Programação da Unicamp – 26 de outubro de 2005

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Ter Out 25 00:00:00 BRST 2005


Programação da Unicamp – 26 de outubro de 2005

Fórum Permanente de Desafios do Magistério

"Saúde ocupacional e auto-estima dos professores" é o tema do Fórum Permanente de Desafios do Magistério. O evento será realizado nesta quarta-feira (26), das 9 às 17 horas, no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site. O encontro, organizado pela Faculdade de Educação (FE), Cooperativa Educacional A Acorde e pela Rede Anhangüera de Comunicação (RAC) é apoiado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Confira a programação. Mais informações pelo telefone 19-3772-8066.

FCM sedia Encontro de Pesquisa
na Área de Serviço Social

O VI Encontro de Pesquisa na área de Serviço Social será realizado a partir desta quarta-feira (26), às 14 horas, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O evento prossegue até dia 28. Realizado numa parceria entre o Serviço Social da Unicamp e Faculdade de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUC-Campinas, terá como eixo central a Produção do Conhecimento: Avanços Teóricos e Repercussões no Social. O objetivo do evento é incentivar o desenvolvimento de pesquisas, socializar experiências na área de serviço social, divulgar informações sobre órgãos de fomento e aprofundar conhecimentos de uso de instrumentos e fontes utilizados na pesquisa social. No encontro serão realizados quatro mini-cursos, mesas redondas e apresentação de trabalhos orais e pôsteres de assistentes sociais de diversas instituições. Outras informações pelo telefone 19-37887250, ou 3756-7019.

Alunos do IG organizam Semana de Geografia

Alunos do curso de geografia do Instituto de Geociências (IG) organizam, nesta quarta-feira (26) e na quinta (27), a I Semana de Geografia da Unicamp. Nesta quarta-feira (26), às 16 horas, o professor Aziz Ab'Saber, um dos cientistas brasileiros de maior destaque na área, profere uma palestra no Centro de Convenções.

Epistemologia Ambiental
é tema de palestra no Nepam

O professor Dimas Floriani (UFPR) profere nesta quarta-feira (26), às 10 horas no Auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam), a palestra "Epistemologia Ambiental". Mais informações pelo telefone 19-3788-7690.

Seminários do Grupo de
Alfabetização, Leitura e Escrita

A Faculdade de Educação (FE) promove nesta quarta-feira (26) e no dia 16 de novembro, das 14h30 às 17 horas, no Salão Nobre da unidade (1o andar, bloco E), uma série de palestras, parte da série de seminários do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita (Alle). O Alle é um espaço de aglutinação de pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação, interessados no estudo de questões relacionadas à leitura e à escrita na sociedade brasileira. As inscrições podem ser feitas no local. Confira a programação. Mais informações pelo telefone 19-3788-7973.

Lançamento

A Editora da Unicamp lança, nesta quarta-feira (26), o livro Fragmentos de uma Deusa, de autoria de Giuliana Ragusa, professora de língua e literatura grega na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Centrando-se na lírica arcaica de Safo, a célebre poeta da ilha de Lesbos, a autora redimensiona a imagem da deusa Afrodite, complexa e multifacetada, percorrendo, além da literatura, a história, a religião, a arqueologia e a iconografia gregas. O lançamento de Fragmentos de uma deusa ocorre a partir das 18h30 na Livraria da Vila, na Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros, em São Paulo. Mais informações pelo telefone 11-3814-5811.

Exposição na FCM

A exposição "Construturas", da artista plástica Sandra Lúcia Pereira pode ser visitada a partir desta quarta-feira (26), até 10 de novembro, das 9h30 às 17h30, no Espaço das Artes (saguão principal) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O Espaço das Artes fica na Rua Tessália Vieira de Camargo, 126, Campinas, SP. Mais informações peo telefone 19-3788-8049.

Ex-alunas do IA apresentam espetáculo
de dança no Centro de Convivência Cultural

O Grupo de dança contemporânea "Excaravelhas", formado por ex-alunas do curso de dança do Instituto de Artes (IA), apresenta nesta quarta-feira (26) e na quinta (27), às 20h30, no Centro de Convivência Cultural de Campinas, o espetáculo "O Caminho se faz ao Caminhar". Outras informações pelo telefone 19-3289-1725 (Ló Guimarães).

