Unicamp Hoje - 22 de agosto de 2006

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Seg Ago 21 00:00:00 BRT 2006


Unicamp Hoje (22 de agosto de 2006)

Encontro de Pós-Graduação do IFCH

Acontece a partir desta terça-feira (22) até o dia 24, nos auditórios do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, o II Encontro de Pós-Graduação do IFHC. O professor Marcos Nobre, coordenador do evento, enfatiza que o objetivo primeiro é promover maior integração e diálogo entre os estudantes de pós-graduação e abrir à comunidade acadêmica a discussão das pesquisas realizadas na unidade. Durante três dias serão apresentados 106 trabalhos, previamente selecionados, em vinte mesas coordenadas por um docente, abrangendo as áreas de Filosofia, História, Antropologia Social, Demografia, Relações Internacionais, Ciência Política e Ciências Sociais. Leia matéria publicada pelo Jornal da Unicamp (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/agosto2006/ju334pag11a.html)

AFPU realiza Encontro Internacional sobre
melhoria de processos na área de saúde da RMC

A Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) realiza nesta terça-feira (22), das 8h30 às 17 horas, no Auditório da Coordenadoria Desenvolvimento Cultural (CDC), o “I Encontro Internacional sobre Melhoria de Processos na Área de Saúde da Região Metropolitana de Campinas” com a presença do consultor norte-americano Lloyd Provost, sócio da Associates in Process Improvement – API, co-autor do livro “The Improvement Guide” e da Metodologia de Melhoria de Processos, atualmente utilizada pelo Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) da Unicamp. No evento estão previstas seis palestras sobre casos reais de melhoria na área de saúde. Informações: afpu em reitoria.unicamp.br

Unisim comemora 10 anos

O Grupo de Pesquisa em Simulação Numérica de Reservatórios de Petróleo (Unisim), da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp, realiza um evento técnico nesta terça-feira (22), em comemoração aos 10 anos de atividades. Será na Casa do Professor Visitante. A idéia do encontro é mostrar os resultados de pesquisa deste período e fazer uma discussão para os rumos de pesquisa na área de Simulação e Gerenciamento de Reservatórios para os próximos anos. O Unisim foi criado em 1996 através de uma parceria com a Petrobras e a Fapesp, com um convênio de parceria Universidade e Empresas do tipo Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). Informações: denis em dep.fem.unicamp.br Mais: http://www.dep.fem.unicamp.br/unisim/

Sinfônica Jovem no Convivência Cultural

Nesta terça-feira (22), a Orquestra Sinfônica Jovem apresenta o “Concerto na corda”, sob regência da maestrina Simone Menezes. O evento acontece às 20h30, no teatro interno do Centro de Convivência Cultural de Campinas. Ingressos: R$5 e 2,50 reais. Os membros da comunidade universitária pagam R$ 2,50. No repertório peças de Telemman, Mozart, Elgar, Jorge Antunes e Igor Leão Maja, jovem compositor brasileiro que estréia a peça Allegro moderato para orquestra de cordas. O concerto é especialmente dedicado ao repertório sinfônico voltado para Orquestra de Cordas. A idéia é abordar a linguagem da orquestra de cordas, transitando por vários períodos da música que vão do barroco até os compositores contemporâneos brasileiros, de acordo com a maestrina Simone Menezes.

---
EM DIA
---
Nanoaventura

Explorar laboratórios, criar nanocircuitos, desenvolver um medicamento mais eficaz e materiais mais eficientes como se fosse um cientista de verdade. Conheça e confira a programação do Projeto Nanoaventura, do Museu Exploratório de Ciências de Campinas (http://www.nanoaventura.org.br/m1_programacao.html)

GAPC

O Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), entidade sem fins lucrativos, oferece, gratuitamente, oficinas de Artes, medicamentos, alimentação, fraldas geriátricas e cadeiras de rodas para portadores de câncer. Além destes recursos o GAPC presta atendimento de serviço social, psicológico, orientação nutricional, tarapia com Reiki/Florais e terapia ocupacional em grupo. O atendimento é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 11 horas, na rua Professor Luiz Rosa, 164, Botafogo. Outras informações pelo telefone 19-3235-1933.

