outras informações pelo e-mail ead em ccuec.unicamp.br

Fisicsae

O Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) e o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) realizam, até 9 de dezembro, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 12 às 14 horas, e as quintas, das 18 às 19 horas, o evento Fisicsae que, na linha dos eventos que o SAE realiza para a comunidade da universidade, estará aberto ao público no pátio do Ciclo Básico II. A cada semana um novo conjunto de experimentos didáticos e demonstrações audiovisuais de física básica será apresentado por monitores. Mais informações pelo telefone 19-3788-2451. Mais http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/FISICSAE.htm

---
EM DIA
---

Colóquio em novembro discute Marx e Engels

A propósito do IV Colóquio Internacional Marx e Engels, em novembro, o Jornal da Unicamp ouviu o cientista político Armando Boito, o historiador Jorge Grespan, o filósofo Roberto Romano e o deputado federal e escritor Fernando Gabeira. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2005/ju307pag05.html
Nanoaventura

Explorar laboratórios, criar nanocircuitos, desenvolver um medicamento mais eficaz e materiais mais eficientes como se fosse um cientista de verdade. Conheça e confira a programação do Projeto Nanoaventura, do Museu Exploratório de Ciências de Campinas http://www.nanoaventura.org.br/m1_programacao.html

GAPC

O Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), entidade sem fins lucrativos, oferece, gratuitamente, oficinas de Artes, medicamentos, alimentação, fraldas geriátricas e cadeiras de rodas para portadores de câncer. Além destes recursos o GAPC presta atendimento de serviço social, psicológico, orientação nutricional, tarapia com Reiki/Florais e terapia ocupacional em grupo. O atendimento é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 11 horas, na rua Professor Luiz Rosa, 164, Botafogo. Outras informações pelo telefone 19-3235-1933.
---
TESES
---
Faculdade de Engenharia Mecânica

“Desenvolvimento e análise de estratégias de controle colaborativo para cadeiras de rodas” (doutorado). Candidato: Arley de Barros Lombardi Júnior. Orientador: professor Franco Giuseppe Dedini. Dia 4 de novembro, às 9 horas, no DEF/FEM.

Instituto de Artes

“Os espaços da memória” (mestrado). Candidata: Suzie Signori. Orientadora: professora Luise Weiss. Dia 4 de novembro, às 9h30, na CPG/IA.

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

“Influência da administração intermitente de hormônio paratireóideo humano fragmento (1-34) nas fibras de sharpey da face lingual de incisivos inferiores e na ultraestrutura dos hepácitos de ratos” (doutorado). Candidato: Marco Antonio Dias da Silva. Orientadora: professora Silvana Pereira Barros. Dia 4 de novembro, às 14 horas, na FOP.

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

“Pintura, história e heróis no século XIX: Pedro Américo e Tiradentes esquartejado” (doutorado). Candidata: Maraliz de Castro Vieira Christo. Orientador: professor Jorge Sidney Coli Junior. Dia 4 de novembro, às 14h30, na Sala de Teses do Prédio da Pós-graduação do IFCH.

Instituto de Química

“Uso de processos oxidativos avançados e ferro elementar na remediação de água subterrânea contendo compostos organoclorados” (mestrado). Candidata: Tatiana Langbeck de Arruda. Orientador: professor Wilson de Figueiredo Jardim. Dia 4 de novembro, às 9 horas, no miniauditório do IQ.
---
INSCRIÇÕES
---

FEC recebe inscrições para curso de Logística
e infra-estrutura na área de hospitalidade

