Unicamp Hoje (19 de maio de 2006)

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qui Maio 18 00:00:00 BRT 2006


Unicamp Hoje (19 de maio de 2006)

DAB inicia mais um Programa de Orientação Financeira

O Programa de Reeducação e Organização Financeira Familiar (Prof) inicia nesta sexta-feira (19) uma nova turma. O Prof desenvolverá diversas atividades com o objetivo de consolidar o processo educacional de controle das finanças para funcionários e seus familiares. A primeira turma de 2006 concluirá o curso em uma atividade para a qual a família dos funcionários participantes é convidada. "O envolvimento de todos os integrantes da família é fator determinante para o sucesso diante dos desafios colocados", argumenta o professor Marcos Silvestre.

Colóquio na FCM discute ensino da LIBRAS

Acontece nesta sexta-feira (19), às 11h30, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o colóquio “O ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nos cursos de graduação: o contexto da fonoaudiologia”, proferido pela lingüista Ivani Rodrigues Silva. O evento faz parte da comemoração dos 33 anos do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel Porto” (Cepre). A Entrada é franca.

Sinfônica Jovem realiza concertos
de lançamento do CD "Festa no Céu"

A Orquestra Sinfônica Jovem (OSJ) realiza dois concertos de lançamento do seu primeiro CD “ Festa no Céu” – uma homenagem ao compositor Ernst Mahle. A regência é de Simone Menezes, com solo (violino) de Samuel Lima. No repertório, obras de Brahms, Haydn e Mahle. A primeira apresentação, gratuita, acontece nesta sexta-feira (19), às 18 horas, no Auditório III do Centro de Convenções da Unicamp. A segunda está marcada para o dia 23, às 20h30, no Teatro Centro de Convivência Cultural de Campinas. Ingressos: R$5 (inteira) e R$2,50 (estudantes/3ª idade). O lançamento é organizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) em parceria com o Núcleo de Integração e Difusão Cultural (Nidic). Leia matéria publicada pelo Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/setembro2005/ju300pag12.html. Informações: 19-3788-1702.

Jacques Wainer profere palestra no IC

O professor Jacques Wainer, do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, ministra nesta sexta-feira (19), às 14 horas, na sala IC-85, a palestra “Inteligência artificial como engenharia: uma visão baseada em problemas e técnicas”. O encontro faz parte da série de seminários do IC. Informações: 19-3788-5864.

FEEC recebe professor do México

A Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) recebe nesta sexta-feira (19), para participar de dois seminários, o professor Rodolfo Quintero Romo, do CINVESTAV (México). Às 10 horas ele discute, na Sala da Congregação da FEEC, o tema “Three-dimensional simulation of semiconductor devies: Cuasi-3d simulation of four-layer devices”. No segundo encontro, marcado para o dia 26, no mesmo horário e local, o professor fala sobre “Beyond the standard Drift-diffusion Equations”. Mais ltmbr em yahoo.com.br

Mário Fiori expõe na Galeria de Arte 

A Galeria de Arte Unicamp sedia, até esta sexta-feira (19), a exposição de pinturas “ruas, praças e desertos”, do artista plástico Mário Fiori. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A Galeria de Arte Unicamp fica no prédio da Biblioteca Central “César Lattes” (BC-CL). Informações: 19-3788-6561.

---
EM ANDAMENTO
---

Vestibular

Os pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2007 da Unicamp podem ser feitos até dia 24, exclusivamente pela Internet (http://www.comvest.unicamp.br/). A documentação deve ser encaminhada pelo correio até o dia 31. O programa de isenção do Vestibular Nacional da Unicamp é parte do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais), que prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam 30 pontos a mais na nota final da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também têm, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final. A participação no Paais é opcional e deve ser indicada no formulário de inscrição.

Unicamp recebe propostas para
seleção de cátedras espanholas

A Unicamp, por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais (Cori), seleciona até 10 de junho, quatro propostas para as áreas de Ciências Tecnológicas, Exatas, Biomédicas ou Humanas/Artes, no âmbito do Programa “Cátedra Ibero-Americana Unicamp-Universidades Espanholas”. Com duração de quatro meses, o programa inclui para cada proposta selecionada, o oferecimento de disciplina(s) de graduação ou pós-graduação, destinadas a alunos de graduação e pós; a realização de uma palestra magistral e o desenvolvimento de atividades de pesquisa em conjunto. Cada candidato poderá participar com apenas uma única proposta, que deverá ser encaminhada para a Cori, pelo e-mail ana em reitoria.unicamp.br. Anexo às propostas, devem acompanhar cópia do currículo (modelo Lattes), RG, CIC e da carteira funcional da Unicamp. A divulgação dos resultados será conhecida até o dia 15 de junho. Confira o edital http://www.cori.unicamp.br/catedras-projetos/cat-uni.htm#1. Informações: ana em reitoria.unicamp.br.