Pastoral universitária 2006

A Pastoral Universitária retoma suas atividades. As missas são às terças-feiras às 18h10 e quintas às 12h15. Os encontros são as quartas-feiras das 12h30 às 18 horas. O Grupo de oração começa às 12h15 às terças-feiras e quintas às 18 horas. As atividades são realizadas na sala PB 18 do Ciclo Básico 2 (prédio básico). Informações: pastoral.unicamp em igmail.com

Modernidade

Foi lançado o livro "Modernidade e Dominação: Theodor Adorno e a Teoria Social contemporânea" (Annablume), do doutorando em Sociologia da Unicamp, Sílvio Camargo. O livro é resultado de sua dissertação de mestrado defendida no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), sob orientação do professor Josué Pereira da Silva em 2001. 

---
EM ANDAMENTO
---

Workshop

O Workshop “Na pisada do cavalo-marinho” será realizado até dia 24, das 19 às 21 horas, na sede do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, o Lume (Rua Carlos Diniz Leitão, 150 em Barão Geraldo). O tema central é a dança do cavalo-marinho – folguedo tradicional da zona-da-mata norte pernambucana.

Semana de Engenharia Elétrica

A 10ª Edição da Semana da Engenharia Elétrica (SEE) prossegue até o dia 25, na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp. Durante a semana serão ministradas palestras, minicursos, visitas a centros tecnológicos e estandes de recrutamento de empresas. 

Seminários de Otimização

Os seminários de Otimização acontecem, sob a coordenação do professor José Mario Martínez, às segundas-feiras, até 27 de novembro, as 14 horas, na sala de reuniões (121), no 1º andar do Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). Mais http://www.ime.unicamp.br/%7emartinez/sem_otimiza.txt

Aquarelas de Vera Bonnemasou

A Galeria de Arte (IA) e a Casa do Professor Visitante apresentam a exposição de aquarelas da artista plástica Vera Bonnemasou. A mostra pode ser visitada até 14 de novembro, das 9 às 17 horas, no hall de entrada da Casa do Professor Visitante Funcamp/Unicamp.

Holografia

A exposição de Holografia, organizada pelo professor José Joaquín Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro. A exposição é didática e tem duração de uma hora e meia, com uma aula sobre óptica de imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: a combinar. Inscrições pela Internet: http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

---
TESES
---

Faculdade de Engenharia Agrícola 

"Diagnóstico ambiental de um trecho do Córrego Bonifácio, APA Jundiaí-SP." (mestrado). Candidata: Lúcia Helena Romitelli. Orientador: professor José Euclides Stipp Paterniani. Dia 22 de agosto, às 9h30, no anfiteatro da Feagri.

Faculdade Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo

"Avaliação acústica de salas de aulas de dimensões reduzidas utilizando técnica impulsiva." (mestrado). Candidata: Nadia Freire Oliveira. Orientadora: professora Stelamaris Rolla Bertoli. Dia 22 de agosto, às 14 horas, na sala de reuniões da congregação da FEEC.

Instituto de Biologia

"Adenovírus e rotavírus como indicadores biológicos em águas residuárias de esgotos sanitários após tratamento por processo anaeróbio e disposição controlada no solo " (mestrado). Candidata: Sandra Soares Martins. Orientadora: professora Maria Silvia Viccari Gatti. Dia 22 de agosto de 2006, às 14 horas, na sala de defesa de teses da pós-graduação do IB.

