Programação da Unicamp – 13 de outubro de 2005

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Ter Out 11 00:00:00 BRT 2005


Programação da Unicamp – 13 de outubro de 2005

Fórum Permanente de Conhecimento & Tecnologia da Informação

"Conhecimento em Políticas Públicas" é o tema do Fórum Permanente de Conhecimento & Tecnologia da Informação. O evento será realizado nesta quinta-feira (13), das 9h30 às 17h30, no Auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/tecno16.php#ins. O encontro, organizado pelo Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) e pelo Departamento de Medicina Preventiva e Social (DMPS) é apoiado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Confira a programação http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/tecno16.php#3. Mais informações pelo e-mail claupfe em yahoo.com

Seminário no IE discute risco bancário

O seminário "Regulamentação e Supervisão de Risco Bancário" será realizado nesta quinta-feira (13), a partir das 9 horas, no Auditório do Instituto de Economia (IE). As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico http://www.eco.unicamp.br:8080/seminario/. Mais informações pelo telefone 19-3788-5731.

Secretaria Geral recebe inscrições
para representantes discentes no Consu

As inscrições para a representação discente junto ao Conselho Universitário (Consu), Comissão Central de Graduação (CCG) e Comissão Central de Pós-Graduação (CCPG) da Unicamp estarão abertas a partir desta quinta-feira (13), prosseguindo até o dia 27. Os eleitos cumprirão mandato de um ano, de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2006. Os candidatos poderão se inscrever na Secretaria Geral (SG), no prédio da Reitoria II (Praça Milton Santos, sala 36, das 9 às 17 horas), mediante apresentação da identidade estudantil. As eleições serão realizadas nos dias 22 a 23 de novembro. No calendário, a apuração dos resultados acontece no dia 24 de novembro e, a interposição de recursos, de 28 a 30 de novembro.

Bolsistas-trabalho SAE

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) recebe, até esta quinta-feira (13), inscrições de projetos para solicitação de alunos bolsistas-trabalho. Outras informações na página do SAE http://www.sae.unicamp.br/conteudo.php?id=17.

Sinfônica Jovem organiza curso de regência

A Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas (OJC), em parceria com o Núcleo de Integração e Difusão Cultural (Nidic), Instituto de Artes (IA) e Fundação Vitae organiza, a partir desta quinta-feira (13), até dia 21, um curso de regência na Unicamp. Saiba mais no site http://www.unicamp.br/nidic/ojc/ojc.

Casa do Lago exibe “Machuca” e “E sua mãe também” 

O Espaço Cultural Casa do Lago exibe, nesta quinta-feira (13) e na sexta (14) "E sua mãe também", dirigido por Alfonso Cuarón. As apresentações ocorrem em três sessões diárias, às 14, 16h30 e 19 horas, com entrada franca. A Casa do Lago fica na Rua Érico Veríssimo, s/n, campus da Unicamp. Mais informações pelo telefone 19-3788-7017.

---
EM ANDAMENTO
---

Casa do Lago recebe exposição Enrico Fermi

A exposição “Enrico Fermi - Imagens e Documentos”, idealizada pelo Departamento de Física “Enrico Fermi”, da Universidade de Pisa (Itália), será apresentada no Espaço Cultural Casa do Lago, até 14 de outubro. 

Feia

O Festival do Instituto de Artes (Feia) será realizado até 16 de outubro. O Feia é uma iniciativa conjunta dos estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Artes Cênicas, Artes Corporais, Artes Plásticas, Multimeios e Música da Unicamp, apoiados por docentes e funcionários do IA. Mais http://www.iar.unicamp.br/feia6

Espaço das Artes da FCM
recebe exposição de aquarelas

A exposição Memórias D´Água, da artista plástica Wilma Paschoal Moreira pode ser visitada até 21 de outubro, das 9 às 17h30, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). São 32 aquarelas abstratas que retratam os últimos cinco anos de criação da artista. O Espaço das Artes fica no saguão principal da FCM, na rua Tessália Vieira de Camargo, 126, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", em Barão Geraldo. A entrada é franca.
A artista - Wilma Paschoal Moreira nasceu em Amparo e atualmente reside em Campinas. Iniciou suas atividades artísticas em 1972 na Escola de Desenho e Pintura de Campinas. Foi discípula de Antônio Bergamasco, Galina Sheetikoff e Masao Okinaka. Participa do Grupo Individualidade, no atelier de Cristina Roese, onde desenvolve trabalhos em esculturas. Participa do atelier de Nilton Fontanini e de Setsuko Katayama. Já realizou exposições coletivas em São Paulo, Sumaré, Ribeirão Preto, Vinhedo, Mogi-Mirim, Campinas, Amparo e Arceburgo e em Minas Gerais.

