Unicamp Hoje 14 de dezembro de 2006

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qua Dez 13 00:00:00 BRST 2006


Unicamp Hoje – 14 de dezembro de 2006

Dia 14

Grupo de Benefícios Sociais promove evento na Praça da Paz

O Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), ligado a Reitoria da Unicamp, promove hoje (14), a partir das 12h30, na Praça da Paz, evento cultural e gratuito com a participação do grupo Flautins e da Unibanda. Informações 

Ciência ao ar livre

O Instituto de Geociências da Unicamp em parceria com a Petrobras inicia, em 2007, um projeto que privilegia a integração entre ciência, sociedade e ambiente. O projeto “Conhecimentos escolares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente em micro-bacia urbana” reforça a importância da preservação dos recursos hídricos e seu principal objetivo é incluir os sistemas públicos de ensino da escola básica no processo de integração entre gestão ambiental e educação ambiental. A abertura oficial do projeto será hoje (14), às 8h30, no Auditório do Instituto Agronômico de Campinas, na Avenida Barão de Itapura, nº 1.481 no Bairro Guanabara. Informações rosane em unicamp.br

Instituto de Artes

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe até amanhã (15), inscrições ao concurso para preenchimento de uma vaga de Professor-associado, categoria MA -II, nível D, em RTP, da Carreira do Magistério Artístico, nas disciplinas Práticas de Oficina I e II, do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes (IA). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral (SG) e será efetuada mediante requerimento dirigido ao diretor do IA contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 14 de novembro, ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P138062005.pdf Informações: 19-3521-7172 (Silvia Cecatto).
---
TESES

Faculdade de Ciências Médicas

"Avaliação do comprometimento pulmonar em pacientes com esclerodermiapor meio do teste da caminhada de seis minutos" (doutorado). Candidato: Wander de Oliveira Villalba. Orientadora: professora Ilma Aparecida Paschoal. Dia 14 de dezembro, às 14 horas, no Anfiteatro da CPG da FCM.

Faculdade de Engenharia de Alimentos

"Avaliação do estado nutricional relativo ao selênio de pré-escolares institucionalizados" (mestrado). Candidata: Cristina Rebolho da Silva. Orientador: professor Célio Kenji Miyasaka. Dia 14 de dezembro, às 9 horas, no salão nobre da FEA.

Faculdade de Engenharia Agrícola 

"Avaliação e mapeamento da qualidade das lavouras de milho Safrinha (2001) no médio Paranapanema" (doutorado). Candidato: Hugo de Souza Dias. Orientador: professor Rubens Augusto Camargo Lamparelli. Dia 14 de dezembro, às 14 horas, no anfiteatro da Feagri.

Faculdade Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo

"Estudo econômico comparativo entre tipos de pavimentos" (mestrado). Candidato: Silvio Rodrigues Filho. Orientador: professor Cassio Eduardo Lima de Paiva. Dia 14 de dezembro, às 9h30, na sala de defesa de teses da FEC.

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

"Resistência ao cisalhamento por extrusão de pinos intra-radiculares pré-fabricados: influência do tratamento de superfície, sistemas de fixação e profundidade" (doutorado). Candidato: Ricardo Masso Sigemori. Orientador: professor Luis Alexandre Maffei Sartini Paulillo. Dia 14 de dezembro, às 8 horas, na FOP.

"Influência dos tipos de contensão de mufla e do tempo pós-prensagem na movimentação de dentes em prótese total" (mestrado). Candidato: Wagner Araújo de Negreiros. Orientador: professor Rafael Leonardo Xediek Consani. Dia 14 de dezembro, às 9 horas, na FOP.

"Avaliação retrospectiva do tratamento do granuloma central de células gigantes pela área de cirurgia buco-maxilo-facia na Faculdade de Odontologia de Piracicaba entre 1996 a 2006" (doutorado). Candidato: Aníbal Henrique Barbosa Luna. Orientador: professor José Ricardo de Albergaria Barbosa. Dia 14 de dezembro, às 9 horas, na FOP.

"Identificação de microorganismos presentes na saliva na coroa e no canal radicular de dentes associados ao insucesso endodôntico e sucetibilidade Antimicrobiana de enterococcus faecalis isoldados de canais radiculares" (mestrado). Candidata: Maraisa Greggio Delboni. Orientadora: professora Brenda paula Figueiredo de Almeida Gomes. Dia 14 de dezembro, às 14 horas, na FOP.