Instituto de Estudos da Linguagem

“Quando negar é legitimar: reflexões sobre preconceito e políticas lingüísticas ou das fantasias ideológicas em torno da língua e da lingüística” (doutorado). Candidato: Alexandre do Amaral Ribeiro. Orientador: professor Kanavillil Rajagopalan. Dia 22 de agosto, às 13h30, na sala de defesa de teses do IEL.

Instituto de Física Gleb Wataghin 

"Caracterização dos monocristais Cs2NaAlF6:Cr3+ e Cs2NaGaF6:Fe3+ por meio de ressonância paramagnética eletrônica". (mestrado). Candidato: Júlio César Guimarães Tedesco. Orientador: Antônio Manoel Mansanares. Dia 22 de agosto, às 10 horas, no auditório da pós-graduação, prédio D do IFGW.

Instituto de Geociências

“Gestão e uso do território: conflitos e práticas sócio-espaciais no parque Nacional da Serra da Capivara” (mestrado). Candidata: Claudia Levy. Orientadora: professora Maria Tereza Duarte Paes Luchiari. Dia 22 de agosto, às 9 horas, no auditório do IG.

"Redes de inovação em biotecnologia: genômica e direitos de propriedade intelectual" (doutorado). Candidata: Maria Ester Soares Dal Poz. Orientadora: professora Sandra de Negraes Brisolla . Dia 22 de agosto, às 14h30, no auditório do IG.

Instituto de Química

“Síntese e caracterização de carbonos microporosos a partir da replicação dos zeólitos com estrutura fau e mww” (mestrado). Candidato: Cléo Thomás Gabriel Vilela Menegaz Teixeira Pires. Orientadora: professora Heloise de Oliveira Pastore. Dia 22 de agosto, às 9 horas, no miniauditório do IQ.

---
INSCRIÇÕES
---

Unicamp de Portas Abertas recebe inscrições de escolas

A Unicamp, mais uma vez, abre as portas para partilhar os conhecimentos desenvolvidos em suas unidades de ensino e pesquisa. O formulário de inscrições para escolas de ensino médio e fundamental de todo o Brasil já está disponível na página da Universidade de Portas Abertas – UPA (http://www.upa.unicamp.br/index.shtml). Neste ano, as visitas serão realizadas nos dias 1 e 2 de setembro. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNP/NP_1319/NP_1319.html

Vestibular - Vagas remanescentes

As inscrições para o preenchimento das vagas remanescentes 2007 da Unicamp serão recebidas até dia 25 de agosto. Os interessados poderão se inscrever pelo endereço eletrônico http://www.comvest.unicamp.br/. Podem participar os alunos matriculados em cursos de graduação da Unicamp e de outras instituições do ensino superior, além de candidatos portadores do diploma de curso superior. O valor da taxa de inscrição será liberado em breve. O processo seletivo das vagas remanescentes é feito em três fases.

Projeto KyaTera abre seleção pública para incluir participantes

A Fundação de Amparo ao Ensino e à Pesquisa (Fapesp) lançou, no dia 1 de agosto, a segunda chamada de propostas para participação no projeto KyaTera. A chamada convoca dois tipos de grupos de pesquisa do Estado de São Paulo e empresas para participarem do desenvolvimento de tecnologias da Internet Avançada. Veja informações sobre a chamada do projeto no site do Projeto KyaTera (http://www.kyatera.fapesp.br/portal/comopart/). Grupos com experiência em redes ópticas poderão apresentar suas propostas até 30 de agosto para desenvolver tecnologias nessa área, em colaboração com outros grupos do mundo e testá-las na rede KyaTera – uma rede de alta capacidade totalmente dedicada ao projeto, cujas fibras chegam até dentro dos laboratórios (Fiber-To-The-Lab). Mais em http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_6567/NUH_6567.html

