Unicamp Hoje (20 de abril de 2006)

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qua Abr 19 00:00:00 BRT 2006


Unicamp Hoje (20 de abril de 2006)

Gilles Monceau ministra conferência na FCM

O professor Gilles Monceau ministra nesta quinta-feira (20), às 14 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a conferência “Transformar as práticas para conhecê-las: pesquisa-ação e profissionalização docente”. O evento é parte das atividades da disciplina Tópicos em Ciências Sociais, Medicina e Saúde e Sociedade: análise institucional-teoria e prática, ministrada pela professora Solange L'Abbate, no curso de pós-graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Medicina Preventiva e Social.  Monceau é professor e mestre de conferência na Universidade Paris 8 e também autor de vários artigos sobre temas relacionados a Educação. Atualmente é co-editor da revista de Análise Institucional "Cadernos de Implicação". A conferência terá tradução simultânea.

Casa do Lago exibe sessão de
curtas, animação e documentários

O Espaço Cultural Casa do Lago exibe nesta quinta-feira (20), às 14 horas, o filme Henfil em profissão cartunista, com direção de Marisa Furtado. Na seqüência, a tela será ocupada pela sessão de curtas “Animassão”. Nela, serão exibidos: De Janela pro Cinema (13 min.); Frankstein Punk (12 min.); Garota das Telas (15 min.); Nino (5 min.) e Shpluph (5 min.). Ainda nesta quinta-feira, às 16h30, serão apresentados os documentários Pasquim, a revolução pelo cartun e De Piracicaba, com humor, ambos dirigidos por Louis Chilson. Às 19 horas é a vez de Terceiro Encontro de Folclore, Os Arturos, Filhos do Rosário e Na Rota do Orixás.  As exibições fazem parte da semana de aniversário da unidade. O Espaço Cultural Casa do Lago fica na Rua Érico Veríssimo s/n. Mais informações pelo telefone 19-3788-7017 ou e-mail casadolago em reitoria.unicamp.br

Comvest recebe inscrições para oficina de redação

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) recebe até esta quinta-feira (20), inscrições para a oficina “A Redação no Vestibular Unicamp”. Devem ser feitas exclusivamente pela Internet (http://www.comvest.unicamp.br/oficina_redacao/oficina.html). A oficina será realizada nos quatro domingos do mês de maio (7, 14, 21 e 28/05), das 8 às 13 horas, no campus da Unicamp, em Campinas.  Serão oferecidas 300 vagas: 100 para professores do ensino médio da rede particular, 150 para professores do ensino médio de escolas públicas e outras 50 vagas destinadas a alunos de graduação e de pós-graduação. A taxa de inscrição é de 150 reais para professores de escolas particulares, 75 reais para os estudantes e 50 reais para professores de escolas públicas. Mais detalhes pelo telefone 19-3788-1782 ou e-mail sabine em comvest.unicamp.br.

Concurso para livre-docente - FCM

A Unicamp recebe até esta quinta-feira (20), inscrições para o Concurso de Livre Docência, na área de Anatomia Patológica, na disciplina MD-644, do Departamento de Anatomia Patológica, da Faculdade de Ciências Médicas. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 16h30, na Secretaria do Departamento de Anatomia Patológica da Faculdade de Ciências Médicas, mediante requerimento dirigido ao Chefe do Departamento de Anatomia Patológica da FCM, indicando nome, data de nascimento, filiação, naturalidade, estado civil, endereço e identidade, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 21/3/2006, ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/02P255432005.pdf. Mais informações pelos telefones 19-3788-8933, com Marisa.

IB seleciona professor-doutor

A Unicamp recebe até esta quinta-feira (20), inscrições ao processo seletivo de provas e títulos, para preenchimento de uma função de Professor Doutor, nível MS-3, em RTP, pelo prazo de até seis anos. É para as áreas de Fisiologia e Biofísica Celular, Fisiologia e Biofísica do Sistema Digestivo e da Nutrição, Fisiologia e Biofísica Endócrina e Metabólica, Fisiologia e Biofísica Renal e do Meio Interno e Fisiologia e Biofísica Neural. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria do IB, mediante requerimento dirigido ao diretor da unidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 21/3/2006, ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/07P030722006.pdf. Mais informações pelos telefones 19-3788-6357 (Maria Conceição Francisco Romero).

