Programação da Unicamp – 20 de outubro de 2005

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qua Out 19 00:00:00 BRST 2005


Programação da Unicamp – 20 de outubro de 2005

Fórum Permanente de Saúde

"Formação de recursos humanos para o SUS" é o tema do Fórum Permanente de Saúde. O evento será realizado nesta quinta-feira (20), das 9 às 17 horas, no Auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/saude17.php#ins. O encontro, organizado pelo Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) é apoiado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Confira a programação http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/saude17.php#3. Mais informações pelo e-mail clarosa em unicamp.br.

DGRH organiza Jornada de Educadores

A Diretoria dos Programas Educativos da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) organiza, nesta quinta-feira (20) e na sexta (21), nos Auditórios I, II, e III, do Centro de Convenções da Unicamp, a 12a edição da Jornada de Educadores. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico http://www.dgrh.unicamp.br/educadores.

MTE organiza Simpósio de Sustentabilidade

O Mercado de Trabalho em Engenharia (MTE) organiza nesta quinta-feira (20), às 8h30, no Auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA), o Simpósio de Sustentabilidade. No encontro acontecem debates e a partilha de experiências entre universitários, terceiro setor e atores do mundo corporativo sobre conceito e práticas de sustentabilidade. O dia será preenchido com o compartilhamento de casos exemplares e com o desenho de projetos e ferramentas que possibilitem a fomentação do desenvolvimento sustentável no dia-a-dia das organizações e indivíduos. Participam alunos, professores, membros de empresas e autoridades da Unicamp. Outras informações pelo e-mail bia em fea.unicamp.br

Seminário na FEF discute Yoga e Stress

O Departamento de Estudos do Lazer (DEL) da Faculdade de Educação Física (FEF) realiza, nesta quinta-feira (20), às 14 horas, na sala da congregação da unidade, um seminário para discutir a prática do Yoga como ferramenta de combate ao Stress. A professora Rosângela Maria Bassoli, do Instituto Yogaterapia de Campinas participa do evento. Outras informações pelo e-mail lsoabueno em bol.com.br.

Exposição na Casa do Lago

A abertura da exposição Mural Vida em Expansão, da artista Silvia Matos, está marcada para esta quinta-feira (20), às 19 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago. Mais informações pelo telefone 19-3788-7017.

IB recebe inscrições para curso de Bioquímica,
fisiologia, treinamento e nutrição desportiva

O Instituto de Biologia (IB) recebe, a partir desta quinta-feira (20), inscrições para o curso de especialização, na modalidade extensão, "Bioquímica, fisiologia, treinamento e nutrição desportiva". É direcionado para profissionais da área de educação física, fisioterapia, nutrição e áreas correlatas. Tem como objetivo abordar de maneira teórico-prática os conceitos do metabolismo energético e fisiologia do esforço, permitindo aos profissionais da área uma maior correlação entre as necessidades nutricionais para a prática desportiva e as adaptações específicas induzidas pelas diferentes metodologias de treinamento. As aulas serão ministradas por docentes da FEF, aos sábados, das 9 às 17 horas, de 11 de fevereiro de 2006 a 9 de janeiro de 2007, no IB. Mais informações pelo telefone 19-3788-4646 ou e-mail extecamp em extecamp.unicamp.br.

FEM realiza curso sobre
materiais metálicos celulares

A Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) realiza nesta quinta-feira (20) e nos dias 21, 25, 26 e 27, das 9 às 12 horas, na Sala de seminários do bloco I (ao lado do auditório principal), o mini-curso "Materiais metálicos celulares: Conceitos e aplicações. Outras informações pelo telefone 19-3788-3213.

