Unicamp Hoje (16 de maio de 2006)

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Seg Maio 15 00:00:00 BRT 2006


Unicamp Hoje (16 de maio de 2006)

Copa do Mundo é tema de palestra na Educação Física

Um dia após o anúncio, por parte do técnico Carlos Alberto Parreira, da relação dos 23 jogadores que defenderão a Seleção Brasileira no Mundial da Alemanha, o futebol entra em campo na Unicamp, mais especificamente na Faculdade de Educação Física (FEF). A convite do Grupo de Estudos sobre o Futebol (GEF) e do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), os professores Arlei Sander Damo (Universidade de Santa Cruz do Sul) e José Paulo Florenzano (PUC-São Paulo) ministrarão amanhã (16) palestras sobre a Copa do Mundo. O evento, aberto ao público em geral, ocorrerá na Sala da Congregação da FEF, a partir das 17 horas. As conferências de Damo e Florenzano fazem parte do ciclo de palestras promovido pelo GEF. Uma vez ao mês, especialistas de diversas áreas são convidados para falar de temas relacionados ao futebol.

Milton Hatoum participa de "Conversa com o autor"

A Editora da Unicamp recebe amanhã (16), às 11 horas, no auditório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), o escritor Milton Hatoum. Ele participa de um bate-papo no sétimo encontro "Conversa com o autor", evento organizado pela Editora. Hatoum é autor das obras “Cinzas do norte, “Dois irmãos” e “Relato de um certo oriente”.

Cemeq organiza palestras no Convenções
para debater hardware de servidores e desktops

O Centro de Manutenção de Equipamentos (Cemeq) organiza no dia 18, a partir das 10 horas, no Centro de Convenções da Unicamp (auditório II), quatro palestras que visam debater as tendências tecnológicas para hardware de servidores e desktops. As inscrições podem ser feitas até amanhã (16), no endereço eletrônico http://www.cemeq.unicamp.br/eventos/inscricao_eventos.asp. Informações: 19-37885049.

Casa do Lago dedica ciclo de
filmes ao cineasta Jean Rouch

O Espaço Cultural Casa do Lago exibe, até 19 de maio, em sua sessão de cinema, um ciclo de filmes dedicados ao cineasta Jean Rouch. As exibições acontecem sempre às 14, 16h30 e às 19h30. Amanhã (16) será exibido o filme “Pouco a Pouco”. Na quarta-feira (17) a tela será ocupada com “A Caça ao Leão com Arco”. No dia 18 a atração será “Cores”. Todos com direção de Jean Rouch. O ciclo será encerrado na sexta-feira, dia 19, com apresentação de “Mosso Mosso - Jean Rouch como se". Este último com direção Jean-André Fieshi. A Casa do Lago fica na Rua Érico Veríssimo, s/n, campus da Unicamp. Informações: 19-37887017 ou e-mail casadolago em reitoria.unicamp.br

Cotuca realiza Sarau Lítero-musical

O Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca) realiza amanhã (16) e na quarta-feira (17), das 12 às 13 e das 18 às 19 horas, em seu Salão Nobre, o 3º Sarau Lítero-Musical. Informações: 19-37758622.

---
EM ANDAMENTO
---

Feira de Recrutamento – Ceset

O Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset), unidade da Unicamp em Limeira, organiza até quarta-feira (17), a I Feira de Recrutamento. Das 14 às 18 e das 19 às 22h30, empresas dos setores de tecnologia em saneamento ambiental, construção civil, telecomunicações e informática divulgam seus programas de estágio para os alunos de Limeira. Estão previstas palestras, exposições em área reservada para as empresas e folders. As empresas farão cadastros dos alunos interessados em estágio, aplicação de testes e a divulgação do seu programa de estágio. Haverá também palestras sobre desenvolvimento profissional e um banco de dados das empresas participantes e também de currículos dos alunos interessados. Informações: feira_recrutamento em ceset.unicamp.br

Mário Fiori expõe na Galeria de Arte 

A Galeria de Arte Unicamp sedia até 19 de maio, a exposição de pinturas “ruas, praças e desertos”, do artista plástico Mário Fiori. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A Galeria de Arte Unicamp fica no prédio da Biblioteca Central “César Lattes” (BC-CL). Informações: 19-3788-6561.