Pôster premiado em Paris fica no
Espaço Cultural da FCM até 5 de novembro

O Pôster "Suicides parmis les esclaves brésiliens au XIXème síècle: une étude des registres de la province de Bahia (1848-1883)", dos pesquisadores Ana Maria Galdini Raimundo Oda, Paulo Dalgalarrondo e Saulo Veiga Oliveira, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), estará em exposição até 5 de novembro, no Espaço Cultural e Científico do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM. O pôster foi premiado durante a Conferência Internacional “Cultural History of Health and beyond”, realizada em Paris, em setembro. A premiação é concedida pela Associação Européia de História da Medicina e da Saúde (EAHMH). Mais informações pelo telefone 19-3788-7206.

Sérgio Paulo de Magalhães expõe na FCM

A exposição "Imagens & Desconstrução", do artista Sérgio Paulo de Magalhães, do Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental (NMCE), pode ser visitada até 5 de novembro, no Espaço Cultural e Científico do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A mostra compõe-se de 10 obras (técnica óleo/tela, pinturas em acrílico e desenho em carvão) com telas de tamanhos diversificados. Mais informações pelo telefone 19-3788-7206.

Afinidades Eletivas fica até 25 de novembro na CPFL

O crítico de arte Agnaldo Farias, que traz na bagagem experiências como a curadoria nacional da 25ª Bienal Internacional de São Paulo e do Museu de Arte Contemporânea do Rio Janeiro, selecionou trabalhos de dez artistas plásticos contemporâneos que atuam em Campinas para a exposição Afinidades Eletivas, que fica até 25 de novembro na sede da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). Leia matéria publicada no Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/setembro2005/ju303pag12.html

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquín Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro de 2005, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB 05. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica e imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

IEL realiza curso de formação
de professores de redes municipais

O Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) realiza, até 2 de dezembro, um curso de formação continuada para professores de redes municipais. Participam 320 professores de 35 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Bahia. Mais informações pelo telefone 19-3788-1707.

Fisicsae

O Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) e o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) realizam, até 9 de dezembro, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 12 às 14 horas, e as quintas, das 18 às 19 horas, o evento Fisicsae que, na linha dos eventos que o SAE realiza para a comunidade da universidade, estará aberto ao público no pátio do Ciclo Básico II. A cada semana um novo conjunto de experimentos didáticos e demonstrações audiovisuais de física básica será apresentado por monitores. Mais informações pelo telefone 19-3788-2451.

---
EM DIA
---

Lançamento

O Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes) acaba de lançar a publicação Cadernos Cedes "Educação Geográfica e as teorias de aprendizagem " (Editora Cedes). Pode ser adquirida por R$15 no endereço eletrônico, ou pelo telefone 19-3289-1598.

Labjor e Iphan lançam Revista Patrimônio

O Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) acabaram de lançar a Patrimônio, revista eletrônica do Iphan. Publicada no endereço http://www.revista.iphan.gov.br, a Patrimônio é uma publicação dedicada às questões da memória e da cultura, material e imaterial.

FCM seleciona voluntários masculinos para pesquisa

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp está selecionando voluntários saudáveis, do sexo masculino, para participar de projeto de pesquisa sobre o período pós-alimentar. O estudo será comandado pela professora Eliana Faria e pelo médico Fábio Sodré. As pessoas interessadas em participar da seleção deverão entrar em contato com Rosana ou Cidinha, no horário das 9 às 17 horas, pelo telefone 19-3788-7231 ou com o Fábio Sodré, no telefone 19-3788-7063.

