Unicamp Hoje - 24 de abril de 2007

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Seg Abr 23 00:00:00 BRT 2007


Unicamp Hoje (24 de abril de 2007)

Cotil inicia comemoração de 40 anos

O Colégio Técnico de Limeira, o Cotil, inicia nesta terça-feira (24), a partir das 9h30, as atividades em comemoração aos seus 40 anos. Na programação, com aulas normais na unidade, estão previstas as seguintes atividades: café da manhã com a imprensa; hasteamento de bandeiras; plantio de árvores; abertura de site comemorativo, entre outras.  Nos dias 27 e 28 de abril haverá exposição de orquídeas e homenagens. O 12o Cotil Arte com a temática “Cotil 40 anos: um sentimento que fica” está programado para o dia 31 de maio. Na ocasião, professores, funcionários, alunos e ex-alunos participam de confraternização e inauguração de quadras de areia. Outras informações: rfiori em cotil.unicamp.br

Rodrigo Munhoz abre ciclo
de palestras na Casa do Lago

O arquiteto Rodrigo Munhoz abre o ciclo de palestras “Posicionamento profissional híbrido. A criação no século XXI”, com a discussão do tema “Bioarquitetura como símbolo da Natureza”. Organizado pelo Espaço Cultural Casa do Lago, Sesc e Esamc (http://www.esamc.br/), o encontro acontece nesta terça-feira (24), às 9 horas, na Casa do Lago (Rua Érico Veríssimo s/n, campus da Unicamp, em Campinas, SP). Interessados em participar da palestra devem fazer inscrição pelo telefone 19-3521-7017 ou e-mail: casadolago em reitoria.unicamp.br. Os encontros do ciclo “Posicionamento profissional híbrido. A criação no século XXI” serão realizados em diversos locais de Campinas.

Palestra inaugural

"Vida e Morte no Trabalho” é o tema da palestra inaugural que o professor Tom Dwyer, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), profere nesta terça-feira (24), às 9 horas, no auditório da Diretoria Geral de Administração (DGA). O encontro, organizado pela Cipa/Unicamp, faz parte da programação da V Semana Municipal de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa) de Campinas. Informações: 19-3521-7829 (Celso).

Cotuca realiza Sarau Literomusical

O Colégio Técnico da Unicamp, o Cotuca, realiza nesta terça-feira (24) e na quarta (25), das 12 às 13 horas, e das 18 às 19 horas, o 4º Sarau Literomusical. Será no salão nobre do colégio. Informações: 19-3521-9922.

Historiadora do CMU lança
livro sobre Laura Brandão

A historiadora e pesquisadora do Centro de Memória (CMU) da Unicamp, Maria Elena Bernardes, lança nesta terça-feira (24), às 18h30, na Estação Santa Fé (Av. Albino J. B. de Oliveira, 1.265, em Barão Geraldo), o livro Laura Brandão: A Invisibilidade Feminina na Política (CMU). No livro, Maria Elena narra a trajetória de Laura da Fonseca e Silva, uma poeta e declamadora aclamada nos salões literários do Rio de Janeiro, no início do século XX. A autora conta que Laura casou-se em 1921 com o comunista Octávio Brandão, "sem padre e sem juiz". Após o casamento, – a partir de então Laura Brandão – sua vida muda de rumo e sua poesia muda de tom. “Deixa os salões literários e sua voz passa a ser ouvida nas ruas, comícios e greves operárias, quando, com dignidade, enfrentou a polícia na defesa de uma sociedade mais justa e fraterna”, afirma a historiadora. Sua militância se deu ao lado do Partido Comunista do Brasil (PCB) e, com ela, as prisões, a polícia na porta de sua casa e a vida de privações a que foi submetida. Em decorrência deste fato, foi obrigada pelo Governo de Getúlio Vargas a deixar o país. Exilada por dez anos na então URSS, viveu os horrores da II Guerra Mundial, onde morreu vítima de leucemia, em 1942. Informações: amarildo em unicamp.br