A Faculdade de Engenharia Civil (FEC) através de sua Secretaria de extensão recebe, até 8 de novembro, inscrições para o curso de extensão “Logística e infra-estrutura na área de hospitalidade”. O curso, aberto para estudantes da área de turismo e hotelaria, tem como finalidade estimular o desenvolvimento do conhecimento logístico em campos emergentes de atividade econômica, em específico, da infra-estrutura e da cadeia de suprimentos da área da hospitalidade, com foco pontual na subárea de projetos hoteleiros e proporcionar ferramentais, técnicos e teóricos, que viabilizem a intervenção na dinâmica nos processos inerentes à gestão dos meios de hospedagem e alimentação, de modo a contribuir para o desenvolvimento do negócio da hospitalidade. As aulas serão ministradas às sextas-feiras, a partir de 8 de novembro, das 19 às 22 horas e aos sábados, das 8h30 às 12h30 e das 14 às 17 horas. Mais informações pelo telefone 19-3788-2337.

Nepam recebe inscrições para Programa
de Doutorado em Ambiente e Sociedade

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) recebe, até 8 de novembro, inscrições para o processo seletivo do Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade. Mais detalhes no site http://www.nepam.unicamp.br/ambienteesociedade.

Cotil abre inscrições para Vestibulinho 2006

Estão abertas as inscrições para o Vestibulinho 2006 do Colégio Técnico de Limeira. Podem ser feitas até 11 de novembro, na página eletrônica http://www.exame2006.cotil.unicamp.br/. As provas acontecem no dia 4 de dezembro, nas cidades de Limeira, Campinas, Americana, Araras, Artur Nogueira, Cosmópolis, Mogi Guaçu, Piracicaba, Rio Claro, Santa Bárbara D´Oeste e Valinhos. Outras informações pelo telefone 19-3404-7297.

Núcleo de Economia Agrícola recebe
inscrições para workshop internacional

O Núcleo de Economia Agrícola (NEA) do Instituto de Economia (IE) recebe, até 11 de novembro, inscrições para o Workshop Internacional "Estratégias de combate à pobreza rural no Brasil: situação atual e perspectivas”. O evento será realizado no Auditório do IE, de 21 a 23 de novembro. A abertura acontece às 18 horas e nos demais dias, às 9. As inscrições podem ser feitas por meio do endereço eletrônico http://www.eco.unicamp.br/nea/nea.html. Outras informações pelo telefone 19-3788-5716.

Cesit recebe inscrições para curso
de economia do trabalho e sindicalismo

O Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) do Instituto de Economia (IE) recebe inscrições, até 16 de novembro, para o curso de especialização "Economia do Trabalho e Sindicalismo". Com início previsto para 6 de março de 2006, o curso tem como objetivo formar profissionais para ocuparem posições de assessoramento ou direção de órgãos públicos e privados no campo da economia e relações de trabalho. Mais informações pelo telefone 19-3788-5713.

FCM recebe inscrições para curso de Fisioterapia neonatal

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM), através da Escola de Extensão (Extecamp) recebe, a partir de 12 de dezembro, inscrições para o curso de especialização – modalidade de extensão “Fisioterapia Neonatal – Abordagem em UTI, Berçário e Ambulatório”. O curso, com duas mil horas, é indicado para profissionais fisioterapeutas que atuam na área neonatal. As aulas serão ministradas por docentes do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), às segundas e sextas-feiras, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na FCM. Os candidatos serão submetidos à prova de seleção e entrevista. Mais informações pelo telefone 19-3788-4646.

FCM recebe inscrições para curso de Fisioterapia cardiorrespiratória

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM), através da Escola de Extensão (Extecamp) recebe, a partir de 12 de dezembro, inscrições para o curso de especialização (modalidade de extensão) “Fisioterapia cardiorrespiratória”. Voltado para profissionais fisioterapeutas, tem como objetivo capacitar o especializando a avaliar, definir e caracterizar doenças do aparelho respiratório e cardíaco, bem como selecionar os recursos terapêuticos a serem aplicados, avaliando o quadro funcional específico, seguindo a evolução dos doentes, com visão frente ao prognóstico fisioterapêutico e orientação familiar. A especialização terá duas turmas, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30 (turma 1), e das 13h30 às 18h30 (turma 2). Os candidatos serão submetidos à prova de seleção e entrevista. Mais informações pelo telefone 19-3788-4646. 