Nanoaventura

Explorar laboratórios, criar nanocircuitos, desenvolver um medicamento mais eficaz e materiais mais eficientes como se fosse um cientista de verdade. Conheça e confira a programação do Projeto Nanoaventura, do Museu Exploratório de Ciências de Campinas http://www.nanoaventura.org.br/m1_programacao.html

GAPC

O Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), entidade sem fins lucrativos, oferece, gratuitamente, oficinas de Artes, medicamentos, alimentação, fraldas geriátricas e cadeiras de rodas para portadores de câncer. Além destes recursos o GAPC presta atendimento de serviço social, psicológico, orientação nutricional, tarapia com Reiki/Florais e terapia ocupacional em grupo. O atendimento é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 11 horas, na rua Professor Luiz Rosa, 164, Botafogo. Outras informações pelo telefone 19-3235 1933.

---
TESES
---

Instituto de Estudos da Linguagem

“Nelson Rodrigues e as tragédias cariocas: um estudo das personagens rodrigueanas” (mestrado). Candidata: Elen de Medeiros. Orientador: professor Antonio Arnoni Prado. Dia 14 de outubro, às 14 horas, na Sala de Defesa de Teses do IEL.

Instituto de Química

“Inovações teóricas e experimentos computacionais em Monte Carlo Quântico” (doutorado). Candidato: José Roberto dos Santos Politi. Orientador: professor Rogério Custodio. Dia 14 de outubro, às 14 horas, no Miniauditório do IQ.

---
INSCRIÇÕES
---

Capes abre inscrições para bolsas
de doutorado pleno no exterior

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) estará com inscrições abertas, até 14 de outubro, para bolsas de doutorado pleno no exterior para 2006. Para se candidatar é preciso ser brasileiro e ter diploma de nível superior. A Capes oferece bolsa no valor médio de R$ 2.600,00, auxílio-instalação, passagem aérea, seguro saúde, adicional de dependente e pagamento de taxas acadêmicas. As inscrições podem ser feitas no endereço http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/10/Doutorado.htm.

FEQ abre inscrições para curso de corantes e colorimetria

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) abre inscrições, até 14 de outubro, para o curso de extensão “Corantes e Colorimetria”. Ministrado pelo professor Edison Bittencourt, o curso será realizado de 21 de outubro até 16 de dezembro. As aulas acontecem nas dependências da FEQ, das 19 às 23 horas, às sextas-feiras (com duração de 3 horas) e, aos sábados, das 8h30, às 12h30 (com duração de 4 horas). Informações sobre inscrições, pagamento e matrículas podem ser obtidas pelo telefone 19-3788-3911.

Faculdade de Educação abre inscrições
para curso de psicopedagogia construtivista

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicopedagogia (Gepesp) da Faculdade de Educação (FE), através da Escola de Extensão (Extecamp) abre inscrições, até 21 de outubro, para o curso de especialização na modalidade extensão “Psicopedagogia Construtivista”. É indicado para pedagogos, psicólogos e professores do ensino fundamental. O curso é credenciado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e visa formar profissionais capazes de atuar com alunos e professores com vistas a melhor equacionar o processo de aquisição de conhecimentos, considerando possíveis dificuldades de aprendizagem. As aulas teóricas e práticas serão ministradas por docentes da FE. Para atender à demanda, o curso terá duas turmas (diurno e noturno), às terças e quintas-feiras, das 8 às 12 horas e às segundas e quartas-feiras, das 19 às 23 horas. Mais informações pelo telefone 19-3788-4646.

IB abre inscrições para curso de Biotécnica e Engenharia Genética

O Instituto de Biologia (IB) abre inscrições até 21 de outubro para o curso de extensão “Biotécnica e engenharia genética: como entender genomas, transgênicos e outros mistérios.” O público-alvo são estudantes do ensino médio e superior, biólogos, médicos, advogados, farmacêuticos, agrônomos e outros profissionais da indústria médica, farmacêutica e agropecuária. As aulas serão ministradas por Marcelo Menossi Teixeira do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética e Evolução (Cbmeg), aos sábados, das 8h30 às 12h30, de 5 a 26 de novembro, no IB. O objetivo é capacitar o público para compreensão do processo de produção e análise de risco de transgênicos, suas utilidades e impactos. Mais informações: 3788-4646 e e-mail extecamp em extecamp.unicamp.br

Faculdade de Educação recebe inscrições para 
Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação

A Faculdade de Educação (FE) organiza nos dias 6 e 7 de dezembro, das 8 às 18 horas, o I Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação (Episted). O evento acontece no Salão Nobre da FE . As inscrições de trabalhos podem ser feitas até 25 de outubro, por meio do formulário eletrônico http://www.fe.unicamp.br/episted/. Os interessados em participar como ouvintes devem se inscrever até 5 de dezembro.