"Influência dos modos de ativação no grau de conversão, resistência e morfologia da união de sistemas de cimentação e adesivos" (doutorado). Candidato: César Augusto Galvão Arrais. Orientador: professor Marcelo Giannini. Dia 14 de dezembro, às 13h30, na FOP.

Instituto de Artes

"A imagem indecidível: um viés sobre o papel da fotografia na arte contemporânea" (doutorado). Candidata: Tereza Cristina Bertoncini Gonçalez. Orientador: professor Roberto Berton de Ângelo. Dia 14 de dezembro, às 14 horas, na Pós-graduação do IA.

Instituto de Economia

"Poupança externa e crescimento - uma análise sobre a experiência brasileira entre 1955 e 2004" (mestrado). Candidato: Alexandre Xavier da Silva. Orientador: professor José Pedro Macarini. Dia 14 de dezembro, às 14 horas, na sala IE-23, pavilhão de Pós-graduação do IE.

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

"A questão da estabilidade na teoria da justição de John Rawls" (mestrado). Candidato: Joviniano José Rezende de Oliveira. Orientador: professor Marcos Lutz Muller. Dia 14 de dezembro, às 14 horas, na sala de defesa de tese do IFCH.

"O ser genérico: pressuposto da crítica da politica do jovem Marx" (mestrado). Candidato: Ronaldo Crispim Sena Barro. Orientador: professor Marcos Lutz Muller. Dia 14 de dezembro, às 14 horas, na sala de defesa de teses do IFCH.

Instituto de Geociências

"A dinâmica da cooperação espacial Sul-Sul: o caso do programa CBERS (China-Brazil eatth resources satellite)" (doutorado). Candidato: Edmilson de Jesus Costa Filho. Orientador: professor André Tosi Furtado. Dia 14 de dezembro, às 14 horas, no auditório do IG.

Instituto de Química

"Adição de nucleófilos a íons n-acilimínios quirais e reações de ciclização promovidas por Pd(0)" (doutorado). Candidato: Luís Gustavo Robello. Orientador: professor Ronaldo Aloise Pilli. Dia 14 de dezembro, às 14 horas, no miniauditório do IQ.

---
---
INSCRIÇÕES
---

FEA realiza simpósio sobre novos desafios científicos
A Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) realiza no dia 13 de abril, das 13 às 18 horas, no Centro de Convenções, o "I Simpósio sobre Percepção dos Novos Desafios Científicos e a Emergência de Novas Estruturas Organizacionais (NEO)". Tem por objetivo atualizar a comunidade sobre conhecimentos fundamentais para interpretar a realidade global e as estratégias para atuar nos novos tempos. As sugestões (nomes dos palestrantes e questões a serem abordadas) podem ser enviadas para o e-mail simposios2007 em fea.unicamp.br. Informações: http://www.fea.unicamp.br/Simposio_NEO
---
CONCURSOS
---

Faculdade de Ciências Médicas - 1 

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe até 19 de dezembro, inscrições ao processo seletivo de provas e títulos, para preenchimento de uma vaga de Professor-doutor, nível MS-3, em RTP. É para a área de Gastroenterologia, na disciplina Clínico-Cirúrgica II do Departamento de Clínica Médica da FCM. Inscrições: de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria do Departamento de Clínica Médica da FCM. Será efetuada mediante requerimento dirigido ao diretor da FCM contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 17 de novembro, ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/02P113782006.pdf. Informações: 19-3521-8933 (Carmem Silvia).

Faculdade de Ciências Médicas – 2 

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 3 de janeiro de 2007 ao concurso para provimento de 1 cargo de Professor-titular, nível MS-6, em RTP, na área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, disciplinas MD-142, MD-242 e MD-223, do Departamento de Medicina Preventiva e Social, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições podem ser feitas na Secretaria Geral da Unicamp, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O registro será feito mediante requerimento dirigido ao Reitor da Universidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 5/10 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P246132005.pdf  Informações: 19-3521-8933.