Concursos de conto e ensaio

Como parte das atividades de comemoração de seus 40 anos, a Unicamp lança dois concursos literários: o “Prêmio Unicamp Ano 40 de Conto”, destinado a escritores de língua portuguesa; e o “Prêmio Unicamp Ano 40 de Ensaio: Problemas e Perspectivas da Universidade Brasileira no Século 21”. As inscrições estarão abertas até 31 de agosto, período em que os textos devem ser enviados. Será considerada a data de postagem. Mais informações http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/premio-40anos.html

Práticas esportivas

A Faculdade de Educação Física está com inscrições abertas para diversas práticas esportivas, entre elas Condicionamento Físico, Ginástica Localizada, Dança de Salão, Natação e outras. As inscrições podem ser feitas no site http://www.fef.unicamp.br/re-ic/default.asp até o dia 15 de setembro.

IG recebe inscrições para curso de Gestão da Inovação Tecnológica

O Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp prepara-se para receber a terceira turma do curso de especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica, coordenado pelo professor Ruy Quadros, em São Paulo. As inscrições seguem até o dia 25 de setembro. As aulas serão oferecidas quinzenalmente às sextas-feiras, das 18h30 às 23 horas, e sábados, das 8h30 às 13 horas. A nova turma tem início no dia 6 de outubro e segue até 15 de março de 2008. Os inscritos poderão hospedar-se nas dependências da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, que já firmou com a Unicamp um convênio técnico-científico. Mais em http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_6591/NUH_6591.html

CEL recebe inscrições para curso de
aprimoramento profissional a professores em espanhol

Face às demandas sociais, históricas, culturais e políticas de uma sociedade em processo de globalização e ao lugar de destaque do espanhol na nova organização dos currículos educacionais, o Centro de Ensino de Línguas da Unicamp (CEL), através da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), organiza o primeiro curso Aprimoramento Profissional para Professores de Espanhol, no período de 25 de agosto a 17 de novembro, às sextas feiras, das 14 às 17 horas, nas dependências do CEL. As inscrições já estão abertas e encerram-se no dia 15 de agosto. Mais em http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_6507/NUH_6507.html

PRP recebe inscrições para o Programa Ciência & Arte nas Férias

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp recebe, até 30 de setembro, indicações de escolas (http://www.prp.unicamp.br/ciencianasferias/2007/index.htm) para a participação de seus alunos no programa Ciência & Arte nas Férias (http://www.prp.unicamp.br/ciencianasferias/2007/index.htm), que acontece de 10 de janeiro a 9 de fevereiro de 2007. Informações em http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_6578/NUH_6578.html

---
CONCURSOS
---

Instituto de Física Gleb Wataghin

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe até 4 de outubro inscrições ao concurso público de provas e títulos para preenchimento de uma vaga de professor titular (nível MS-6 em RTP). É para a área de Física da Matéria Condensada, nas disciplinas de Física Geral (I, II, III e IV); Termodinâmica; Estrutura da Matéria e Estrutura da Matéria II; Física Estatística; Mecânica Quântica I e Física do Estado Sólido, do Instituto de Física (IFGW). São candidatos professores associados da Unicamp; portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente; docentes portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente; especialistas de reconhecido valor e com atividade científica comprovada, excepcionalmente e pelo voto de 2/3 (dois terços) dos membros da Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), em exercício e docentes integrantes da Parte Suplementar do QD-Unicamp, que exerçam função MS-5 ou MS-6. As inscrições podem ser feitas das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao reitor da Unicamp, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 6/7 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P141432006.pdf. Informações pelo telefone (19) 3788-5301 (Jandira).

Concurso FOP

A Unicamp recebe, até 5 de setembro, inscrições ao concurso público de provas e títulos, para provimento de um cargo de professor doutor nível MS-3, em RTP, área de Ortodontia, disciplinas Clínica Odontológica I, Clínica Odontológica Integrada II, Clínica Odontológica Integrada III, Clínica Odontológica Integrada IV, Pré-Clínica X, do Departamento de Odontologia Infantil, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Universidade Estadual de Campinas. As inscrições podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria da FOP, situada na Av. Limeira, 901 – Piracicaba-SP, mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Diretor da FOP, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 4/8 ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P050782006.pdf . Outras informações pelo telefone 19-3412-5205. 
 
