Unicamp Hoje (28 de abril de 2006)

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qui Abr 27 00:00:00 BRT 2006


Unicamp Hoje (28 de abril de 2006)

Anselmo Eduardo Diniz toma
posse como novo diretor da FEM

O professor Anselmo Eduardo Diniz, do Departamento de Engenharia de Fabricação (DEF), será empossado como novo diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). A solenidade de posse acontece nesta sexta-feira (28), às 10 horas, no auditório (bloco I) da unidade. Diniz substitui o professor Kamal Abdel Radi Ismail. Na ocasião, o professor Robson Pederiva, do Departamento de Projeto Mecânico (DPM), assume a diretoria-associada da unidade. Ambos exercerão o mandato de 4 anos (2006-2010). A FEM fica na Rua Mendeleiev, 200, campus da Unicamp. Informações: 19-37883209.

AFPU organiza palestra internacional

A 1ª palestra internacional sobre planejamento estratégico e melhoria de processos será ministrada na Unicamp pelo consultor norte-americano Cliff Norman. O evento, organizado pela Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU), ocorre nesta sexta-feira (28), das 10 às 12 horas, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O evento é direcionado para gerentes da Unicamp. Norman é sócio da Associates in Process Improvement – API, co-autor do livro “The Improvement Guide” e da Metodologia de Melhoria de Processos, atualmente utilizada pelo Programa de Desenvolvimento Gerencial da Unicamp. O encontro terá tradução simultânea. Informações: afpu em reitoria.unicamp.br

Cipa realiza encontro sobre
segurança e saúde do trabalhador

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA), da Unicamp, realiza nesta sexta-feira (28), a partir das 14 horas, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA), o “Dia Mundial de Segurança e Saúde do Trabalhador - Trabalho decente, trabalho seguro - HIV/AIDS”. No encontro, às 14h15, será lançada a campanha “Acidente Não!”. Às 14h30, a assistente social Aparecida do Carmo Miranda Campos, fala sobre o Programa DST/HIV/Aids. Na seqüência, os participantes dedicam um minuto de silêncio, em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho. O evento, com encerramento previsto para as 16 horas, é aberto à comunidade. Informações: 19-3788-7829.

Villa-Lobos em cartaz, na Casa do Lago

O Espaço Cultural Casa do Lago exibe nesta sexta-feira (28), em sua sessão de cinema, às 16h30 e 18 horas, o filme Villa-Lobos – Uma Vida de Paixões. A entrada é gratuita. O Espaço Cultural Casa do Lago fica na Rua Érico Veríssimo s/n, campus da Unicamp. Informações: 19-3788-7017.

HISTEDBR organiza colóquio
e lançamento de livro na FE

O Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR), da Faculdade de Educação (FE), organiza nesta sexta-feira (28), às 18h30, na Sala da Congregação da FE, o colóquio “Ética e educação: reflexões filosóficas e históricas”. Participam os professores Cesar Nunes, José Claudinei Lombardi, José Luis Sanfelice e Pedro Goergen. Após o colóquio será lançado o livro Ética e educação: reflexões filosóficas e históricas, organizado José Claudinei Lombardi e Pedro Goergen (Editora Autores Associados). Confira outros eventos programados pela unidade no site. Outras informações pelo telefone 19-3788-5565.

Corinta Geraldi ministra palestra na FE

A professora Corinta Geraldi ministra nesta sexta-feira (28), às 9 horas, na sala LL-2 da Faculdade de Educação (FE), a palestra “O saber docente, a formação do professor e a pesquisa”. Corinta pertence ao Departamento de Ensino e Práticas Culturais da FE.

Elaine Pereira da Silva lança
Pérola Negra - História de um Caminho

O lançamento do livro “Pérola Negra – História de um Caminho”, de Elaine Pereira da Silva, acontece nesta sexta-feira (28), a partir das 15 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A tarde de autógrafos contará com uma extensa programação artístico-cultural. A divulgação da obra terá continuidade no dia 3 de maio, no Clube Semanal de Cultura Artística; e no dia 13 de maio, no Centro de Convivência Cultural, ambos em Campinas. Leia matéria publicada pelo Jornal da Unicamp.