FOP recebe inscrições para curso
de Técnico de Prótese Dentária

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) recebe, até 28 de outubro, das 8 às 11 e das 13h30 às 16h30, no Colégio Técnico da FOP (Rua Dom Pedro II, 627, Centro), inscrições para o curso de “Técnico em Laboratório de Prótese Dentária” (TPD). Devem ser feitas mediante comprovante de pagamento da taxa de R$30, que deverá ser recolhida no banco Banespa: agência 0207 conta 43.010001-6. Os candidatos devem possuir segundo grau completo. Outras informações pelo telefone: (19) 3422-5346

Slaca

Os interessados em participar do 6o Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (Slaca) devem se inscrever, até 30 de outubro, na página do evento (http://www.slaca.com.br/site/interna.asp?CodTexto=8). O simpósio será realizado a partir de 7 de novembro, com organização da professora Gláucia Maria Pastore, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Outras informações pelo telefone 19-3788-3887 ou no endereço eletrônico http://www.slaca.com.br/

Workshop Brasil-Japão recebe trabalhos até 31 de outubro

A inscrição de trabalhos para participar do III Workshop Brasil-Japão "Energia , Meio-ambiente e Desenvolvimento Sustentável", evento promovido pela Coordenadoria de Relações Internacionais e Institucionais (Cori), podem ser feitas, até 31 de outubro, no endereço eletrônico http://www.cori.rei.unicamp.br/BrasilJapao3/insc2005.php#5. Confira a programação http://www.cori.rei.unicamp.br/BrasilJapao3/progjb3.htm. Outras pelo telefone 19-37884759.

Desenvolvimento Sustentável

As inscrições de trabalhos para participação no encontro “Ciência e Tecnologia na América Latina – A Universidade como Promotora do Desenvolvimento Sustentável”, organizado pela Coordenadoria de Relações Internacionais e Institucionais (Cori), podem ser feitas, até 31 de outubro, por meio do formulário eletrônico http://www.cori.rei.unicamp.br/CT/insc2005.php. O evento será realizado dia 9 de novembro, das 9 às 17 horas, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Outras informações pelo telefone 19-3788-4700. 

Unicamp recebe resumos para
seminário de 30 anos do Proálcool

A Unicamp organiza, em comemoração aos 30 anos do Proálccol, nos dias 16 e 17 de novembro, a partir das 9 horas, no Auditório da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), o seminário “Etanol Combustível: Balanço e Perspectivas”. Os resumos serão aceitos até 4 de novembro e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas no endereço eletrônico http://www.nipeunicamp.org.br/proalcool/inscricoes.php. Confira a programação http://www.nipeunicamp.org.br/proalcool/programa.htm. Outras informações no site http://www.nipeunicamp.org.br/proalcool

Cotil abre inscrições para Vestibulinho 2006

Estão abertas as inscrições para o Vestibulinho 2006 do Colégio Técnico de Limeira. Podem ser feitas até 11 de novembro, na página eletrônica http://www.exame2006.cotil.unicamp.br/. As provas acontecem no dia 4 de dezembro, nas cidades de Limeira, Campinas, Americana, Araras, Artur Nogueira, Cosmópolis, Mogi Guaçu, Piracicaba, Rio Claro, Santa Bárbara D´Oeste e Valinhos. Outras informações pelo telefone 19-3404-7297.

Cesit recebe inscrições para curso
de economia do trabalho e sindicalismo

O Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) do Instituto de Economia (IE) recebe inscrições, até 16 de novembro, para o curso de especialização "Economia do Trabalho e Sindicalismo". Com início previsto para 6 de março de 2006, o curso tem como objetivo formar profissionais para ocuparem posições de assessoramento ou direção de órgãos públicos e privados no campo da economia e relações de trabalho. Mais informações pelo telefone 19-3788-5713.

