Unicamp Hoje - 15 de dezembro de 2006

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qui Dez 14 00:00:00 BRST 2006


Unicamp Hoje – 15 de dezembro de 2006

Dia 15

Pesquisadores da Unicamp têm melhor trabalho do Fórum de Pesquisa em Cirurgia

Um grupo de pesquisadores da Unicamp foi contemplado com o Prêmio "Alfredo Monteiro" pelo melhor trabalho do XXI Fórum de Pesquisa em Cirurgia, realizado no Rio de Janeiro em novembro. A investigação parte da pesquisa de doutorado do pediatra Willy França sobre "Dano da parede intestinal e da maturidade do plexo mioentérico na gastrosquise experimental", orientado pelo cirurgião pediátrico Lourenço Sbragia, que
realiza seu pós-doutorado na Bélgica. O evento pretendia incentivar a divulgação dos trabalhos de núcleos de pesquisa cirúrgica experimental de todo Brasil. O prêmio será entregue aos ganhadores hoje (15), em solenidade que ocorrerá no Rio de Janeiro. Outros pesquisadores, que também assinam o trabalho, pertencem ao Laboratório de Cirurgia Fetal
Experimental Michael Harrison, ligado ao Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas, (FCM) e à Disciplina de Cirurgia Pediátrica da Unicamp. São eles Francesco Langone, Cristiane de la Hoz, Anderson Gonçalves, Daniel Bittencourt e Luis Violin Pereira. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_7412/NUH_7412.html	

Instituto de Artes

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe até hoje (15) inscrições ao concurso para preenchimento de uma vaga de professor-associado, categoria MA -II, nível D, em RTP, da Carreira do Magistério Artístico, nas disciplinas Práticas de Oficina I e II, do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes (IA). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral (SG) e será efetuada mediante requerimento dirigido ao diretor do IA contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 14 de novembro, ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P138062005.pdf 	
Informações: 19-3521-7172 (Silvia Cecatto).

 ---
TESES
---

Faculdade de Ciências Médicas

"Avaliação toxicológica e farmacológica do complemento nutricional TK3" (mestrado). Candidata: Karin Maia Monteiro. Orientador: professor João Ernesto de Carvalho. Dia 15 de dezembro, às 9 horas, no anfiteatro da CPG da FCM.

Faculdade de Engenharia Mecânica 

"Método de integração do balanced scorecard com o modelo Quality as a business strategy" (mestrado). Candidata: Patricia Tavares Magalhães de Toledo. Orientador: professor Ademir José Petenate. Dia 15 de dezembro, às 9 horas, no auditório ID-2 da FEM.

Instituto de Biologia

"Plasticidade e crescimento da musculatura miotomal em tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) submetida à dieta com suplementação de vitamina C" (doutorado). Candidata: Jeane Marlene Fogaça de Assis Barreto. Orientadora: professora Maeli Dal Pai Silva. Dia 15 de dezembro, às 9 horas, na sala de defesa de teses, prédio da PG, bloco O, 1º andar do IB.

Instituto de Economia

"Finanças públicas e desenvolvimento econômico em Minas Gerais – as implicações da renegociação da dívida sobre as políticas de fomento estadual" (mestrado). Candidato: Danilo Jorge Vieira. Orientador: professor Francisco Luiz Cazeiro Lopreato. Dia 15 de dezembro, às 14 horas, na sala IE-17, pavilhão de pós-graduação do IE.

"Escravidão e indústria: um estudo sobre a fábrica de ferro São João de Ipanema - Sorocaba (SP) - 1765-1895" (doutorado). Candidato: Mario Danieli Neto. Orientador: professor José Jobson de Andrade Arruda. Dia 15 de dezembro, às 14 horas, na sala IE-23, pavilhão de pós-graduação do IE.

Instituto de Estudos da Linguagem

"Efeito dos estímulos auditivo e visual na percepção dos marcadores prosódicos lexicais e gráficos usados na escrita do português do Brasil" (doutorado). Candidata: Vera Pacheco. Orientador: professor Luiz Carlos Cagliari. Dia 15 de dezembro, às 14 horas, na sala do telão do IEL.

"A pornografia da morte e os contos de Luiz Vilela" (mestrado). Candidata: Celia Mitie Tamura. Orientador: professor Antonio Arnoni Prado. Dia 15 de dezembro, às 14h30, na sala de defesa de teses do IEL.

Instituto de Geociências

"Análise geossistêmica aplicada ao estudo da fragilidade das terras em áreas do cerrado paulista" (mestrado). Candidato: Felipe Barozzi Seabra. Orientador: professor Archimedes Perez Filho. Dia 15 de dezembro, às 14 horas, no auditório do IG.

Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica

"PI equivalência e não equivalência de álgebra" (doutorado). Candidato: Sérgio Mota Alves. Orientador: professor Plamen Emilov Kochloukov. Dia 15 de dezembro, às 10 horas, na sala 253 do Imecc.

"Famílias normais de aplicações holomorfas em espaços de dimensão infinita" (doutorado). Candidata: Paula Takatsuka. Orientador: professor Jorge Tulio Mujica Ascui. Dia 15 de dezembro, às 10 horas, no anfiteatro do Imecc.

Instituto de Química

"Estudos visando à síntese de alcalóides pirrolizidínicos e indolizidínicos: aproveitamento da (+)- retronecina e do ácido d-isoascórbico como materiais de partida" (doutorado). Candidata: Leila de Souza Conegero. Orientador: professor Ronaldo Aloise Pilli. Dia 15 de dezembro, às 8 horas, na sala IQ-04.