Espaço Leitura

Até esta quarta-feira (26) ocorre, no Jardim de Leitura da Livraria da Editora da Unicamp, localizada no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), a 2ª edição do evento Espaço Leitura. A idéia é oferecer à comunidade universitária títulos dos mais importantes catálogos da área editorial, com desconto expressivo. Esta edição ficará por conta da editora Hucitec, que trará suas publicações. O evento ocorre das 9 às 21 horas.
---
EM ANDAMENTO
---
Secretaria Geral recebe inscrições
para representantes discentes no Consu

As inscrições para a representação discente junto ao Conselho Universitário (Consu), Comissão Central de Graduação (CCG) e Comissão Central de Pós-Graduação (CCPG) da Unicamp, abertas no último dia 13, prosseguem até dia 27. Os eleitos cumprirão mandato de um ano, de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2006. Os candidatos poderão se inscrever na Secretaria Geral (SG), no prédio da Reitoria II (Praça Milton Santos, sala 36, das 9 às 17 horas), mediante apresentação da identidade estudantil. As eleições serão realizadas nos dias 22 a 23 de novembro. No calendário, a apuração dos resultados acontece no dia 24 de novembro e, a interposição de recursos, de 28 a 30 de novembro.

IFCH organiza colóquio internacional Rousseau

O II Colóquio Internacional "Rousseau - Origens" será realizado até quinta-feira (27), no Auditório I do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). O evento é promovido pelo Departamento de Filosofia do IFCH. Mais informações pelo telefone 19-3788-1601.

FEM realiza curso sobre
materiais metálicos celulares

A Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) realiza até quinta-feira (27), das 9 às 12 horas, na Sala de seminários do bloco I (ao lado do auditório principal), o mini-curso "Materiais metálicos celulares: Conceitos e aplicações. Outras informações pelo telefone 19-3788-3213.

Cinematographo e Casa do Lago organizam
primeira mostra de audiovisual Unicamp

O Projeto Cinematographo, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e o Espaço Cultural Casa do Lago organizam, até sexta-feira (28), a I Mostra de Audiovisual Unicamp. Saiba mais no endereço http://www.ifch.unicamp.br/cinematografo

Altec 2005

O XI Seminário Gestión Tecnológica (Altec 2005) será realizado até sexta-feira (28), em Salvador-BA. A Unicamp é uma das organizadoras do evento. Mais http://www.fia.com.br/pgtusp/altec/xiseminario/

Encontro Nacional de Professores

O XXII Encontro Nacional de Professores do Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Proepre), promovido pelo Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação (FE), será encerrado na sexta-feira (28), nos Salões de Convenções do Hotel Majestic, em Águas de Lindóia (SP). Confira a página do evento do evento http://www.fe.unicamp.br/lpg/xxii_proepre.html. Mais informações pelo telefone 19-3788-5584.

Pôster premiado em Paris fica no Espaço
Cultural da FCM até 5 de novembro

O Pôster "Suicides parmis les esclaves brésiliens au XIXème síècle: une étude des registres de la province de Bahia (1848-1883)", dos pesquisadores Ana Maria Galdini Raimundo Oda, Paulo Dalgalarrondo e Saulo Veiga Oliveira, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), estará em exposição até 5 de novembro, no Espaço Cultural e Científico do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM. O pôster foi premiado durante a Conferência Internacional “Cultural History of Health and beyond”, realizada em Paris, em setembro. A premiação é concedida pela Associação Européia de História da Medicina e da Saúde (EAHMH). Mais informações pelo telefone 19-3788-7206.

Sérgio Paulo de Magalhães expõe na FCM

A exposição "Imagens & Desconstrução", do artista Sérgio Paulo de Magalhães, do Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental (NMCE), pode ser visitada até 5 de novembro, no Espaço Cultural e Científico do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A mostra compõe-se de 10 obras (técnica óleo/tela, pinturas em acrílico e desenho em carvão) com telas de tamanhos diversificados. Mais informações pelo telefone 19-3788-7206.

Estereoretratos na Galeria de Arte

A exposição de transfer sobre papel “Estereoretratos”, do artista Bernardo Krasnianski, fica até  o dia 11 de novembro, na Galeria de Arte Unicamp. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A Galeria de Arte fica na Rua Sérgio Buarque de Holanda, s/n, andar térreo da Biblioteca Central (BC). Outras informações pelo telefone 19-3788-7543.