"Colocando a visão em forma"
é tema de palestra no IC

“Colocando a visão em forma (não que ela esteja gordinha)” é o tema da palestra que o professor Roberto Marcondes César Júnior, da Universidade de São Paulo (USP), ministra nesta sexta-feira (28), às 14 horas, na sala 85 do Instituto de Computação (IC). No encontro serão apresentados alguns projetos em desenvolvimento no IME-USP, que envolvem a análise de formas como o “reconhecimento de estruturas de ramificação usando técnicas multi-escala”, “seleção de características usando entropia condicional”  e “reconhecimento estrutural de padrões através de casamento inexato entre grafos”. O evento faz parte da série de Seminários do IC. Informações: 19-3788-5864.

Livros da Companhia das Letras com 25% de
desconto nas Livrarias da Editora da Unicamp

Até esta sexta-feira (28) acontece nas livrarias da Editora da Unicamp a Feira Companhia das Letras. Nela, a comunidade acadêmica e universitária poderá adquirir livros do catálogo da editora com 25% de desconto. O intuito principal é viabilizar a aquisição de títulos de parceiras renomadas da Editora da Unicamp, como a Companhia das Letras e, assim, dar continuidade ao movimento de incentivo ao hábito da leitura. Dentre as ofertas, o leitor poderá encontrar o novo selo Companhia de Bolso, composto por edições de obras de grandes autores, com preços acessíveis — que, com o desconto oferecido pela Companhia das Letras, ficarão ainda melhores. Uma boa sugestão para presentear ou mesmo desfrutar de grandes obras a preços bastante atrativos. Também farão parte da feira os livros mais procurados e os lançamentos. A Editora da Unicamp possui duas livrarias: uma localizada no prédio da Biblioteca Central “César Lattes" e a outra, no Instituto de Estudos da Linguagem. Ambas funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas. Informações: Livraria BC – 19-3788-7030, Livraria IEL – 19-3788-4140.

Reunião do Programa Alfa-estrela

A reunião geral do Programa Alfa-estrela “A educação continuada em agricultura sustentável e segurança alimentar” prossegue até esta sexta-feira (28), no auditório da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri). O evento é coordenado pela professora Sônia Maria Bergamasco (Feagri). Outras informações pelo telefone 19-3788-2900.

Paulo Madureira expõe poemas
no Espaço das Artes da FCM

A exposição "Palavras precisas", seleção de poemas do médico infectologista Paulo Madureira, pode ser visitada até esta sexta-feira (28), das 8h30 às 17h30, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O Espaço fica na Rua Tessália Vieira de Camargo, 126. A entrada é franca.

Monteiro Lobato

Conheça exposição virtual de Monteiro Lobato, parte das comemorações dos 40 anos da Unicamp (http://www.ano40.unicamp.br/expo_monteiro_lobato.html)

---
EM ANDAMENTO
---

Campanha Nacional de Vacinação do Idoso

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso prossegue até o dia 15 de maio. No período, o Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE) do Hospital das Clínicas (HC), oferecerá, para pacientes internados com 60 anos ou mais, os seguintes imunobiológicos: vacina contra gripe, difteria e tétano (dT:dupla adulto): esquema básico ou reforço e contra Pneumococo 23 – valente. As vacinas deverão ser incluídas na prescrição médica para pacientes internados e solicitadas ao CRIE, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas, pelo ramal 87763. Para os pacientes ambulatoriais é necessário apenas fazer o encaminhamento ao serviço de vacinas, no terceiro andar do HC. Outras informações pelo telefone 19-3788-7763.

IFGW organiza "Experimente a Física” e “Exposição de Holografia"

O Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) organiza até 30 de junho, com apoio do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), os eventos "Experimente a Física" e "Exposição de Holografia". Podem ser visitados às segundas-feiras (13 às 15 e das 17h30 às 19h30) e às sextas-feiras (11 às 13 horas), na sala LEB-114 (prédio de Laboratórios de Ensino de Física). Mais informações pelo telefone 19-3788-2451.