---
EM ANDAMENTO
---
Casa do Lago exibe "O Futebol no cinema brasileiro"

O Espaço Cultural Casa do Lago exibe, até sexta-feira (21), às 12 e às 17 horas, um ciclo de filmes da Faculdade de Educação Física (FEF) denominado "O futebol no cinema brasileiro". A coordenação é dos professores Vinícius Demarchi Silva Terra e Carmen Lúcia Soares, ambos da FEF. Mais informações pelo telefone 19-3788-6622. Confira a programação http://www.unicamp.br/fef/eventos/mostra_filme.htm

Espaço das Artes da FCM
recebe exposição de aquarelas

A exposição Memórias D´Água, da artista plástica Wilma Paschoal Moreira pode ser visitada até 21 de outubro, das 9 às 17h30, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). São 32 aquarelas abstratas que retratam os últimos cinco anos de criação da artista. O Espaço das Artes fica no saguão principal da FCM, na rua Tessália Vieira de Camargo, 126, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", em Barão Geraldo. A entrada é franca.
A artista - Wilma Paschoal Moreira nasceu em Amparo e atualmente reside em Campinas. Iniciou suas atividades artísticas em 1972 na Escola de Desenho e Pintura de Campinas. Foi discípula de Antônio Bergamasco, Galina Sheetikoff e Masao Okinaka. Participa do Grupo Individualidade, no atelier de Cristina Roese, onde desenvolve trabalhos em esculturas. Participa do atelier de Nilton Fontanini e de Setsuko Katayama. Já realizou exposições coletivas em São Paulo, Sumaré, Ribeirão Preto, Vinhedo, Mogi-Mirim, Campinas, Amparo e Arceburgo e em Minas Gerais.

Semana de Engenharia Mecânica

A IX Semana de Engenharia Mecânica (Semec-5) prossegue até o sábado (22), no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A Semec-2005 será encerrada, a partir das 8 horas, com o VII Encontro de Mini-Baja da Unicamp, realizado pela SAE Brasil - Seção Campinas, em parceria com a Motriz Empresa Júnior da FEM. Saiba mais sobre a Semec-2005 na página do evento http://www.semec.com.br/

Secretaria Geral recebe inscrições
para representantes discentes no Consu

As inscrições para a representação discente junto ao Conselho Universitário (Consu), Comissão Central de Graduação (CCG) e Comissão Central de Pós-Graduação (CCPG) da Unicamp, abertas no último dia 13, prosseguem até dia 27. Os eleitos cumprirão mandato de um ano, de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2006. Os candidatos poderão se inscrever na Secretaria Geral (SG), no prédio da Reitoria II (Praça Milton Santos, sala 36, das 9 às 17 horas), mediante apresentação da identidade estudantil. As eleições serão realizadas nos dias 22 a 23 de novembro. No calendário, a apuração dos resultados acontece no dia 24 de novembro e, a interposição de recursos, de 28 a 30 de novembro.

Estereoretratos fica até
dia 28 na Galeria de Arte

A exposição de transfer sobre papel “Estereoretratos”, do artista Bernardo Krasnianski, fica até dia 28, na Galeria de Arte Unicamp. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A Galeria de Arte fica na Rua Sérgio Buarque de Holanda, s/n, andar térreo da Biblioteca Central (BC). Outras informações pelo telefone 19-3788-7543.

Pôster premiado em Paris fica no
Espaço Cultural da FCM até 5 de novembro

O Pôster "Suicides parmis les esclaves brésiliens au XIXème síècle: une étude des registres de la province de Bahia (1848-1883)", dos pesquisadores Ana Maria Galdini Raimundo Oda, Paulo Dalgalarrondo e Saulo Veiga Oliveira, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), estará em exposição até 5 de novembro, no Espaço Cultural e Científico do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM. O pôster foi premiado durante a Conferência Internacional “Cultural History of Health and beyond”, realizada em Paris, em setembro. A premiação é concedida pela Associação Européia de História da Medicina e da Saúde (EAHMH). Mais informações pelo telefone 19-3788-7206.

Sérgio Paulo de Magalhães expõe na FCM

A exposição "Imagens & Desconstrução", do artista Sérgio Paulo de Magalhães, do Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental (NMCE), pode ser visitada até 5 de novembro, no Espaço Cultural e Científico do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A mostra compõe-se de 10 obras (técnica óleo/tela, pinturas em acrílico e desenho em carvão) com telas de tamanhos diversificados. Mais informações pelo telefone 19-3788-7206.

