Unicamp Hoje 27 de março

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Sex Mar 24 00:00:00 BRT 2006


Programação da Unicamp – 27 de março de 2006

40 anos com arte

Comemorando os 20 anos do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes (IA) e os 40 de Unicamp, a professora Ana Maria Amaral dará um workshop aos alunos do Instituto de Artes, denominado “O ator e seus duplos". Começará hoje dia 27 de março e prossegue até 28 de abril. Ana Maria Amaral é aposentada pela USP, diretora de Teatro de Animação, autora de diversos livros sobre Teatro de Animação: "Teatro de Formas Animadas", "Teatro de Animação", "O ator e seus duplos". No dia 24 de abril Ana Maria
ministrará uma palestra aberta ao publico, ao meio-dia, no Instituto de
Artes, ao meio-dia. Informações: 3788-2444.

Professor Emérito “Post Mortem” 

O título de Professor Emérito “Post Mortem” será conferido ao professor Rahoma Sadeg Mohamed, da Faculdade de Engenharia Química, em sessão do Conselho Universitário, às 16 horas do dia 27 de março.

Semana de Voluntariado

A Semana de Voluntariado Unicamp acontece de hoje (27) a 30 de março, das 11 às 14 horas e das 17h30 às 19h30, no saguão do Restaurante Universitário II. O objetivo é aproximar os universitários, professores e funcionários a ONG´s e Projetos Sociais de  Campinas.  Serão instalados estandes na frente do Restaurante Universitário (Bandejão), para que os universitários estabeleçam contatos diretos com as Entidades e se tornem voluntários.  . Estarão presentes: Boldrini, Hospitalhaços, Fundação Sindrome de Down, CDI, Pró-Menor, Vedruna, Cursinho Milton Santos, entre outros. O evento conta com o apoio do Faça Parte, Feac, UNVoluntários SAE e da Unicamp. 

História da Arte no IFCH

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) organiza nos dias 27, 28 e 29 de março, em seu auditório, o II Encontro de História da Arte “Teoria e História da Arte: abordagens metodológicas”. Outras informações pelo telefone 19-3289 0319.
Funcamp recebe currículos para concurso
A Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) recebe, a partir do dia 27 (segunda-feira), currículos para a vaga de técnico em recursos humanos. As inscrições serão recebidas até quarta-feira (29), das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas, no Serviço de Recursos Humanos do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), à Rua Alexander Fleming, 101, no campus de Barão Geraldo. Confira o edital em http://www.funcamp.unicamp.br/rh/arquivos/023_2006_1.pdf 

Planejamento de experimentos e otimização de processos

O XII curso de extensão Planejamento de experimentos e otimização de processos será realizado entre 27 e 30 de março, ministrado pela professora Maria Isabel Rodrigues. O curso existe desde 1995 e é oferecido todo semestre na Faculdade de Engenharia de Alimentos, com 40 vagas. Toda a renda do curso e livro referente ao curso é destinada à Associação dos Amigos da Criança (Amic). A entidade existe há 15 anos e mantém dois educandários e 1000 litros de sopa diários, dentre outros trabalhos, sendo um deles no Jardim Monte Cristo/Parque Oziel. Mais Informações sobre o curso pelo e-mail extensao em fea.unicamp.br, 19-3788-3886 ou em http://www.fea.unicamp.br/ensino/extensao/cursos/fea-040.html.

--- TESES ---

Faculdade de Odontologia de Piracicaba 

 “Avaliação in vitro do efeito da nicotina, cotinina e cafeína sobre microorganismos orais" (mestrado). Candidata: Karina Cogo. Orientador: professor Francisco Carlos Groppo. Dia 27 de março, às 14 horas, na FOP. 

Instituto de Estudos da Linguagem

"O uso de material hipertexto em um curso de leitura on-line: foco na perspectiva do usuário" (mestrado). Candidata: Débora Camacho Araújo Siqueira. Orientadora: professora Denise Bértoli Braga. Dia 27 de março, às 14 horas, na sala de defesa de teses do IEL. 
Instituto de Física Gleb Wataghin 

"Fenomenologia de neutrinos atmosféricos" (mestrado). Candidato: Diego Rossi Gratieri. Orientador: professor Orlando Luís Goulart Peres. Dia 27 de março, às 10 horas, no auditório da pós-graduação, prédio D do IFGW. 