Vestibular

Os pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2007 da Unicamp podem ser feitos até dia 24, exclusivamente pela Internet (http://www.comvest.unicamp.br/). A documentação deve ser encaminhada pelo correio até o dia 31. O programa de isenção do Vestibular Nacional da Unicamp é parte do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais), que prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam 30 pontos a mais na nota final da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também têm, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final. A participação no Paais é opcional e deve ser indicada no formulário de inscrição.

Unicamp recebe propostas para
seleção de cátedras espanholas

A Unicamp, por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais (Cori), seleciona até 10 de junho, quatro propostas para as áreas de Ciências Tecnológicas, Exatas, Biomédicas ou Humanas/Artes, no âmbito do Programa “Cátedra Ibero-Americana Unicamp-Universidades Espanholas”. Com duração de quatro meses, o programa inclui para cada proposta selecionada, o oferecimento de disciplina(s) de graduação ou pós-graduação, destinadas a alunos de graduação e pós; a realização de uma palestra magistral e o desenvolvimento de atividades de pesquisa em conjunto. Cada candidato poderá participar com apenas uma única proposta, que deverá ser encaminhada para a Cori, pelo e-mail ana em reitoria.unicamp.br. Anexo às propostas, devem acompanhar cópia do currículo (modelo Lattes), RG, CIC e da carteira funcional da Unicamp. A divulgação dos resultados será conhecida até o dia 15 de junho. Confira o edital http://www.cori.unicamp.br/catedras-projetos/cat-uni.htm#1. Informações: ana em reitoria.unicamp.br.

Preac oferece Oficina de Astronomia

Astronomia planetária e ambiental é o tema da oficina cultural que a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) vai oferecer até o dia 29 de junho, com apoio da Secretaria de Cultura de São Paulo. O objetivo é proporcionar informações atualizadas sobre o Sistema Solar e o resto do Universo, mostrando a especificidade e fragilidade da biosfera terrestre e as investigações científicas sobre a existência ou não de ecossistemas extraterrestres. A oficina será coordenada pelo astrônomo Romildo Povoa Faria, integrante da Associação Brasileira de Planetários, do Observatório do Capricórnio e do Grupo Astronômico Áster. Os módulos, com duração total de 30 horas, serão ministrados às terças e quintas feiras, respectivamente no Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp, na Estação Guanabara, e no Parque Ecológico Emílio José Salim. As inscrições são gratuitas e os interessados devem ser maiores de 15 anos. Informações: 3233-7801 (Estação Guanabara) e 3294-2212 (Parque Ecológico).

IFGW organiza "Experimente a Física” e “Exposição de Holografia"

O Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) organiza até 30 de junho, com apoio do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), os eventos "Experimente a Física" e "Exposição de Holografia". Podem ser visitados às segundas-feiras (13 às 15 e das 17h30 às 19h30) e às sextas-feiras (11 às 13 horas), na sala LEB-114 (prédio de Laboratórios de Ensino de Física). Mais informações: telefone 19-3788-2451 ou site http://www.ifi.unicamp.br/%7elunazzi/experimenteafisica.htm

---
EM DIA
---

Coral Oficina do Canto procura vozes masculinas

O “Coral Oficina Canto” procura pessoas que gostem de cantar. Não é necessário ter experiência musical. A preferência é para vozes masculinas. Para os candidatos haverá uma classificação vocal, que deverá ser agendada previamente. Os ensaios do coral acontecem às terças e quintas-feiras, das 12 às 13h30, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA) da Unicamp. O coral é regido por Rodrigo Falson. Informações: 19-3233-2265. 

Zíper na Boca procura vozes masculinas

O Coral Zíper na Boca está com inscrições abertas para vozes masculinas. O agendamento pode ser feito pelo e-mail coralunicamp em iar.unicamp.br

Nanoaventura

Explorar laboratórios, criar nanocircuitos, desenvolver um medicamento mais eficaz e materiais mais eficientes como se fosse um cientista de verdade. Conheça e confira a programação do Projeto Nanoaventura, do Museu Exploratório de Ciências de Campinas.

GAPC

O Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), entidade sem fins lucrativos, oferece, gratuitamente, oficinas de Artes, medicamentos, alimentação, fraldas geriátricas e cadeiras de rodas para portadores de câncer. Além destes recursos o GAPC presta atendimento de serviço social, psicológico, orientação nutricional, tarapia com Reiki/Florais e terapia ocupacional em grupo. O atendimento é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 11 horas, na rua Professor Luiz Rosa, 164, Botafogo. Outras informações pelo telefone 19-3235 1933.