---
EM DIA
---

Vacinação contra a gripe 

O Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) da Unicamp ampliou a campanha especial de vacinação contra a gripe. Agora toda a comunidade universitária do campus pode receber a vacina, das 8 às 18 horas. Na primeira fase, iniciada dia 3, apenas funcionários e docentes eram atendidos. Alunos e funcionários Funcamp estão incluídos no atendimento que prossegue até o fim das doses em estoque. Informações adicionais pelos telefones 19-3788-9025 ou 3788-9026.

Nanoaventura

Explorar laboratórios, criar nanocircuitos, desenvolver um medicamento mais eficaz e materiais mais eficientes como se fosse um cientista de verdade. Conheça e confira a programação do Projeto Nanoaventura, do Museu Exploratório de Ciências de Campinas.

GAPC

O Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), entidade sem fins lucrativos, oferece, gratuitamente, oficinas de Artes, medicamentos, alimentação, fraldas geriátricas e cadeiras de rodas para portadores de câncer. Além destes recursos o GAPC presta atendimento de serviço social, psicológico, orientação nutricional, tarapia com Reiki/Florais e terapia ocupacional em grupo. O atendimento é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 11 horas, na rua Professor Luiz Rosa, 164, Botafogo. Outras informações pelo telefone 19-3235 1933.

Pastoral universitária 2006

A Pastoral Universitária retoma suas atividades. As missas acontecem às terças-feiras às 18h10 e quintas às 12h15. Os encontros são as quartas-feiras das 12h30 às 18 horas. O Grupo de oração começa às 12h15 às terças-feiras e quintas às 18 horas. As atividades são realizadas na sala PB-18 do Ciclo Básico 2 (prédio básico). Mais informações pelo e-mail pastoral.unicamp em igmail.com

---
TESES
---
Faculdade de Engenharia Agrícola
 
“Uso da técnica da 'TDR' na estimativa da umidade e condutividade elétrica em substratos orgânicos” (mestrado). Candidato: Roger Manuel Mestas Valero. Orientador: professor Edson Eiji Matsura. Dia 28 de abril, às 9 horas, no anfiteatro da Feagri.
Instituto de Biologia

“Enodinâmica de lianas de forófitos em um fragmento de cerrado em Itirapina/SP.” (mestrado). Candidata: Julia Caram Sfair. Orientador: professor Fernando Roberto Martins. Dia 28 de abril, às 14h30, no anfiteatro da Feagri.

"Ecomorfologia e estratégias reprodutivas nos Boidae (serpentes) com ênfase nas espécies neotropicais” (doutorado). Candidata: Ligia Pizzatto do Prado. Orientador: professor Otávio Augusto Vuolo Marques. Dia 28 de abril, às 13 horas, na sala de defesa de teses da pós-graduação do IB.

Instituto de Economia

“Espacialização de classes no Brasil: uma nova dimensão para análise da estrutura social” (doutorado). Candidato: Alexandre Gori Maia. Orientador: professor Waldir José de Quadros. Dia 28 de abril, às 14 horas, na sala IE-23, pavilhão de pós-graduação do IE.

Instituto de Geociências 

“A inovação na indústria farmacêutica: forças centrípetas e forças centrífugas no processo de internacionalização” (mestrado). Candidata: Vanderléia Radaelli. Orientador: professor João Eduardo de Morais Pinto Furtado. Dia 28 de abril, às 10 horas, na Sala B, Dgrn do IG.
“O sistema local de inovação da indústria de software de Joinville: os limites da diversificação de um meio inovador” (mestrado). Candidata: André Tortato Rauen. Orientador: professor André Tosi Furtado. Dia 28 de abril, às 10 horas, no auditório do IG.

Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica 

“Métodos de interpolação real e espaços de Sobolev e Besov sobre a esfera S^d” (mestrado). Candidato: Andrielber da Silva Oliveira. Orientador: professor Sérgio Antônio Tozoni. Dia 28 de abril, às 10 horas, na sala 253 do Imecc.
---
INSCRIÇÕES
---

Bolsas Pibic/CNPq – SAE

A Pró-Reitoria de Pesquisas (PRP) da Unicamp recebe, até 29 de abril, inscrições para pedidos de concessão de bolsas de iniciação científica através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) em parceria com o CNPq e, também, pelo programa de bolsas do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). Podem ser feitas no site http://www.prp.unicamp.br/pibic.