---
CONCURSOS
---

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 17 de outubro ao concurso para provimento de dois cargos de professor titular, nível MS-6 em RTP. É na área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica, do Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral da Universidade (sala 14), Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor da Universidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 15/7 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P138832005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205(Patrícia).

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 17 de outubro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6 em RTP. É na área de Semiologia Clínica, do Departamento de Diagnóstico Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral da Universidade (sala 14), Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor da Universidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 15/7 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P138812005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia).

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 17 de outubro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6 em RTP. É na área de Odontopediatria, do Departamento de Odontologia Infantil da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral da Universidade (sala 14), Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor da Universidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 15/7 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P138802005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia).

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 3 de novembro a um concurso público de provas e títulos, para provimento de um cargo de professor titular (nível MS-6). É na área de Radiologia Odontológica, do Departamento de Diagnóstico Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral (SG), localizada na Cidade Universitária "Zeferino Vaz", em Barão Geraldo, Campinas-SP. As solicitações devem ser encaminhadas mediante requerimento dirigido ao Reitor da Unicamp, com indicação do nome, domicílio e profissão, acompanhados dos documentos constantes do Diário Oficial de 4/8 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P155572005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia).

---
AGENDE-SE
---

Dia 14

Fórum Permanente de Empreendedorismo

"Qualificação continuada” é o tema do Fórum Permanente de Empreendedorismo. O evento será realizado dia 14, das 9 às 17 horas, no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/empreen15.php#ins. O encontro, organizado pelo Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp é apoiado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Confira a programação http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/tecno16.php#3. Mais informações pelo telefone 7881046 ou e-mail pedro.pontes em agr.unicamp.br

Semana de Engenharia Mecânica

A IX Semana de Engenharia Mecânica será realizada entre os dias 14 e 22, a partir das 14 horas, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Os professores Kamal Abdel Radi Ismail (diretor da FEM), Janito Vaqueiro Ferreira (coordenador de graduação/FEM) e Gábor Jánes Deák (presidente da DELPHI e da SAE-Brasil) participam da abertura do evento. Na programação estão previstas palestras, mini-cursos, visitas à empresas e o 2º Desafio Computacional. A semana será encerrada no dia 22, a partir das 8 horas, com o VII Encontro de Mini-Baja da Unicamp, realizado pela SAE Brasil - Seção Campinas, em parceria com a Motriz Empresa Júnior da FEM. Saiba mais sobre a Semec-2005 na página do evento http://www.semec.com.br/

Marco Aurélio Cremasco lança publicação

Vale a Pena Estudar Engenharia?” é o título da publicação que o professor Marco Aurélio Cremasco, da Faculdade de Engenharia Química (FEQ), lança, nesta sexta-feira (14), às 14 horas, no Auditório da FEQ (bloco D).

FCM organiza palestras com franceses em reunião científica

O Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) organiza, dia 14, das 9 às 12h30, uma reunião científica sobre saúde ocupacional, com a participação dos professores Alain Cantineau e Janine Cantineau, da Universidade de Louis Pasteur (França). No evento, o professor Alain discute o tema “Visão Internacional da Saúde dos Trabalhadores da Área de Saúde”. A professora Janine fala sobre “Enfermagem do trabalho da Europa”. O evento será realizado na sala EM-3, do Departamento de Enfermagem da FCM. Outras informações pelo telefone 19-3788-8823. 

Dia 15

Congresso Médico Acadêmico da Unicamp

O XIV Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (CoMAU) será realizado no dia 15, das 8 às 22 horas e nos dias 17,18 e 19, das 18 às 24 horas, no conjunto de auditórios da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Em sua 14ª edição o CoMAU tem como eixo temático central os “Avanços da Medicina”. Na conferência de abertura será discutida a questão das pesquisas com células-tronco e seus possíveis usos na cura de várias doenças. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 19-3788-7942 ou e-mail comau2005 em yahoo.com. Os valores variam de R$15 (pré-congresso antecipado) a R$60 (pré-congresso e congresso no dia do evento). Outras informações pelo telefone 19-3788-8968.