Afinidades Eletivas fica até 25 de novembro na CPFL

O crítico de arte Agnaldo Farias, que traz na bagagem experiências como a curadoria nacional da 25ª Bienal Internacional de São Paulo e do Museu de Arte Contemporânea do Rio Janeiro, selecionou trabalhos de dez artistas plásticos contemporâneos que atuam em Campinas para a exposição Afinidades Eletivas, que fica até 25 de novembro na sede da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). Leia matéria publicada no Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/setembro2005/ju303pag12.html

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquín Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro de 2005, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB 05. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica e imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

IEL realiza curso de formação
de professores de redes municipais

O Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) realiza, até 2 de dezembro, um curso de formação continuada para professores de redes municipais. Participam 320 professores de 35 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Bahia. Mais informações pelo telefone 19-3788-1707.

CCUEC e AFPU realizam curso de EAD

O Centro de Computação (CCUEC) e a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) realizam, até 2 de dezembro, o curso "Desenvolvimento de cursos on-line utilizando TelEduc" (modalidade a distância), com 40 horas no total. Tem como público-alvo a comunidade da Unicamp. Outras informações pelo e-mail ead em ccuec.unicamp.br

Fisicsae

O Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) e o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) realizam, até 9 de dezembro, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 12 às 14 horas, e as quintas, das 18 às 19 horas, o evento Fisicsae que, na linha dos eventos que o SAE realiza para a comunidade da universidade, estará aberto ao público no pátio do Ciclo Básico II. A cada semana um novo conjunto de experimentos didáticos e demonstrações audiovisuais de física básica será apresentado por monitores. Mais informações pelo telefone 19-3788-2451. Mais http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/FISICSAE.htm
---
EM DIA
---
Colóquio em novembro discute Marx e Engels

A propósito do IV Colóquio Internacional Marx e Engels, em novembro, o Jornal da Unicamp ouviu o cientista político Armando Boito, o historiador Jorge Grespan, o filósofo Roberto Romano e o deputado federal e escritor Fernando Gabeira. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2005/ju307pag05.html

Pesquisa mostra que Medicamento
leva riscos a diabéticos 

Experimentos em ratos indicam que ingestão de altas doses de metformina pode causar morte súbita se associada à prática de exercícios físicos intensos, mesmo que somente aos finais de semana. O efeito colateral foi identificado pela bióloga Eunice Cristina da Silva. Lei mais http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2005/ju307pag04.html#medicamento

Especialista sugere agência para combater aftosa

O Brasil tem de aproveitar a crise provocada pelos focos de febre aftosa no Mato Grosso do Sul e criar uma agência federal para inspecionar a qualidade na produção de alimentos de origem animal, avalia Pedro Eduardo de Felício, da Faculdade de Engenharia de Alimentos. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNP/NP_1149/NP_1149.html

FCM seleciona voluntários masculinos para pesquisa

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp está selecionando voluntários saudáveis, do sexo masculino, para participar de projeto de pesquisa sobre o período pós-alimentar. O estudo será comandado pela professora Eliana Faria e pelo médico Fábio Sodré. As pessoas interessadas em participar da seleção deverão entrar em contato com Rosana ou Cidinha, no horário das 9 às 17 horas, pelo telefone 19-3788-7231 ou com o Fábio Sodré, no telefone 19-3788-7063.

Nanoaventura

Explorar laboratórios, criar nanocircuitos, desenvolver um medicamento mais eficaz e materiais mais eficientes como se fosse um cientista de verdade. Conheça e confira a programação do Projeto Nanoaventura, do Museu Exploratório de Ciências de Campinas http://www.nanoaventura.org.br/m1_programacao.html

GAPC

O Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), entidade sem fins lucrativos, oferece, gratuitamente, oficinas de Artes, medicamentos, alimentação, fraldas geriátricas e cadeiras de rodas para portadores de câncer. Além destes recursos o GAPC presta atendimento de serviço social, psicológico, orientação nutricional, tarapia com Reiki/Florais e terapia ocupacional em grupo. O atendimento é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 11 horas, na rua Professor Luiz Rosa, 164, Botafogo. Outras informações pelo telefone 19-3235-1933.
---
TESES
---
Faculdade de Odontologia de Piracicaba

