Unicamp Hoje – 11 de dezembro de 2006

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qui Dez 7 00:00:00 BRST 2006


Unicamp Hoje – 11 de dezembro de 2006

Prêmio Finep

A Agência de Inovação (Inova) da Unicamp foi escolhida pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia – como a instituição de ciência e tecnologia que melhor faz inovação tecnológica na região Sudeste do País. A Inova Unicamp participa da etapa nacional do prêmio, que acontece nesta segunda-feira, dia 11 (julgamento) e na terça, dia 12 (entrega do prêmio), em Brasília. Este ano, 677 instituições se inscreveram ao Prêmio Finep de Inovação nas categorias: processo, produto, pequena empresa, média e grande empresa, instituição de ciência e tecnologia e inovação social.

Orquestra Comunitária da Unicamp encerra 
temporada de 2006 com concerto de natal

A Orquestra Comunitária da Unicamp encerra as atividades de 2006 com um concerto gratuito de natal. Será nesta segunda-feira (11), às 20 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago. A regência é do maestro João Stecca. O Coral Infanto-juvenil “Canários do Cruzeiro”, de Sumaré-SP, participa do evento. Os integrantes pertencem à área rural de Sumaré e fazem parte do Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O Espaço Cultural Casa do Lago fica na rua Érico Veríssimo, s/n, campus da Unicamp. Informações: 19-3521-7017.

Seminário de Tango Argentino

O 1º Seminário de Tango Argentino de Campinas acontece nesta segunda-feira (11) e na terça (12), na Biblioteca Central "Cesar Lattes" (BC-CL), na Típica Tango Studio e na Escola Paulo Zanandre. Participam os coreógrafos Maria Munhoz e German Ruiz Dias. O encontro faz parte do Projeto Ação Cultural do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). Inscrições: http://ar.geocities.com/jornaldetango. Informações: saeacaocultural em yahoo.com.br

Alunos do IA encenam espetáculos
para comemorar 20 anos de Artes Cênicas

Em comemoração aos 20 anos de artes cênicas, quartanistas e terceiranistas do Curso de Artes Cênicas do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, encenam uma série de espetáculos, no Departamento de Artes Cênicas do IA (Rua Pitágoras, 500, campus da Unicamp). As apresentações, iniciadas no último dia 19 de novembro, com encenação da peça “Pássaros de Papel” pela Caos Cia de Teatro, prosseguem até nesta terça-feira (12). Confira (abaixo) os próximos espetáculos a serem apresentados pela Caos. Informações: 19-3521-2442.

ALÉM DE CADA SOLIDÃO
Orientação : Verônica Fabrini e Antonio Araújo
Direção : Humberto Issao
Hoje e amanhã (11 e 12), às 21 horas
40 lugares (retirar senhas com uma hora de antecedência)

HOJE A FESTA É SUA!
Orientação : Mario Santana
Co-Orientação : Vanessa Ribeiro
Hoje (11), às 20 horas
80 lugares (retirar senhas com uma hora de antecedência)

Brasil-China

A Unicamp sedia, até 13 de dezembro, o 1º Colóquio Brasil/China sobre os exercícios da medicina tradicional chinesa. Inscrições: 19- 3869-2272, 3849-0448 ou e-mail faleconosco em comunicativaeventos.com.br. Confira a programação: http://www.ideais.org.br/i_coloquio.htm

Livro Uma história, muitas vidas encerra 
comemorações dos 65 anos da PUC-Campinas

O lançamento do livro Uma história, muitas vidas (1941-2006), que conta a trajetória da PUC-Campinas desde sua fundação até os dias de hoje, ocorrerá hoje (11), às 19h30, no Auditório do Conselho Universitário (Consun) e encerra as comemorações dos 65 anos da Universidade. São 128 páginas e 8 capítulos que resgatam de maneira jornalística os principais e mais importantes momentos do desenvolvimento da PUC-Campinas. Além de contar a história da PUC-Campinas, o livro faz um paralelo por décadas, sobre os fatos marcantes ocorridos em Campinas e na educação no País.
---
EM ANDAMENTO
---
Holografia

A exposição de Holografia, organizada pelo professor José Joaquín Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até o final de dezembro. A exposição é didática e tem duração de uma hora e meia, com uma aula sobre óptica de imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: a combinar. Inscrições pela Internet: http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

Sou eu ou não sou eu?

