Programação da Unicamp – 8 de setembro de 2005

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Ter Set 6 00:00:00 BRT 2005


Programação da Unicamp – 8 de setembro de 2005

Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação

"Políticas Públicas e Impactos e EAD” é o tema do Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação. O evento será realizado na quinta-feira (8), das 9h30, às 17 horas, no Auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/tecno15.php#ins. O encontro, organizado pelo N[ucleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) e pela Faculdade de Educação (FE) é apoiado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Confira a programação http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/tecno15.php#3. Mais informações pelo telefone 19- 3788-5565 ou e-mail eventofe em unicamp.br.

Cotil de Portas Abertas

A exemplo do Unicamp de Portas Abertas (UPA), o Colégio Técnico de limeira (Cotil) abre suas portas a partir desta quinta-feira (8) e nos dias 9 e 10 de setembro, para o evento Cotil de Portas Abertas (Copa). Trata-se de uma oportunidade para que todos os interessados conheçam as instalações e os diversos cursos oferecidos pela unidade. No evento está prevista uma exposição prática sobre o que os alunos desenvolvem no dia-a-dia. A exposição é aberta para alunos concluintes do ensino fundamental e médio e demais interessados. Para participar do Cotil de Portas Abertas, as visitas devem ser agendadas com Rita ou Ângela, pelos telefones 19-3404-7297 ou 3404-7178.

ES-BOÇO no IA

A peça coreográfica “Es-boço”, coordenada pela professora Inaicyra Falcão dos Santos, do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes (IA), coreografada pela doutoranda em Artes Sayonara Pereira, será apresentada dia 8, às 18 horas, no Departamento de Artes Corporais do IA. Outras informações pelo e-mail carlaavila em ufv.br

---
EM ANDAMENTO
---

Projeto Teatro nas Universidades

A peça "Sossego e turbulência no coração de Hortência" será exibida até dia 8, às 19h15, no auditório do Instituto de Artes (IA). Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_4795/NUH_4795.html

Atrator Poético

A instalação "Atrator poético", concebida pela SCIArts - Equipe Interdisciplinar e formada por integrantes da Unicamp, Unesp, Senac e da PUC-SP, está sendo exposta na Fundação Itaú Cultural, em São Paulo (Avenida Paulista, 149). Será mostrada diariamente até 11 de setembro, das 10 às 20 horas. O trabalho foi finalizado em parceria com o músico Edson Zampronha, professor da Unesp. Este trabalho concorre ao prêmio Sérgio Motta e trata-se de uma instalação multimídia interativa. O SCIArts desenvolve seus projetos na intersecção entre a arte, a ciência e a tecnologia, desde 1995. O diálogo entre imagem e som com ferro fluído - um líquido magnético que se conforma ao campo eletromagnético formado por bobinas - e a interação com o público constroem a poética da obra. A instalação possui um totem, um tablado circular para a projeção de imagem e uma cabine com equipamentos. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_4645/NUH_4645.html.

Cedae expõe obras de Jorge de Lima

A exposição “Trabalhos de um poeta: Jorge de Lima”, organizada pelo Centro de Documentação Cultural “Alexandre Eulálio”, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), pode ser visitada até dia 25, de segunda a sexta-feira, das 9 às 22h30, no Cedae. Mais informações pelos telefones 19-3788-1505 e 3788-1523.

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquín Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro de 2005, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB 05. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica e imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

---
EM DIA
---

Pesquisadora do CMU publica
livro sobre educação infantil

A pedagoga e pesquisadora do Centro de Memória da Unicamp (CMU), Margareth Brandini Park, acaba de publicar o livro Educação Infantil: Arte, Memória e Meio-ambiente. A obra aborda um trabalho de formação de educadores que ocorre há três anos em uma unidade da rede Municipal de Campinas, o CEMEI Alexandre Sartori, localizado no distrito de Joaquim Egídio, área considerada de proteção ambiental (APA). O livro, ao preço de R$ 30 pode ser adquirido através do e-mail arvoredosaber em terra.com.br ou pelo telefone 11-4526-1083.