FCM recebe inscrições para curso de Fisioterapia respiratória

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM), através da Escola de Extensão (Extecamp) recebe, a partir de 12 de dezembro, inscrições para o curso de especialização (modalidade extensão) “Fisioterapia respiratória em unidade de terapia intensiva de adultos”. É voltado a profissionais fisioterapeutas. A especialização será realizada a partir de 1 de março de 2006, de segunda a domingo. Os candidatos serão submetidos à prova de seleção e entrevista. Mais informações pelo telefone 19-3788-4646.

---
AGENDE-SE
---

Dia 5 

Gastrocentro realiza simpósio de cirurgia digestiva

O Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro) realiza no dia 5, das 9 às 12h30, no Anfiteatro da unidade, o Simpósio de Cirurgia Digestiva. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no dia do evento. No encontro serão abordados temas como nódulos hepáticos, transplante de fígado, neoplasias de pâncreas e lesões latrogênicas da via biliar. Os professores Nelson Adami Andreollo, Luiz Roberto Lopes, Marco Antonio Oliveira Peres, Cláudio Saady Rodrigues Coy, Marília Iracema Leonardi, Luiz Sérgio Leonardi, Francisco Callejas Neto e Elinton Adami Chaim participam do evento. Outras informações pelo e-mail diva em gc.unicamp.br.

IG realiza Café Geográfico no Centro Cultural Evolução

O Instituto de Geociências (IG) realiza, dia 5, às 16 horas, no Centro Cultural Evolução, um café geográfico. No evento, com entrada franca, serão discutidos temas referentes a pesquisas geográficas desenvolvidas por universidades. O encontro será aberto com uma palestra da geógrafa Maria Adélia de Souza (USP). No café geográfico também estão previstas apresentações musicais. O Centro Cultural Evolução fica na Rua Regente Feijó, 1087, em Campinas. Mais informações pelo e-mail rogerio.silva em ige.unicamp.br

Lançamento

O professor Eliel Unglaub lança, dia 5, às 20h30, na Mega Store da Livraria Saraiva, no Shopping Iguatemi, em Campinas, o livro “101 atitudes para o estudo inteligente”. A obra é conseqüência da tese de doutorado defendida por ele na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, em 2003. Ao longo de 140 páginas, o autor, que contou com a colaboração do filho Delton Lehr Unglaub, ensina, por meio de uma linguagem coloquial e objetiva, o uso de diversas técnicas capazes de aprimorar o aprendizado e, conseqüentemente, a performance do aluno em sala de aula. Leia matéria publicada no Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2003/ju217pg04a.html

Moradia Estudantil promove ciclo de palestras gratuito

O Programa de Moradia Estudantil (PME) da Unicamp realiza neste sábado (5) e no dia 26 de novembro, um ciclo de palestras aberto ao público. A meta é criar um local de discussão sobre temas atuais. No dia 5, às 16 horas, os professores Francisco Hideo Aoki e Dr. Enídio Ilário ministram a palestra “Cidadania”. Às 17 horas, o médico Jamiro da Silva Wanderley fala sobre “Interrelacionamento”. O ciclo do dia 5 será encerrado às 18 horas, com a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos moradores do PME. No dia 26, às 16 horas, o ciclo será encerrado com uma palestra do Dr. Paulo de Tarso Rocha e Silva, sobre “O Centro de Monitoramento Animal da Unicamp”. A Moradia Estudantil fica localizada na Av. Santa Isabel, 1125, em Barão Geraldo, Campinas. Mais informações pelo telefone 19-3289-0755.