Monteiro Lobato

Conheça exposição virtual de Monteiro Lobato, parte das comemorações dos 40 anos da Unicamp em http://www.ano40.unicamp.br/expo_monteiro_lobato.html.

---
EM ANDAMENTO
---

Livros da Companhia das Letras com 25% de
desconto nas Livrarias da Editora da Unicamp

Até 28 de abril acontece nas livrarias da Editora da Unicamp a Feira Companhia das Letras. Nela, a comunidade acadêmica e universitária poderá adquirir livros do catálogo da editora com 25% de desconto. O intuito principal é viabilizar a aquisição de títulos de parceiras renomadas da Editora da Unicamp, como a Companhia das Letras e, assim, dar continuidade ao movimento de incentivo ao hábito da leitura. Dentre as ofertas, o leitor poderá encontrar o novo selo Companhia de Bolso, composto por edições de obras de grandes autores, com preços acessíveis — que, com o desconto oferecido pela Companhia das Letras, ficarão ainda melhores. Uma boa sugestão para presentear ou mesmo desfrutar de grandes obras a preços bastante atrativos. Também farão parte da feira os livros mais procurados e os lançamentos. A Editora da Unicamp possui duas livrarias: uma localizada no prédio da Biblioteca Central “César Lattes e a outra, no Instituto de Estudos da Linguagem. Ambas funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas. Informações: Livraria BC – 19-3788-7030, Livraria IEL – 19-3788-4140.

Paulo Madureira expõe poemas no Espaço das Artes da FCM

A exposição "Palavras precisas", seleção de poemas do médico infectologista Paulo Madureira, pode ser visitada até o dia 28, das 8h30 às 17h30, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O Espaço fica na Rua Tessália Vieira de Camargo, 126. A entrada é franca.

---
EM DIA
---

Vacinação contra a gripe 

O Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) da Unicamp ampliou a campanha especial de vacinação contra a gripe. Agora toda a comunidade universitária do campus pode receber a vacina, das 8 às 18 horas. Na primeira fase, iniciada dia 3, apenas funcionários e docentes eram atendidos. Alunos e funcionários Funcamp estão incluídos no atendimento que prossegue até o fim das doses em estoque. Informações adicionais pelos telefones 19-3788-9025 ou 3788-9026.

Nanoaventura

Explorar laboratórios, criar nanocircuitos, desenvolver um medicamento mais eficaz e materiais mais eficientes como se fosse um cientista de verdade. Conheça e confira a programação do Projeto Nanoaventura, do Museu Exploratório de Ciências de Campinas.

GAPC

O Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), entidade sem fins lucrativos, oferece, gratuitamente, oficinas de Artes, medicamentos, alimentação, fraldas geriátricas e cadeiras de rodas para portadores de câncer. Além destes recursos o GAPC presta atendimento de serviço social, psicológico, orientação nutricional, tarapia com Reiki/Florais e terapia ocupacional em grupo. O atendimento é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 11 horas, na rua Professor Luiz Rosa, 164, Botafogo. Outras informações pelo telefone 19-3235 1933.

Pastoral universitária 2006

A Pastoral Universitária retoma suas atividades. As missas acontecem às terças-feiras às 18h10 e quintas às 12h15. Os encontros são as quartas-feiras das 12h30 às 18 horas. O Grupo de oração começa às 12h15 às terças-feiras e quintas às 18 horas. As atividades são realizadas na sala PB-18 do Ciclo Básico 2 (prédio básico). Mais informações pelo e-mail pastoral.unicamp em igmail.com

---
TESES
---

Faculdade de Engenharia Mecânica 

“Um processo de melhoria pela diversificação mercadológica,com mensuração de resultados através do Balanced Scorecard” (mestrado). Candidato: Massimo Jorge Isaac. Orientador: professor Ademir José Petenate. Dia 20 de abril, às 14 horas, no auditório ID-2 da FEM.

Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica 

“Programação da grade de horário em escolas de ensino fundamental e médio” (mestrado). Candidata: Vânia Nobre de Sousa. Orientador: professor Antônio Carlos Moretti. Dia 20 de abril, às 10 horas, na sala 253 do Imecc.

Instituto de Química 

“Desenvolvimento de métodos para determinação de número de cetano e aditivo para número de cetano por espectroscopia no infravermelho próximo e infravermelho médio” (mestrado). Candidato: Mauro José Lauro. Orientador: professor Célio Pasquini. Dia 20 de abril, às 9 horas, na sala F10 do IQ.