Afinidades Eletivas fica até 25 de novembro na CPFL

O crítico de arte Agnaldo Farias, que traz na bagagem experiências como a curadoria nacional da 25ª Bienal Internacional de São Paulo e do Museu de Arte Contemporânea do Rio Janeiro, selecionou trabalhos de dez artistas plásticos contemporâneos que atuam em Campinas para a exposição Afinidades Eletivas, que fica até 25 de novembro na sede da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). Leia matéria publicada no Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/setembro2005/ju303pag12.html

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquín Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro de 2005, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB 05. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica e imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

IEL realiza curso de formação
de professores de redes municipais

O Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) realiza, até 2 de dezembro, um curso de formação continuada para professores de redes municipais. Participam 320 professores de 35 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Bahia. Mais informações pelo telefone 19-3788-1707.

CCUEC e AFPU realizam curso de EAD

O Centro de Computação (CCUEC) e a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) realizam, até 2 de dezembro, o curso "Desenvolvimento de cursos on-line utilizando TelEduc" (modalidade a distância), com 40 horas no total. Tem como público-alvo a comunidade da Unicamp. Outras informações pelo e-mail ead em ccuec.unicamp.br

Fisicsae

O Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) e o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) realizam, até 9 de dezembro, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 12 às 14 horas, e as quintas, das 18 às 19 horas, o evento Fisicsae que, na linha dos eventos que o SAE realiza para a comunidade da universidade, estará aberto ao público no pátio do Ciclo Básico II. A cada semana um novo conjunto de experimentos didáticos e demonstrações audiovisuais de física básica será apresentado por monitores. Mais informações pelo telefone 19-3788-2451.

---
EM DIA
---

Portal-web reúne empresas da região 

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas e a Escola de Extensão da Unicamp estão organizando um portal-web destinado a hospedar o “Cadastro Ativo das Empresas da Região Metropolitana de Campinas (RMC)” e municípios próximos. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2005/ju306pag9a.html

HC abre comemorações dos seus 20 anos

O Coordenador-geral da Universidade, professor Fernando Costa, presidiu hoje a abertura oficial das comemorações de 20 anos do Hospital das Clínicas da Unicamp. O evento ocorreu na Faculdade de Ciências Médicas, com a presença de personalidades da cidade e Região. http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNP/NP_1141/NP_1141.html

FCM seleciona voluntários masculinos para pesquisa

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp está selecionando voluntários saudáveis, do sexo masculino, para participar de projeto de pesquisa sobre o período pós-alimentar. O estudo será comandado pela professora Eliana Faria e pelo médico Fábio Sodré. As pessoas interessadas em participar da seleção deverão entrar em contato com Rosana ou Cidinha, no horário das 9 às 17 horas, pelo telefone 19-3788-7231 ou com o Fábio Sodré, no telefone 19-3788-7063.

Nanoaventura

Explorar laboratórios, criar nanocircuitos, desenvolver um medicamento mais eficaz e materiais mais eficientes como se fosse um cientista de verdade. Conheça e confira a programação do Projeto Nanoaventura, do Museu Exploratório de Ciências de Campinas http://www.nanoaventura.org.br/m1_programacao.html
GAPC

O Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), entidade sem fins lucrativos, oferece, gratuitamente, oficinas de Artes, medicamentos, alimentação, fraldas geriátricas e cadeiras de rodas para portadores de câncer. Além destes recursos o GAPC presta atendimento de serviço social, psicológico, orientação nutricional, tarapia com Reiki/Florais e terapia ocupacional em grupo. O atendimento é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 11 horas, na rua Professor Luiz Rosa, 164, Botafogo. Outras informações pelo telefone 19-3235 1933.
 
---
INSCRIÇÕES
---

Faculdade de Educação abre inscrições
para curso de psicopedagogia construtivista

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicopedagogia (Gepesp) da Faculdade de Educação (FE), através da Escola de Extensão (Extecamp) recebe, até dia 21, inscrições para o curso de especialização na modalidade extensão “Psicopedagogia Construtivista”. É indicado para pedagogos, psicólogos e professores do ensino fundamental. O curso é credenciado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e visa formar profissionais capazes de atuar com alunos e professores com vistas a melhor equacionar o processo de aquisição de conhecimentos, considerando possíveis dificuldades de aprendizagem. As aulas teóricas e práticas serão ministradas por docentes da FE. Para atender à demanda, o curso terá duas turmas (diurno e noturno), às terças e quintas-feiras, das 8 às 12 horas e às segundas e quartas-feiras, das 19 às 23 horas. Mais informações pelo telefone 19-3788-4646.