Cadernos Pagu

O Núcleo de Estudos de Gênero (Pagu) acaba de lançar uma nova edição da revista semestral “Cadernos Pagu”. A publicação “(trans) formações”, título do volume, trata de temas nunca discutidos pelas ciências sociais, como a intervenção cirúrgica no corpo de intersexuais, a despeito de essa ser uma prática médica vigente no Brasil há muitos anos. A abordagem desse tema, entre outros, coloca em questão os binarismos em voga, chamando à discussão as naturalizações produzidas nos corpos, nas famílias, nas profissões, essa última enfatizada em um dossiê sobre gênero e saúde coordenado pepal professora Maria Lúcia Mott. Mais informações pelo e-mail cadpagu em unicamp.br.

FCM seleciona voluntários masculinos para pesquisa

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp está selecionando voluntários saudáveis, do sexo masculino, para participar de projeto de pesquisa sobre o período pós-alimentar. O estudo será comandado pela professora Eliana Faria e pelo médico Fábio Sodré. As pessoas interessadas em participar da seleção deverão entrar em contato com Rosana ou Cidinha, no horário das 9 às 17 horas, pelo telefone 19-3788-7231 ou com o Fábio Sodré, no telefone 19-3788-7063.

Nanoaventura

Explorar laboratórios, criar nanocircuitos, desenvolver um medicamento mais eficaz e materiais mais eficientes como se fosse um cientista de verdade. Conheça e confira a programação do Projeto Nanoaventura, do Museu Exploratório de Ciências de Campinas http://www.nanoaventura.org.br/m1_programacao.html

GAPC

O Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), entidade sem fins lucrativos, oferece, gratuitamente, oficinas de Artes, medicamentos, alimentação, fraldas geriátricas e cadeiras de rodas para portadores de câncer. Além destes recursos o GAPC presta atendimento de serviço social, psicológico, orientação nutricional, tarapia com Reiki/Florais e terapia ocupacional em grupo. O atendimento é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 11 horas, na rua Professor Luiz Rosa, 164, Botafogo. Outras informações pelo telefone 19-32351933.

---
TESES
---

Faculdade de Engenharia Agrícola

“Avaliação de colhedoras de batata com base em parâmetros de qualidade” (doutorado). Candidato: Jaime Alberti Gomes. Orientador: professor Antonio José da SIlva Maciel. Dia 8 de setembro, às 14 horas, no Laboratório de Solos da Feagri.

Faculdade de Engenharia Mecânica

“Aplicação do método DMAIC no gerenciamento de inventário” (doutorado). Candidato: Carlos Eduardo Zoppi Krähembühl. Orientador: professor Ademir José Petenate. Dia 8 de setembro, às 14 horas, no bloco K da FEM.

---
INSCRIÇÕES
---

FCM recebe inscrições para curso de Unidade Coronária

Até 9 de setembro estarão abertas as inscrições para o curso de especialização - modalidade de extensão Unidade Coronária, promovido pelo Departamento de Clínica Médica em colaboração com os demais departamentos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A especialização é voltada a graduados em medicina, tendo por objetivo preparar especialistas em unidade coronária, visando a suprir a imensa falta de cursos na área, já que não contamos com esse tipo de especialização na região de Campinas, apesar do grande número de unidades coronárias. Mais informações http://www.fcm.unicamp.br/pop_up/jul05/disc_cardio_curso_2006.htm

Feira de Física recebe inscrições até dia 16

Até dia 16 de setembro estão abertas as inscrições para as escolas interessadas em participarem da I Feira de Física organizada pelo Capítulo de Estudantes da OSA - Sociedade Americana de Óptica, com apoio do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF). Alunos do segundo e terceiro anos do ensino médio passarão um final de semana de outubro (dias 8 e 9) participando da Feira, que será realizada no Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp. A Feira de Física tem como finalidade incentivar o gosto pela ciência, mostrando que aprender é divertido. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNAG/NAG_705/NAG_705.html  

FCM promove curso de avaliação psicológica

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) promove no dia 7 de outubro, das 8h30 às 17h30 horas, no salão nobre da FCM, o primeiro curso de difusão (modalidade de extensão) "Avaliação Psicológica Hoje", destinado a psicólogos que atuam na área clínica. O curso é pago e as inscrições podem ser feitas até 20 de setembro, na Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp). Sob a coordenação da psicóloga Maria Adélia Jorge Mac Fadden, professora doutora do Departamento de Psicologia e Psiquiatria Médica (FCM), o curso tem por finalidade discutir, avaliar e fornecer as novas diretrizes estabelecidas pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP), no que refere ao uso de testes psicológicos, principalmente os utilizados no Hospital de Clínicas da Unicamp (HC). Outras informações pelo telefone 19-3788-4646/47 ou no site http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=FCM-0239&of=001.