Lançamento

A ex-aluna do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Maria Lúcia Mercante Naddeo, lança, dia 15, às 19 horas, no Shopping D. Pedro (entrada das Águas), o livro “Educador Alquimista, a arte de transformar informação em conhecimento e bons exemplos em princípios de vida” (Editora Educação & Cia). Sem querer apresentar fórmulas mágicas ou ideais e utilizando-se de um discurso que permite leitura simples e agradável, a autora aponta técnicas e experiências adotadas por ela ao longo dos 25 anos de magistério e aplicáveis nos diferenciados estabelecimentos de ensino, como caminho possível de ser trilhado por educadores que querem fazer a diferença e, mais que simples transmissores, se propõem a ser transformadores das informações, realizando, desse modo, a alquimia de transformar informação em conhecimento de fato. Mais informações pelo telefone 19-3273-4141.

Dia 16

Cedes participa de reunião da ANPEd

O Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes) participa, de 16 a 19, da reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). O encontro acontece no Hotel Glória, em Caxambú-MG. Mais informações pelo telefone 19-3289-1598.

Dia 17

Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores de Física

O VI Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores do IFGW acontece de 17 a 19, no Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW). Trata-se de um evento de divulgação científica que visa integrar os futuros e atuais pós-graduandos das universidades brasileiras, ligados às áreas de Física. No encontro, os estudantes terão a oportunidade de apresentar trabalhos de pesquisa, oralmente ou em forma de painéis, além de discutí-los com outros estudantes. Confira a programação http://www.ifi.unicamp.br/encontro/programacao.htm. Outras informações pelo e-mail alexeb em ifi.unicamp.br.

Cotuca promove Semana Técnica do Plástico

O Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) promove de 17 a 18 de outubro, das 19 às 22h30, a Semana Técnica do Plástico. O evento tem como público-alvo profissionais das indústrias técnicas na área do processamento de materiais plásticos e itens relacionados ao setor. O objetivo é difundir sobre atualidade técnica na área do processamento dos materiais plásticos e itens relacionados ao setor. As inscrições podem ser feitas até 14 de outubro. Mais informações pelo telefone 19-3788-4646 ou e-mail extecamp em extecamp.unicamp.br.

Casa do Lago exibe "O Futebol no cinema brasileiro"

O Espaço Cultural Casa do Lago exibe, de 17 a 21, às 12h30 e às 17h30, um ciclo de filmes da Faculdade de Educação Física (FEF) denominado “O futebol no cinema brasileiro”. A coordenação é dos professores Vinícius Demarchi Silva Terra e Carmen Lúcia Soares, ambos da FEF. Mais informações pelo telefone 19-3788-6622. Confira a programação em formato PDF no endereço http://www.preac.rei.unicamp.br/casadolago/img/programacao/1005/pdf/futebol.pdf

CCUEC e AFPU oferecem tutorial e curso de EAD

O Centro de Computação (CCUEC) e a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) oferecem, dia 17, das 9 às 12 horas, o tutorial “Ambiente de Educação a Distância – TelEduc” (modalidade presencial). É direcionado para a comunidade interessada em educação a distância. No período de 17 de outubro até 2 de dezembro realiza o curso “Desenvolvimento de cursos on-line utilizando TelEduc” (modalidade a distância), com 40 horas semanais. Tem como público-alvo a comunidade da Unicamp. As inscrições podem ser feitas no site http://www.ead.unicamp.br/. Outras informações pelo e-mail ead em ccuec.unicamp.br

Seminários de Otimização do DMA

O Departamento de Matemática Aplicada (DMA) realiza, toda segunda-feira, às 14 horas, na sala de reuniões da unidade, os seminários de Otimização. Confira abaixo as palestras programadas para o segundo semestre de 2005. Outras informações pelo e-mail secdepto em ime.unicamp.br.
17/10 Notas sobre a Implementação de SQP III – Márcia Ap. Gomes Ruggiero
24/10 Otimização Global e Estatística Bayesiana – Jair da Silva
07/11 Problemas Inversos – Giovani da Silva
22/11 Problemas de Otimização em Finanças – Aristóteles Nogueira
28/11 Algoritmos e Teoria de Otimização sem Convexidade – Maria Laura Schuverdt.