Preac oferece Oficina de Astronomia

Astronomia planetária e ambiental é o tema da oficina cultural que a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) vai oferecer até o dia 29 de junho, com apoio da Secretaria de Cultura de São Paulo. O objetivo é proporcionar informações atualizadas sobre o Sistema Solar e o resto do Universo, mostrando a especificidade e fragilidade da biosfera terrestre e as investigações científicas sobre a existência ou não de ecossistemas extraterrestres. A oficina será coordenada pelo astrônomo Romildo Povoa Faria, integrante da Associação Brasileira de Planetários, do Observatório do Capricórnio e do Grupo Astronômico Áster. Os módulos, com duração total de 30 horas, serão ministrados às terças e quintas feiras, respectivamente no Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp, na Estação Guanabara, e no Parque Ecológico Emílio José Salim. As inscrições são gratuitas e os interessados devem ser maiores de 15 anos. Informações: 3233-7801 (Estação Guanabara) e 3294-2212 (Parque Ecológico).

IFGW organiza "Experimente a Física” e “Exposição de Holografia"

O Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) organiza até 30 de junho, com apoio do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), os eventos "Experimente a Física" e "Exposição de Holografia". Podem ser visitados às segundas-feiras (13 às 15 e das 17h30 às 19h30) e às sextas-feiras (11 às 13 horas), na sala LEB-114 (prédio de Laboratórios de Ensino de Física). Mais informações: telefone 19-3788-2451 ou site http://www.ifi.unicamp.br/%7elunazzi/experimenteafisica.htm

---
EM DIA
---

Coral Oficina do Canto procura vozes masculinas

O “Coral Oficina Canto” procura pessoas que gostem de cantar. Não é necessário ter experiência musical. A preferência é para vozes masculinas. Para os candidatos haverá uma classificação vocal, que deverá ser agendada previamente. Os ensaios do coral acontecem às terças e quintas-feiras, das 12 às 13h30, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA) da Unicamp. O coral é regido por Rodrigo Falson. Informações: 19-3233-2265. 

Zíper na Boca procura vozes masculinas

O Coral Zíper na Boca está com inscrições abertas para vozes masculinas. O agendamento pode ser feito pelo e-mail coralunicamp em iar.unicamp.br

Cadastro de veículos

A Central de Informações atualiza, até 31 de julho, o banco de dados do cadastro de veículos para funcionários e docentes.  Mais http://www.prefeitura.unicamp.br:8080/projeto/pre_help.php

Nanoaventura

Explorar laboratórios, criar nanocircuitos, desenvolver um medicamento mais eficaz e materiais mais eficientes como se fosse um cientista de verdade. Conheça e confira a programação do Projeto Nanoaventura, do Museu Exploratório de Ciências de Campinas.

GAPC

O Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), entidade sem fins lucrativos, oferece, gratuitamente, oficinas de Artes, medicamentos, alimentação, fraldas geriátricas e cadeiras de rodas para portadores de câncer. Além destes recursos o GAPC presta atendimento de serviço social, psicológico, orientação nutricional, tarapia com Reiki/Florais e terapia ocupacional em grupo. O atendimento é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 11 horas, na rua Professor Luiz Rosa, 164, Botafogo. Outras informações pelo telefone 19-3235 1933.

Pastoral Universitária 2006

A Pastoral Universitária realiza missas às terças-feiras, às 18h10 e quintas, às 12h15. Os encontros são às quartas-feiras, das 12h30 às 18 horas. O Grupo de oração começa às 12h15 às terças-feiras e quintas, às 18 horas. As atividades são realizadas na sala PB-18 do Ciclo Básico 2 (prédio básico). Mais informações pelo e-mail pastoral.unicamp em igmail.com

---
TESES
---

Faculdade de Engenharia de Alimentos

“Avaliação de parãmetros do processo de extrusão e do teor de farelo de trigo adicionado em características de "snacks" expandidos de milho” (mestrado). Candidato: Reinaldo Eduardo Ferreira. Orientadora: professora Caroline Joy Steel. Dia 19 de maio, às 9 horas, no Salão Nobre da FEA.