FEQ abre inscrições para curso
de Gerenciamento da Logística e Supply Chain

Até 22 de setembro estarão abertas as inscrições para o curso de extensão xGerenciamento da Logística e Supply Chainx, promovido pela Faculdade de Engenharia Química (FEQ), através de sua Secretaria de Extensão. O público-alvo são profissionais da área de suprimentos, previsão de demanda, controle de estoques, armazenagem, transportes, distribuição e áreas comerciais e financeiras. O objetivo do curso é atualizar e formar profissionais envolvidos em suprimentos, previsão de demanda, controle de estoques, armazenagem, transportes, distribuição e áreas comerciais e financeira. As aulas serão ministradas às segundas e quartas feiras, das 19 às 23 horas, de 3 de outubro a 14 de dezembro de 2005, na FEQ. Mais informações pelo telefone 3788-3911 (Osmar) ou e-mail extensão em feq.unicamp.br.

IA abre inscrições para
processo de seleção em Multimeios

A Secretaria de Pós-graduação do Instituto de Artes (IA) recebe, até 23 de setembro, inscrições para o processo de seleção em Multimeios. Mais informações no endereço http://www.iar.unicamp.br/pg/mm.selecao2006.php?id=0

Encontro de Secretários da Área de Saúde

O 15° Encontro de Secretários da Área da Saúde será realizado a partir de 26 de setembro. O evento prossegue nos dias 28 e 30. As inscrições podem ser feitas, até dia 25, através dos telefones 19-3788-8565 ou 3788-8563. 

Imecc abre inscrições para curso
de Metodologia Seis Sigma - Formação Green Belt

Estão abertas as inscrições até 26 de setembro para o curso de extensão Metodologia Seis Sigma – Formação Green Belt promovido pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), através de sua Secretaria de Extensão. O público-alvo são técnicos, engenheiros e profissionais que pretendem trabalhar em grupos de melhoria de processos. O objetivo do curso é formar pessoas na Metodologia Seis Sigma para atuar em melhoria de processos e produtos em organizações envolvidas com melhoria de produtos, processos e sistemas. As aulas serão ministradas de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, nos dias 26 a 30 de setembro e 24 a 28 de outubro de 2005, no Imecc. Mais informações pelo telefone (19) 3788-5937 (Rossane) ou e-mail extensão em ime.unicamp.br.

IC abre inscrições para cursos de informática

O Instituto de Computação (IC) recebe, até 7 de outubro, inscrições para os cursos “Bancos de Dados Relacionais” e “Redes de Computadores” (modalidade extensão). São direcionados para profissionais que atuam em informática e que queiram aprofundar seus conhecimentos na área de orientação a objetos e Internet. Mais informações pelo telefone 19-3788-5883.

Vestibular 2006

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) recebe inscrições até 7 de outubro para o Vestibular Unicamp 2006. Podem ser feitas por meio do endereço http://www.comvest.unicamp.br/vest2006/inscricao.html. Mais http://www1.unicamp.br:8080/portal_v1F/unicamp/divulgacao/BDND/ND_685/ND_685.html

Cotuca abre inscrições para Vestibulinho 2006

O Colégio Técnico de Campinas, o Cotuca, da Unicamp, abre inscrições para o processo seletivo do seu vestibulinho 2006. As inscrições podem ser feitas até 11 de outubro. A novidade neste ano é a inclusão do Programa de Ação Afimativa e Inclusão Social (Paais) para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas da rede pública, que poderão participar do programa acrescidos de 0,6 pontos à nota final. Os candidatos que satisfaçam estas condições e se declararem preto, pardos ou indígenas (de acordo com a classificação usada pelo IBGE) farão jus ao acréscimo de 0,2 pontos à nota final do seu exame de seleção. As inscrições podem ser feitas via on line pelo segundo ano consecutivo. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_4852/NUH_4852.html

Capes abre inscrições para bolsa
de doutorado pleno no exterior

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) estará com inscrições abertas, até 14 de outubro, para bolsas de doutorado pleno no exterior para 2006. Para se candidatar é preciso ser brasileiro e ter diploma de nível superior. A Capes oferece bolsa no valor médio de R$ 2.600,00, auxílio-instalação, passagem aérea, seguro saúde, adicional de dependente e pagamento de taxas acadêmicas. As inscrições podem ser feitas no endereço http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/10/Doutorado.htm.