Psicologia Aplicada

A Unicamp recebe, até 5 de setembro, inscrições ao concurso público de provas e títulos, para provimento de um cargo de professor doutor nível MS-3, em RTP, área de Psicologia Aplicada, disciplina Odontologia Social I, do Departamento de Odontologia Social, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Universidade Estadual de Campinas. 
As inscrições podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria da FOP, situada na Av. Limeira, 901 – Piracicaba-SP, mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao diretor da FOP, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 4/8 ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P050802006.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205. 

Instituto de Geociências

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe, até dia 8 de novembro, inscrições para o concurso público de provas e títulos, para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em regime RTP, área de Geologia, disciplina de Geologia Histórica e do Brasil, do Departamento de Geologia e Recursos Naturais do Instituto de Geociências (IG). As inscrições podem ser feitas das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, na secretaria do IG, mediante requerimento dirigido ao diretor da unidade contendo nome, domicílio e profissão, acompanhadas dos documentos constantes no Diário Oficial de 10/8, ou no endereço eletrônico
http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/22P248382005.pdf
Informações: telefone 3788-4551 e e-mail: furlan em ige.unicamp.br

Veja também concursos abertos para:

Docentes (http://www.sg.unicamp.br/procsel/concurso.asp)

Servidores (internos e externos) (http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/)

Banco de Oportunidades (http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/)

---
AGENDE-SE
---

Dia 23

Seminários do IQ

Os Seminários Gerais do Instituto de Química (IQ) vão acontecer neste semestre, em datas variadas. No dia 23 o professor Henrique Toma, do Instituto de Química da USO, é o convidado e fala sobre "A Linguaguem das Moléculas: Comunicação e Interfaces Nanotecnológicas". Em setembro, no dia 29, o professor Evando Mirra aborda "Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Brasil: Onde estamos? Para onde vamos?". Dia 8 de novembro o convidado é o professor Roberto Romano, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Debate a "Ética e Ciência". Informações: pilli em iqm.unicamp.br

Congresso Paulista de Infectologia

Acontece, de 23 a 26, das 9 às 18 horas, no The Royal Palm Plaza Hotel Resort de Campinas, o IV Amigos & Fungos, dentro 5º Congresso Paulista de Infectologia. Alunos do 4º, 5º e 6º ano de Medicina da Unicamp pagam R$ 50 pela inscrição, que pode ser feita em www.infectosp2006.com.br ou no dia do evento. A programação completa do evento e a relação dos convidados nacionais que irão, também, participar das mesas-redondas e dos cursos pré-congresso sobre Meio ambiente e zoonoses emergentes e reemergentes; Antibióticos; Infecção hospitalar: prevenção e controle de infecções hospitalares em situações especiais; Microbiologia clínica; Infecções em Unidades de Terapia Intensiva; Manejo dos antiretrovirais entre outros, estão disponíveis no mesmo endereço eletrônico. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 11-3141-0707.

Dia 24

Seminário PAGU

O seminário Topografias da curiosidade: a “Caixa de Pandora” ou a beleza, o artifício e o perigo ministrado por Laura Mulvey, será dia 24, às 14 horas na sala de projeção do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Laura é pioneira na discussão entre feminismo e cinema. Informações: 3788-7873

Simpósio - 150 anos de Freud

O Laboratório de Psicopatologia Fundamental da Unicamp realiza de 24 a 26, o “1º Simpósio Internacional sobre os 150 anos de Freud - a atualidade do pensamento freudiano”. Entre os temas em debates estão “Pesquisa e epistemologia na psicanálise contemporânea”, “Freud no século: reflexões sobre a história da psicanálise”, “Desafios da articulação entre teoria e clínica psicanalíticas”, “Desafios contemporâneos da clínica psicanalítica”, “A formação e a transmissão da psicanálise hoje” e “Linhas atuais de desenvolvimento da psicanálise". Leia matéria publicada pelo Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/agosto2006/ju334pag09.html