Faculdade de Educação Física

“Sistema, estratégia e tática de jogo: uma análise dos profissionais que atuam no futebol” (mestrado). Candidata: Caroline Colucio Vendite. Orientador: professor Antônio Carlos de Moraes. Dia 19 de maio, às 14 horas, na sala da congregação da FEF.

"Sistema, Estratégia e Tática de Jogo: Uma análise dos profissionais que atuam no futebol" (mestrado). Candidata: Caroline Colucio Vendite. Orientador: professor Antonio Carlos de Moraes. Dia 19 de maio, às 14 horas, na FEF. 

Faculdade de Odontologia de Piracicaba 

“Avaliação eletromiográfica de músculos da mastigação em pacientesportadores de mloclusão tratados com ortopedia funcional dos maxilares” (doutorado). Candidata: Eduardo Sakai. Orientador: professor Fausto Bérzin. Dia 19 de maio, às 08h30, na FOP.

“Características de superfícies, absorção de próteínas e aderência bacteriana em diferentes materiais odontológicos” (doutorado). Candidata: Emilena Maria Castor Xisto Lima. Orientador: professor Altair Antoninha Del Bel Cury. Dia 19 de maio, às 13h30, na FOP.

Instituto de Física Gleb Wataghin 

“Propriedades de pontos quânticos de InP/GaAs” (doutorado). Candidato: Márcio Peron Franco de Godoy. Orientador: professor Fernando Iikawa. Dia 19 de maio, às 14 horas, na sala de seminários do DFA do IFGW.

---
INSCRIÇÕES
---

Congresso de Iniciação Científica
recebe inscrições pela Internet

As inscrições para participar do XIV Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp podem ser feitas de 22 a 26, no endereço eletrônico http://www.prp.rei.unicamp.br/pibic/congressos/xivcongresso/inscricao.php. Podem se inscrever Bolsistas do Pibic/CNPq, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), Fapesp e alunos de graduação com projetos financiados por agências de fomento à pesquisa. O congresso acontece nos dias 27 e 28 de setembro e é organizado pelas Pró-reitorias de Pesquisa e Graduação. Informações: 19-3788-4891.

"Automática 2006" recebe inscrições

A Mecatron Projetos e Consultoria Jr., empresa Júnior do curso de Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica) da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp (FEM), organiza de 29 de maio até 2 de junho, a 8ª edição do Automática. As inscrições podem ser feitas por meio do endereço eletrônico http://www.mecatron.org.br/automatica/inscricoes.php

Física nas Férias abre inscrições. Oficina será no dia 10 de julho

Estão abertas as inscrições o “IV Física nas Férias”. O evento é destinado a alunos do ensino médio que passarão de 10 a 14 de julho participando de aulas e experimentos de física moderna no Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp (IFGW). Sessenta estudantes serão divididos em grupos para estudarem, utilizando metodologia científica, um dos problemas propostos: como medir a velocidade da luz?, espectroscopia de átomos e moléculas, a existência do éter, o caráter corpuscular da luz, e física dos plasmas. As inscrições vão até 9 de junho. Mais informações no site www.ifi.unicamp.br/osa/fife4 ou pelo telefone: 19-3788-5435.

Química Têxtil recebe inscrições até 18 de junho

As inscrições para o curso “Físico-Química do Processamento Químico Têxtil”, organizado pela Faculdade de Engenharia Química (FEQ), podem ser feitas até 18 de junho pelos telefones 19-3788-3911, 3788-4132 ou e-mail extensao em feq.unicamp.br. Confira os detalhes sobre a documentação, prazos e forma de pagamento em http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=FEQ-0032&of=004. Mais informações: http://www.feq.unicamp.br/extensao/curso-de-extensao/fisicoquimica.htm

Conferência Global de Sustentabilidade

Estão abertas as inscrições de trabalhos para a IV Global Conference on Sustainable Product Development and Life Cycle Engineering, que acontecerá de 3 a 6 de outubro de 2006, na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). O evento reunirá os maiores especialistas do mundo na área de Sustentabilidade Industrial, incluindo profissionais da Universidade Técnica de Berlin, do Rochester Institute of Technology, dos E.U.A., da Shanghai Jiao Tong University, da China e de outras universidades e centros de pesquisa internacionais e nacionais. Os resumos podem ser enviados até segunda-feira (15) e os artigos completos até 31 de julho, redigidos em inglês. Os artigos serão publicados nos Anais da conferência. Mais http://www.gcsm.org.br/