Slaca

Os interessados em participar do 6o Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (Slaca) devem se inscrever, até 30 de outubro, na página do evento (http://www.slaca.com.br/site/interna.asp?CodTexto=8). O simpósio será realizado a partir de 7 de novembro, com organização da professora Gláucia Maria Pastore, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Outras informações pelo telefone 19-3788-3887 ou no endereço eletrônico http://www.slaca.com.br/

Workshop Brasil-Japão recebe trabalhos até 31 de outubro

A inscrição de trabalhos para participar do III Workshop Brasil-Japão "Energia , Meio-ambiente e Desenvolvimento Sustentável", evento promovido pela Coordenadoria de Relações Internacionais e Institucionais (Cori), podem ser feitas, até 31 de outubro, no endereço eletrônico http://www.cori.rei.unicamp.br/BrasilJapao3/insc2005.php#5. Confira a programação http://www.cori.rei.unicamp.br/BrasilJapao3/progjb3.htm. Outras pelo telefone 19-37884759.

Desenvolvimento Sustentável

As inscrições de trabalhos para participação no encontro “Ciência e Tecnologia na América Latina – A Universidade como Promotora do Desenvolvimento Sustentável”, organizado pela Coordenadoria de Relações Internacionais e Institucionais (Cori), podem ser feitas, até 31 de outubro, por meio do formulário eletrônico http://www.cori.rei.unicamp.br/CT/insc2005.php. O evento será realizado dia 9 de novembro, das 9 às 17 horas, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Outras informações pelo telefone 19-3788-4700. 

---
CONCURSOS
---

Instituto de Geociências

A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de História e Teorias da Ciência e Tecnologia, do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências (IG). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 9/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/22P49632005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-4551 (Neide)

Instituto de Geociências

A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de História das Ciências, do Departamento Geociências Aplicadas ao Ensino do Instituto de Geociências (IG). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/22P49682005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-4551 (Neide)

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área Materiais Dentários, do Departamento Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P65062005.pdf. Outras informações pelo telefone 19- 3412-5205 (Patrícia) 

Faculdade de Odontologia de Piracicaba 

A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Odontologia Preventiva e Saúde Pública, do Departamento Odontologia Social da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P64872005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia) 

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Bioestatística do Departamento Odontologia Social da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P65272005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia) 

Faculdade de Odontologia de Piracicaba 

A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Prótese Parcial Removível do Departamento Prótese e Periodontia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P64892005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia) 

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de História e Embriologia do Departamento Morfologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P65262005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia).

Faculdade de Odontologia de Piracicaba 

A Unicamp estará com inscrições abertas até 13 de setembro a um concurso de livre-docência. É na área de Periodontia, do Departamento de Prótese e Periodontia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 11 horas, na secretaria da FOP. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao diretor da unidade, com indicação de nome, idade, filiação, naturalidade e estado civil, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 12/8/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/06P193012005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia)

Faculdade de Engenharia de Alimentos

A Unicamp estará com inscrições abertas até 19 de setembro, ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Operações de Transferência de Massa, do Departamento Engenharia de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 17/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P183062002.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-4099 (Paulo).

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 17 de outubro ao concurso para provimento de dois cargos de professor titular, nível MS-6 em RTP. É na área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica, do Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral da Universidade (sala 14), Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor da Universidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 15/7 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P138832005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205(Patrícia).

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 17 de outubro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6 em RTP. É na área de Semiologia Clínica, do Departamento de Diagnóstico Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral da Universidade (sala 14), Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor da Universidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 15/7 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P138812005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia).

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 17 de outubro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6 em RTP. É na área de Odontopediatria, do Departamento de Odontologia Infantil da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral da Universidade (sala 14), Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor da Universidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 15/7 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P138802005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia).