Dia 6 

Mudanças Globais

A II Conferência Regional "Mudanças Globais: América do Sul" será realizada entre os dias 6 e 10. Trata-se de um importante evento que reunirá especialistas de diversos países para debater as conseqüências das mudanças globais na América do Sul. Mais informações http://www.acquaviva.com.br/mudglobais

Lançamento

O lançamento do livro “Palmares, ontem e hoje” (Jorge Zahar Editores), de autoria de Pedro Paulo Funari, do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e Aline Vieira de Carvalho, do Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp (NEE), acontece no dia 6, às 17 horas, na livraria do IFCH (em frente ao prédio administrativo). Mais informações pelo telefone 19-3788-1575.

Dia 7

Slaca

O 6o Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (Slaca) será realizado a partir de 7 de novembro, com organização da professora Gláucia Maria Pastore, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Outras informações pelo telefone 19-3788-3887 ou na página do evento http://www.slaca.com.br/.  Leia matéria publicada pelo Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2005/ju307pag11a.html

Leslie Lamport profere palestra no Imecc

O pesquisador Leslie Lamport, da Microsoft Research, profere no dia 7, às 14 horas, no auditório do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), a palestra “Thinking for Programmers”. O palestrante é mundialmente conhecido por ter desenvolvido o programa LaTex, muito utilizado na área de Exatas e Engenharias para produção de documentos.

Seminários de Otimização do DMA

O Departamento de Matemática Aplicada (DMA) realiza, toda segunda-feira, às 14 horas, na sala de reuniões da unidade, os seminários de otimização. No dia 7, Giovani da Silva fala sobre "Problemas Inversos". No dia 22, Aristóteles Nogueira discute "Problemas de Otimização em Finanças". A série de seminários será encerrada no dia 28, com palestra de Maria Laura Schuverdt sobre "Algoritmos e Teoria de Otimização sem Convexidade. Outras informações pelo e-mail secdepto em ime.unicamp.br.

Dia 8

Fórum Permanente de Energia & Ambiente

"Energa e qualidade de vida” é o tema do Fórum Permanente de Energia & Ambiente. O evento será realizado dia 8, das 9 às 17 horas, no Auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/energia11.php#ins. O encontro, organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe), Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) e pelo Núcleo de Estudos de População (Nepo) é apoiado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Confira a programação http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/energia11.php#3. Mais informações no e-mail fabianagviana em terra.com.br

Colóquio Marx e Engels

O Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) realiza, entre os dias 8 e 11, a 4a edição do Colóquio Marx e Engels. Promovido pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), o encontro será dividido em quatro grupos temáticos: "A obra teórica de Marx e o marxismo", "Marxismo e ciências humanas, "Economia e sociedade no capitalismo contemporâneo" e "Socialismo no século 21". Leia matéria publicada no Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2005/ju307pag05.html

Encontro de Estudantes Latino-americanos

O 1º Encontro de Ciência e Tecnologia dos Estudantes Latino-americanos da Unicamp acontece no dia 8, a partir das 9 horas, na Faculdade de Engenharia Mecânica (bloco ID-2). Mais http://www.cori.unicamp.br/encontro-ct2.php

Eleições para representantes discentes no Consu

As inscrições para a representação discente junto ao Conselho Universitário (Consu), Comissão Central de Graduação (CCG) e Comissão Central de Pós-Graduação (CCPG) da Unicamp, foram prorrogadas até 8 de novembro. Mais informações pelo telefone 19-3788-4938.

Dia 9

Desenvolvimento sustentável

O 2º Seminário Internacional "Ciência e Tecnologia na América Latina - A Universidade como promotora do Desenvolvimento Sustentável" será realizado nos dias 9 e 10 de novembro, a partir das 8h30, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico http://www.cori.unicamp.br/CT/insc2005.php

30 anos da FEQ

A cerimônia para comemorar os 30 anos da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) será realizada no dia 9, às 14h30, no auditório da unidade (bloco D).