Unicamp de Portas Abertas
recebe inscrições de escolas

A Unicamp mais uma vez abre as portas para partilhar os conhecimentos desenvolvidos em suas unidades de ensino e pesquisa. O formulário de inscrições para escolas de ensino médio e fundamental de todo o Brasil já está disponível na página da Universidade de Portas Abertas-UPA (http://www.upa.unicamp.br/index.shtml). Este ano, as visitas se realizarão nos dias 1 e 2 de setembro. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNP/NP_1319/NP_1319.html

---
CONCURSOS
---

Instituto de Artes

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe até 22 de maio, inscrições ao concurso público de provas e títulos, para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Multimeios e Artes, do Departamento de Multimeios do Instituto de Artes (IA). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da SG, mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Reitor da Universidade Estadual de Campinas, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 17/2 ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P216752004.pdf. Outras informações pelo telefone 19- 3788-7172 (Silvia)

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe até 5 de junho, inscrições ao concurso público, para provimento de um cargo de professor titular nível MS6, em RTP. É para a área de Microbiologia e Imunologia, nas disciplinas DB-106 Microbiologia Geral, DB-209 Imunologia e DP-201 Pré-Clínica II, do Departamento de Diagnóstico Oral, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas.  As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da SG, mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Reitor da Universidade Estadual de Campinas, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 7/3 telefone 19-3412-5205 ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P265232005.pdf

Instituto de Estudos da Linguagem 

A Unicamp,  através da Secretaria Geral (SG), recebe até 12 de junho, inscrições ao Concurso Público para Provimento de um cargo de Professor Titular, nível MS-6, em RTP. Área de Aquisição da Linguagem nas disciplinas psicolingüística e psicolingüística I, no Instituto de Estudos da Linguagem (Departamento de Lingüística). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da SG, mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Reitor da Universidade Estadual de Campinas, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 11/03. Confira o edital em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P056022005.pdf. Mais informações pelo telefone 19-3788-1500.

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe até 3 de julho, inscrições ao concurso público de provas e títulos, para provimento de 01 cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Teoria e Pensamento Social, para as disciplinas Pensamento Social I, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). As inscrições podem ser feitas das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral (sala 14) e será efetuada mediante requerimento dirigido ao Reitor da Universidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 1/4/2006 ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P139822003.pdf. Mais informações pelo telefone 19-3788-1581 (Maria Stella).

Veja também concursos abertos para:

Docentes (http://www.sg.unicamp.br/procsel/concurso.asp)
Servidores (internos e externos) (http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/)
Banco de Oportunidades (http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/)

---
AGENDE-SE
---

Dia 20

IA sedia encontro da Semana de Luta Antimanicomial

O encontro "O Diálogo Necessário" acontece no dia 20, das 9 às 12 horas, no auditório do Instituto de Artes (IA). O evento faz parte da Semana de Luta Antimanicomial 2006 do Serviço de Saúde Cândido Ferreira, hospital de gestão municipal e referência latino-americana em tratamento psiquiátrico. Trata-se do primeiro encontro de uma série, que visa esclarecer aos portadores de transtornos mentais, seus familiares, amigos e a sociedade em geral, sobre as doenças, formas de tratamento, entre outros assuntos. Informações: seabra.paula em gmail.com

Jornalista apresenta trabalho sobre o Jornal da Unicamp

“Jornal da Unicamp: Uma universidade de comunicação criativa. Um estudo de caso do jornal elaborado pela Assessoria de Imprensa da Unicamp”  é o tema do trabalho que a jornalista Marcela Carlini apresenta no V Seminário Científico de Pós-Graduação da Metrocamp. O evento acontece no dia 20, às 9 horas, no Colégio Progresso (Av. Julio de Mesquita, 840). Informações: majornalista em gmail.com

Dia 22

Congresso de Iniciação Científica

As inscrições para participar do XIV Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp podem ser feitas de 22 a 26, no endereço eletrônico. Podem se inscrever Bolsistas do Pibic/CNPq, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), Fapesp e alunos de graduação com projetos financiados por agências de fomento à pesquisa. O congresso acontece nos dias 27 e 28 de setembro e é organizado pelas Pró-reitorias de Pesquisa e Graduação. Informações: 19-37884891.