“Avaliação cefalométrica da influência do tratamento ortodôntico-cirúrgico na quantidade de avanço mandibular em indivíduos classe II com deficiência mandibular” (doutorado). Candidata: Eloísa Marcantonio Boeck. Orientador: professor Renato Mazzonetto. Dia 26 de outubro, às 9 horas, na FOP.
---
INSCRIÇÕES
---
FE recebe inscrições para curso
de diagnóstico e procedimentos pedagógicos

A Faculdade de Educação (FE) recebe, até dia 27, inscrições para o curso de extensão “Essas crianças que não aprendem: diagnóstico e procedimento psicopedagógicos”. O objetivo é oferecer aos estudantes a oportunidade de a partir do diagnóstico de como se dá a interação entre sujeito-objeto, nas crianças que não aprendem, compreender os processos por meio dos quais o sujeito constrói, por essa mesma atividade, estruturas mais adequadas, mais complexas e mais flexíveis quando participa de uma intervenção psicopedagógica. As aulas serão realizadas de 7 a 11 de novembro, a partir das 8h30, na Casa do Professor Visitante (Funcamp). Outras informações pelo telefone 19-3788-4646.

FOP recebe inscrições para curso
de Técnico de Prótese Dentária

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) recebe, até 28 de outubro, das 8 às 11 e das 13h30 às 16h30, no Colégio Técnico da FOP (Rua Dom Pedro II, 627, Centro), inscrições para o curso de “Técnico em Laboratório de Prótese Dentária” (TPD). Devem ser feitas mediante comprovante de pagamento da taxa de R$30, que deverá ser recolhida no banco Banespa: agência 0207 conta 43.010001-6. Os candidatos devem possuir segundo grau completo. Outras informações pelo telefone: (19) 3422-5346

Slaca

Os interessados em participar do 6o Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (Slaca) devem se inscrever, até 30 de outubro, na página do evento (http://www.slaca.com.br/site/interna.asp?CodTexto=8). O simpósio será realizado a partir de 7 de novembro, com organização da professora Gláucia Maria Pastore, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Outras informações pelo telefone 19-3788-3887 ou no endereço eletrônico http://www.slaca.com.br/. Leia matéria publicada pelo Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2005/ju307pag11a.html

Workshop Brasil-Japão recebe trabalhos até 31 de outubro

A inscrição de trabalhos para participar do III Workshop Brasil-Japão "Energia , Meio-ambiente e Desenvolvimento Sustentável", evento promovido pela Coordenadoria de Relações Internacionais e Institucionais (Cori), podem ser feitas, até 31 de outubro, no endereço eletrônico http://www.cori.rei.unicamp.br/BrasilJapao3/insc2005.php#5. Confira a programação http://www.cori.rei.unicamp.br/BrasilJapao3/progjb3.htm. Outras pelo telefone 19-37884759.

Desenvolvimento Sustentável

As inscrições de trabalhos para participação no encontro “Ciência e Tecnologia na América Latina – A Universidade como Promotora do Desenvolvimento Sustentável”, organizado pela Coordenadoria de Relações Internacionais e Institucionais (Cori), podem ser feitas, até 31 de outubro, por meio do formulário eletrônico http://www.cori.rei.unicamp.br/CT/insc2005.php. O evento será realizado dia 9 de novembro, das 9 às 17 horas, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Outras informações pelo telefone 19-3788-4700.

FEC recebe inscrições para disciplina
de Biologia de microorganismos 

A Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), através de sua Secretaria de Extensão abre inscrições até 31 de outubro para a disciplina “Biologia de microorganismos: métodos de identificação e enumeração em águas de abastecimento e residuárias”. O público-alvo é de técnicos e administradores envolvidos com a área de saneamento e ambiente. A disciplina tem o objetivo de apresentar e discutir as principais técnicas de identificação e enumeração de microorganismos de interesse sanitário e ambiental. As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 19 às 22h45, na FEC, de 8 de novembro a 6 de dezembro de 2005. Mais informações pelo telefone 19-37888-2337 ou e-mail solange em fec.unicamp.br. 