Exposição e apresentação de livro na Casa do Lago

A abertura da exposição de fotografias "Crônicas do cotidiano", de Jorge Bercht e Cristiane Grando, será realizada no dia 9, às 19 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago. A exposição pode ser visitada até o dia 11. No mesmo dia e horário, acontece a apresentação do livro-objeto “Fluxus”, com ilustrações do artista chileno Leo Lobos. O Espaço Cultural Casa do Lago fica na Rua Érico Veríssimo s/n, campus da Unicamp. Mais informações pelo telefone 19-3788-7017.

Lume apresenta espetáculos em Campinas

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) apresenta, de 9 a 26 de novembro, em sua sede (Rua Carlos Diniz Leitão, 150 – Barão Geraldo), no Centro de Convivência Cultural (Praça Imprensa Fluminense, s/nº - Cambuí), na Estação Cultura (Rua Francisco Teodoro, 1051-Vila Industrial) e no Sesc-Campinas (Rua Dom José I, 270 – Bonfim), uma série de espetáculos para comemorar os seus 20 anos de atividades. Entre as apresentações estão as peças Shi-Zen, 7 Cuias, Cravo Lírio e Rosa, Cnossos, Café com queijo, Kelbilim, o Cão da Divindade, Um dia... e La Scarpetta. Os ingressos, exceto para as peças que serão apresentadas no SESC, podem ser adquiridos na Sede do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) e no Centro de Convivência Cultural. Os ingressos para as apresentações que ocorrem no SESC podem ser adquiridos em qualquer unidade da rede SESC. Em todos os espetáculos serão concedidos descontos de 50% para estudantes, maiores de 60 anos e professores da rede pública. Confira a programação http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-32.html. Outras informações pelo e-mail lume em lumetratro.com.br.

Dia 10

Viva Mais

O Programa Viva Mais, da Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) organiza, dia 10, das 10 às 16 horas, no prédio do Ciclo básico II, o "Dia de Alerta Sobre o Uso Excessivo de Álcool. O evento conta com exposição de pôsteres e testes para detectar níveis de álcool no sangue após ingestão de bebidas alcoólicas. Durante o evento também serão distribuídos, em diversos pontos do campi, um folder explicativo sobre os males causados pelo álcool. Outras informações no site http://www.prdu.unicamp.br/vivamais/dia_do_alerta/2005/index.html ou pelo telefone 19-3788-4704.

Encontro de Pedagogia Hospitalar

O I Encontro de Pedagogia Hospitalar da Unicamp será realizado no dia 10, das 8h30 às 17 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Educação. Na conferência de abertura, a médica Maria Valeriana Leme Moura-Ribeiro, do Departamento de Neurologia Infantil da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), profere a palestra "Perspectivas do atendimento pedagógico a crianças e adolescentes hospitalizados". As inscrições podem ser feitas no formulário eletrônico http://www.fcm.unicamp.br/congressos/2005/1encont_pedag/ficha.php. Confira a programação http://www.fcm.unicamp.br/congressos/2005/1encont_pedag/programa_I_encon_ped_hosp.doc

Vestibular

Os locais dos exames da primeira fase do vestibular 2006 da Unicamp serão divulgados pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) no dia 10. A prova está marcada para o dia 20. Serão abordadas 12 questões dissertativas sobre as disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia, além de uma redação. Mais informações na página da Comvest http://www.comvest.unicamp.br/

Workshop no Nepo discute população e meio ambiente

O workshop “População e meio ambiente: metodologias de abordagem”, organizado pelo Núcleo de Estudos da População (Nepo), acontece no dia 10, a partir das 9 horas, no auditório da unidade. Os professores José Marcos Pinto da Cunha e Roberto Luiz do Carmo, do Núcleo de Estudos da População (Nepo), Daniel Joseph Hogan, do Departamento de Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e Georgine Martine, da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, participam da abertura do evento. Mais informações pelo e-mail ivonete em nepo.unicamp.br

Dia 16

OSA organiza workshop sobre comunicações ópticas

O OSA Student Chapter at Unicamp organiza, de 16 a 20, na Unicamp, o II Workshop "Ciência e Tecnologia em Comunicações Ópticas". Além de palestras ministradas por especialistas do Brasil e do exterior e de uma sessão pôsteres, o evento contará também com painéis de discussão relacionando as comunicações ópticas com questões de mercado, inclusão digital e sociedade. Mais informações na página do evento http://www.ifi.unicamp.br/osa/telecom ou e-mail osa em ifi.unicamp.br.