"Caos e formação de padrões espaciais em cadeias alimentares de duas e três espécies" (mestrado). Candidata: Sabrina Borges Lino Araújo. Orientador: professor Marcus Aloizio Martinez Aguiar. Dia 27 de março, às 14 horas, no auditório da pós-graduação, prédio D do IFGW. 
Veja defesas de teses e dissertações em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

--- CONCURSOS---  

Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética 

A Unicamp recebe, até 31 de março, inscrições ao Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 1 função de Técnico Especializado de Apoio à Pesquisa Cultural, Científica e Tecnológica, nível III, referência 12, Carreira TPCT. Área de Análise Genética e Molecular do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética - CBMEG. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 16 horas, na Secretaria do CBMEG, situada na Cidade Universitária, “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo, mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Diretor do CBMEG da Universidade Estadual de Campinas, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 16/3. Informações pelo telefone 19–3788-1130 ou e-mail mailto:sslima em unicamp.br. O edital encontra-se no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P239652002.pdf 

Concurso FEC

A Unicamp, através da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, recebe até 7 de abril, inscrições ao  Concurso de Livre Docência na área de Estradas e Aeroportos, disciplina EC828 – Estradas III do Departamento de Geotecnia e Transportes, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na secretaria do Departamento de Geoténica e Transportes, mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Diretor da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 8/3 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/05P271612005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-2404.

Instituto de Artes 

A Unicamp recebe, até 13 de abril, inscrições ao Concurso de Livre Docência. Área de Fundamentos Teóricos das Artes, nas disciplinas AC-210 Estética Teatral: Dramaturgia Moderna e Contemporânea e AC-319 Formas do Teatro no Ocidente, do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria do Departamento de Artes Cênicas, do Instituto de Artes, mediante requerimento contendo nome, domicílio, profissão e dirigido ao Diretor da Unidade, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 14/03. Informações pelo telefone 19–788-7172, e-mail mailto:atuia em iar.unicamp.br. O Edital encontra-se em: http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/17P43512006.pdf
 
Instituto de Artes

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG) recebe, até 22 de maio, inscrições ao concurso público de provas e títulos, para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Multimeios e Artes, do Departamento de Multimeios do Instituto de Artes (IA). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da SG, mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Reitor da Universidade Estadual de Campinas, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 17/2 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P216752004.pdf. Outras informações pelo telefone 19- 3788-7172 (Silvia) 
Confira concursos para docentes em http://www.sg.unicamp.br/procsel/concurso.asp

Concurso FOP

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe até 5 de junho, inscrições ao concurso público, para provimento de um cargo de professor titular nível MS6, em RTP. É para a área de Microbiologia e Imunologia, nas disciplinas DB-106 Microbiologia Geral, DB-209 Imunologia e DP-201 Pré-Clínica II, do Departamento de Diagnóstico Oral, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas.  As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da SG, mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Reitor da Universidade Estadual de Campinas, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 7/3 telefone 19-3412-5205 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P265232005.pdf. 

Instituto de Estudos da Linguagem

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe, até 12 de junho, inscrições ao Concurso Público para Provimento de um cargo de Professor Titular, nível MS-6, em RTP. Área de Aquisição da Linguagem nas disciplinas psicolingüística e psicolingüística I, no Instituto de Estudos da Linguagem (Departamento de Lingüística). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da SG, mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Reitor da Universidade Estadual de Campinas, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 11/03. Informações pelo telefone 19-3788-1500,e-mail mailto:gilmar em iel.unicamp.br. O edital encontra-se em no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P056022005.pdf

OPORTUNIDADES

Odebrecht recebe inscrições para o Prêmio Clarival do Prado Valladares

A terceira edição do Prêmio Clarival do Prado Valladares, criado pela Organização  Odebrecht em 2003, está com as inscrições abertas até o dia 31 de março. Podem se inscrever pesquisadores com projetos de pesquisa inéditos e relevantes nas áreas de história econômica, evolução sociopolítica e criação artística brasileira, com ênfase prioritária no estado da Bahia. A iniciativa da Odebrecht oferece aos pesquisadores a oportunidade de viabilizar seus projetos de pesquisa, custeando as despesas para sua realização e a publicação do resultado em livro com a qualidade gráfica e editorial das edições culturais Odebrecht. O Prêmio Clarival do Prado Valladares pretende ampliar o conhecimento e a compreensão da história econômica, da evolução sociopolítica e da criação artística brasileiras, enriquecendo o acervo documental do País sobre fatos, processos e indivíduos cuja memória deva ser resgatada, difundida e preservada. O regulamento do concurso está disponível no site www.odebrecht.com.br , onde poderão ser feitas as inscrições até o dia 31. Os projetos não precisam ter nenhum formato pré-determinado, pois todo o planejamento será definido depois dos resultados, em conjunto com o autor e o Comitê Cultural da Odebrecht. A criação do Prêmio Clarival do Prado Valladares, importante pesquisador e historiador baiano e grande colaborador de toda a atividade cultural da Odebrecht, foi a forma encontrada pela Organização para democratizar o acesso ao patrocínio e dar total transparência ao processo de seleção. 