Unicamp recebe resumos para
seminário de 30 anos do Proálcool

A Unicamp organiza, em comemoração aos 30 anos do Proálccol, nos dias 16 e 17 de novembro, a partir das 9 horas, no Auditório da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), o seminário “Etanol Combustível: Balanço e Perspectivas”. Os resumos serão aceitos até 4 de novembro e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas no endereço eletrônico http://www.nipeunicamp.org.br/proalcool/inscricoes.php. Confira a programação http://www.nipeunicamp.org.br/proalcool/programa.htm. Outras informações no site http://www.nipeunicamp.org.br/proalcool

FEC recebe inscrições para curso de Logística
e infra-estrutura na área de hospitalidade

A Faculdade de Engenharia Civil (FEC) através de sua Secretaria de extensão recebe, até 8 de novembro, inscrições para o curso de extensão “Logística e infra-estrutura na área de hospitalidade”. O curso, aberto para estudantes da área de turismo e hotelaria, tem como finalidade estimular o desenvolvimento do conhecimento logístico em campos emergentes de atividade econômica, em específico, da infra-estrutura e da cadeia de suprimentos da área da hospitalidade, com foco pontual na subárea de projetos hoteleiros e proporcionar ferramentais, técnicos e teóricos, que viabilizem a intervenção na dinâmica nos processos inerentes à gestão dos meios de hospedagem e alimentação, de modo a contribuir para o desenvolvimento do negócio da hospitalidade. As aulas serão ministradas às sextas-feiras, a partir de 8 de novembro, das 19 às 22 horas e aos sábados, das 8h30 às 12h30 e das 14 às 17 horas. Mais informações pelo telefone 19-3788-2337.

Nepam recebe inscrições para Programa
de Doutorado em Ambiente e Sociedade

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) recebe, até 8 de novembro, inscrições para o processo seletivo do Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade. Mais detalhes no site http://www.nepam.unicamp.br/ambienteesociedade.

Cotil abre inscrições para Vestibulinho 2006

Estão abertas as inscrições para o Vestibulinho 2006 do Colégio Técnico de Limeira. Podem ser feitas até 11 de novembro, na página eletrônica http://www.exame2006.cotil.unicamp.br/. As provas acontecem no dia 4 de dezembro, nas cidades de Limeira, Campinas, Americana, Araras, Artur Nogueira, Cosmópolis, Mogi Guaçu, Piracicaba, Rio Claro, Santa Bárbara D´Oeste e Valinhos. Outras informações pelo telefone 19-3404-7297.

Núcleo de Economia Agrícola recebe
inscrições para workshop internacional

O Núcleo de Economia Agrícola (NEA) do Instituto de Economia (IE) recebe, até 11 de novembro, inscrições para o Workshop Internacional "Estratégias de combate à pobreza rural no Brasil: situação atual e perspectivas”. O evento será realizado no Auditório do IE, de 21 a 23 de novembro. A abertura acontece às 18 horas e nos demais dias, às 9. As inscrições podem ser feitas por meio do endereço eletrônico http://www.eco.unicamp.br/nea/nea.html. Outras informações pelo telefone 19-3788-5716.

Cesit recebe inscrições para curso
de economia do trabalho e sindicalismo

O Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) do Instituto de Economia (IE) recebe inscrições, até 16 de novembro, para o curso de especialização "Economia do Trabalho e Sindicalismo". Com início previsto para 6 de março de 2006, o curso tem como objetivo formar profissionais para ocuparem posições de assessoramento ou direção de órgãos públicos e privados no campo da economia e relações de trabalho. Mais informações pelo telefone 19-3788-5713.
---
CONCURSOS
---
Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 3 de novembro a um concurso público de provas e títulos, para provimento de um cargo de professor titular (nível MS-6). É na área de Radiologia Odontológica, do Departamento de Diagnóstico Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral (SG), localizada na Cidade Universitária "Zeferino Vaz", em Barão Geraldo, Campinas-SP. As solicitações devem ser encaminhadas mediante requerimento dirigido ao Reitor da Unicamp, com indicação do nome, domicílio e profissão, acompanhados dos documentos constantes do Diário Oficial de 4/8 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P155572005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia).
---
AGENDE-SE
---
Dia 27

Fórum Permanente de Agronegócios

"Educação nutricional: por quê e para quê?” é o tema do Fórum Permanente de Agronegócios. O evento será realizado dia 27, das 9 às 17 horas, no Auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/agro15.php#ins. O encontro, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa) é apoiado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Confira a programação http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/agro15.php#3. Mais informações pelo telefone 19 3788-4022.