O Centro de Documentação “Alexandre Eulálio” (Cedae), ligado ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), realiza até 9 de fevereiro de 2007, a exposição “Sou eu ou não sou eu?”. A mostra, que acontece na sala de exposições do Cedae (Bloco VII) do IEL, reúne retratos de personalidades ligadas ao acervo da unidade, caricaturas, textos e fotografias. A exposição pode ser visitada das 9 às 22h30. Informações: 19-3521-1505 ou e-mail cedae em iel.unicamp.br

---
INSCRIÇÕES
---

SBPC abre inscrições para reunião anual

As inscrições para a 59ª Reunião Anual da SBPC já podem ser feitas no endereço eletrônico www.sbpcnet.org.br/eventos/59ra. O site traz várias informações sobre o evento como as normas para inscrição e submissão de resumo, valor das taxas de inscrições, categorias, prazos, etc. A reunião de 2007 ocorrerá no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Bélem, de 8 a 13 de julho de 2007. O tema central será “Amazônia: desafio nacional”. O encontro reunirá pesquisadores, docentes e estudantes do ensino superior, médio e fundamental de todo o país. O evento traz em sua programação científica, várias conferências, simpósios, mesas-redondas, grupos de trabalhos, encontros abertos, minicursos, além de sessão de pôsteres. Todas as atividades propostas pela reunião são gratuitas com exceção dos minicursos. As inscrições para os minicursos serão abertas a partir de abril de 2007. Outras informações: 11-33259-2766.

FEA realiza simpósio sobre novos desafios científicos

A Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) realiza no dia 13 de abril, das 13 às 18 horas, no Centro de Convenções, o "I Simpósio sobre Percepção dos Novos Desafios Científicos e a Emergência de Novas Estruturas Organizacionais (NEO)". Tem por objetivo atualizar a comunidade sobre conhecimentos fundamentais para interpretar a realidade global e as estratégias para atuar nos novos tempos. As sugestões (nomes dos palestrantes e questões a serem abordadas) podem ser enviadas para o e-mail simposios2007 em fea.unicamp.br. Informações: http://www.fea.unicamp.br/Simposio_NEO
---
CONCURSOS
---

Instituto de Artes

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe até 15 de dezembro, inscrições ao concurso para preenchimento de uma vaga de Professor-associado, categoria MA -II, nível D, em RTP, da Carreira do Magistério Artístico, nas disciplinas Práticas de Oficina I e II, do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes (IA). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral (SG) e será efetuada mediante requerimento dirigido ao diretor do IA contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 14 de novembro, ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P138062005.pdf Informações: 19-3521-7172 (Silvia Cecatto).

Faculdade de Ciências Médicas - 1 

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe até 19 de dezembro, inscrições ao processo seletivo de provas e títulos, para preenchimento de uma vaga de Professor-doutor, nível MS-3, em RTP. É para a área de Gastroenterologia, na disciplina Clínico-Cirúrgica II do Departamento de Clínica Médica da FCM. Inscrições: de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria do Departamento de Clínica Médica da FCM. Será efetuada mediante requerimento dirigido ao diretor da FCM contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 17 de novembro, ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/02P113782006.pdf. Informações: 19-3521-8933 (Carmem Silvia).

Faculdade de Ciências Médicas – 2 

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 3 de janeiro de 2007 ao concurso para provimento de 1 cargo de Professor-titular, nível MS-6, em RTP, na área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, disciplinas MD-142, MD-242 e MD-223, do Departamento de Medicina Preventiva e Social, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições podem ser feitas na Secretaria Geral da Unicamp, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O registro será feito mediante requerimento dirigido ao Reitor da Universidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 5/10 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P246132005.pdf  Informações: 19-3521-8933.

Instituto de Computação

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe até 21 de fevereiro de 2007, inscrições ao concurso público de provas e títulos, para preenchimento de uma vaga de Professor Titular, nível MS-6 em RTP. É para a área de Arquitetura de Computadores, na disciplina Projetos de Sistemas Computacionais, do Departamento de Sistemas de Computação, do Instituto de Computação (IC). As inscrições serão recebidas mediante protocolo na sala 14 da Secretaria Geral (SG), situada na Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo, das das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. O registro será feito mediante requerimento dirigido ao Reitor da Universidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 23 de novembro, ou no endereço eletrônico. Informações: 19- 3521-5837 (Neusa Helena).
Veja também concursos abertos para:

Docentes (http://www.sg.unicamp.br/procsel/concurso.asp)

Servidores (internos e externos) (http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/) 

Banco de Oportunidades (http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/)
--- AGENDE-SE ---

Dia 12

Concurso de Contos. Vencedores recebem
premiação durante reunião do Conselho Universitário 