IB abre inscrições para curso de Biotécnica e Engenharia Genética

O Instituto de Biologia (IB) abre inscrições até 21 de outubro para o curso de extensão “Biotécnica e engenharia genética: como entender genomas, transgênicos e outros mistérios.” O público-alvo são estudantes do ensino médio e superior, biólogos, médicos, advogados, farmacêuticos, agrônomos e outros profissionais da indústria médica, farmacêutica e agropecuária. As aulas serão ministradas por Marcelo Menossi Teixeira do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética e Evolução (Cbmeg), aos sábados, das 8h30 às 12h30, de 5 a 26 de novembro, no IB. O objetivo é capacitar o público para compreensão do processo de produção e análise de risco de transgênicos, suas utilidades e impactos. Mais informações: 3788-4646 e e-mail extecamp em extecamp.unicamp.br

Faculdade de Educação recebe inscrições para 
Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação

A Faculdade de Educação (FE) organiza nos dias 6 e 7 de dezembro, das 8 às 18 horas, o I Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação (Episted). O evento acontece no Salão Nobre da FE . As inscrições de trabalhos podem ser feitas até 25 de outubro, por meio do formulário eletrônico http://www.fe.unicamp.br/episted/. Os interessados em participar como ouvintes devem se inscrever até 5 de dezembro.

FOP recebe inscrições para curso
de Técnico de Prótese Dentária

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) recebe, até 28 de outubro, das 8 às 11 e das 13h30 às 16h30, no Colégio Técnico da FOP (Rua Dom Pedro II, 627, Centro), inscrições para o curso de “Técnico em Laboratório de Prótese Dentária” (TPD). Devem ser feitas mediante comprovante de pagamento da taxa de R$30, que deverá ser recolhida no banco Banespa: agência 0207 conta 43.010001-6. Os candidatos devem possuir segundo grau completo. Outras informações pelo telefone: (19) 3422-5346

Slaca

Os interessados em participar do 6o Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (Slaca) devem se inscrever, até 30 de outubro, na página do evento (http://www.slaca.com.br/site/interna.asp?CodTexto=8). O simpósio será realizado a partir de 7 de novembro, com organização da professora Gláucia Maria Pastore, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Outras informações pelo telefone 19-3788-3887 ou no endereço eletrônico http://www.slaca.com.br/

Workshop Brasil-Japão recebe trabalhos até 31 de outubro

A inscrição de trabalhos para participar do III Workshop Brasil-Japão "Energia , Meio-ambiente e Desenvolvimento Sustentável", evento promovido pela Coordenadoria de Relações Internacionais e Institucionais (Cori), podem ser feitas, até 31 de outubro, no endereço eletrônico http://www.cori.rei.unicamp.br/BrasilJapao3/insc2005.php#5. Confira a programação http://www.cori.rei.unicamp.br/BrasilJapao3/progjb3.htm. Outras pelo telefone 19-37884759.

Desenvolvimento Sustentável

As inscrições de trabalhos para participação no encontro “Ciência e Tecnologia na América Latina – A Universidade como Promotora do Desenvolvimento Sustentável”, organizado pela Coordenadoria de Relações Internacionais e Institucionais (Cori), podem ser feitas, até 31 de outubro, por meio do formulário eletrônico http://www.cori.rei.unicamp.br/CT/insc2005.php. O evento será realizado dia 9 de novembro, das 9 às 17 horas, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Outras informações pelo telefone 19-3788-4700.

FEC recebe inscrições para disciplina
de Biologia de microorganismos 

A Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), através de sua Secretaria de Extensão abre inscrições até 31 de outubro para a disciplina “Biologia de microorganismos: métodos de identificação e enumeração em águas de abastecimento e residuárias”. O público-alvo é de técnicos e administradores envolvidos com a área de saneamento e ambiente. A disciplina tem o objetivo de apresentar e discutir as principais técnicas de identificação e enumeração de microorganismos de interesse sanitário e ambiental. As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 19 às 22h45, na FEC, de 8 de novembro a 6 de dezembro de 2005. Mais informações pelo telefone 19-37888-2337 ou e-mail solange em fec.unicamp.br. 