Osvaldir Pereira Taranto assume direção da FEQ

O professor Osvaldir Pereira Taranto toma posse como novo diretor da Faculdade de Engenharia Química (FEQ). A solenidade acontece no dia 22, às 14h30, no auditório (bloco D) da FEQ.
Prefeitura do campus e Emdec promovem
treinamento para funcionários da vigilância e Unitransp

A Prefeitura do campus, em parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e apoio da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU), promove nos dias 22, 23 e 24, das 14 h30 às 16h30, no auditório da AFPU, um treinamento sobre educação e ações no trânsito. Mais: http://www.prefeitura.unicamp.br/prefe/materias_2006/Campanhas/capacitacao_profissional_Emdec_Unicamp.htm

Dia 23

Yves Clot ministra curso na FE

O professor Yves Clot, do Conservatoire National des Arts et Métiers de Paris, ministra de 23 a 25, das 9 às 12 horas, na sala da congregação da Faculdade de Educação (FE), o curso “Aspectos da perspectiva histórico-cultural”. No encontro serão debatidos os temas “Desenvolvimento e funcionamento psicológico na Psicologia  de Vygotski” e “Bakhtin, Vygotski et Leontiev e a questão da significação”. Com 40 vagas, as  inscrições podem ser feitas até o dia 22, no e-mail. A realização é do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL). Informações: 3788-5565.

Casa do Lago recebe exposição sobre Einstein 

O Espaço Cultural Casa do Lago recebe, de 23 de maio a 2 de junho, com entrada gratuita, a exposição “Albert Einstein: O Personagem do Século”. A abertura oficial acontece às 16h30. Na seqüência, às 17h30, o professor Marcelo Knobel (IFGW) profere a palestra “O legado de Einstein”. A mostra conta com 30 painéis ilustrados (textos e fotos), além de documentos e manuscritos. A exposição será enriquecida com vídeos didáticos sobre as contribuições científicas de Einstein, e sua viagem ao Brasil. Haverá também uma mostra paralela de cinema, (http://www.preac.unicamp.br/casadolago/cinema.htm) com temática científica. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas. O Espaço Cultural Casa do lago fica na Rua Érico Veríssimo, s/n, campus da Unicamp.

III Encontro da Anppas será em Brasília

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (Anppas) realiza no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília, entre 23 e 26 de maio, seu III Encontro. A atual presidente da Anppas é a professora Leila da Costa Ferreira, da Unicamp (NEPAM e IFCH). A programação conta com 16 Grupos de Trabalho, 10 mesas redondas e três conferências principais (internacionais): "Enviromnentalism and the "Second End of Nature", com Steven Yearley, a Universidade de York, Inglaterra e pesquisador sênior do Stockholm Environment Institute; Michel Maffesoli, professor da Academie de Paris-Sorbonne, que fala sobre "Um nouveu paradigme: le matrimoine naturel" e Roberto Guimarães, das Nações Unidas de Nova York, que enfoca o tema "The inequality Predicament: Social dimensions of Sustainability". Haverá ainda lançamentos de livros, prêmios concedidos à melhor dissertação de mestrado e tese de doutorado na área de ambiente e sociedade dos programas filiados à Anppas, além da presença de inúmeros pesquisadores de todo o país e internacionais. Mais http://www.anppas.org.br/

Dia 24

Labeurb realiza encontro na Praça da Paz

O Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) realiza no dia 24, às 14 horas, na Praça da Paz da Unicamp, o encontro “Conversa de Rua: Travestis: cruzando fronteiras do gênero". Participam: Paulo Reis, pesquisador do Grupo de Estudo Interdisciplinar de Sexualidade Humana (GEISH/FE) e Janaina Lima, coordenadora do Grupo de Ação pela Cidadania de Lésbicas, Gays, Travestis, Transexuais e Bissexuais. Informações: 19-3788-7939.