“Resolução cinética dinâmica da (±)-2-hidroxi-1-indanona mediada por Trichosporon cutaneum” (mestrado). Candidata: Tarcila Cazetta. Orientador: professor José Augusto Rosário Rodrigues. Dia 20 de abril, às 9 horas, no miniauditório do IQ.

---
INSCRIÇÕES
---

Seminário de Gerontologia da Unicamp recebe inscrições

As inscrições para participar do II Seminário de Pesquisa em Gerontologia da Unicamp, evento a ser realizado nos dias 4 e 5 de maio, das 8 às 18 horas, no SESC-Campinas, podem ser feitas até 23 de abril. É direcionado para estudantes e profissionais de Gerontologia. O objetivo é divulgar as metodologias de pesquisa (com foco em validação de instrumentos) e de dados brasileiros (com foco em pesquisas de base populacional); promover interação entre pesquisadores visando ao estabelecimento de bases para futuros intercâmbios entre instituições, além de promover o intercâmbio entre os programas brasileiros de pós-graduação e graduação em Gerontologia. O seminário contará com simpósios, conferências, palestras e sessões de pôsteres. Outras informações pelo e-mail semgeron em unicamp.br ou na página do evento http://www.fe.unicamp.br/semgeron

Bolsas Pibic/CNPq – SAE

A Pró-Reitoria de Pesquisas (PRP) da Unicamp recebe, até 28 de abril, inscrições para pedidos de concessão de bolsas de iniciação científica através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) em parceria com o CNPq e, também, pelo programa de bolsas do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). Podem ser feitas no site http://www.prp.unicamp.br/pibic.

Diplomacia Econômica: curso, com inscrições
abertas, começa 2 de maio na USP

A segunda edição do curso de especialização de Diplomacia Econômica (modalidade extensão), do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, começa no dia 2 de maio, na Universidade de São Paulo (USP). Com duração de quatro bimestres (372 horas), será ministrado às terças, quartas e quintas–feiras, das 19h30 às 22h30. Participam docentes do IE da Unicamp e de outras unidades, da USP, Unesp, universidades privadas, além de técnicos ligados às negociações dos setores público e privado. O curso é parte de um convênio entre a Unicamp e a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), sediada em Genebra. A primeira edição ocorreu em 2003-2004. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Extensão do IE (http://www.eco.unicamp.br/cursos/Folder_Diplomacia_Economica_2006.htm). Outras informações pelos telefones 19-3788-5709 ou 37885728. 

Sinfônica Jovem recebe inscrições
para Workshop de Regência Orquestral

A Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas recebe, até 5 de maio, inscrições para o IV Workshop de Regência Orquestral da Unicamp. O evento será realizado de 30 de maio até 3 de junho, no Instituto de Artes (IA). A taxa de inscrição é de R$50 (ouvintes) e R$100 (para regentes). O pagamento deve ser efetuado no primeiro dia do curso. Os interessados em participar como ouvintes devem enviar correspondência com cópia de currículo e gravação de regência em vídeo (DVD ou VHS) para Workshop de Regência Orquestral da Unicamp, Caixa postal 6161, Cidade Universitária “Zeferino Vaz, Campinas-SP, CEP 13083-979. Outras informações pelo telefone 19-3788-1702 ou e-mail vicprod em unicamp.br

Extecamp e FEQ recebem inscrições para cursos de extensão

A Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) recebe, até 15 de maio, pela Internet, ou diretamente em sua unidade (Av. Roxo Moreira, 1831, campus da Unicamp), inscrições para o curso “Bioquímica Aplicada ao Laboratório Clínico”. O curso tem como público-alvo profissionais da área da saúde que queiram adquirir conhecimentos específicos na área. Química Têxtil (http://www.feq.unicamp.br/extensao/curso-de-extensao/moduloQuimicaTextil.htm) é outro curso com inscrições abertas, viabilizado pela Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Direcionado para profissionais que atuem, ou interessados em atuar em empresas têxteis na área de química têxtil, as inscrições podem ser feitas até 10 de maio pelo e-mail extensão em feq.unicamp.br. Confira a relação completa dos cursos oferecidos pela Extecamp (http://www.extecamp.unicamp.br/cursosextensao.asp). Saiba também como se inscrever no endereço eletrônico (http://www.extecamp.unicamp.br/inscricao.asp). Outras informações pelos telefones 19-3788-4646 e 3788-4647.