Treinamento da FCM

O programa de treinamento da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) acontece dia 24, às 14h30, na sala de Congregação, que fica no 3º piso do prédio 1 da FCM. A psicóloga e professora Magda Vulcando ministra a palestra Relações interpessoais. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo e-mail https://twig.rei.unicamp.br/src/compose.php?send_to=relpubl%40fcm.unicamp ou no dia do evento. Informações: 19-3788-8049

Dia 25

Ciclo de Cinema

Os documentários estão na pauta do Ciclo de Cinema, parte da Mostra Unicamp, CPqD, Paradiso, que acontece a partir do dia 25, no Cine Paradiso (Rua Barão de Jaguara, 936, centro, telefone 19-3234-4741). A programação completa é a seguinte:
"Nós que aqui estamos e por vós esperamos"
Dias 25 e 26 as 21h00 e 27 as 16h30
"Corações e mentes"
Dias 27 e 28 as 21h00, Dias 29, 30 e 31 as 16h30
"Nelson Freire"
Dias 25 e 26 as 16h30 - Dias 29 e 30 as 21h00
"Ônibus 174"
Dia 28 as 16h30 e dia 31 as 21h00

Festival de Corais

O II Festival Unicamp de Corais acontece no dia 25, às 20 horas e nos dias 26 e 27, às 17 horas, no auditório do Instituto de Artes (IA). A entrada é franca. A programação é a seguinte: Dia 25 – Coral Unicamp - Zíper na Boca, Coral Trilhas (Campinas), Coral Apepú-Yamí – Unimep (Santa Bárbara D’Oeste), Coral TRT (Campinas). Dia 26 - Coral Pró – Arte (Holambra), Coral Madrigal Vivace (Jundiaí), Coral Madrigal In Casa (Campinas), Madrigal Masicanto (Itajubá MG). Dia 27 – Coral Municipal de Cajamar, Madrigal Engenho e Arte (São Paulo) Grupo Acordavocal – Faculdade de Medicina (USP São Paulo), Cia. Canto Vivo (Jundiaí). Informações: 19-3788-1702 ou 3788-1701

Lançamento

O lançamento do livro Um peixinho especial, de Márcio Pereira Morato, acontece no dia 25, às 18h30, na sala da congregação da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp. Informações: 19-37880-6604.

Células-tronco

Acontece no dia 25, às 10h30, no anfiteatro do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a palestra "Perspectivas do uso de células tronco em pacientes com AVC isquêmico na fase aguda", ministrada pela professora Rosalia Mendez Otero, chefe do Laboratório de Neurobiologia Celular e Molecular do Instituto de Biofísica “Carlos Chagas Filho” da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo telefone 19-3788-7372, com Solange.

Dia 26

Simpósio de Geriatria

O III Simpósio de Geriatria e Gerontologia da Unicamp "Qualidade de Vida e o Envelhecimento" acontece no dia 26, a partir das 8h30, no salão nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Confira a programação http://www.fcm.unicamp.br/geenti/simposio.php Informações: http://www.fcm.unicamp.br/geenti

Dia 28

Vestibular

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) recebe entre os dias 28 de agosto e 6 de outubro, por meio do formulário (veja na época em www.comvest.unicamp.br), inscrições para o Vestibular 2007. O calendário completo foi definido em conjunto com as outras universidades paulistas: Fuvest, ITA, Unesp, Unifesp, UFSCar, PUC-Campinas e PUC-SP. O objetivo é fazer com que as datas não coincidam para facilitar o acesso de candidatos que prestam mais de um processo seletivo. Mais.