A Universidade Estadual de Campinas divulgou no último dia 22, os vencedores do concurso de contos que realizou neste ano como parte da comemoração de seus 40 anos. O primeiro lugar foi conquistado por Marisa Lajolo, com o conto “Fernando pessoa, meu caro Watson”; em segundo ficou Helena Ortiz, autora do conto “Vulvera vitae”; o terceiro lugar coube a José Mário Arruda Toledo, com “O jogo de caxangá”. Os três primeiros colocados receberão um prêmio em dinheiro de R$ 7 mil, R$ 3 mil e R$ 1 mil respectivamente, a ser entregue no próximo dia 12 de dezembro, na Unicamp, durante reunião do Conselho Universitário. A comissão julgadora foi composta pelos escritores Alcir Pécora, Alcides Villaça e Marco Aurélio Cremasco. A comissão decidiu também que o concurso de ensaios “Unicamp 40 anos” resultou deserto, não sendo premiado nenhum dos trabalhos apresentados. 

Professor do IFGW recebe prêmio
de reconhecimento do Instituto
de Estudos Avançados da USP/São Carlos

O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (no campus de São Carlos) comemora o septuagésimo aniversário do professor Roberto Luzzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW). Será no dia 12, a partir das 10 horas, no Anfiteatro do Instituto de Estudos Avançados, Campus da USP, em São Carlos. Na oportunidade será entregue ao professor Luzzi o Prêmio "Janus" em reconhecimento às suas contribuições acadêmicas e científicas. Informações: 19-3521-5479 (Maria del Carmen Zulueta).

Dia 15

Pesquisadores da Unicamp
têm melhor trabalho do último
Fórum de Pesquisa em Cirurgia

Um grupo de pesquisadores da Unicamp foi contemplado com o Prêmio "Alfredo Monteiro" pelo melhor trabalho do XXI Fórum de Pesquisa em Cirurgia, realizado no Rio de Janeiro em novembro. A investigação parte da pesquisa de doutorado do pediatra Willy França sobre "Dano da parede intestinal e da maturidade do plexo mioentérico na gastrosquise experimental", orientado pelo cirurgião pediátrico Lourenço Sbragia, que realiza seu pós-doutorado na Bélgica. O evento pretendia incentivar a divulgação dos trabalhos de núcleos de pesquisa cirúrgica experimental de todo Brasil. O prêmio será entregue aos ganhadores no dia 15 de dezembro, em solenidade que ocorrerá no Rio de Janeiro. Outros pesquisadores, que também assinam o trabalho, pertencem ao Laboratório de Cirurgia Fetal Experimental Michael Harrison, ligado ao Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas, (FCM) e à Disciplina de Cirurgia Pediátrica da Unicamp. São eles Francesco Langone, Cristiane de la Hoz, Anderson Gonçalves, Daniel Bittencourt e Luis Violin Pereira. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_7412/NUH_7412.html

Dia 19

Grupu lança “Configurações”

O GRUPU, Grupo de Percussão da Unicamp, idealizado e dirigido por Fernando Hashimoto, lança no dia 19 de dezembro, às 20 horas, no Teatro Tim do Shopping Parque D. Pedro, em Campinas, o CD “Configurações”. Participam como instrumentistas: Cesar Traldi, Chico Santana, Cleber Campos, Daniela Cervetto, Dantas Rampin, Fernanda Vieira, Humberto Ramos, Leandro Barsalini, Leandro Neves, Lucas da Rosa, Luís André "Gigante", Marcos Rocha, Pedro Prado, Rafael Pereira da Silva e Ronaldo Prascidelli. As músicas do GRUPU são compostas por Jônatas Manzolli e Raul do Valle. A produção é da 3S Projetos. Informações: 19-2103 9180.

Dia 20

Regina Lúcia de Oliveira assume direção do Ceset

A professora Regina Lúcia de Oliveira Moraes assume no dia 20, às 16 horas, no auditório da unidade, a direção do Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset). No mesmo dia serão inauguradas as novas instalações do Ceset (Laboratórios Químico Ambiental, Controle Ambiental, Topografia, Revitalização das fachadas, da Planta Física e ampliação do Restaurante Universitário). A cerimônia de inauguração ocorre no período da manhã, às 10 horas, no campus da Unicamp em Limeira (Rua Paschoal Marmo, 1888, Jardim Nova Itália).

---
RSS Acompanhe notícias atualizadas do Portal da Unicamp 

http://www.unicamp.br/index_xsl.xml

Caso não saiba utilizar o RSS clique no endereço abaixo 

http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/rss-portal/ ---

Assine e receba (gratuitamente) a programação de eventos da Unicamp 

http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/unihoje_assine_UnicampHoje_form.html

(H.C.J.)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l