Dia 25

Pirelli apresenta-se no ciclo de palestras do SAE

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) realiza até 1 de junho, o “Ciclo de palestras - Integração Unicamp/Empresas”. Trata-se de um evento em que as empresas de grande porte, a convite do SAE, falam sobre seus produtos, sua localização e dos profissionais de que necessitam. Todos os encontros acontecem das 12h30 às 13h30, na sala CB-3, prédio do Ciclo Básico I. No dia 25 apresenta-se a empresa Pirelli. Confira a programação http://www.sae.unicamp.br/hp/principal/php/index.php?id=24

FCM realiza simpósio neurovascular

Dia 25, das 8h30 às 18 horas, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, acontece o I Simpósio Neurovascular da Unicamp, dentro das comemorações dos 40 anos do Departamento de Neurologia. A conferência de abertura será Abordagem neurocirúrgica de paciente com patologia neurovascular: presente e futuro, proferida pelo médico da Unicamp Evandro de Oliveira. A conferência da tarde tratará da Prevenção secundária no AVC e em condições clínicas específicas. O conferencista será o médico Jamari Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Outros temas serão abordados por outros especialistas durante o Simpósio, como Métodos complementares para avaliação de paciente com patologia neurovascular, Funcionamento de uma unidade para AVC e Tratamento do paciente com AVCi na fase aguda. A programação completa, o valor e a ficha de inscrição estão disponíveis no site http://www.fcm.unicamp.br/. Informações: solange em fcm.unicamp.br

Pós-graduandos da FE discutem
Aleijadinho e Primeira República 

A pós-graduanda pela Faculdade de Educação (FE) Sônia Maria Fonseca, aborda no dia 25, às 17 horas, o tema “A invenção do Aleijadinho: historiografia e colecionismo em torno de Antonio Francisco Lisboa”. Na seqüencia, o pós-graduando José Damiro de Moraes fala sobre “A trajetória educacional anarquista na Primeira República”. O evento faz parte das Comunicações em História da Educação, do  Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR). Informações: 3788-5565.

Grupo de Pesquisa da FE realiza mesa-redonda e lança livro

O Grupo de pesquisa “Alfabetização, Leitura e Escrita (Alle)”, da Faculdade de Educação (FE), organiza no dia 25, às 14 horas, no Centro de Convenções, a mesa redonda “Afetividade e Práticas Pedagógicas”. No encontro haverá lançamento do Livro "Afetividade e Práticas Pedagógicas". A entrada é franca e aberta ao público. Informações: 19-3294-2540.

Dia 26

Colóquio na FE

A professora Edwiges Maria Morato, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e o professor Yves Clot, do Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM) de  Paris, participam no dia 26, a partir das 9 horas, do colóquio  “A contribuição da Psicologia Histórico-cultural à Clínica do Trabalho e à Terapia de Afásicos”. O evento, organizado pelo  Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem ( GPPL),  acontece na sala da congregação da Faculdade de Educação (FE). Informações: 3788-5565.

Vice-reitor da Universidade de
Kharkov profere palestra no IQ

“Um panorama atual na área de educação em química e ciências na região da antiga União Soviética”  é o tema da palestra que o professor  Yuriy V. Kholin, vice-reitor da  Universidade Nacional de Kharkov (Ucrânia), profere no dia 26, às 14 horas, no auditório do Instituto de Química (IQ). Informações: marilza em iqm.unicamp.br

Marxismo e Educação 

Os professores Dermeval Saviani, José Claudinei Lombardi e José Luis Sanfelice, todos da Faculdade de Educação (FE), participam no dia 26, às 17 horas, na sala da congregação da unidade, do colóquio “Marxismo e Educação: Debates contemporâneos”. Às 18h30 será lançado o livro que dá nome ao colóquio, organizado pelos professores José Claudinei Lombardi e Dermeval Saviani (Ed. Autores Associados). A realização é do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR).

Dia 29

Mecatron organiza "Automática 2006"

A Mecatron Projetos e Consultoria Jr., empresa Júnior do curso de Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica) da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp (FEM), organiza de 29 de maio até 2 de junho, a 8ª edição do Automática. As inscrições podem ser feitas por meio do endereço http://www.mecatron.org.br/automatica/inscricoes.php. Na cerimônia oficial de abertura, marcada para as 18 horas do dia 29, o engenheiro Mauro Correia, diretor da Fábrica da Nokia no Brasil, profere palestra sobre o cenário atual da mecatrônica no Brasil. Na Automática 2006, o “Dia da Mecatrônica” acontece no dia 29, a partir das 12 horas, Ginásio Multidisciplinar da Unicamp. No evento serão expostos trabalhos de graduação e de pesquisa nas áreas mecatrônica. Simultaneamente ocorre o 2º Campeonato de Futebol de Robôs da Unicamp, com a participação de times de várias universidades do Estado de São Paulo. Na programação também estão incluídas palestras, mini-cursos, visitas e workshops distribuídos em 3 módulos: Inteligência robótica, automação industrial e empreendedorismo e novos negócios. A “Automática” recebeu em 2004 o Prêmio de Qualidade oferecido pela Federação da Empresas Juniores do Estado de São Paulo (Fejesp). Informações: 19-3788-3205 (Felipe).