Unicamp organiza seminário
para comemorar 30 anos do Proálcool

A Unicamp organiza, em comemoração aos 30 anos do Proálccol, nos dias 16 e 17, a partir das 9 horas, no Auditório da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), o seminário “Etanol Combustível: Balanço e Perspectivas”. Confira a programação http://www.nipeunicamp.org.br/proalcool/programa.htm. Outras informações na página do evento http://www.nipeunicamp.org.br/proalcool

Dia 18

Carlos Vogt recebe Honoris Causa dia 18

A Escola Normal Superior de Letras e Ciências Humanas (ENS-LSH), da França, concede no dia 18, em Lion, o título de Doutor Honoris Causa ao presidente da Fapesp e ex-reitor da Unicamp, Carlos Vogt. Leia matéria publicada no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_4249/NUH_4249.html.

Tese 600 da FEQ

A dissertação de mestrado número 600 da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp será defendida no dia 18. O autor é Alessandro Ludgero Noal Borjas e o título "Implementação e análise de uma abordagem de busca orientada por restrições através de heurísticas baseadas na folga para plantas multipropósito operando em batelada". O trabalho foi orientado pela professora Maria Teresa Rodrigues. Além das 600 dissertações, a FEQ já tem 270 teses de doutorado defendidas.

Dia 19

Oficina de Física do IFGW

O Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) realiza, dia 19, a partir das 8h30, no auditório da unidade, a 15ª Oficina de Física "Cesar Lattes" - Física Moderna Aplicada à Medicina. A oficina consiste de palestras que apresentam o desenvolvimento da pesquisa na área de física, nos seus aspectos históricos, básicos e observacionais. O evento é destinado para professores do ensino médio e estudantes de Física, Matemática e cursos afins. Confira a programação http://www.ifi.unicamp.br/extensao/oficinas/x_of_next.html#P

Dia 21

Workshop internacional debate estratégias
para combater a pobreza rural no Brasil

O workshop internacional “Estratégias de combate à pobreza rural no Brasil: situação atual e perspectivas” será realizado de 21 a 23, a partir das 18 horas, no auditório do Instituto de Economia (IE). Trata-se de um evento de natureza acadêmica, cujo objetivo é refletir sobre a experiência recente dos Programas de Combate à Pobreza Rural no Brasil, seus resultados e sua eficácia. O workshop será dividido em 3 blocos temáticos. O primeiro tem como objetivo ressaltar as múltiplas facetas da pobreza, desde as carências pessoais associadas às dificuldades de acesso às políticas públicas, inserção no processo de produção etc., até as deficiências de cidadania e capital social. O segundo bloco será dedicado ã reflexão sobre as várias concepções e estratégias de combate à pobreza rural que vêm sendo adotadas e executadas no Brasil. No terceiro bloco as concepções são retomadas à luz de algumas experiências concretas que vêm sendo implementadas do Norte ao Sul do país. Mais informações pelo e-mail buainain em eco.unicamp.br.

Dia 22

Poesae

O evento Poesae - Mostra de Poesias de Alunos da Unicamp, promovido pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), acontece no dia 22, das 12 às 113h30, no saguão de entrada do Básico II. Mais informações pelo telefone 19-3788-6547.