Conferência global de sustentabilidade

Estão abertas as inscrições de trabalhos para a IV Global Conference on Sustainable Product Development and Life Cycle Engineering, que acontecerá de 3 a 6 de outubro de 2006 na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Universidade de São Paulo (USP). O evento reunirá os maiores especialistas do mundo na área de Sustentabilidade Industrial, incluindo profissionais da Universidade Técnica de Berlin, do Rochester Institute of Technology, dos E.U.A., da Shanghai Jiao Tong University, da China e de outras universidades e centros de pesquisa internacionais e nacionais. Os resumos podem ser enviados até 15 de maio e os artigos completos até 31 de julho, redigidos em inglês. Os artigos serão publicados nos Anais da conferência. Mais http://www.gcsm.org.br/

Unicamp de Portas Abertas recebe inscrições de escolas

A Unicamp mais uma vez abre as portas para partilhar os conhecimentos desenvolvidos em suas unidades de ensino e pesquisa. O formulário de inscrições para escolas de ensino médio e fundamental de todo o Brasil já está disponível na página da Universidade de Portas Abertas-UPA (http://www.upa.unicamp.br/index.shtml). Este ano, as visitas se realizarão nos dias 1 e 2 de setembro. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNP/NP_1319/NP_1319.html

---
CONCURSOS
---

Faculdade de Engenharia Mecânica

A Unicamp recebe até 24 de abril, inscrições ao concurso para provimento de 1 cargo de Professor Doutor, nível MS-3, em RTP, na área de Projeto Mecânico, nas disciplinas de ES 723 – Dispositivos Eletro-Mecânicos, ES 725 – Inteligência Artificial Aplicada e ES 927 – Controle de Sistemas Robóticos, do Departamento de Projeto Mecânico. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 16h30, na Seção de Apoio Administrativo da Faculdade de Engenharia Mecânica, mediante requerimento dirigido ao Diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 22/3/2006, ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/03P253872005.pdf. Mais informações pelos telefones 19-3788-3209 ou 3788-3208. 

Faculdade de Engenharia Mecânica

A Unicamp recebe até 24 de abril, inscrições ao concurso para provimento de um cargo de professor doutor, nível MS-3, em RTP´. È na área de Projeto Mecânico, nas disciplinas de Eletrônica para Automação Industrial, Redes de Comunicação em Ambiente Industrial e Automação Industrial, do Departamento de Projeto Mecânico. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 16h30, na Seção de Apoio Administrativo da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), mediante requerimento dirigido ao Diretor da unidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 22/3/2006, ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/03P253862005.pdf. Mais informações pelos telefones 19-37883209 ou 37883208. 

Faculdade de Educação

A Unicamp recebe até 25 de abril, inscrições para o processo seletivo de provas e títulos, para o preenchimento de uma função de Professor Doutor, nível MS-3, em RTP, área de Metodologia de Ensino, nas disciplinas de Didática Aplicada ao Ensino de Sociologia, Escola e Cultura, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II, Prática de Ensino de Sociologia e Estágio Supervisionado I e Prática de Ensino de Sociologia e Estágio Supervisionado II. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria da Facudade de Educação, mediante requerimento dirigido ao diretor da faculdade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 24/3/06, ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/19P052442006.pdf. Mais informações pelos telefones 19-3788-7965, com Vera Lúcia Gonçalves 

Instituto de Estudos da Linguagem 

A Unicamp recebe até 27 de abril, inscrições ao Concurso de Livre Docência na área de Fonética e Fonologia, do Departamento de Lingüística, do Instituto de Estudos da Linguagem. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na secretaria dos Departamentos do IEL, mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigida ao diretor da unidade, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 28/3/2006. Informações pelo telefone 19- 3788-1500 (com Gilmar) ou pelo endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/21P053402006.pdf 

Instituto de Artes

A Unicamp recebe até 2 de maio, inscrições ao concurso público de provas e títulos, para preenchimento de 1 cargo de Professor Doutor, nível MS-3 em RTP. É na rea de Comunicação, para as disciplinas História do Cinema Mundial I e II, do Departamento de Cinema do Instituto de Artes (IA). As inscrições podem ser feitas das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria do Instituto de Artes e será efetuada mediante requerimento dirigido ao diretor da unidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos seguintes documentos constantes no Diário Oficial de 1/4/2006 ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/21P053402006.pdf. Mais informações pelo telefone 19-3788-7172 (Silvia Helena)