Diplomacia Econômica: curso, com inscrições abertas, começa 2 de maio na USP

A segunda edição do curso de especialização de Diplomacia Econômica (modalidade extensão), do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, começa no dia 2 de maio, na Universidade de São Paulo (USP). Com duração de quatro bimestres (372 horas), será ministrado às terças, quartas e quintas–feiras, das 19h30 às 22h30. Participam docentes do IE da Unicamp e de outras unidades, da USP, Unesp, universidades privadas, além de técnicos ligados às negociações dos setores público e privado. O curso é parte de um convênio entre a Unicamp e a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), sediada em Genebra. A primeira edição ocorreu em 2003-2004. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Extensão do IE (http://www.eco.unicamp.br/cursos/Folder_Diplomacia_Economica_2006.htm). Outras informações pelos telefones 19-3788-5709 ou 37885728. 

Sinfônica Jovem recebe inscrições
para Workshop de Regência Orquestral

A Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas recebe, até 5 de maio, inscrições para o IV Workshop de Regência Orquestral da Unicamp. O evento será realizado de 30 de maio até 3 de junho, no Instituto de Artes (IA). A taxa de inscrição é de R$50 (ouvintes) e R$100 (para regentes). O pagamento deve ser efetuado no primeiro dia do curso. Os interessados em participar como ouvintes devem enviar correspondência com cópia de currículo e gravação de regência em vídeo (DVD ou VHS) para Workshop de Regência Orquestral da Unicamp, Caixa postal 6161, Cidade Universitária “Zeferino Vaz, Campinas-SP, CEP 13083-979. Outras informações pelo telefone 19-3788-1702 ou e-mail vicprod em unicamp.br

Extecamp e FEQ recebem inscrições para cursos de extensão

A Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) recebe, até 15 de maio, pela Internet, ou diretamente em sua unidade (Av. Roxo Moreira, 1831, campus da Unicamp), inscrições para o curso “Bioquímica Aplicada ao Laboratório Clínico”. O curso tem como público-alvo profissionais da área da saúde que queiram adquirir conhecimentos específicos na área. Química Têxtil (http://www.feq.unicamp.br/extensao/curso-de-extensao/moduloQuimicaTextil.htm) é outro curso com inscrições abertas, viabilizado pela Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Direcionado para profissionais que atuem, ou interessados em atuar em empresas têxteis na área de química têxtil, as inscrições podem ser feitas até 10 de maio pelo e-mail extensão em feq.unicamp.br. Confira a relação completa dos cursos oferecidos pela Extecamp (http://www.extecamp.unicamp.br/cursosextensao.asp). Saiba também como se inscrever no endereço eletrônico (http://www.extecamp.unicamp.br/inscricao.asp). Outras informações pelos telefones 19-3788-4646 e 3788-4647.

Conferência global de sustentabilidade

Estão abertas as inscrições de trabalhos para a IV Global Conference on Sustainable Product Development and Life Cycle Engineering, que acontecerá de 3 a 6 de outubro de 2006, na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). O evento reunirá os maiores especialistas do mundo na área de Sustentabilidade Industrial, incluindo profissionais da Universidade Técnica de Berlin, do Rochester Institute of Technology, dos E.U.A., da Shanghai Jiao Tong University, da China e de outras universidades e centros de pesquisa internacionais e nacionais. Os resumos podem ser enviados até 15 de maio e os artigos completos até 31 de julho, redigidos em inglês. Os artigos serão publicados nos Anais da conferência. Mais http://www.gcsm.org.br/

Unicamp de Portas Abertas recebe inscrições de escolas

A Unicamp mais uma vez abre as portas para partilhar os conhecimentos desenvolvidos em suas unidades de ensino e pesquisa. O formulário de inscrições para escolas de ensino médio e fundamental de todo o Brasil já está disponível na página da Universidade de Portas Abertas-UPA (http://www.upa.unicamp.br/index.shtml). Este ano, as visitas se realizarão nos dias 1 e 2 de setembro. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNP/NP_1319/NP_1319.html