20 anos de vestibular

Evento no Centro de Convenções, dia 28, comemora os 20 anos do Vestibular Nacional Unicamp com a presença de Rubem Alves. Mais informações: http://www.comvest.unicamp.br/vest2007/evento20anos.html

Temas de Bioética

Acontece no dia 28, das 19 às 22 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a palestra “Violência e Ética: uma questão de Estado e da sociedade”, dentro do programa Temas de Bioética, promovido pelo Centro Interdisciplinar de Bioética (CIB) da FCM. Participam do evento o ex-secretário da Justiça do governo Mário Covas, Antônio Belisário dos Santos e o professor aposentado da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, Régis de Moraes. Entrada franca.

Dia 29

Programa Viva Mais organiza atividades
para o Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Programa Viva Mais (http://www.prdu.unicamp.br/vivamais/programa.html) da Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU), que tem como objetivo básico promover uma nova cultura em relação ao uso de substâncias psicoativas (lícitas e ilícitas) dentro dos campi da Unicamp, organiza na terça-feira (29), uma série de atividades voltadas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. Às 12 horas, na tenda do Mexa-se está programada uma palestra com o médico Élson da Silva Lima, que orientará os presentes sobre os danos que o tabagismo causa às crianças. A palestra volta a acontecer às 15h30, no auditório III da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp (CDC), com a participação de servidores e patrulheiros do campus. Ainda na tenda do Mexa-se, no perpiodo da manhã, a partir das 12 horas, está prevista apresentação do Coral Zíper na Boca, com regência da maestrina Vivian Nogueira e atividades físicas com o médico Marcos Bagatin. Informações: bazzo em unicamp.br

Onco in Concert

O Onco in Concert "Por Vidas Melhores”, evento beneficente que tem como meta angariar fundos para a reforma da área de Oncologia do Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp, já tem data, horário e local definidos. Será na terça-feira, dia 29, às 20 horas, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A atração do Onco in Concert está a cargo do grupo de teatro Grutas Produções Artísticas, que apresentará a peça “A Dona da História”. A docente do Departamento de Anatomia Patológica, Cecília Escanhoela, é uma das atrizes do espetáculo ao lado de Andrea Wanger. A apresentação, aberta ao público tem custo de R$20 (inteira) e R$10 (estudantes com carteirinha). O evento é organizado conjuntamente entre o Projeto Espaço Cultural Saúde Unicamp e o Programa de Parceiros Sociais do HC. Outras informações pelo telefone 19-3788-8001 ou e-mail malauand em hc.unicamp.br

Dia 31

Concurso de Contos e Ensaios

Os concursos literários “Prêmio Unicamp Ano 40 de Conto”, destinado a escritores de língua portuguesa; e o “Prêmio Unicamp Ano 40 de Ensaio: Problemas e Perspectivas da Universidade Brasileira no Século 21” recebem inscrições até dia 31. Será considerada a data de postagem. Mais informações: http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/premio-40anos.html

Doador Universitário

A unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) da Unicamp faz coleta de sangue no dia 31, na FEM, FEQ, FEEC, CT, IFGW e FEA. A coleta é parte do Projeto Doador Universitário e acontece no estacionamento da FEA. Saiba mais sobre o Projeto em http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/hemocentro.html

Cadastro de veículos

A Central de Informações atualiza, até dia 31, o banco de dados do cadastro de veículos para funcionários e docentes. Mais em http://www.prefeitura.unicamp.br:8080/projeto/pre_help.php

---
Confira os eventos programados para o mês de agosto em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/agenda-agosto.html
---
RSS
Acompanhe notícias atualizadas do Portal da Unicamp
http://www.unicamp.br/index_xsl.xml

Caso não saiba utilizar o RSS clique no endereço abaixo
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/rss-portal/
---

Assine e receba (gratuitamente) a programação de eventos da Unicamp
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/unihoje_assine_UnicampHoje_form.html

(H.C.J.)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l