Instituto de Artes

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe, até 22 de maio, inscrições ao concurso público de provas e títulos, para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Multimeios e Artes, do Departamento de Multimeios do Instituto de Artes (IA). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da SG, mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Reitor da Universidade Estadual de Campinas, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 17/2 ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P216752004.pdf. Outras informações pelo telefone 19- 3788-7172 (Silvia)

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe, até 5 de junho, inscrições ao concurso público, para provimento de um cargo de professor titular nível MS6, em RTP. É para a área de Microbiologia e Imunologia, nas disciplinas DB-106 Microbiologia Geral, DB-209 Imunologia e DP-201 Pré-Clínica II, do Departamento de Diagnóstico Oral, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas.  As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da SG, mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Reitor da Universidade Estadual de Campinas, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 7/3 telefone 19-3412-5205 ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P265232005.pdf

Instituto de Estudos da Linguagem 

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe, até 12 de junho, inscrições ao Concurso Público para Provimento de um cargo de Professor Titular, nível MS-6, em RTP. Área de Aquisição da Linguagem nas disciplinas psicolingüística e psicolingüística I, no Instituto de Estudos da Linguagem (Departamento de Lingüística). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da SG, mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Reitor da Universidade Estadual de Campinas, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 11/03. Confira o edital em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P056022005.pdf. Mais informações pelo telefone 19-3788-1500.

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe, até 3 de julho, inscrições ao concurso público de provas e títulos, para provimento de 01 cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Teoria e Pensamento Social, para as disciplinas Pensamento Social I, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). As inscrições podem ser feitas das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral (sala 14) e será efetuada mediante requerimento dirigido ao Reitor da Universidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 1/4/2006 ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P139822003.pdf. Mais informações pelo telefone 19-3788-1581 (Maria Stella).

Veja também concursos abertos para:

Docentes (http://www.sg.unicamp.br/procsel/concurso.asp)
Servidores (http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/)

---
AGENDE-SE
---

Dia 21

Tiradentes

O expediente administrativo da Unicamp não funciona no dia 21 de abril, sexta-feira, feriado de Tiradentes. Nos setores essenciais como área médica (Hospital das Clínicas, Caism, Hemocentro...), telefonia e vigilância, entre outros, o atendimento não será interrompido. Veja o calendário 2006 http://rhuec.dgrh.unicamp.br/formasc/ofcirc/novo_cons2_ofc.asp?par_nivel1=023&par_nivel2=2005. 

Dia 24

FEF promove Colóquio Internacional de Pesquisa em Educação Física

A Faculdade de Educação Física (FEF) promove nos dias 24 e 25, a partir das 9h30, no Auditório I do Centro de Convenções, o Colóquio Internacional de Pesquisa em Educação Física. As inscrições, gratuitas,  podem ser feitas no site http://www.fef.unicamp.br/coloquio/ficha_inscricao.asp até dia 23. Participam como palestrantes: Margareth Rago e Carmem Lúcia Soares (Unicamp); Ângela Aisenstein (UBA- Argentina); Denise B. Sant’Anna (PUC-SP); Jacques Gleyse (L’IUFM Montpellier/França); Marcus Aurélio Taborda de Oliveira (UFPr) e Tarcísio Mauro Vago (UFMG). O evento é aberto à participação de alunos de graduação e pós da Unicamp e de outras instituições, professores e profissionais da área. O encontro, coordenado pela professora Carmem Lúcia Soares é apoiado pela Fapesp e Faepex. Confira a programação completa http://www.fef.unicamp.br/coloquio/index.asp?op=3. Outras informações pelos telefones 19-3788-6616 e 3788-6604. 

Professor da Universidade de Lisboa ministra seminário na FE

“Educação e patrimônio: cultura material escolar” é o tema que o professor Rogério Fernandes, da Universidade de Lisboa (Portugal), discute em um seminário marcado para o dia 24, às 10 horas, na sala da congregação da Faculdade de Educação (FE).  O encontro, coordenado pela professora Maria Cristina Menezes é parte da série de seminários da Pós-graduação FE. Confira outros eventos programados pela unidade no site http://www.fe.unicamp.br/servicos/eventos-agenda-abril.html. Outras informações pelo telefone 19-3788-5565.