---
EM ANDAMENTO
---

BC-CL expõe períodicos do século XIX

A Biblioteca Central “Cesar Lattes” (BC-CL), através de sua Área de Coleções Especiais e Obras Raras, organiza até o final de abril, a exposição “Periódicos raros do século XIX”. Trata-se de uma mostra de jornais e revistas literárias, políticas e doutrinárias, típicas da imprensa periódica da época, dirigidas por José Bonifácio, Olavo Bilac e outros polemistas. Algumas são ilustradas por Angelo Agostini, precursor das histórias em quadrinhos no Brasil e Julião Machado. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na Seção de Obras Raras, 3º piso da BC-CL. Informações: 19-3521-6468 (Marta).
----------
EM DIA
----------

Holografia

A exposição de Holografia, organizada pelo professor José Joaquín Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), entra no seu quinto ano consecutivo. Fica aberta à visitação pública até dezembro. A exposição é didática e tem duração de uma hora e meia, com uma aula sobre óptica de imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: a combinar. Inscrições: http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

Curso gratuito de danças de salão

Ministrado pelo professor de ritmos e dança de salão, Thiago Gomes, as aulas do curso gratuito de danças de salão incluem balé, forró, jazz e tango. Acontecem às quintas e sextas-feiras, sempre às 17 horas, no Centro Acadêmico da Faculdade de Engenharia de Alimentos (CaFEA). Interessados em participar devem deixar nome e telefone para contato no e-mail orkutthiago1 em yahoo.com.br. Outras informações: 19-9717-9958.

Celebração

A celebração da Palavra acontece todo domingo, às 10h30, na Capela do Hospital das Clínicas (HC). É destinada para pacientes, familiares e funcionários. Informações: telefone 3521-7672.

-----------------
INSCRIÇÕES
-----------------

Bolsas Pibic/CNPQ e Bolsas Pesquisa/SAE

A Pró-reitoria de Pesquisa (PRP) recebe, até 27 de abril, inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq). A Pró-reitoria de Graduação (PRG), no mesmo período, recebe inscrições para o Programa de Bolsa Pesquisa do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). O calendário completo pode ser conferido no no site www.prp.unicamp.br/pibic/calendario2007.php. Outras informações pelo telefone 19-35214891. 

História da Arte prorroga inscrições

As inscrições para apresentação de trabalhos no III Encontro de História da Arte, evento organizado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), foram prorrogadas até 30 de abril. O encontro acontece de 22 a 25 de maio, no IFCH. Informações: galeria em iar.unicamp.br

AFPU e Grupo Gestor de Resíduos Sólidos
recebem inscrições para curso de resíduos

A Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) e o Grupo Gestor de Resíduos estão recebendo inscrições para um curso de "Nivelamento sobre Resíduos Perigosos e Domésticos na Universidade". Divididos nos módulos resíduos químicos, biológicos, sólidos domésticos e radioativos, com diferentes datas de realização e público-alvo, é destinado para facilitadores, profissionais envolvidos no gerenciamento de resíduos e técnicos de laboratório em geral. As inscrições podem ser feitas mediante preenchimento de fica de inscrição (http://www.afpu.unicamp.br/Formul%e1rios/Formul%e1rio%20Cursos%20Internos%202007.doc). A ocupação das vagas se dará por ordem de chegada. Confira as datas de realização dos módulos no endereço eletrônico http://www.afpu.unicamp.br/novidades/residuos%202007/residuos.html. Outras informações: 
19-3521-4507.

SBPC abre inscrições para reunião anual

As inscrições para a 59ª Reunião Anual da SBPC já podem ser feitas no endereço eletrônico www.sbpcnet.org.br/eventos/59ra. O site traz várias informações sobre o evento como as normas para inscrição e submissão de resumo, valor das taxas de inscrições, categorias, prazos, etc. A reunião de 2007 ocorrerá no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Bélem, de 8 a 13 de julho de 2007. O tema central será “Amazônia: desafio nacional”. O encontro reunirá pesquisadores, docentes e estudantes do ensino superior, médio e fundamental de todo o país. O evento traz em sua programação científica, várias conferências, simpósios, mesas-redondas, grupos de trabalhos, encontros abertos, minicursos, além de sessão de pôsteres. Todas as atividades propostas pela reunião são gratuitas com exceção dos minicursos. As inscrições para os minicursos serão abertas a partir de abril de 2007. Outras informações: 11-33259-2766. 