--- AGENDE-SE ---

DIA 28 

Editora: "Conversa com o Autor" traz Lourenço Mutarelli
A Editora da Unicamp promove no dia 28 de março mais um encontro da série “Conversa com o Autor”. Será no Auditório 2 do Centro de Convenções da Unicamp, às 13 horas. Desta fez o bate-papo contará com a presença do cartunista e escritor Lourenço Mutarelli. A iniciativa da Editora da Unicamp é, mais uma vez, promover o estímulo à leitura e ao debate, em um encontro informal entre autor e leitor. Mutarelli é autor de obras como O cheiro do ralo, que virou roteiro de um longa-metragem em produção e conta com o ator
Selton Melo como protagonista. O filme é dirigido por Heitor Dhalia, que trabalha o roteiro a quatro mãos com Marçal Aquino. Além de trabalhos como Transubstanciação, Seqüelas, A confluência de forquilha, Mundo pet, O dobro de cinco, O rei do ponto e A soma de tudo 1 e 2, Mutarelli falará também sobre sua mais recente e igualmente interessante obra, A caixa de areia (ou eu era dois em meu quintal). Após a palestra o autor fará uma sessão de autógrafos.

Grupo da FEF discute futebol-empresa com Marcelo Proni

O Grupo de Estudos do Futebol (GEF) da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp retoma no próximo dia 28 de março o seu ciclo de palestras, iniciado em 2005. O convidado é o professor Marcelo Proni, do Instituto de Economia (IA) da própria Unicamp. O tema da conferência será “Desafio do futebol empresa no Brasil”. O evento ocorrerá na Sala da Congregação da FEF, a partir das 19h. A entrada é franca. O objetivo do ciclo de palestras, de acordo com a coordenadora do GEF, professora Heloisa Helena Baldy dos Reis, é aprofundar o estudo do futebol, a partir das referências teóricas proporcionadas pelas ciências humanas. Em 2005, um dos convidados do ciclo de palestras foi o professor Miguel Cardenal Carro, da Universidade de Extremadura, da Espanha. Na oportunidade, ele falou sobre a relação entre a crise econômica do futebol profissional e a legislação e acerca das tendências do Direito Esportivo na Europa. O GEF foi criado há dois anos e é constituído por pesquisadores de diversas formações. Participam do grupo educadores físicos, jornalistas e alunos de graduação e pós-graduação. Todos desenvolvem pesquisas acadêmicas abordando algum aspecto ligado ao futebol. Os estudos realizados pelo GEF têm subsidiado ações dos ministérios do Esporte e da Justiça e, particularmente, da Comissão Nacional para a Prevenção da Violência e Segurança nos Estádios. 

Espetáculo Sopro 

Além de novos espetáculos e suas demais atividades, o Lume traz para o Brasil espetáculos e workshops de Tadashi Endo e Norberto Presta, respectivamente diretores dos espetáculos Sopro e O que seria de nós sem as coisas que não existem. Entre 28 de março e 2 de abril,  às 21 horas,  o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp (Lume) faz a pré-estréia de mais um novo espetáculo, Sopro, criação de Carlos Simioni, Tadashi Endo e Denise Garcia. Será no Espaço Cultural Semente (Av. Santa Isabel, 2070). Os ingressos custam R$20,00 e R$10,00 (meia e preço promocional para compras até 27/3). Compras e reservas de ingressos das 9 às 17 horas,  na sede do Lume Teatro ou pelo telefone 19-3289-9869.
DIA 29

Faculdade de educação lança coleção Maurício Tragtenberg

O Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação promove o colóquio “Trajetória e vivências de um libertário no Brasil”, dia 29 de março, das 14 às 18 horas, no Salão Nobre. Na ocasião, será lançada a coleção completa de Maurício Tragtenberg. O evento tem participação de Evaldo Amaro Vieira (USP), Margareth Rago (IFCH/Unicamp), Doris Accioly e Silva (FE/Unicamp) e Lúcia Emília Nuevo Barreto Bruno (FE/USP).