Lançamento

O lançamento do livro “Teia do Saber – Capacitação de Professores da Rede Pública” será no dia 24, às 11 horas, no auditório da Biblioteca Central “César Lattes” (BC-CL). Leia matéria publicada pelo Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/abril2006/ju318pag4.html

Campanha Nacional de Vacinação do Idoso

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso será realizada de 24 abril a 15 de maio. No período, o Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE), do Hospital das Clínicas (HC), oferecerá, para pacientes internados com 60 anos ou mais, os seguintes imunobiológicos: vacina contra gripe, difteria e tétano (dT:dupla adulto): esquema básico ou reforço e contra Pneumococo 23 – valente. As vacinas deverão ser incluídas na prescrição médica para pacientes internados e solicitadas ao CRIE, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas, pelo ramal 87763. Para os pacientes ambulatoriais é necessário apenas fazer o encaminhamento ao serviço de vacinas, no terceiro andar do HC. Outras informações pelo ramal 87763.

Cipa-Unicamp organiza IV Semana
Municipal de Acidentes do Trabalho

A Comissão Interna de Acidentes do Trabalho (Cipa), da Unicamp, é uma das organizadoras da IV Semana Municipal de Prevenção de Acidentes de Trabalho, evento a ser realizado de 24 a 28 de abril, a partir das 8h30, no auditório do Centro de Educação Profissionalizante de Campinas "Antônio da Costa Santos". (Praça dos Expedicionários, 145, ao lado da Estação Cultura). Outras informações pelo telefone 19-37887829.

Dia 25

Pró-reitor de Graduação ministra aula magna na FOP

O professor Edgar Salvadori de Decca, pró-reitor de Graduação da Unicamp, ministra uma aula magna no dia 25, às 10 horas, no Salão Nobre da FOP. Salvadori fala sobre "Tiradentes, o herói esquartejado".

Fórum Permanente de Arte e Cultura

A próxima edição do Fórum Permanente de Arte e Cultura, intitulado “Educação Cultura e Arte”, acontece no dia 25, a partir das 9 horas, no Auditório da Biblioteca Central “César Lattes (BC-CL). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas, no endereço http://www.cori.unicamp.br/foruns/artes21.php#ins. O evento, organizado pela Faculdade de Educação e pelo grupo “Caixeiras da Guia”, é apoiado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Confira a programação http://www.cori.unicamp.br/foruns/artes21.php#3. Outras informações mcris em unicamp.br

Editora traz Marçal de Aquino para
o encontro "Conversa com o autor"

A Editora da Unicamp promove no dia 25, às 11 horas, no auditório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), mais um encontro da série Conversa com o Autor. Na 6ª edição o bate-papo contará com a presença do escritor e roteirista Marçal Aquino. A iniciativa da Editora da Unicamp em promover o estímulo à leitura e ao debate também envolve suas parcerias — como a que concretiza durante todo o mês de abril, com descontos de 25% nos títulos da Companhia das Letras —, a fim de estabelecer encontros informais entre autores e leitores. Marçal Aquino é autor de obras como O invasor, novela que serviu de matriz para o filme homônimo dirigido por Beto Brant, Cabeça a prêmio e seu último lançamento pela Companhia das Letras, Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios. Após a palestra o autor fará uma sessão de autógrafos no jardim da Livraria da Editora da Unicamp, também localizada no IEL.

IFGW sedia Workshop on Polymer Optical Fibers

O International Workshop on Polymer Optical Fibers acontece nos dias 25 e 26, no auditório do Instituto de Física “Gleb Wataghin”. O professor Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp, profere às 9 horas, uma palestra de abertura. O evento conta com a presença de vários cientistas de renome internacional. Confira a programação. Outras informações na página do evento

Editora vende livros com
descontos no Ceset e na FOP

A unidade móvel da Editora da Unicamp comercializa dia 25, no Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset), os livros da Cia. das Letras com 25% de desconto. O objetivo é levar a feira de livros para docentes, alunos e servidores, que não têm tempo ou disponibilidade para visitar as Livrarias da Editora. No dia 26 a unidade móvel atenderá a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP).

Dia 26

Diretor de marketing da Fasa-Fibra ótica
ministra palestra no Centro de Computação

O diretor de Marketing Wilson Sallouti, da empresa FASA-Fibra ótica, ministra no dia 26, das 10 às 12 horas, no auditório do Centro de Computação (CCUEC), a palestra “Fibra ótica – iluminação além da imaginação”. É destinada par arquitetos, decoradores, lighting designers, paisagistas, comunicadores visuais e profissionais da área de iluminação. A Fasa foi a primeira empresa a trabalhar com a iluminação em fibra ótica para fins arquiteturais, decorativos e de comunicação visual no país. As inscrições podem ser feitas por meio do endereço eletrônico http://www.rau-tu.unicamp.br/seven/subscribe.php?e_type=lecture.