Robôs da FEI jogam futebol na Automática 2006

Em clima de Copa do Mundo, os robôs do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), desenvolvidos por oito estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica, prometem repetir o bom desempenho do ano passado na 2ª Competição de Futebol de Robôs, que será realizada dia 29 de maio, durante a Automática 2006 – Semana de Engenharia de Controle e Automação, na Unicamp. Campeã na Automática 2005, a FEI conquistou o 3º lugar na Competição Estudantil Latino-Americana de Robótica, realizada no ano passado. Além da FEI, disputam a Automática 2006 as equipes do Instituto Mauá de Tecnologia e da Unesp (Bauru). Além da equipe de Futebol de Robôs, a FEI levará um cachorrinho AIBO, criado pela Sony, que tem vários recursos de inteligência artificial embutidos, que lhe dão a capacidade de aprender por meio da técnica de tentativa e erro promovendo desenvolvimento de técnicas de Inteligência Artificial. “O Aibo é mais uma forma de demonstrar as aplicações da robótica e dividir conhecimento com outras universidades”, afirma o engenheiro Flávio Tonidandel, coordenador do Departamento de Ciência da Computação e responsável pelos projetos de robôs.

Lançamento

O lançamento do livro "Gramática do Português Culto Falado no Brasil - Construção do Texto Falado" (Editora da Unicamp), organizado pelos professores Ataliba Teixeira de Castilho, Célia Cândida Abreu Spineri Jubran e Ingedore Grunfeld Villaça Koch, acontece no dia 29, às 16 e 19 horas, no auditório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL).

Professora Feagri coordena seminário em Itatiba

A professora Raquel Gonçalves, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), coordena a parte técnica do 1º seminário sobre “Aplicação de Ensaios Não-destrutivos em Madeira e Materiais a Base de Madeira". O encontro será realizado de 29 a 31, a partir das 9 horas, na Escola Senai “Luiz Scavone” (Rua Alfredo Massaretti 191, Parque Ferraz Costa, Itatiba-SP). Informações e inscrições: http://www.abende.org.br/madeira.html

Francis Fukuyama profere palestra em São Paulo

"Confiança: sustentáculo das organizações" é o tema da palestra que o professor Francis Fukuyama discute no dia 30, das 14 às 18 horas, no Teatro do Hotel Renaissance, em São Paulo (SP). Nesta palestra, além do Prof. Dr. Fukuyama, quatro debatedores brasileiros, o ex-Ministro da Educação Paulo Renato de Souza, o Diretor Científico da Fapesp e ex-reitor da Unicamp, Prof. Brito Cruz, o teólogo e consultor de empresas Pr. Ed René Kivitz e o Cientista Político e Especialista em Relações Internacionais Prof. Dr. Demétrio Magnoli, sob a mediação do jornalista Paulo Markun, abordarão os aspectos da obra do Dr. Fukuyama e dirigirão perguntas pertinentes ao palestrante. Informações e inscrições:  http://www.yamaeventos.com.br/fukuyama Mais: telefone (+5511) 3862-3896.

Dia 31

Ambev participa do Ciclo Unicamp/Empresas do SAE

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) realiza até 1 de junho, o “Ciclo de palestras - Integração Unicamp/Empresas”. Trata-se de um evento em que as empresas de grande porte, a convite do SAE, falam sobre seus produtos, sua localização e dos profissionais de que necessitam. Todos os encontros acontecem das 12h30 às 13h30, na sala CB-3, prédio do Ciclo Básico I. No dia 31 apresenta-se a empresa Ambev. Confira a programação http://www.sae.unicamp.br/hp/principal/php/index.php?id=24

---
RSS
Acompanhe notícias atualizadas do Portal da Unicamp
http://www.unicamp.br/index_xsl.xml

Caso não saiba utilizar o RSS clique no endereço abaixo
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/rss-portal/
---

Assine e receba (gratuitamente) a programação de eventos da Unicamp
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/unihoje_assine_UnicampHoje_form.html

(H.C.J.)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l