Linux Day-Tritec no Ceset

O Linux Day-Tritec acontece no dia 29, no Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset), campus de Limeira, organizado pela Tritec Empresa Júnior. A programação tem dois eventos às 14 horas: "Linux e perspectivas de mercado" (Dextra - ww.dextra.com.br), até 16 horas e "Install Fest" (colaboradores Tritec), até 18 horas. Às 19 horas o tema "Software Livre e Propriedade Intelectual" será apresentado por Rubens Queiroz de Almeida, do Centro de Computação da Unicamp e às 21 horas "Video Capture em C++", por Alessandro de Oliveira Faria (NETi Tecnologia). As inscrições podem ser feitas no site www.ceset.unicamp.br/tritec/eventos/linuxday.html. O evento conta com o apoio do Ceset e da Mandriva Conectiva.

Ronaldinho Gaúcho ilustra palestra na Faculdade de Educação

A professora Liliana Segnini, da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, ministra a palestra "O Brasil na ótica do trabalho e das profissões". O tema, a ser apresentado no dia 29, às 9h30, no auditório da Biblioteca da FE, será ilustrado tendo como referência a trajetória do jogador Ronaldinho Gaúcho. Faz parte da Cátedra Brasil - Portugal em Ciências Sociais. O evento é organizado pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) e pelo Departamento de Ciências Sociais na Educação (Decise-FE).Veja mais eventos no site da FE http://www.fe.unicamp.br/servicos/eventos-agenda-marco.html

Juniores: Treinamentos de Outono

O evento “Treinamentos de Outono” será realizado na Unicamp, de 29 de abril e 1 de maio. A Empresa Júnior do Instituto de Física, a Quanta Júnior, é a coordenadora. Espera-se a presença de 110 alunos de todas as Empresas Juniores pertencentes à Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (Fejesp). Informações no site http://www.fejesp.org.br/. O intuito do evento é capacitar e desenvolver as habilidades em gestão de projetos, finanças e qualidade das Empresas Juniores e fortalecer, assim, o Movimento das Empresas Juniores. O site do evento, ainda em construção, é http://www.quanta.org.br/treinamentos. 
DIA 30

Jornada de neuroreabilitação

A I Jornada de Neuroreabilitação na infância e adolescência será realizada nos dias 30 de março, das 18 às 22 horas e no dia 1 de abril, das 8 às 19 horas, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A coordenação é da professora Maria Valeriana L. Moura Ribeiro. Inscrições a R$ 90,00 para médicos, docentes e residentes e R$ 70,00 para estudantes, pelo e-mail fisioneuroinfantil em yahoo.com.br ou telefone 19-3788-7374, do Ambulatório de Fisioterapia Neuroinfantil do Departamento de Neurologia da FCM. 

I Simpósio de Bioética

O I Simpósio de Bioética será realizado no dia 30 de março, das 8h30 às 18h30, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A abertura acontece com a palestra “Conflito de interesse”, ministrada pelo professor  Roberto Romano, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). “Falha nas agências reguladoras: Caso Vioox” será apresentada às 10h30 por  Sérgio Nishioka, da Anvisa. “Desvios de Conduta em Ciência” (Marcelo Knobel, do Instituto de Física da Unicamp) e “Autoria de Trabalhos científicos” (José Roberto Goldim, da UFRGS) são as palestras previstas para o período da tarde. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até 23 de março em www.fcm.unicamp.br/congressos/bioética ou no local no dia do evento. As vagas são limitadas. 

História da Educação

"Análise dos parâmetros curriculares educacionais para o ensino religioso nas escolas públicas" é o tema que Tânia C. I. do Amaral analisa em palestra no dia 30 de março, às 17 horas, na sala da Congregação da Faculdade de Educação da Unicamp. O evento faz parte das Comunicações em História da Comunicação e é organizado pelo Histedbr/FE. Informações: eventofe em unicamp.br ou 19-3788-5565