Dia 27

FCM organiza seminário internacional 
para avaliar programas e serviços de saúde

O I Seminário internacional sobre avaliação de programas e serviços de saúde, organizado pelo Grupo de Pesquisa Saúde Mental e Saúde Coletiva: Interfaces, pelo Departamento de Medicina Preventiva e Social e pelo Laboratório de Pesquisa Qualitativa da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), será realizado nos dias 27 e 28. A abertura do evento ocorre a partir das 9 horas, no auditório da Associação de Docentes da Unicamp (Adunicamp). Participam pesquisadores e professores da Unicamp, Universidade de Montreal, Universidad de Lanús, SMS Cidade de Buenos Aires, Usp e Fiocruz. A programação completa e as inscrições estão disponíveis na página da FCM. Mais informações pelo telefone 19-3788-8037 ou na página do evento http://www.fcm.unicamp.br/congressos/progrsersaude/seminario.php

Palestras FE

“Vozes em defesa da ordem: o debate entre o público e o privado na Educação (1945-1968)” é o tema que o pós-graduando Marco Antonio de Oliveira Gomes (FE-Unicamp), discute no dia 27, às 17 horas, na sala da congregação do FE. Na seqüência, outro pós-graduando, Lalo Watanabe Minto, aborda “As reformas do ensino superior brasileiro: do golpe de 1964 aos anos 90”. A realização é do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR). Confira outros eventos programados pela unidade no site http://www.fe.unicamp.br/servicos/eventos-agenda-abril.html. Outras informações pelo telefone 19-3788-5565.

Dia 28

Elaine Pereira da Silva lança 
Pérola Negra – História de um Caminho

O lançamento do livro “Pérola Negra – História de um Caminho”, de Elaine Pereira da Silva, será no dia 28, a partir das 15h, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A tarde de autógrafos contará com uma extensa programação artístico-cultural (abaixo).  A divulgação da obra terá continuidade no dia 3 de maio, no Clube Semanal de Cultura Artística; e no dia 13 de maio, no Centro de Convivência Cultural, ambos em Campinas. Leia matéria publicada pelo Jornal da Unicamp (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/maio2003/ju213pg11b.html)
Programação:
15 às 16 horas - Grupo de Teatro "Blind and Company" encenando a peça “Consciência sim, preconceito não”
16 às 17 - MPB com Henrique Torres e convidado
17 às 19 - MPB com Antonio Carlos Montone
19 às 19h20 - Mágica com o médico Jamiro Wanderley
19h20m às 20 - Palestra e poesia "Cântico Negro" com a autora do livro
20h - Encerramento com Coral Gospel Kadmiel - Regente Nilton Silva e apresentação de dança com Paula Salles.

HISTEDBR organiza colóquio e lançamento de livro na FE

O Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR), da Faculdade de Educação (FE), organiza no dia 28, às 18h30, na Sala da Congregação da FE, o colóquio “Ética e educação: reflexões filosóficas e históricas”. Participam os professores Cesar Nunes, José Claudinei Lombardi, José Luis Sanfelice e Pedro Goergen. Após o colóquio será lançado o livro Ética e educação: reflexões filosóficas e históricas, organizado José Claudinei Lombardi e Pedro Goergen (Editora Autores Associados). Confira outros eventos programados pela unidade no site (http://www.fe.unicamp.br/servicos/eventos-agenda-abril.html). Outras informações pelo telefone 19-3788-5565.

Dia 29

Quanta Júnior organiza “Treinamentos de Outono”

O evento “Treinamentos de Outono” será realizado na Unicamp, de 29 de abril até 1 de maio. A Empresa Júnior do Instituto de Física, a Quanta Júnior, é a coordenadora. Espera-se a presença de 110 alunos de todas as Empresas Juniores pertencentes à Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo Fejesp (http://www.fejesp.org.br/). O intuito do evento é capacitar e desenvolver as habilidades em gestão de projetos, finanças e qualidade das Empresas Juniores e fortalercer, assim, o Movimento das Empresas Juniores. Confira o site do evento, ainda em construção http://www.quanta.org.br/treinamentos/index2.htm

(H.C.J.)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l