---
CONCURSOS
---

Instituto de Artes

A Unicamp recebe até 2 de maio, inscrições ao concurso público de provas e títulos, para preenchimento de 1 cargo de Professor Doutor, nível MS-3 em RTP. É na rea de Comunicação, para as disciplinas História do Cinema Mundial I e II, do Departamento de Cinema do Instituto de Artes (IA). As inscrições podem ser feitas das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria do Instituto de Artes e será efetuada mediante requerimento dirigido ao diretor da unidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos seguintes documentos constantes no Diário Oficial de 1/4/2006 ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/21P053402006.pdf. Mais informações pelo telefone 19-3788-7172 (Silvia Helena)

Instituto de Artes

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe, até 22 de maio, inscrições ao concurso público de provas e títulos, para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Multimeios e Artes, do Departamento de Multimeios do Instituto de Artes (IA). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da SG, mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Reitor da Universidade Estadual de Campinas, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 17/2 ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P216752004.pdf. Outras informações pelo telefone 19- 3788-7172 (Silvia)

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe, até 5 de junho, inscrições ao concurso público, para provimento de um cargo de professor titular nível MS6, em RTP. É para a área de Microbiologia e Imunologia, nas disciplinas DB-106 Microbiologia Geral, DB-209 Imunologia e DP-201 Pré-Clínica II, do Departamento de Diagnóstico Oral, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas.  As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da SG, mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Reitor da Universidade Estadual de Campinas, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 7/3 telefone 19-3412-5205 ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P265232005.pdf

Instituto de Estudos da Linguagem 

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe, até 12 de junho, inscrições ao Concurso Público para Provimento de um cargo de Professor Titular, nível MS-6, em RTP. Área de Aquisição da Linguagem nas disciplinas psicolingüística e psicolingüística I, no Instituto de Estudos da Linguagem (Departamento de Lingüística). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da SG, mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Reitor da Universidade Estadual de Campinas, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 11/03. Confira o edital em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P056022005.pdf. Mais informações pelo telefone 19-3788-1500.

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe, até 3 de julho, inscrições ao concurso público de provas e títulos, para provimento de 01 cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Teoria e Pensamento Social, para as disciplinas Pensamento Social I, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). As inscrições podem ser feitas das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral (sala 14) e será efetuada mediante requerimento dirigido ao Reitor da Universidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 1/4/2006 ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P139822003.pdf. Mais informações pelo telefone 19-3788-1581 (Maria Stella).

Veja também concursos abertos para:

Docentes (http://www.sg.unicamp.br/procsel/concurso.asp)
Servidores (http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/)
---
AGENDE-SE
---

Dia 29

Quanta Júnior organiza “Treinamentos de Outono”

O evento “Treinamentos de Outono” será realizado na Unicamp, de 29 de abril até 1 de maio. A Empresa Júnior do Instituto de Física, a Quanta Júnior, é a coordenadora. Espera-se a presença de 110 alunos de todas as Empresas Juniores pertencentes à Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo Fejesp (http://www.fejesp.org.br/). O intuito do evento é capacitar e desenvolver as habilidades em gestão de projetos, finanças e qualidade das Empresas Juniores e fortalercer, assim, o Movimento das Empresas Juniores. Confira o site do evento, ainda em construção http://www.quanta.org.br/treinamentos/index2.htm

Encontro reúne dermatologistas no Galleria Campinas

“Prevenção do fotoenvelhecimento na criança, adolescente, adulto e idoso", "Papel da cirugia plástica no tratamento do envelhecimento cutâneo", "Estética baseada em evidência", e "O que há de novo em dermatologia estética" são alguns dos temas que serão discutidos no dia 29, das 8 às 12 horas,  em um encontro organizado pelo V distrito de Dermatologia, órgão ligado a Sociedade Brasileira de Dermatologia. O evento, direcionado para dermatologistas, acontece no Shopping Galleria Campinas (sala de cinema 7). As inscrições podem ser feitas no local. Informações: 19-32331757.

---
EVENTOS FUTUROS
---

Confira os eventos agendados para o mês de maio
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/agenda-maio.html

---
RSS
Acompanhe notícias atualizadas do Portal da Unicamp
http://www.unicamp.br/index_xsl.xml

Caso não saiba utilizar o RSS clique no endereço abaixo
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/rss-portal/
---

(H.C.J.)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l