Fórum de Agronegócios

“Safras agrícolas” é o tema do Fórum Permanente de Agronegócios, que acontece no dia 30 de março, das 9 às 17 horas, no auditório da Biblioteca Central “Cesar Lattes”.  Os vários riscos inerentes à atividade agrícola fazem com que a adoção de medidas que permitam reduzir os impactos de eventos adversos seja, cada vez mais, fundamental para o bom desempenho do setor no país, principalmente considerando a importância econômica e social que ele adquiriu nos últimos anos. O seguro agrícola, além de ser um grande instrumento de redução dos prejuízos provocados por situações adversas à produção, pode ser, também, um grande indutor de tecnologias ao utilizar, por exemplo, alíquotas diferenciadas em função das técnicas empregadas pelos produtores. Em comparação a outros países, o desenvolvimento do seguro agrícola no Brasil ainda não é significativo, principalmente se for considerada a importância do agronegócio para o país. Há um grande potencial a ser explorado, que necessita de um esforço conjunto das áreas governamental, acadêmica e privada. Neste sentido, a presente edição do Fórum Permanente de Agronegócios da Unicamp pretende contribuir para o desenvolvimento efetivo do seguro agrícola no Brasil, através de uma análise da situação atual do setor no país e de suas perspectivas para o futuro. Estão programadas palestras de especialistas no assunto, provenientes das áreas acadêmica, governamental e privada. Após cada apresentação, haverá um tempo disponível para a participação da platéia. As inscrições podem ser
feitas pelo site  http://www.cori.unicamp.br/foruns/agro16.php ou no início do evento.
Banda ReMinD – Diversas influências em uma só banda...

Trio de músicos com mais de 25 anos de estrada. O repertório da Banda traz além de trabalho próprio, releitura de vários sucessos do Rock e Pop Internacional e Nacional. Nos shows será apresentado o mais novo trabalho do grupo, gravado e produzido nos estúdios da Trilito, em São Paulo. A banda vai se apresentar dia 30 de março, as 12 e 16 horas, na Casa do Lago. Mais informações http://www.preac.rei.unicamp.br/casadolago/prog.htm

Estudantes latino-americanos

O Seminário Internacional Estudantes Latino-americanos de Educação Superior será realizado nos dias 30 e 31 de março, no Centro de Convenções da Unicamp, organizado pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) da Unicamp. Inscrições gratuitas em http://www.cori.unicamp.br/Udual/
DIA 31

José Dias Sobrinho

Dentro dos Colóquios de Filosofia e História da Educação, acontece a palestra "Dilemas da Educação Superior no mundo globalizado. Sociedade do conhecimento ou Economia do conhecimento?". Será no dia 31 de março, às 17 horas, na sala da Congregação da FE. O conferencista convidado é o professor José Dias Sobrinho (Uniso/Unicamp). O evento é organizado pelo Histedbr e Gepes (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação). Após o Colóquio haverá o lançamento do livro "Dilemas da Educação Superior no mundo globalizado. Sociedade do conhecimento ou Economia do conhecimento?”, de José Dias Sobrinho (Editora Casa do Psicólogo), na Livraria Toledo, que fica no Centro da Vivência da Faculdade de Educação. Informações: eventofe em unicamp.br ou 19-3788-5565
ABRIL

Dia 1

Unicamp na final brasileira do primeiro campeonato 
mundial de aviões de papel

O campeonato mundial de aviões de papel, Red Bull Paper Wings, desafia universitários de mais de 48 países a quebrar os atuais recordes mundiais nas categorias: “Maior tempo de vôo” e “Maior distância percorrida”, e superar os limites na categoria “Melhor vôo acrobático”. No dia 1º de abril, em Jundiaí, estudantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Pernambuco e Belo Horizonte desafiam os limites da gravidade no confronto que decide os três finalistas para o mundial em Salzburg, Áustria. Entre eles estão Rodrigo Miyamoto (Engenharia Mecânica), categoria melhor vôo acrobático; Diogo de Toledo Bertulino (Física Aplicada), maior tempo de vôo e Thiago Fanelli Ferraiol (Matemática - 2002), maior distância percorrida, todos da Unicamp. Um dos três juízes selecionados para o evento é o professor José Eduardo Paiva, do Departamento de Multimeios, do Instituto de
Artes. A competição acontece no hangar TAM Jatos Executivos. Os campeões serão contemplados com a viagem para a Áustria e terão o privilégio de passar dois dias no Hangar-7 (http://www.hangar-7.com/), local onde são armazenados os Flying Bulls, patrimônio de Dietrich Mateschitz. Os campeões mundiais terão como premiação um vôo num jato de guerra.
Historias das guerras

O livro “Historias das guerras”, que tem entre seus autores pesquisadores do Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE) da Unicamp, será lançado no dia 1º de abril, às 15 horas, na Saraiva Mega Store, em São Paulo (Avenida Roque Petrone Jr, 1089, Morumbi). 