Dia 18

Divisão de Alimentação organiza ciclo de palestras na BC

A Divisão de Alimentação da Prefeitura do campus organiza, a partir do dia 18, às 14h30, no Auditório da Biblioteca Central (BC), o 2º ciclo de palestras do “Programa de Prevenção Contra o Desperdício”, com atuação nos ambientes dos Restaurantes Universitários da Unicamp. Mais informações pelo e-mail raquel em prefeitura.unicamp.br.

Dia 19

IEL realiza Jornada Corpolinguagem

Nos dias 19, 20 e 21, o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) realiza a V Jornada Corpolinguagem, que terá como tema “Angústia: o afeto que não engana”. A abertura do evento acontece às 20 horas, no Auditório do IEL. Confira a programação http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-29.html. Mais informações pelo e-mail semasoma em iel.unicamp.br.

Vlado – 30 anos depois, no IFCH

A Comissão de Pós-Graduação e o Programa de Pós-Graduação em Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) promovem, dia 19, às 13h30, no auditório da unidade, a exibição do documentário “Vlado - 30 anos depois”, com direção de João Batista de Andrade. Mais informações pelo telefone 19-3788-1601.

Dia 20

Seminário na FEF discute Yoga e Stress

O Departamento de Estudos do Lazer (DEL) da Faculdade de Educação Física (FEF) realiza, dia 20, às 14 horas, na sala da congregação da unidade, um seminário para discutir a prática do Yoga como ferramenta de combate ao Stress. A professora Rosângela Maria Bassoli, do Instituto Yogaterapia de Campinas participa do evento. Outras informações pelo e-mail lsoabueno em bol.com.br

DGRH promove Jornada de Educadores

A Diretoria dos Programas Educativos da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) da Unicamp promove nos dias 20 e 21 de outubro, a décima segunda edição da Jornada de Educadores. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico http://www.dgrh.unicamp.br/educadores.

Dia 22

Cori organiza Feira de Educação Britânica

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) da Unicamp organiza, de 22 a 28 de outubro, das 12h30 às 19 horas, na Biblioteca Central (BC), a 8ª Feira de Educação Britânica. No evento serão apresentados cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, profissionalizantes de curta duração, de inglês e inglês associado a assuntos específicos. A Feira é destinada a pessoas de todas as idades que buscam aprimorar-se profissionalmente, ou que desejam investir na carreira acadêmica. A Biblioteca Central fica na Rua Sérgio Buarque de Holanda s/n, campus da Unicamp. Mais informações pelo telefone 19-3788-4749 (Sandra).

Olimpíada da Unicamp

A III Olimpíada da Unicamp acontece no dia 22, das 7h30 às 23 horas, no Ginásio Multidisciplinar. A coordenação é de Lucas Leonardo da Liga das Atléticas da Unicamp (LAU). Mais informações pelo telefone 19-8126-3250.

Dia 23

Referendo 2005

A votação do referendo sobre o desarmamento acontece no dia 23, das 7 às 18 horas, nos Auditórios I, II e III, do Centro de Convenções da Unicamp. 

Mesas-redondas na FE

O Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita, da Faculdade de Educação (FE) realiza nos dias 23 de outubro e 16 de novembro, às 14h30, no Salão nobre da FE, as mesas-redondas "Constituição do leitor:outras práticas" e "Constituição do Leitor:políticas". As inscrições podem ser feitas no local. Mais informações pelo telefone 19-3788-7973.

Dia 24

Encontro Nacional de Professores

O XXII Encontro Nacional de Professores do Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Proepre), promovido pelo Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação (FE), será realizado de 24 a 28 de outubro, nos Salões de Convenções do Hotel Majestic, em Águas de Lindóia (SP). Mais informações pelo telefone 19-3788-5584 ou e-mail lpgunicamp em sigmanet.com.br.

IFCH organiza colóquio internacional Russeau

O II Colóquio Internacional Russeau será realizado de 24 a 28, no Auditório I do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). O evento é promovido pelo Departamento de Filosofia do IFCH. Mais informações pelo telefone 19-37881601 (Suely).