Unicamp recebe resumos para
seminário de 30 anos do Proálcool

A Unicamp organiza, em comemoração aos 30 anos do Proálccol, nos dias 16 e 17 de novembro, a partir das 9 horas, no Auditório da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), o seminário “Etanol Combustível: Balanço e Perspectivas”. Os resumos serão aceitos até 4 de novembro e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas no endereço eletrônico http://www.nipeunicamp.org.br/proalcool/inscricoes.php. Confira a programação http://www.nipeunicamp.org.br/proalcool/programa.htm. Outras informações no site http://www.nipeunicamp.org.br/proalcool

FEC recebe inscrições para curso de Logística
e infra-estrutura na área de hospitalidade

A Faculdade de Engenharia Civil (FEC) através de sua Secretaria de extensão recebe, até 8 de novembro, inscrições para o curso de extensão “Logística e infra-estrutura na área de hospitalidade”. O curso, aberto para estudantes da área de turismo e hotelaria, tem como finalidade estimular o desenvolvimento do conhecimento logístico em campos emergentes de atividade econômica, em específico, da infra-estrutura e da cadeia de suprimentos da área da hospitalidade, com foco pontual na subárea de projetos hoteleiros e proporcionar ferramentais, técnicos e teóricos, que viabilizem a intervenção na dinâmica nos processos inerentes à gestão dos meios de hospedagem e alimentação, de modo a contribuir para o desenvolvimento do negócio da hospitalidade. As aulas serão ministradas às sextas-feiras, a partir de 8 de novembro, das 19 às 22 horas e aos sábados, das 8h30 às 12h30 e das 14 às 17 horas. Mais informações pelo telefone 19-3788-2337.

Nepam recebe inscrições para Programa
de Doutorado em Ambiente e Sociedade

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) recebe, até 8 de novembro, inscrições para o processo seletivo do Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade. Mais detalhes no site http://www.nepam.unicamp.br/ambienteesociedade.

Cotil abre inscrições para Vestibulinho 2006

Estão abertas as inscrições para o Vestibulinho 2006 do Colégio Técnico de Limeira. Podem ser feitas até 11 de novembro, na página eletrônica http://www.exame2006.cotil.unicamp.br/. As provas acontecem no dia 4 de dezembro, nas cidades de Limeira, Campinas, Americana, Araras, Artur Nogueira, Cosmópolis, Mogi Guaçu, Piracicaba, Rio Claro, Santa Bárbara D´Oeste e Valinhos. Outras informações pelo telefone 19-3404-7297.

Núcleo de Economia Agrícola recebe
inscrições para workshop internacional

O Núcleo de Economia Agrícola (NEA) do Instituto de Economia (IE) recebe, até 11 de novembro, inscrições para o Workshop Internacional "Estratégias de combate à pobreza rural no Brasil: situação atual e perspectivas”. O evento será realizado no Auditório do IE, de 21 a 23 de novembro. A abertura acontece às 18 horas e nos demais dias, às 9. As inscrições podem ser feitas por meio do endereço eletrônico http://www.eco.unicamp.br/nea/nea.html. Outras informações pelo telefone 19-3788-5716.

Cesit recebe inscrições para curso
de economia do trabalho e sindicalismo

O Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) do Instituto de Economia (IE) recebe inscrições, até 16 de novembro, para o curso de especialização "Economia do Trabalho e Sindicalismo". Com início previsto para 6 de março de 2006, o curso tem como objetivo formar profissionais para ocuparem posições de assessoramento ou direção de órgãos públicos e privados no campo da economia e relações de trabalho. Mais informações pelo telefone 19-3788-5713.

---
CONCURSOS
---

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 3 de novembro a um concurso público de provas e títulos, para provimento de um cargo de professor titular (nível MS-6). É na área de Radiologia Odontológica, do Departamento de Diagnóstico Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral (SG), localizada na Cidade Universitária "Zeferino Vaz", em Barão Geraldo, Campinas-SP. As solicitações devem ser encaminhadas mediante requerimento dirigido ao Reitor da Unicamp, com indicação do nome, domicílio e profissão, acompanhados dos documentos constantes do Diário Oficial de 4/8 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P155572005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia).