---
AGENDE-SE
---

Dia 9

Simpeq

O Simpósio para Profissionais do Ensino de Química (SIMPEQ) intitulado "Transformações sociais, tecnológicas e didáticas: como aproveitá-las no Ensino de Química" está marcado para os dias 9 e 10 de setembro, no Instituto de Química (IQ). O encontro é voltado para professores que ministram aulas de química no ensino médio. No encontro será realizado o curso de extensão "Aspectos escolares e científicos do conhecimento químico". As inscrições de trabalhos podem ser feitas no endereço eletrônico http://info.iqm.unicamp.br/programas/simpeq/ Confira a página do Simpeq http://gpquae.iqm.unicamp.br/simpeq5i.html. Outras informações pelo e-mail simpeq em iqm.unicamp.br
Mudanças Globais

A II Conferência Regional "Mudanças Globais: América do Sul" será realizada entre 6 e 10 de novembro. Trata-se de um importante evento que reunirá especialistas de diversos países para debater as conseqüências das mudanças globais na América do Sul. O prazo para envio de trabalhos vai até 9 de setembro de 2005. Mais informações http://www.acquaviva.com.br/mudglobais

Dia 12

Inova recebe empresa Steviafarma
A empresa Steviafarma, que já licenciou uma patente da Unicamp, fará uma apresentação no dia 12, das 9 às 12h30, na Agência de Inovação da Unicamp (Inova). O tema será o planejamento para colocação das isoflavonas agliconas de soja no mercado. Mais informações pelo telefone 19-3788-5262
Yoshitaka Gushikem recebe Honoris Causa na Ucrânia

O professor do Instituto de Química da Unicamp Yoshitaka Gushikem receberá na Conferência Internacional de Química Inorgânica e Análises Químicas, a ser realizada de 12 a 18 de setembro em Kiev, capital da Ucrânia, o título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade V. N. Kharkiv. Mais http://www1.unicamp.br:8080/portal_v1F/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_4727/NUH_4727.html

Dia 13

Nepo realiza seminário internacional

O Núcleo de Estudos de População (Nepo) realiza no dia 13, a partir das 8h30, no Auditório do Instituto de Economia (IE), o seminário internacional "Vulnerabilidade e segregação sócio-espacial nas metrópoles latino-americanas". O evento marca as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto “Dinâmica intrametropolitana e vulnerabilidade nas metrópoles do interior paulista: Campinas e Santos”, apoiado pelo CNPq e Fapesp. Inscrições e outras informações pelo telefone 19-3788-5917 ou e-mail myrcia em nepo.unicamp.br.

III Semana de Fonoaudiologia

A III Semana de Fonoaudiologia será realizada de 13 a 16 de setembro, a partir das 9h30, no Auditório 5, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O encontro, organizado por alunas do Curso de Fonoaudiologia da Unicamp, tem por finalidade integrar estudantes e profissionais da área. Durante a semana estão previstas oficinas e mesas-redondas com a participação de renomados especialistas da área da Saúde (Fonoaudiologia, Medicina e Psicologia) e da área de Lingüística. Mais informações pelo e-mail semanadefono2005 em yahoo.com.br

Dia 14

Colloque Technologies du Langage

A Unicamp, em parceria com a Embaixada do Brasil e a Delegação do Brasil na Unesco, realiza, de 14 a 16 de setembro, na sede da Unesco (Paris), o Colloque Technologies du Langage. O evento será transmitido (ao vivo) pela Internet. Mais http://www.unesco.org/webworld/multilingualism

Dia 15

Talento 2005

E o seu futuro? Com esta pergunta, o evento Talento 2005, organizado pelo Núcleo das Empresas-Juniores da Unicamp, pretende alavancar futuras relações Universidade-empresa. O encontro, que acontece no dia 15 de setembro, no Ginásio Multidisciplinar (GMU), incluirá uma feira de recrutamento para trainees e estagiários. Nos estandes, todos terão as mesmas chances de cadastrar seus currículos para trabalhar em uma das mais de 19 empresas, em um banco único de oportunidades, localizado na área central da feira. Trata-se do maior evento de recrutamento da região de Campinas. No último, ocorrido em 2003, houve cerca de 5 mil participantes. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_4612/NUH_4612.html

Dia 16

Professora da UFScar profere palestra na DGA

A professora Junia Coutinho Anacleto Silva (UFScar) discute, dia 16 de setembro, às 14h30, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA), o tema “"Openmind Commonsende - versão Brasileira". A palestra é organizada pelo Núcleo de Informática Aplicada à educação (Nied). Outras informações pelo telefone 19-37888136.