Instituto de Computação

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe até 21 de fevereiro de 2007, inscrições ao concurso público de provas e títulos, para preenchimento de uma vaga de Professor Titular, nível MS-6 em RTP. É para a área de Arquitetura de Computadores, na disciplina Projetos de Sistemas Computacionais, do Departamento de Sistemas de Computação, do Instituto de Computação (IC). As inscrições serão recebidas mediante protocolo na sala 14 da Secretaria Geral (SG), situada na Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo, das das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. O registro será feito mediante requerimento dirigido ao Reitor da Universidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 23 de novembro, ou no endereço eletrônico. Informações: 19- 3521-5837 (Neusa Helena).
Veja também concursos abertos para:

Docentes (http://www.sg.unicamp.br/procsel/concurso.asp)

Servidores (internos e externos) (http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/) 

Banco de Oportunidades (http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/)
--- AGENDE-SE ---
Dia 15

Pesquisadores da Unicamp têm melhor trabalho 
do último Fórum de Pesquisa em Cirurgia

Um grupo de pesquisadores da Unicamp foi contemplado com o Prêmio "Alfredo Monteiro" pelo melhor trabalho do XXI Fórum de Pesquisa em Cirurgia, realizado no Rio de Janeiro em novembro. A investigação parte da pesquisa de doutorado do pediatra Willy França sobre "Dano da parede intestinal e da maturidade do plexo mioentérico na gastrosquise experimental", orientado pelo cirurgião pediátrico Lourenço Sbragia, que realiza seu pós-doutorado na Bélgica. O evento pretendia incentivar a divulgação dos trabalhos de núcleos de pesquisa cirúrgica experimental de todo Brasil. O prêmio será entregue aos ganhadores amanhã (15), em solenidade que ocorrerá no Rio de Janeiro. Outros pesquisadores, que também assinam o trabalho, pertencem ao Laboratório de Cirurgia Fetal Experimental Michael Harrison, ligado ao Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas, (FCM) e à Disciplina de Cirurgia Pediátrica da Unicamp. São eles Francesco Langone, Cristiane de la Hoz, Anderson Gonçalves, Daniel Bittencourt e Luis Violin Pereira. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_7412/NUH_7412.html

Dia 19

Vestibular

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulga no dia 19 de dezembro a relação dos aprovados para a segunda fase do Vestibular 2007, que acontece de 14 e 17 de janeiro de 2007. www.convest.unicamp.br

Grupu lança “Configurações”

O Grupu, Grupo de Percussão da Unicamp, idealizado e dirigido por Fernando Hashimoto, lança no dia 19 de dezembro, às 20 horas, no Teatro Tim do Shopping Parque D. Pedro, em Campinas, o CD “Configurações”. Participam como instrumentistas: Cesar Traldi, Chico Santana, Cleber Campos, Daniela Cervetto, Dantas Rampin, Fernanda Vieira, Humberto Ramos, Leandro Barsalini, Leandro Neves, Lucas da Rosa, Luís André "Gigante", Marcos Rocha, Pedro Prado, Rafael Pereira da Silva e Ronaldo Prascidelli. As músicas do Grupu são compostas por Jônatas Manzolli e Raul do Valle. A produção é da 3S Projetos. Informações: 19-2103 9180.

Lançamento

O universo criativo pode ser conferido pelo grupo de percussão da Unicamp (GRUPU) no CD Configurações. Existe uma grande variedade nos instrumentos, que vão desde os tradicionais nas modalidades erudita e popular até os mais exóticos, como bicicleta e bolas de gude. O grupo apresenta múltiplas formações como Duos quartetos, septetos, entre outros em seus 15 integrantes. A direção musical é de Fernando Hashimoto. As obras do CD foram compostas por Jônatas Manzolli e Raul do Valle. O lançamento será no dia 19 de dezembro às 20h00 no teatro TIM localizado no Parque Dom Pedro Shopping, na entrada das flores. O ingresso é R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia). O CD custa R$ 20,00. Informações: 32373489.

Dia 20

Regina Lúcia de Oliveira assume direção do Ceset

A professora Regina Lúcia de Oliveira Moraes assume no dia 20, às 16 horas, no auditório da unidade, a direção do Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset). No mesmo dia serão inauguradas as novas instalações do Ceset (Laboratórios Químico Ambiental, Controle Ambiental, Topografia, Revitalização das fachadas, da Planta Física e ampliação do Restaurante Universitário). A cerimônia de inauguração ocorre no período da manhã, às 10 horas, no campus da Unicamp em Limeira (Rua Paschoal Marmo, 1888, Jardim Nova Itália).

---
RSS Acompanhe notícias atualizadas do Portal da Unicamp 

http://www.unicamp.br/index_xsl.xml

Caso não saiba utilizar o RSS clique no endereço abaixo 

http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/rss-portal/ ---

Assine e receba (gratuitamente) a programação de eventos da Unicamp 

http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/unihoje_assine_UnicampHoje_form.html

(E. T. G.)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l