Unicamp apresenta 10 'papers' no Congresso SAE Brasil

A Unicamp é uma das instituições que participam do XIV Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, a ser realizado de 22 a 24, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Além de ter o terceiro maior número de trabalhos técnicos do Congresso, a Unicamp marca presença por meio de docentes e alunos, que fazem parte da lista de convidados especiais dos painéis de discussão e também integram a lista de colaboradores do evento. Confira os trabalhos que serão apresentados pela Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-32.html

Dia 23

Workshop Brasil-Japão

O III Workshop Brasil-Japão "Energia, Meio-ambiente e Desenvolvimento Sustentável" será realizado entre os dias 23 e 25 de novembro, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O encontro é promovido pela Coordenadoria de Relações Internacionais e Institucionais (Cori). Confira a programação http://www.cori.rei.unicamp.br/BrasilJapao3/progjb3.htm. Outras informações pelo telefone 19-37884759.

CPQBA organiza Jornada Paulista de Plantas Medicinais

O Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) organiza, de 23 a 25, a VII Jornada Paulista de Plantas Medicinais. O encontro, realizado a cada dois anos, tem como objetivo promover o intercâmbio científico e tecnológico entre instituições nacionais. Outras informações podem ser obtidas na página do evento http://www.vii-jppm.com.br/ ou pelo telefone 19-3884-7500 (ramal 233).

IG organiza seminário sobre
Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural

O Instituto de Geociências (IG) organiza nos dias 23 e 24, das 8 às 18 horas, o II Seminário de Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural. O encontro será realizado no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE).

FEQ organiza encontro para divulgar
pesquisas desenvolvidas por alunos

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) realiza, de 23 a 25, em sua unidade, o IV Encontro de Pesquisa (EPFEQ-2005). Na sessão de abertura, marcada para às 19 horas, o professor Roberto Lotufo, da Agência de Inovação da Unicamp (Inova), ministra a palestra inaugural "Pesquisa, desenvolvimento e aplicação de tecnologia: um ciclo virtuoso". O objetivo do EPFEQ é divulgar as pesquisas desenvolvidas por alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Para o evento estão inscritos 138 trabalhos, que serão apresentados em forma de pôsteres e posteriormente publicados como resumos. Outras informações pelo telefone 19-3788-3962.

Genocídio em Ruanda é tema de palestra no IFCH

O jornalista e escritor Boubacar Diop profere, dia 23, às 14 horas, no auditório 1 do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), a palestra “O Genocídio em Ruanda”. A coordenação é do professor Fernando Rosa, que há alguns anos vem se destacando como especialista brasileiro em História da África. Mais informações pelo telefone 19-3788-1575.

Dia 25

IFCH e CLE organizam Congresso
Internacional de Filosofia da Psicanálise

O I Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise, organizado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e pelo Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE), será realizado no dia 25, a partir das 8h40, no Auditório I do IFCH. Confira a programação http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-31.html. Mais informações pelo telefone 19-3788-1601.

Feagri comemora 20 anos

A solenidade de comemoração aos 20 anos de fundação da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) e aos 30 anos do Curso de Engenharia Agrícola acontece no dia 25, das 14 às 17 horas, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Mais informações pelo e-mail secdir em agr.unicamp.br

Dia 28

Agência de Inovação da Unicamp organiza
conferência internacional no Centro de Convenções

A Agência de Inovação da Unicamp (Inova) organiza nos dias 28 e 29, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp, a Conferência Internacional "Inova 2005". Com a temática "Inovação, Comercialização e Transferência de Tecnologia - Uma Perspectiva Global", o encontro é direcionado para empresários e dirigentes de empresas, gestores públicos e de universidades, acadêmicos, especialistas em legislação, estudantes e interessados. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico http://www.inova.unicamp.br/campinasinova/inscricao.htm. O Inova 2005 contará com tradução simultânea. Confira a programação http://www.inova.unicamp.br/campinasinova/programacao.htm. Outras informações na página da Inova http://www.inova.unicamp.br/campinasinova/index.htm

H.C.J. 
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l