Dia 25

Altec 2005

O XI Seminário Gestión Tecnológica (Altec 2005) acontece de 25 a 28 de outubro, em Salvador-BA. A Unicamp é uma das organizadoras do evento. Mais http://www.fia.com.br/pgtusp/altec/xiseminario/

Centro Acadêmico de Computação escolhe
novo coordenador a partir do dia 25

A eleição para escolha do novo coordenador do Centro Acadêmico de Computação (Caco), do Instituto de Computação (IC), será realizada nos dias 25 e 26 de outubro, das 10 às 21 horas. Os locais das mesas eleitorais serão divulgados oportunamente. Outras informações pelo telefone 19- 8134-2474 (Luís Guilherme).

Dia 26

Fórum Permanente de Desafios do Magistério

O Fórum Permanente de Desafios do Magistério será realizado no dia 26, das 9 às 18 horas, no Auditório II do Centro de Convenções. Mais informações pelo telefone 19-37885039.

FCM sedia Encontro de Pesquisa na Área de Serviço Social

O VI Encontro de Pesquisa na área de Serviço Social acontece de 26 a 28, das 8h30 às 17h30, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Realizado numa parceria entre o Serviço Social da Unicamp e Faculdade de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUC-Campinas, terá como eixo central a Produção do Conhecimento: Avanços Teóricos e Repercussões no Social. O objetivo do evento é incentivar o desenvolvimento de pesquisas, socializar experiências na área de serviço social, divulgar informações sobre órgãos de fomento e aprofundar conhecimentos de uso de instrumentos e fontes utilizados na pesquisa social. No encontro serão realizados quatro mini-cursos, mesas redondas e apresentação de trabalhos orais e pôsteres de assistentes sociais de diversas instituições. Outras informações pelo telefone 19-37887250, ou 3756-7019.

Cinematographo e Casa do Lago organizam
primeira mostra de audiovisual Unicamp

O Projeto Cinematographo, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e o Espaço Cultural Casa do Lago organizam, de 26 a 28 de outubro, a I Mostra de Audiovisual Unicamp. Saiba mais no endereço eletrônico http://www.ifch.unicamp.br/cinematografo.

Ex-alunas do IA apresentam espetáculo
de dança no Centro de Convivência Cultural

O Grupo de dança contemporânea “Excaravelhas”, formado por ex-alunas do curso de dança do Instituto de Artes (IA), apresenta nos dias 26 e 27, às 20h30, no Centro de Convivência Cultural de Campinas, o espetáculo "O Caminho se faz ao Caminhar”. Outras informações pelo telefone 19-3289-1725 (Ló Guimarães).

Dia 27

Fórum Permanente de Agronegócios

O Fórum Permanente de Agronegócios será realizado no dia 27, das 9 às 18 horas, no Auditório II do Centro de Convenções. Mais informações pelo telefone 19-37885039.

Dia 28

FCM promove "III & Fungos 2005"

O III Encontro x& Fungos 2005x promovido pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) será realizado no dia 28 de outubro, das 9 às 18 horas, no Centro de Convenções. Na abertura do encontro, marcada para às 9 horas, o professor Rogério de Jesus Pedro discute, em uma mesa-redonda, o tema xInfecção fúngica no paciente gravemente enfermox. As inscrições a preço de R$50 podem ser feitas até o dia do encontro, na secretaria da Disciplina de Infectologia (6o andar) do Hospital das Clínicas (HC). O evento tem como público-alvo médicos, residentes biólogos, biomédicos e alunos de graduação e de pós. A organização é da professora Maria Luiza Moretti. Confira a programação http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programa-fungos.htm. Mais informações pelo telefone 19-3788-9073 ou e-mail infecto em fcm.unicamp.br.

FEF promove Fórum Regional
sobre diferentes visões do circo

A Faculdade de Educação Física (FEF), através de sua Secretaria de Extensão, promove de 28 a 30 de outubro, o “Fórum Regional: Diferentes Visões do Circo”. O evento é aberto a alunos de educação física, artes, pedagogia, profissionais e interessados nas questões do circo na atualidade. O objetivo é trazer no âmbito universitário discussões sobre o circo, compreender seu fenômeno na universidade, fomentar discussões sobre o circo tradicional e o contemporâneo e buscar maior união entre os artistas circenses e os praticantes de modalidade da área. Mais informações pelo telefone 19-3788-6614 ou e-mail mmoraes em fef.unicamp.br.

H.C.J. 
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l