Feagri planta mudas de Guaraiuva para
comemorar o Dia do Engenheiro Agrícola

Em comemoração ao Dia do Engenheiro Agrícola, a Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), apoiada pela Divisão de Áreas Verdes da Prefeitura do campus, realiza no dia 27, a partir das 11 horas, o plantio de mudas da árvore Guaraiuva, ao longo da Avenida Candido Rondon. O evento é aberto à participação de alunos, docentes e servidores. Mais informações pelo e-mail secdir em agr.unicamp.br.

Eduardo Milan dá conferência e lê poemas no IEL

O poeta e crítico uruguaio Eduardo Milan vai dar uma conferência no próximo dia 27 (quinta-feira), a partir das 14 horas, na Sala do Telão do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. Participa na seqüência de mesa-redonda com os professores Márcio Seligmann-Silva e Pablo Gasparini, ambos do IEL. No dia 28, ao lado do poeta Regis Bonvicino e do professor e escritor Alcir Pécora, Milán lê poemas de sua autoria a partir das 10 horas no programa xEscuta Finax, do Centro de Documentação Alexandre Eulálio (Cedae), do IEL. Leia matéria publicada no Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2005/ju307pag02.html
Lançamento

No dia 27, às 11 horas, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), será lançado o livro Abordagem ecossistêmica em saúde: ensaios para o controle de Dengue, organizado por Lia Giraldo da Silva Augusto, Rosa Maria Carneiro e Paulo Henrique Martins. O Espaço das Artes da FCM fica na rua Tessália Vieira de Camargo, 126, na cidade universitária “Zeferino Vaz”, distrito de Barão Geraldo, em Campinas, SP.

Dia 28

FCM promove "III & Fungos 2005"

O III Encontro x& Fungos 2005x promovido pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) será realizado no dia 28 de outubro, das 9 às 18 horas, no Centro de Convenções. Na abertura do encontro, marcada para às 9 horas, o professor Rogério de Jesus Pedro discute, em uma mesa-redonda, o tema xInfecção fúngica no paciente gravemente enfermox. As inscrições a preço de R$50 podem ser feitas até o dia do encontro, na secretaria da Disciplina de Infectologia (6o andar) do Hospital das Clínicas (HC). O evento tem como público-alvo médicos, residentes biólogos, biomédicos e alunos de graduação e de pós. A organização é da professora Maria Luiza Moretti. Confira a programação http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programa-fungos.htm. Mais informações pelo telefone 19-3788-9073 ou e-mail infecto em fcm.unicamp.br.

FEF promove Fórum Regional
sobre diferentes visões do circo

A Faculdade de Educação Física (FEF), através de sua Secretaria de Extensão, promove de 28 a 30 de outubro, o “Fórum Regional: Diferentes Visões do Circo”. O evento é aberto a alunos de educação física, artes, pedagogia, profissionais e interessados nas questões do circo na atualidade. O objetivo é trazer no âmbito universitário discussões sobre o circo, compreender seu fenômeno na universidade, fomentar discussões sobre o circo tradicional e o contemporâneo e buscar maior união entre os artistas circenses e os praticantes de modalidade da área. Mais informações pelo telefone 19-3788-6614 ou e-mail mmoraes em fef.unicamp.br.

Livrarias da Editora vendem
publicações com até 50% de desconto

Para comemorar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, as livrarias da Editora da Unicamp, localizadas na Biblioteca Central (BC) e no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), vão conceder a seus clientes, somente no dia 28, desconto extra de 10% em suas publicações. Com isto, alunos e funcionários, que normalmente recebem 30%, receberão, nas compras realizadas nesse dia, 40%; visitantes terão 20% de desconto e professores cadastrados no Programa Estante do Professor (PEP), 50%. A promoção da Editora, realizada em parceria com o Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), visa estimular o aumento do hábito da leitura por meio da facilitação do acesso ao livro. Os descontos são válidos para a aquisição de livros da Editora da Unicamp.

Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais

O 3o Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais, organizado pela Unicamp, USP e Unesp, será realizado de 28 de novembro até 2 de dezembro, no Centro de Convenções Rebouças (Av. Dr. Enéas Carvalho Aguiar, 23), em São Paulo. Mais informações na página do evento http://www.sibi.usp.br/sibd/

H.C.J.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l