---
AGENDE-SE
---

Dia 21

Seminário na FCM discute epilepsia

O III Seminário “Epilepsia sob nova Perspectiva” será realizado no dia 21, das 9 às 17 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O encontro, organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), FCM e pela ONG Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia, tem como público-alvo alunos de graduação e pós, pacientes com epilepsia e familiares, profissionais de saúde e educação e interessados no tema Outras informações pelo telefone 19-3788-7292 ou e-mail info em aspebrasil.org.

Empresa Júnior da Engenharia
de Alimentos comemora 15 anos

A Empresa Júnior Grupo de Estudos e Pesquisa em Engenharia de Alimentos (Gepea) da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) comemora, dia 21, às 21 horas, no Salão da AFRESP (Rua Alexandre Cazelato, s/n, em Betel, Paulínia), 15 anos de atividades. Mais informações no site http://www.gepea.com.br/

FEQ inicia curso de corantes e colorimetria

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) inicia, dia 21, o curso de extensão "Corantes e Colorimetria". Ministrado pelo professor Edison Bittencourt, o curso prossegue até 16 de dezembro. As aulas acontecem nas dependências da FEQ, das 19 às 23 horas, às sextas-feiras (com duração de 3 horas) e, aos sábados, das 8h30, às 12h30 (com duração de 4 horas). Mais informações pelo telefone 19-3788-3911.

Dia 22

Cori organiza Feira de Educação Britânica

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) da Unicamp organiza, de 22 a 28 de outubro, das 12h30 às 19 horas, na Biblioteca Central (BC), a 8ª Feira de Educação Britânica. No evento serão apresentados cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, profissionalizantes de curta duração, de inglês e inglês associado a assuntos específicos. A Feira é destinada a pessoas de todas as idades que buscam aprimorar-se profissionalmente, ou que desejam investir na carreira acadêmica. A Biblioteca Central fica na Rua Sérgio Buarque de Holanda s/n, campus da Unicamp. Mais informações pelo telefone 19-3788-4749 (Sandra).

Olimpíada da Unicamp

A III Olimpíada da Unicamp acontece no dia 22, das 7h30 às 23 horas, no Ginásio Multidisciplinar. A coordenação é de Lucas Leonardo da Liga das Atléticas da Unicamp (LAU). Mais informações pelo telefone 19-8126-3250.

Dia 23

Mesas-redondas na FE

O Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita, da Faculdade de Educação (FE) realiza nos dias 23 de outubro e 16 de novembro, às 14h30, no Salão nobre da FE, as mesas-redondas "Constituição do leitor:outras práticas" e "Constituição do Leitor:políticas". As inscrições podem ser feitas no local. Mais informações pelo telefone 19-3788-7973.

Seminário na FE

O II Seminário de Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural será realizado nos dias 23 e 24, das 8 às 18 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE). Outras informações pelo telefone 19-3788-5565.
Dia 24

Encontro Nacional de Professores

O XXII Encontro Nacional de Professores do Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Proepre), promovido pelo Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação (FE), será realizado de 24 a 28 de outubro, nos Salões de Convenções do Hotel Majestic, em Águas de Lindóia (SP). Mais informações pelo telefone 19-3788-5584 ou e-mail lpgunicamp em sigmanet.com.br.

IFCH organiza colóquio internacional Rousseau

O II Colóquio Internacional “Rousseau – Origens” será realizado de 24 a 27, no Auditório I do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). O evento é promovido pelo Departamento de Filosofia do IFCH. Mais informações pelo telefone 19-37881601 (Suely).