Pastoral Universitária 2006

A Pastoral Universitária retoma suas atividades. As missas acontecem às terças-feiras às 18h10 e quintas às 12h15. Os encontros são as quartas-feiras das 12h30 às 18 horas. O Grupo de oração começa às 12h15 às terças-feiras e quintas às 18 horas. As atividades são realizadas na sala PB-18 do Ciclo Básico 2 (prédio básico). Mais informações pelo e-mail pastoral.unicamp em igmail.com

---
TESES
---

Faculdade de Engenharia de Alimentos

“Destilação em batelada de aroma natural de caju e óleo essencial de manjericão: investigação via simulação computacional” (mestrado). Candidata: Helena Finardi Álvares Scanavini. Orientador: professor Antônio José A. Meirelles. Dia 16 de maio, às 14 horas, no Salão Nobre da FEA.

Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica 

“Propriedades homológicas de mergulho de grupos discretos metabelianos” (doutorado). Candidata: Flávia Souza Machado da Silva. Orientadora: professora Dessislava Hristova Kochloukova. Dia 16 de maio, às 14 horas, na sala 253 do Imecc.

---
INSCRIÇÕES
---

Conferência Global de Sustentabilidade

Estão abertas as inscrições de trabalhos para a IV Global Conference on Sustainable Product Development and Life Cycle Engineering, que acontecerá de 3 a 6 de outubro de 2006, na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). O evento reunirá os maiores especialistas do mundo na área de Sustentabilidade Industrial, incluindo profissionais da Universidade Técnica de Berlin, do Rochester Institute of Technology, dos E.U.A., da Shanghai Jiao Tong University, da China e de outras universidades e centros de pesquisa internacionais e nacionais. Os resumos podem ser enviados até segunda-feira (15) e os artigos completos até 31 de julho, redigidos em inglês. Os artigos serão publicados nos Anais da conferência. Mais http://www.gcsm.org.br/

Unicamp de Portas Abertas
recebe inscrições de escolas

A Unicamp mais uma vez abre as portas para partilhar os conhecimentos desenvolvidos em suas unidades de ensino e pesquisa. O formulário de inscrições para escolas de ensino médio e fundamental de todo o Brasil já está disponível na página da Universidade de Portas Abertas-UPA (http://www.upa.unicamp.br/index.shtml). Este ano, as visitas se realizarão nos dias 1 e 2 de setembro. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNP/NP_1319/NP_1319.html

---
CONCURSOS
---

Instituto de Artes

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe até 22 de maio, inscrições ao concurso público de provas e títulos, para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Multimeios e Artes, do Departamento de Multimeios do Instituto de Artes (IA). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da SG, mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Reitor da Universidade Estadual de Campinas, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 17/2 ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P216752004.pdf. Outras informações pelo telefone 19- 3788-7172 (Silvia)

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe até 5 de junho, inscrições ao concurso público, para provimento de um cargo de professor titular nível MS6, em RTP. É para a área de Microbiologia e Imunologia, nas disciplinas DB-106 Microbiologia Geral, DB-209 Imunologia e DP-201 Pré-Clínica II, do Departamento de Diagnóstico Oral, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas.  As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da SG, mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Reitor da Universidade Estadual de Campinas, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 7/3 telefone 19-3412-5205 ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P265232005.pdf

Instituto de Estudos da Linguagem 

A Unicamp,  através da Secretaria Geral (SG), recebe até 12 de junho, inscrições ao Concurso Público para Provimento de um cargo de Professor Titular, nível MS-6, em RTP. Área de Aquisição da Linguagem nas disciplinas psicolingüística e psicolingüística I, no Instituto de Estudos da Linguagem (Departamento de Lingüística). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da SG, mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Reitor da Universidade Estadual de Campinas, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 11/03. Confira o edital em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P056022005.pdf. Mais informações pelo telefone 19-3788-1500.

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

A Unicamp, através da Secretaria Geral (SG), recebe até 3 de julho, inscrições ao concurso público de provas e títulos, para provimento de 01 cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Teoria e Pensamento Social, para as disciplinas Pensamento Social I, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). As inscrições podem ser feitas das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral (sala 14) e será efetuada mediante requerimento dirigido ao Reitor da Universidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 1/4/2006 ou no endereço eletrônico http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P139822003.pdf. Mais informações pelo telefone 19-3788-1581 (Maria Stella).