Encontro discute opressão contra a mulher

O Centro Acadêmico de Ciências Humanas (CACH) e o Coletivo Feminista, ambos da Unicamp, promovem, de 16 a 18 de setembro, o I Encontro Contra a Opressão da Mulher (I Ecom). O evento contará com palestras, debates, grupos de trabalho, oficinas e atividades culturais. Confira a programação http://geocities.yahoo.com.br/ecomunicamp/programacao.html. Mais informações na página do evento http://geocities.yahoo.com.br/ecomunicamp/

Dia 17

Catarata e Diabetes

No dia 17, das 8 às 14 horas, o Núcleo de Prevenção da Cegueira do Hospital das Clínicas (HC) realiza mais uma campanha do Projeto Catarata e Diabetes. Mais informações pelo telefone 19-3788-7396.

Dia 18

Auditório da FCM é palco de teatro de bonecos

O Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) será palco no domingo (18), às 10 horas, para apresentação do teatro de bonecos “O Mágico de Oz”. Os ingressos custam R$ 10 (adulto) e R$5 (crianças até 12 anos) e estarão à venda no dia do espetáculo. A apresentação é parte do Projeto Parceiros Sociais, da Superintendência do Hospital das Clínicas (HC). O auditório da FCM fica na rua Tessália Vieira de Carmargo 126, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas, SP. Outras informações pelo telefone 19-3788-8001 ou e-mail parceirossociais em hc.unicamp.br.

Dia 19

Palestra na FE

As professoras Edwiges Pereira Rosa Camargo (FE /Puccamp) e Maria Solange Pereira Ribeiro (BC/Unicamp) discutem o tema “Educação superior e ações afirmativas: professores e alunos negros”. A palestra acontece dia 19, às 9 horas, na Sala da Congregação da Faculdade de Educação (FE). O encontro é organzado pela professora Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira (FE). Mais informações pelo telefone 19-37885565.

Seminários de Otimização do DMA

O Departamento de Matemática Aplicada (DMA) realiza, toda segunda-feira, às 14 horas, na sala de reuniões da unidade, os seminários de Otimização. Confira abaixo as palestras programadas para o segundo semestre de 2005. Outras informações pelo e-mail secdepto em ime.unicamp.br.
19/09 Estimação Robusta Usando OVO – Flávio Yano
26/09 Ajuste de Modelos Dinâmicos em Meteorologia – Feodor Pisnitchenko
03/10 Notas sobre a Implementação de SQP I – Wesley Shirabayashi/Larissa Xavier
10/10 Notas sobre a Implementação de SQP II – Sandra Santos
17/10 Notas sobre a Implementação de SQP III – Márcia Ap. Gomes Ruggiero
24/10 Otimização Global e Estatística Bayesiana – Jair da Silva
07/11 Problemas Inversos – Giovani da Silva
22/11 Problemas de Otimização em Finanças – Aristóteles Nogueira
28/11 Algoritmos e Teoria de Otimização sem Convexidade – Maria Laura Schuverdt.

Dia 22

Ensino Superior Francês

A Embaixada da França, a Agência EduFrance e o CenDoTeC (Centro franco-brasileiro de Documentação Técnica e Científica) organizam, de 22 a 29 de setembro, pela primeira vez no Brasil, uma série de eventos sobre o ensino superior francês. Os encontros são destinados para estudantes e professores universitários brasileiros. Mais http://www.edufrance.com.br/2/hotsite/encontrosp.html

Dia 23

Equipe da Unicamp é uma das
favoritas na Sae-Brasil de Aerodesign

A equipe Urubus da Unicamp é uma das favoritas na VII Competição SAE Brasil de AeroDesign. O evento acontece entre os dias 23 e 25 de setembro, no Centro Tecnológico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos e reunirá 61 equipes de 45 universidades e faculdades de engenharia nacionais e estrangeiras. O desafio dos futuros engenheiros é projetar e construir aviões em escala (nas classes regular ou aberta), radiocontrolados, que suportem a maior carga útil possível a partir de uma distância de decolagem máxima de 61 metros. Mais informações pelo e-mail msdiogo em companhiadeimprensa.com.br