SBU comemora Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) comemora no período de 24 a 28 de outubro, a “Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Para o evento estão programadas diversas atividades para a comunidade como a palestra “Leitura e formação profissional”, a ser proferida pelo professor Ezequiel Theodoro da Silva, coordenador do curso “Ler para aprender” e integrante do projeto “Teia do Saber”. No encontro acontece exibição de filmes e atividades de leitura, dança, música entre outras. Mais informações pelo telefone 19-3788-6501 ou e-mail vicentin em unicamp.br

Seminários de Otimização do DMA

O Departamento de Matemática Aplicada (DMA) realiza, toda segunda-feira, às 14 horas, na sala de reuniões da unidade, os seminários de Otimização. Confira abaixo as palestras programadas para o segundo semestre de 2005. Outras informações pelo e-mail secdepto em ime.unicamp.br.
24/10 Otimização Global e Estatística Bayesiana – Jair da Silva
07/11 Problemas Inversos – Giovani da Silva
22/11 Problemas de Otimização em Finanças – Aristóteles Nogueira
28/11 Algoritmos e Teoria de Otimização sem Convexidade – Maria Laura Schuverdt.

Dia 25

Altec 2005

O XI Seminário Gestión Tecnológica (Altec 2005) acontece de 25 a 28 de outubro, em Salvador-BA. A Unicamp é uma das organizadoras do evento. Mais http://www.fia.com.br/pgtusp/altec/xiseminario/

Centro Acadêmico de Computação escolhe
novo coordenador a partir do dia 25

A eleição para escolha do novo coordenador do Centro Acadêmico de Computação (Caco), do Instituto de Computação (IC), será realizada nos dias 25 e 26 de outubro, das 10 às 21 horas. Os locais das mesas eleitorais serão divulgados oportunamente. Outras informações pelo telefone 19- 8134-2474 (Luís Guilherme).

Espaço Leitura

Nos dias 25 e 26 de outubro ocorre, no Jardim de leitura da Livraria da Editora da Unicamp no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), a 2ª edição do evento Espaço Leitura – Parceiras e Co-Edições que Rendem 40% de Desconto. A idéia é oferecer à comunidade universitária títulos dos mais importantes catálogos da área editorial, com desconto expressivo. Esta edição ficará por conta da editora Hucitec, que trará suas publicações. O evento ocorre das 9 às 21 horas.

Dia 26

Fórum Permanente de Desafios do Magistério

"Saúde ocupacional e auto-estima dos professores ” é o tema do Fórum Permanente de Desafios do Magistério. O evento será realizado dia 26, das 9 às 17 horas, no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/magis10.php#ins. O encontro, organizado pela Faculdade de Educação (FE), Cooperativa Educacional A Acorde e pela Rede Anhangüera de Comunicação (RAC) é apoiado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Confira a programação http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/magis10.php#3. Mais informações pelo telefone 19-3772-8066.

FCM sedia Encontro de Pesquisa na Área de Serviço Social

O VI Encontro de Pesquisa na área de Serviço Social acontece de 26 a 28, das 8h30 às 17h30, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Realizado numa parceria entre o Serviço Social da Unicamp e Faculdade de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUC-Campinas, terá como eixo central a Produção do Conhecimento: Avanços Teóricos e Repercussões no Social. O objetivo do evento é incentivar o desenvolvimento de pesquisas, socializar experiências na área de serviço social, divulgar informações sobre órgãos de fomento e aprofundar conhecimentos de uso de instrumentos e fontes utilizados na pesquisa social. No encontro serão realizados quatro mini-cursos, mesas redondas e apresentação de trabalhos orais e pôsteres de assistentes sociais de diversas instituições. Outras informações pelo telefone 19-37887250, ou 3756-7019.

Cinematographo e Casa do Lago organizam
primeira mostra de audiovisual Unicamp

O Projeto Cinematographo, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e o Espaço Cultural Casa do Lago organizam, de 26 a 28 de outubro, a I Mostra de Audiovisual Unicamp. Saiba mais no endereço eletrônico http://www.ifch.unicamp.br/cinematografo.

Ex-alunas do IA apresentam espetáculo
de dança no Centro de Convivência Cultural

O Grupo de dança contemporânea “Excaravelhas”, formado por ex-alunas do curso de dança do Instituto de Artes (IA), apresenta nos dias 26 e 27, às 20h30, no Centro de Convivência Cultural de Campinas, o espetáculo "O Caminho se faz ao Caminhar”. Outras informações pelo telefone 19-3289-1725 (Ló Guimarães).