Dia 6

Mineração de dados agrícolas

A Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp (Feagri) está organizando o I Workshop de Mineração de Dados Agrícolas, que ocorre no dia 6 de abril. O evento tem como objetivo promover o intercâmbio entre profissionais da área e focará a apresentação de casos utilizando esta tecnologia, suas dificuldades, ferramentas utilizadas e benefícios obtidos com os resultados alcançados. O número de vagas para participação no evento é limitado e as inscrições devem ser feitas no site http://www.agr.unicamp.br/wmda, onde constam outras informações sobre o evento. O workshop será transmitido ao vivo pela Internet.

Espetáculo do Lume no Sesc Belenzinho

Devido ao sucesso de público, o espetáculo montado pelo Núcleo
Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp, o Lume
http://paginas.terra.com.br/arte/lume/ , voltará em cartaz no Sesc Avenida Paulista (SP) para uma temporada de três semanas a partir de 6 de abril, do espetáculo O que seria de nós sem as coisas que não existem. As sessões acontecem ás sextas, sábados e domingos às 21h30. Os ingressos custam R$15,00 (inteira) R$10,00 (comerciários e usuários) e R$ 7,50(meia). Informações: 11-6602-3700 ou www.sescsp.org.br

Encontro Mundial de artes Cênicas 

Entre 6 e 16 de abril acontece no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte mais uma edição do Encontro Mundial de Artes Cênicas (Ecum). Carlos Simioni, do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp Lume http://paginas.terra.com.br/arte/lume/ é curador de um dia de programação, que contará com a presença de convidados internacionais. A programação está no site www.ecum.com.br. No exterior o Lume vai realizar workshops em Lisboa, Paris, Veneza e Messina. 

Dia 7

O instituto Sobrapar realiza, nos dias 7 e 8 de abril, das 8 às 18 horas, nos auditórios do CPqD, o V Simpósio sul-americano "Smile Train sobre fissuras labiopalatinas", o V Simpósio Sobrapar em psicologia da saúde e o II Workshop dos serviços de fissuras labiopalatinas: ética e competência. Tratando pessoas com fissuras labiopalatinas. A programação completa de cada curso, a relação dos palestrantes nacionais e estrangeiros, o mapa de como chegar ao local, a relação de hotéis, o custo de cada palestra e a ficha de inscrição estão disponíveis no site http://www.simposiosobrapar.org.br/. O CPqD
fica no Km 118 da rodovia Campinas–Mogi-Mirim.

Dia 12

Fórum de ATUs e ATDs

O Fórum de Assistentes Técnicos de Direção (ATDs) e de Unidades (ATUs) será realizado no dia 12 de abril, das 9 às 11 horas, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA). As sugestões de pauta podem ser encaminhadas para o e-mail janeg em unicamp.br até o dia 3 de abril. Os próximos encontros estão programados para os dias 17 de maio, 21 de junho, 16 de agosto, 20 de setembro, 18 de outubro, 22 de novembro e 13 de dezembro, no mesmo horário e local. Outras informações pelo telefone 19-3788-4715.

DIA 13

Programação Norberto Presta

O workshop Momento Cênico,  ministrado por Norberto Presta, com a tradução de Rose, do Centro de Produzione Teatrale, acontece na sala Crisantempo, na rua Fidalga nº 521 em São Paulo, de 13 a 16 de abril das 9 às 13 horas. Para o evento organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp (Lume) estão disponíveis 20 vagas para atores e bailarinos no valor de R$300,00 cada. Informações e inscrições pelo telefone (11)3819-2287.

DIA 22

Prêmio da Agência Nacional de Água

A Agência Nacional de Água (ANA) recebe até dia 22 de abril as inscrições para a primeira edição de seu prêmio. Voltado para pessoas, empresas, poder público, organizações de bacias hidrográficas e instituições de ensino e pesquisa que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a gestão e o uso sustentável de recursos hídricos no país, o Prêmio ANA entregará troféu ao vencedor dentre os três finalistas de cada uma das categorias definidas no regulamento. Aos demais finalistas é concedido um certificado atestando sua condição de finalista no concurso. O Prêmio ANA contemplará três categorias: Gestão de Recursos Hídricos, Uso Racional de Recursos Hídricos e Água para a Vida. O Regulamento do Prêmio e a ficha de inscrição encontram-se na página http://www.ana.gov.br/prêmio/. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas apenas através de remessa postal registrada, endereçada à Comissão Organizadora do Prêmio. Mais Informações: 61-2109-5412 ou pelo endereço eletrônico: premioana em ana.gov.br
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l