"Análises de mel e própolis utilizando métodos quimiométricos de classificação e calibração" (doutorado). Candidato: Luiz Carlos Moutinho Pataca. Orientador: professor Ronei Jesus Poppi. Dia 15 de dezembro, às 9 horas, no miniauditório do IQ.

"Avaliação de aspectos configuracionais e analíticos da técnica TSFFAAS" (mestrado). Candidato: Marcel Luis Brancalion. Orientador: professor Marco Aurélio Zezzi Arruda. Dia 15 de dezembro, às 14h30, no miniauditório do IQ.

---
INSCRIÇÕES
---

FEA realiza simpósio sobre novos desafios científicos

A Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) realiza no dia 13 de abril, das 13 às 18 horas, no Centro de Convenções, o I Simpósio sobre Percepção dos Novos Desafios Científicos e a Emergência de Novas Estruturas Organizacionais (NEO). Tem por objetivo atualizar a comunidade sobre conhecimentos fundamentais para interpretar a realidade global e as estratégias para atuar nos novos tempos. As sugestões (nomes dos palestrantes e questões a serem abordadas) podem ser enviadas para o e-mail simposios2007 em fea.unicamp.br Informações: http://www.fea.unicamp.br/Simposio_NEO
	
---
CONCURSOS
---

Faculdade de Ciências Médicas - 1

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe até 19 de dezembro inscrições ao processo seletivo de provas e títulos, para preenchimento de uma vaga de professor-doutor, nível MS-3, em RTP. É para a área de Gastroenterologia, na disciplina Clínico-Cirúrgica II do Departamento de Clínica Médica da FCM. Inscrições de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na secretaria do Departamento de Clínica Médica da FCM. Será efetuada mediante requerimento dirigido ao diretor da FCM contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 17 de novembro ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/02P113782006.pdf	
Informações: 19-3521-8933 (Carmem Silvia).

Faculdade de Ciências Médicas – 2 

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 3 de janeiro de 2007 ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP, na área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, disciplinas MD-142, MD-242 e MD-223 do Departamento de Medicina Preventiva e Social, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições podem ser feitas na Secretaria Geral da Unicamp, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O registro será feito mediante requerimento dirigido ao reitor da Universidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 5/10 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P246132005.pdf . Informações: 19-3521-8933.

Instituto de Computação

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe até 21 de fevereiro de 2007 inscrições ao concurso público de provas e títulos, para preenchimento de uma vaga de professor titular, nível MS-6 em RTP. É para a área de Arquitetura de Computadores, na disciplina Projetos de Sistemas Computacionais, do Departamento de Sistemas de Computação, do Instituto de Computação (IC). As inscrições serão recebidas mediante
protocolo na sala 14 da Secretaria Geral (SG), situada na Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. O registro será feito mediante requerimento dirigido ao reitor da Universidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 23 de novembro ou no endereço eletrônico. Informações: 19-3521-5837 (Neusa Helena).
Veja também concursos abertos para:

Docentes (http://www.sg.unicamp.br/procsel/concurso.asp)

Servidores (internos e externos)
(http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/) 

Banco de Oportunidades (http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/)
--- AGENDE-SE ---

Dia 19

Vestibular

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulga no dia 19 de dezembro a relação dos aprovados para a segunda fase do Vestibular 2007, que acontece de 14 e 17 de janeiro de 2007. www.convest.unicamp.br	

Grupu lança “Configurações”

O Grupu, Grupo de Percussão da Unicamp, idealizado e dirigido por Fernando Hashimoto, lança no dia 19 de dezembro, às 20 horas, no Teatro Tim do Shopping Parque D. Pedro, em Campinas, o CD “Configurações”. Participam como instrumentistas Cesar Traldi, Chico Santana, Cleber Campos, Daniela Cervetto, Dantas Rampin, Fernanda Vieira, Humberto
Ramos, Leandro Barsalini, Leandro Neves, Lucas da Rosa, Luís André "Gigante", Marcos Rocha, Pedro Prado, Rafael Pereira da Silva e Ronaldo Prascidelli. As músicas do Grupu são compostas por Jônatas Manzolli e Raul do Valle. A produção é da 3S Projetos. Informações: 19-2103-9180.

Dia 20

Regina Lúcia de Oliveira assume direção do Ceset

A professora Regina Lúcia de Oliveira Moraes assume no dia 20, às 16 horas, no auditório da unidade, a direção do Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset). No mesmo dia, serão inauguradas as novas instalações do Ceset (Laboratórios Químico Ambiental, Controle Ambiental, Topografia, Revitalização das fachadas, da Planta Física e ampliação do Restaurante Universitário). A cerimônia de inauguração ocorre no período da manhã, às 10 horas, no campus da Unicamp em Limeira (Rua Paschoal Marmo, 1888, J. Nova Itália).

---
RSS Acompanhe notícias atualizadas do Portal da Unicamp 

http://www.unicamp.br/index_xsl.xml	

Caso não saiba utilizar o RSS clique no endereço abaixo 

http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/rss-portal/ ---	

Assine e receba (gratuitamente) a programação de eventos da Unicamp 

http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/unihoje_assine_UnicampHoje_fo
rm.html	
(E. T. G.)

--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=ericatg@
reitoria.unicamp.br&p=9019
Click this link, or copy and paste the address into your browser. 
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l