Veja também concursos abertos para:

Docentes (http://www.sg.unicamp.br/procsel/concurso.asp)
Servidores (internos e externos) (http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/)
Banco de Oportunidades (http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/)

---
AGENDE-SE
---

Dia 17

FEQ, Inova, Propeq e Petrobras
lançam ambiente de pré-incubação

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) em conjunto com a Propeq - Empresa Júnior da FEQ, Petrobrás e Agência de Inovação da Unicamp (Inova) promove no dia 17, às 16 horas, em seu auditório, o lançamento oficial do ambiente de pré-incubação da FEQ e da Empresa Júnior Propeq. No evento, o coordenador de meio ambiente da Replan/Petrobras, Luís Tadeu Furlan,  profere a palestra “Indústria e meio ambiente: alguns desafios para a engenharia química”. O encontro marca a abertura oficial da captação dos projetos de pré-incubação. Os ambientes de pré-incubação da Inova Unicamp são espaços facilitadores para a geração de spin-offs a partir da universidade através da interação de alunos (graduação e pós), professores, pesquisadores e mentores de mercado. A Petrobras é uma das empresas mentoras dos projetos de pré-incubação. A área de concentração sugerida pela empresa inclui projetos que redundem em menor evaporação de água nas torres de resfriamento, de melhoria de troca térmica em permutadores, aproveitamento de correntes gasosas para geração de correntes frias e outros afins. Mais http://www.inova.unicamp.br/paginas/visualiza_conteudo.php?conteudo=85

Fórum de ATU’s e ATD’s

O Fórum de Assistentes Técnicos de Direção (ATDs) e de Unidades (ATUs) acontece no dia 17 de maio, das 9 às 11 horas, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA). Os próximos encontros estão programados para os dias 21 de junho, 16 de agosto, 20 de setembro, 18 de outubro, 22 de novembro e 13 de dezembro, no mesmo horário e local. Outras informações pelo telefone 19-3788-4715.

IV Seminário Paulo Freire

O IV Seminário Paulo Freire “Atualização da idéia de Paulo Freire” será realizado no dia 17, das 8 às 18 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. O evento será aberto com apresentação da Unibanda. As inscrições podem ser feitas até o dia do seminário, no endereço eletrônico http://www.iar.unicamp.br/paulofreire/inscricao.htm. Programação: http://www.iar.unicamp.br/paulofreire/folder.jpg. Informações: 19-3788-7412.

Cipa organiza segunda reunião da gestão 2006-2007

A Comissão interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) realiza no dia 17, às 14h30, no auditório da Agência para a Formação Profissional da Unicamp )AFPU), a segunda reunião da gestão 2006-2007. No encontro será exibido o filme "A Esperança é Verde", de Odila Fonseca; Exposição do Programa Dengue/Unicamp/Cecom; Aprovação das Atas das reuniões ordinárias (15/03/2006 e 12/04/2006); Palavra livre dos cipeiros; Informes das Cipas Setoriais e da  Presidência ; Constituição do Grupo de Trabalho: “Risco Químico”  e outros assuntos. Informações: 19-3788-7829 ou e-mail cipa em unicamp.br

Dia 18

Fórum de Saúde

A próxima edição do Fórum Permanente de Saúde "Riscos da Tecnologia Médica" acontece no dia 18, das 9 às 17 horas, no Auditório da Biblioteca Central "Cesar Lattes" (BC-CL). Inscrições: http://www.cori.unicamp.br/foruns/saude20.php#ins. Informações: nirlei em ceb.unicamp.br

Cemeq organiza palestras no Convenções
para debater hardware de servidores e desktops

O Centro de Manutenção de Equipamentos (Cemeq) organiza no dia 18, a partir das 10 horas, no Centro de Convenções da Unicamp (auditório II), quatro palestras que visam debater as tendências tecnológicas para hardware de servidores e desktops. Na palestra de abertura, marcada para às 10 horas, Antonio Rivera, engenheiro de sistemas da Intel, discute o tema “Tendências de Tecnologias para Servidores”. Na seqüência, às 11h15, André Gardinalli, da empresa Silicon Graphics, fala sobre “Casos de Sucesso na Aplicação de Servidores Itanium”. No período da tarde, às 14 horas, Fidel Rios (Intel) aborda “Tendências de tecnologias para desktops e notebooks”. O encontro será encerrado às 15h30, com a palestra “Tendências de tecnologias de Armazenamento em Disco”, a ser proferida pelo engenheiro de aplicações da empresa Seagate, Carlos Valero. Informações: 19-37885049.

