Unicamp Hoje - Segunda-feira, 3 de outubro de 2005Message

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Sex Set 30 00:00:00 BRT 2005


Programação da Unicamp

Segunda-feira, 3 de outubro de 2005
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) é uma das organizadoras da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, idealizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que ocorre de hoje (3) a 9 de outubro. Conheça a página do evento em http://semanact2005.mct.gov.br/. Mais em http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_4758/NUH_4758.html
Feia

O Festival do Instituto de Artes (Feia), iniciado no domingo, será realizado até 16 de outubro. O Feia é uma iniciativa conjunta dos estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Artes Cênicas, Artes Corporais, Artes Plásticas, Multimeios e Música da Unicamp, apoiados por docentes e funcionários do IA. A primeira programação acontece neste domingo, às 18h30, no Espaço Cultural Semente, no distrito de Barão Geraldo, com a Banda Projeto Fuá. Mais em http://www.iar.unicamp.br/feia6/
Lançamento de livro no IEL

O pré-lançamento do livro Discurso e Cultura na Aula de Língua (Editora Pontes), de Silvana Serrani, professora do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp,  acontecerá hoje (3), às 11 horas, na Biblioteca da unidade. É um livro, com exemplos em português, espanhol e inglês, que procura contribuir diretamente para a formação de professores de língua (materna e estrangeira). Os estudos de caso, as análises discursivas, etnográficas e outras experiências de pesquisa com alunos do Ensino Médio, adultos em processo de letramento e estudantes universitários, realizados pela autora na Unicamp, resultaram em uma Proposta de Currículo Intercultural, cuja versão preliminar foi apresentada no Congresso Internacional Pluralité de langues et de supports, em Lyon e publicada, no início de 2005, na França (na revista especializada: Cahiers du français contemporain 10). A professora Silvana apresentou, também neste ano, seus resultados de pesquisa sobre leitura e escrita na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Agora, este livro que é lançado em Campinas reúne esses trabalhos em uma linguagem deliberadamente clara, visando a atingir leitores não necessariamente familiarizados com o processo de pesquisa, sem por isso afetar a profundidade do trabalho. 
"Brasil Visto do Espaço" é tema de exposição no Cotil

Como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Colégio Técnico de Limeira (Cotil) realiza, de hoje (3) a 6 de outubro, a exposição xBrasil Visto do Espaçox. São 16 painéis com imagens de satélite, elaborados pela Embrapa Monitoramentos por Satélite e GISMAPS. Pode ser visitada das 14 às 21 horas, no Auditório xProfessor Aloísio Ferreira Vieirax, no Cotil. A entrada é franca. Mais informações pelo e-mail.
Fop realiza Congresso Internacional de Odontologia

O III Congresso Internacional de Ondontologia de Piracicaba acontece entre hoje (3) e 7 de outubro, sempre das 8 às 17h30, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas até o dia do evento por meio do endereço eletrônico. No encontro serão discutidas as últimas tendências em matéria de odontologia por meio de mesas redondas, apresentação de temas livres, palestras, além de dois "workshops" demonstrativos, onde serão realizados procedimentos em um consultório com o auxílio de um microscópio clínico. As imagens serão projetadas em um anfiteatro, onde os ouvintes poderão se comunicar com o operador durante todo o procedimento, de forma interativa. Participam renomados pesquisadores internacionais. Entre eles: a professora Valli Meeks, da Universidade de Maryland (EUA), que abordará o tema xTratamento Odontológico de Pacientes com Necessidades Especiaisx e o professor Jack Ferracane, de Oregon, também dos EUA, que falará sobre Dentística. Confira a programação. Mais informações pelo telefone 19-3412-5384.
Novo diretor da Adunicamp assume

Mauro Antonio Pires Dias da Silva, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), vai assumir a direção da Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp) hoje (3). Sua chapa, a 1, obteve 412 dos 749 votos nas eleições realizadas na quarta e quinta-feira. Mauro assume a entidade no início do próximo mês, em substituição a Maria Aparecida Affonso Moysés. A apuração dos votos ocorreu sexta-feora. A chapa 2, com 261 votos, foi liderada pelo professor José Vitório Zago (Imecc). Mais.
CCI promove curso de toxicologia e toxinologia clínica

O XXIV Curso de Toxicologia e Toxinologia Clínica, iniciado no úlimo dia 29, promovido pelo Centro de Controle de Intoxicações (CCI), prossegue hoje (3), 4 e 5 de outubro, das 18h30 às 21 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Durante o curso serão abordados os temas: acidentes com plantas tóxicas, animais peçonhentos e intoxicações por praguicidas e metais, assistência médica e uso de medicamentos. Mais informações pelo telefone 19-3788.7573.
Workshop de Tecnologia - Ceset

O IV Workshop de Tecnologia, organizado pelo Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset), será realizado a partir de hoje (3), no Ceset. Tem como objetivo proporcionar um espaço para mostra de trabalhos científicos das áreas de tecnologia em construção civil, informática, saneamento ambiental e telecomunicações. Confira o regulamento. Outras informações na página do evento.
Casa do Lago recebe exposição Enrico Fermi

A exposição “Enrico Fermi – Imagens e Documentos”, idealizada pelo Departamento de Física Enrico Fermi, da Universidade de Pisa (Itália), em comemoração ao centenário de nascimento do cientista ocorrido em 2001, será apresentada no Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, entre hoje (3) e 7 de outubro. A mostra, com 12 posters contendo imagens e documentos de Fermi pode ser visitada até 14 de outubro.
Seminários de Otimização do DMA

O Departamento de Matemática Aplicada (DMA) realiza, toda segunda-feira, às 14 horas, na sala de reuniões da unidade, os seminários de Otimização. Confira abaixo as palestras programadas para o segundo semestre de 2005. Outras informações pelo e-mail.
03/10 Notas sobre a Implementação de SQP I – Wesley Shirabayashi/Larissa Xavier
10/10 Notas sobre a Implementação de SQP II – Sandra Santos
17/10 Notas sobre a Implementação de SQP III – Márcia Ap. Gomes Ruggiero
24/10 Otimização Global e Estatística Bayesiana – Jair da Silva
07/11 Problemas Inversos – Giovani da Silva
22/11 Problemas de Otimização em Finanças – Aristóteles Nogueira
28/11 Algoritmos e Teoria de Otimização sem Convexidade – Maria Laura Schuverdt.

TESES
Faculdade de Educação

“Avaliação da escrita em jovens e adultos” (mestrado). Candidata: Susana Gakyia Caliatto. Orientadora: professora Selma de Cássia Martinelli. Dia 3 de outubro, às 10 horas, na sala sefesa de teses, bloco A, 1º andar da FE.
“Noites não mencionadas. um olhar para o gosto de cereja” (mestrado). Candidato: Malcon Clemenceau L. Arriaga. Orientador: professor Milton José de Almeida. Dia 3 de outubro, às 14 horas, na sala de defesa, bloco C da FE.
Instituto de Física Gleb Wataghin

“Ordem local na transição do a-Si:H → µc-Si” (mestrado). Candidato: Ariathemis Moreno Bizuti. Orientador: professor Leandro Russovski Tessler. Dia 3 de outubro, às 10 horas, no auditório da Pós-graduação do IFGW.
Veja agenda completa de eventos em www.unicamp.br
Assine a programação da Unicamp em
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/unihoje_assine_UnicampHoje_form.html

r.c.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l