DPCT recebe inscrições para curso de
Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica

O Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da Unicamp está se preparando para oferecer a quarta edição do Curso de Especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica. As aulas serão ministradas quinzenalmente, às sextas-feiras, das 18h30 às 23 e, aos sábados, das 8h30 às 13 horas, a partir de 31 de agosto de 2007. As inscrições já podem ser feitas no endereço eletrônico www.extecamp.unicamp.br/gestaodainovacao. O curso, sob coordenação do professor Ruy Quadros, será ministrado nas dependências da Unicamp. Os 20 módulos que compõem o programa se estruturam sobre o modelo integrado de gestão da inovação tecnológica, que envolve as áreas de pesquisa e desenvolvimento, marketing, operações, logística, recursos humanos, finanças e novos negócios. O programa conta com um corpo docente de 43 profissionais, envolvendo professores do DPCT e de outras instituições de ensino como a FGV/SP, Poli/USP, UFSCar, UFRJ, UFF, Mackenzie; além de profissionais de empresas que adotam ferramentas e práticas bem sucedidas em gestão da inovação tecnológica. Outras informações: 19-3521-4646 ou 3521-4647.

Preac divulga Edital de Projetos
para Área de Extensão Universitária

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) está divulgando Edital de Projetos na Área de Extensão Comunitária. Tem por objetivo financiar Projetos de Extensão Universitária na Unicamp, que se configurem como ações contínuas de caráter social, cultural, desportivo ou educativo, com finalidade definida dentro do conceito de Extensão Comunitária. As propostas (formulário de inscrição e projeto completo) serão recebidas pela Preac até 11 de maio de 2007. Saiba mais em: http://www.preac.unicamp.br/noticias/edital.html

Cursos de Extensão da FEQ

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) oferece, após a segunda quinzena de junho, o curso de extensão “Ciência e Tecnologia das Fibras Têxteis”. Como pré-requisito é exigido ao participante possuir nível secundário completo. Inscrições informações: http://www.feq.unicamp.br/extensao/curso-de-extensao/cienciaetecnologiafibras.htm “Corantes e Colorimetria”, outro curso de extensão da FEQ com inscrições abertas, será oferecido na segunda quinzena de junho de 2007, após o de “Ciência e Tecnologia das Fibras Têxteis”. "Infravermelho+transformada de Fourier (FTIR)" é o curso que está sendo oferecido pelo Departamento de Polímeros da FEQ Informações: cursos em polimeros@feq.unicamp.br. Outras informações sobre os cursos da FEQ podem ser obtidas pelo e-mail disney em feq.unicamp.br

Ceset recebe trabalhos para Workshop de Tecnologia

Proporcionar um espaço para discussão e mostra de trabalhos científicos das áreas de tecnologia em construção civil, informática, saneamento ambiental e telecomunicações, o Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset) da Unicamp, organiza no dia 17 de setembro, a partir das 19h30, o IV Workshop de Tecnologia 2007. Interessados em apresentar trabalhos podem se inscrever de 25 de junho até 15 de julho, pelo e-mail workshop em ceset.unicamp.br. Durante o workshop haverá exposição de painéis e atividades culturais. O Ceset fica na Rua Paschoal Marmo, 1888, Jardim Nova Itália, em Limeira-SP. Outras informações pelo telefone 19-2113-3339 ou e-mail  andre em ceset.unicamp.br

Cole

As inscrições para o 16º Congresso de Leitura do Brasil (Cole), evento a ser realizado de 10 a 13 de julho, no Centro de Convenções da Unicamp, podem ser feitas no site http://www.alb.com.br/eventos/Inscricao.asp. Confira a página do evento: http://www.alb.com.br/pag_cole.asp

Prêmio Nepo de Saúde Reprodutiva e Sexualidade

O Núcleo de Estudos de População (Nepo) acaba de lançar, em comemoração ao seu 25o aniversário, o “Prêmio Nepo 25 anos nas áreas de Saúde Reprodutiva e Sexualidade”. Trata-se de um concurso destinado a pesquisadores e estudiosos das áreas de Saúde Reprodutiva e Sexualidade. Tem por objetivo incentivar a produção de trabalhos que analisem avanços e lacunas nas áreas, nos últimos 25 anos, e refletir sobre o seu futuro no Brasil. Os trabalhos devem ser enviados até 1o de outubro para o seguinte endereço: “Prêmio Nepo 25 anos” (Av. Albert Einstein, 1300, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo, Campinas-SP, CEP 13081-970). A ficha de inscrição está disponível no endereço eletrônico http://72.232.29.50/~ifnepo//fotos/incricaopremio25anossaude.doc e deve ser encaminhada, após seu preenchimento, para o e-mail premio25anos em nepo.unicamp.br