Paulo César Montagner assume direção da FEF

O professor Paulo César Montagner toma posse como novo diretor da Faculdade de Educação Física. A solenidade acontece no dia 18, às 19 horas, no auditório da Biblioteca Central César Lattes (BC-CL). Informações: elisabeth em fef.unicamp.br

Dia 19

FEEC recebe professor do México

A Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) recebe nos dias 19 e 26, o professor Rodolfo Quintero Romo, do CINVESTAV (México). Ele ministra dois seminários, sempre às 10 horas, na Sala da Congregação da FEEC. No dia 19 Quintero discute o tema “Three-dimensional simulation of semiconductor devies: Cuasi-3d simulation of four-layer devices” e no dia 26 “Beyond the standard Drift-diffusion Equations”. Informações: ltmbr em yahoo.com.br

Colóquio na FCM discute ensino da LIBRAS

Acontece no dia 19 de maio, às 11h30, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o colóquio “O ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nos cursos de graduação: o contexto da fonoaudiologia”, proferido pela lingüista Ivani Rodrigues Silva. O evento faz parte da comemoração dos 33 anos do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel Porto” (Cepre). A Entrada é franca.

Dia 22

Osvaldir Pereira Taranto assume direção da FEQ

O professor Osvaldir Pereira Taranto toma posse como novo diretor da Faculdade de Engenharia Química (FEQ). A solenidade acontece no dia 22, às 14h30, no auditório (bloco D) da FEQ.

Dia 23

Sinfônica Jovem lança CD no Convivência

A Orquestra Sinfônica Jovem lança no dia 23, às 20h30, no Teatro do Centro de Convivência Cultural de Campinas, o CD “Festa no Céu” – uma homenagem ao compositor Ernst Mahle.  No repertório obras de Brahms, Haydn e Mahle. Ingressos: R$ 5 (inteira) e R$2,50  (estudantes/ 3ª idade ). Leia matéria publicada pelo Jornal da Unicamp (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/setembro2005/ju300pag12.html). Informações: 19-3788-1702

Yves Clot ministra curso na FE

O professor Yves Clot, do Conservatoire National des Arts et Métiers de Paris, ministra de 23 a 25, das 9 às 12 horas, na sala da congregação da Faculdade de Educação (FE), o curso “Aspectos da perspectiva histórico-cultural”. No encontro serão debatidos os temas “Desenvolvimento e funcionamento psicológico na Psicologia  de Vygotski” e “Bakhtin, Vygotski et Leontiev e a questão da significação”. Com 40 vagas, as  inscrições podem ser feitas até o dia 22, no e-mail. A realização é do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL). Informações: 3788-5565.

Dia 24

Labeurb realiza encontro na Praça da Paz

O Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) realiza no dia 24, às 14 horas, na Praça da Paz da Unicamp, o encontro “Conversa de Rua: Travestis: cruzando fronteiras do gênero". Participam: Paulo Reis, pesquisador do Grupo de Estudo Interdisciplinar de Sexualidade Humana (GEISH/FE) e Janaina Lima, coordenadora do Grupo de Ação pela Cidadania de Lésbicas, Gays, Travestis, Transexuais e Bissexuais. Informações: 19-3788-7939.

Dia 25

Pirelli apresenta-se no ciclo de palestras do SAE

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) realiza até 1 de junho, o “Ciclo de palestras - Integração Unicamp/Empresas”. Trata-se de um evento em que as empresas de grande porte, a convite do SAE, falam sobre seus produtos, sua localização e dos profissionais de que necessitam. Todos os encontros acontecem das 12h30 às 13h30, na sala CB-3, prédio do Ciclo Básico I. No dia 25 apresenta-se a empresa Pirelli. Confira a programação http://www.sae.unicamp.br/hp/principal/php/index.php?id=24