Dia 24

IFGW organiza Oficina de Física

A 14ª Oficina de Física "Einstein e suas Contribuições" será realizada dia 24, a partir das 8h30, no auditório do IFGW. A oficina consistirá de palestras que apresentarão o desenvolvimento da pesquisa na área de Física, nos seus aspectos históricos, básicos e observacionais. São voltadas ao público leigo em geral e, principalmente, para professores do ensino médio. Confira a programação http://www.ifi.unicamp.br/extensao/oficinas/x_of_next.html#P. Mais informações no site http://www.ifi.unicamp.br/extensao/oficinas/x_oficinas.html

Dia 26

Encontro de secretários da área de saúde

O 15°Encontro de secretários da área da saúde será realizado a partir de 26 de setembro. O evento prossegue nos dias 28 e 30. Outras informações pelos telefones 19-3788-8565 ou 3788-8563. 

Congresso de Iniciação científica

O XVIII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp será realizado de 26 a 30 de setembro. Mais http://www.prp.rei.unicamp.br/pibic/xiiicongresso/

Encontros no CenPRA

Os encontros XII InfoDisplay, VII DisplayEscola e III BrDisplay acontecem no Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA) de 26 a 30 de setembro. Mais http://www.cenpra.gov.br/noticiaseeventos/2005/br_display/index.htm

Dia 28

Fórum de ATUs e ATDs

O Fórum de Assistentes Técnicos de Unidade (ATUs) e Assistentes Técnicos de Direção (ATDs) será realizado no dias 28, das 9 às 11 horas, no Auditório do Instituto de Economia (IE). O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) reúne sistematicamente profissionais com o intuito de trocar e atualizar informações sobre a dinâmica das atividades nas unidades e dar visibilidade aos projetos em andamento na Universidade. O último encontro acontece no dia 16 de novembro. Outras informações pelo telefone 19-3788 4704.

Filarmônica de Campinas faz apresentação beneficiente

A Orquestra Filarmônica de Campinas faz uma apresentação beneficente dia 28, às 8h30, no Salão Nobre da Sociedade Hípica de Campinas. A renda será utilizada para reestruturar o Serviço de Oncologia do Hospital das Clínicas (HC). Os ingressos a preço de R$25 (sem cadeira), R$50 (com cadeira) e R$100 (cadeira privilegiada) podem ser adquiridos na Superintendência do Hospital das Clínicas (HC), Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Centro Pluridiscillinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA), entre outros. Mais informações pelo telefone 19-3788-8002.

Dia 29

Professor da USP discute telemedicina na FCM

"O Desafio da Telemedicina" é o tema da palestra que o professor György Miklós Böhm, da Faculdade de Medicina (USP) profere nesta segunda-feira (29), às 11 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Mais informações pelo telefone 19-3788-8942.

APG's da Unicamp organizam Congresso Nacional de Pós-graduandos

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) realiza, de 29 de setembro até 2 de outubro, na Universidade Santa Cecília, em Santos-SP, o XIX Congresso Nacional de Pós-graduandos com o tema “Ciência e Projeto Nacional: O Papel da Pós-Graduação no Desenvolvimento Econômico e Social do país”. O evento é organizado pela Associação dos Pós-graduandos do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (APG-IFGW), Asssociação dos Pós-graduandos do Instituto de Química (APGQ) e pela Associação dos Pós-graduandos da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Confira a programação http://www.anpg.org.br/veja/congnaccnpg.htm e consulte a a página do evento http://www.anpg.org.br/veja/congnacpos.htm. Mais informações pelo e-mail lfarias em ifi.unicamp.br

Dia 30 

Presidente e diretor da Fundação Memorial
da América Latina visitam a Unicamp dia 30

O presidente da Fundação Memorial da América Latina, Fernando Leça, e o professor Eliézer Rizzo de Oliveira, diretor do CBEAL, visitam a Unicamp no dia 30 de setembro. Eles serão recepcionados às 10 horas, na Coordenadoria de Relações Internacionais e Institucionais (Cori), pelo professor Luís Cortez. Confira abaixo o programa de visita fornecido pela unidade.
10 horas - Recepção na Cori
Prof. Luís Cortez, Coordenador
Eliane Melo Zem, Área América Latina, Caribe e Oceania
10h30 - Reunião no Gabinete do Reitor
Prof. Dr. José Tadeu Jorge, Reitor
11 horas - Apresentação da Fundação Memorial da América Latina na Sala do Conselho Universitário
12h30 – Almoço na Reitoria

H.C.J.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l