Epistemologia Ambiental é tema de palestra no Nepam

O professor Dimas Floriani do Programa de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR) profere, dia 26, às 10 horas no Auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam), a palestra "Epistemologia Ambiental". Mais informações pelo telefone 19-3788-7690. 

Seminários do Grupo de Alfabetização, Leitura e Escrita da FE

A Faculdade de Educação (FE) promove nos dias 26 de outubro e 16 de novembro, das 14h30 às 17 horas, no Salão Nobre da unidade (1o andar, bloco E), uma série de palestras, parte da série de seminários do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita (Alle). O Alle é um espaço de aglutinação de pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação, interessados no estudo de questões relacionadas à leitura e à escrita na sociedade brasileira. As inscrições podem ser feitas no local. Confira a programação. Mais informações pelo telefone 19-3788-7973.

Lançamento

A Editora da Unicamp lança, dia 26, o livro Fragmentos de uma deusa, de autoria de Giuliana Ragusa, professora de língua e literatura grega na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Centrando-se na lírica arcaica de Safo, a célebre poeta da ilha de Lesbos, a autora redimensiona a imagem da deusa Afrodite, complexa e multifacetada, percorrendo, além da literatura, a história, a religião, a arqueologia e a iconografia gregas. O lançamento de Fragmentos de uma deusa ocorre a partir das 18h30 na Livraria da Vila, na Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros, em São Paulo. Mais informações pelo telefone 11-3814-5811.

Dia 27

Fórum Permanente de Agronegócios

"Educação nutricional: por quê e para quê?” é o tema do Fórum Permanente de Agronegócios. O evento será realizado dia 27, das 9 às 17 horas, no Auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/agro15.php#ins. O encontro, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa) é apoiado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Confira a programação http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/agro15.php#3. Mais informações pelo telefone 19 3788-4022.

Feagri planta mudas de Guaraiuva para
comemorar o Dia do Engenheiro Agrícola

Em comemoração ao Dia do Engenheiro Agrícola, a Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), apoiada pela Divisão de Áreas Verdes da Prefeitura do campus, realiza no dia 27, a partir das 11 horas, o plantio de mudas da árvore Guaraiuva, ao longo da Avenida Candido Rondon. O evento é aberto à participação de alunos, docentes e servidores. Mais informações pelo e-mail secdir em agr.unicamp.br.

Dia 28

FCM promove "III & Fungos 2005"

O III Encontro x& Fungos 2005x promovido pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) será realizado no dia 28 de outubro, das 9 às 18 horas, no Centro de Convenções. Na abertura do encontro, marcada para às 9 horas, o professor Rogério de Jesus Pedro discute, em uma mesa-redonda, o tema xInfecção fúngica no paciente gravemente enfermox. As inscrições a preço de R$50 podem ser feitas até o dia do encontro, na secretaria da Disciplina de Infectologia (6o andar) do Hospital das Clínicas (HC). O evento tem como público-alvo médicos, residentes biólogos, biomédicos e alunos de graduação e de pós. A organização é da professora Maria Luiza Moretti. Confira a programação http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programa-fungos.htm. Mais informações pelo telefone 19-3788-9073 ou e-mail infecto em fcm.unicamp.br.

FEF promove Fórum Regional
sobre diferentes visões do circo

A Faculdade de Educação Física (FEF), através de sua Secretaria de Extensão, promove de 28 a 30 de outubro, o “Fórum Regional: Diferentes Visões do Circo”. O evento é aberto a alunos de educação física, artes, pedagogia, profissionais e interessados nas questões do circo na atualidade. O objetivo é trazer no âmbito universitário discussões sobre o circo, compreender seu fenômeno na universidade, fomentar discussões sobre o circo tradicional e o contemporâneo e buscar maior união entre os artistas circenses e os praticantes de modalidade da área. Mais informações pelo telefone 19-3788-6614 ou e-mail mmoraes em fef.unicamp.br.

Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais

O 3o Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais, organizado pela Unicamp, USP e Unesp, será realizado de 28 de novembro até 2 de dezembro, no Centro de Convenções Rebouças (Av. Dr. Enéas Carvalho Aguiar, 23), em São Paulo. Mais informações na página do evento http://www.sibi.usp.br/sibd/

H.C.J. 
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l