FCM realiza simpósio neurovascular

Dia 25, das 8h30 às 18 horas, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, acontece o I Simpósio Neurovascular da Unicamp, dentro das comemorações dos 40 anos do Departamento de Neurologia. A conferência de abertura será Abordagem neurocirúrgica de paciente com patologia neurovascular: presente e futuro, proferida pelo médico da Unicamp Evandro de Oliveira. A conferência da tarde tratará da Prevenção secundária no AVC e em condições clínicas específicas. O conferencista será o médico Jamari Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Outros temas serão abordados por outros especialistas durante o Simpósio, como Métodos complementares para avaliação de paciente com patologia neurovascular, Funcionamento de uma unidade para AVC e Tratamento do paciente com AVCi na fase aguda. A programação completa, o valor e a ficha de inscrição estão disponíveis no site http://www.fcm.unicamp.br/. Informações: solange em fcm.unicamp.br

Pós-graduandos da FE discutem
Aleijadinho e Primeira República 

A pós-graduanda pela Faculdade de Educação (FE) Sônia Maria Fonseca, aborda no dia 25, às 17 horas, o tema “A invenção do Aleijadinho: historiografia e colecionismo em torno de Antonio Francisco Lisboa”. Na seqüencia, o pós-graduando José Damiro de Moraes fala sobre “A trajetória educacional anarquista na Primeira República”. O evento faz parte das Comunicações em História da Educação, do  Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR). Informações: 3788-5565.

Grupo de Pesquisa da FE realiza mesa-redonda e lança livro

O Grupo de pesquisa “Alfabetização, Leitura e Escrita (Alle)”, da Faculdade de Educação (FE), organiza no dia 25, às 14 horas, no Centro de Convenções, a mesa redonda “Afetividade e Práticas Pedagógicas”. No encontro haverá lançamento do Livro "Afetividade e Práticas Pedagógicas". A entrada é franca e aberta ao público. Informações: 19-3294-2540.

Dia 26

Colóquio na FE

A professora Edwiges Maria Morato, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e o professor Yves Clot, do Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM) de  Paris, participam no dia 26, a partir das 9 horas, do colóquio  “A contribuição da Psicologia Histórico-cultural à Clínica do Trabalho e à Terapia de Afásicos”. O evento, organizado pelo  Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem ( GPPL),  acontece na sala da congregação da Faculdade de Educação (FE). Informações: 3788-5565.

Marxismo e Educação 

Os professores Dermeval Saviani, José Claudinei Lombardi e José Luis Sanfelice, todos da Faculdade de Educação (FE), participam no dia 26, às 17 horas, na sala da congregação da unidade, do colóquio “Marxismo e Educação: Debates contemporâneos”. Às 18h30 será lançado o livro que dá nome ao colóquio, organizado pelos professores José Claudinei Lombardi e Dermeval Saviani (Ed. Autores Associados). A realização é do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR).

Dia 29

Lançamento

O lançamento do livro "Gramática do Português Culto Falado no Brasil - Construção do Texto Falado" (Editora da Unicamp), organizado pelos professores Ataliba Teixeira de Castilho, Célia Cândida Abreu Spineri Jubran e Ingedore Grunfeld Villaça Koch, acontece no dia 29, às 16 e 19 horas, no auditório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL).

Professora Feagri coordena seminário em Itatiba

A professora Raquel Gonçalves, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), coordena a parte técnica do 1º seminário sobre “Aplicação de Ensaios Não-destrutivos em Madeira e Materiais a Base de Madeira". O encontro será realizado de 29 a 31, a partir das 9 horas, na Escola Senai “Luiz Scavone” (Rua Alfredo Massaretti 191, Parque Ferraz Costa, Itatiba-SP). Informações e inscrições: http://www.abende.org.br/madeira.html

Dia 31

Ambev participa do Ciclo Unicamp/Empresas do SAE

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) realiza até 1 de junho, o “Ciclo de palestras - Integração Unicamp/Empresas”. Trata-se de um evento em que as empresas de grande porte, a convite do SAE, falam sobre seus produtos, sua localização e dos profissionais de que necessitam. Todos os encontros acontecem das 12h30 às 13h30, na sala CB-3, prédio do Ciclo Básico I. No dia 31 apresenta-se a empresa Ambev. Confira a programação http://www.sae.unicamp.br/hp/principal/php/index.php?id=24

---
RSS
Acompanhe notícias atualizadas do Portal da Unicamp
http://www.unicamp.br/index_xsl.xml

Caso não saiba utilizar o RSS clique no endereço abaixo
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/rss-portal/
---

Assine e receba (gratuitamente) a programação de eventos da Unicamp
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/unihoje_assine_UnicampHoje_form.html

(H.C.J.)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l