Apresentação - Os trabalhos devem ser apresentados em forma de ensaio acadêmico, na fonte Times New Roman, tamanho 12, com título e nome do autor, e não ultrapassar 30 laudas. A cópia dos trabalhos também deve ser encaminhada para o e-mail acima. Outras informações: telefone 19-3521-5893.

-----------
Consulte:
-----------

CONCURSOS
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/concursos.html

TESES
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

OPORTUNIDADES
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.html
---
AGENDA
---

Dia 25

Formação em Gestão por processos
encerra curso com apresentação de projetos

O encerramento do curso de Formação em Gestão por processos, oferecido pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU), por meio do Gepro e Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU), acontece no dia 25 de abril, com workshop. Será às 10 horas, no auditório da AFPU. No evento haverá participação de cinco gerentes, que farão apresentação dos projetos selecionados e os resultados obtidos durante o curso. 20 pessoas realizaram o curso de 1o de outubro a 17 de abril. Outras informações: 19-3521-2232 (Nelma).  Confira como foi o primeiro dia de aula no endereço  www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_7050/NUH_7050.html

Ceres organiza seminário no IFCH

O Centro de Estudos Rurais (Ceres), ligado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), organiza nos dias 25, 26 e 27 de abril, o evento “Retratos Rurais: Faces e Interfaces”. Será aberto dia 25, às 17 horas, na sala de defesa de teses do IFCH (prédio da Pós-graduação), com lançamento da Revista Ruris, do Ceres, e a presença de Caio Galvão de França, coordenador geral do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead) e de sua coordenadora-executiva, Adriana Lopes. No encontro haverá lançamento de livros do Projeto Cooperação Acadêmica (Procad/Capes) com a participação da professora Lygia Sigaud (Museu Nacional do Rio de Janeiro) e do professor Andrea Ciacchi, da Universidade Federal da Paraíba (UFPb). O evento será encerrado no dia 27, às 14 horas, na sala de defesa de teses do IFCH, com palestra da professora Sônia Maria Bergamasco, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri). Discute: “Balanços sobre a reforma agrária brasileira: visões diferenciadas”. Outras informações: 19-3521-1636.

Professores da Unicamp proferem
palestra em congresso de periodontologia

Os professores da Unicamp, Enilson e Antônio Sallum, proferem palestra durante o XXII Congresso Brasileiro de Periodontologia, evento a ser realizado de 25 a 28 de abril, no Hotel Windsor Barra (Av. Sernambetiba, 2.630, Barra da Tijuca), no Rio de Janeiro-RJ. Outras informações no site www.periodonto2007.com.br ou telefone 21-2435-4689.
Flávia Natércia participa
de ciclo de palestras da Alphabio

No dia 25 de abril, Flávia Natércia, doutora em Comunicação Social e pós-graduanda pelo Laboratório de Estudos em Jornalismo (Labojor), fala sobre Jornalismo Científico. O encontro ocorre às 14 horas, na sala IB-3 do Instituto de Biologia (IB) e faz parte do ciclo de palestras “Alphabio Conhecimento não tem preço”, organizado pela empresa júnior do IB. Informações: deividmigueleti em gmail.com

Amir Brito Cadôr expõe livros
de artistas na Galeria de Artes

A Galeria de Artes da Unicamp recebe, a partir do dia 25 de abril, mostra de livros de artista, do artista plástico Amir Brito Cadôr. Os trabalhos fazem parte da dissertação de mestrado a ser defendida no dia 10 de maio, às 10h30, na Galeria de Artes. São 12 trabalhos com formato de livro, realizados em técnicas de litografia, nanquim, serigrafia, letraset, xérox e offset. O conjunto revela uma maneira de articular imagem e texto para construir livros. Nas paredes da Galeria estarão expostas imagens do álbum “O livro dos seres imaginários” e páginas ampliadas de alguns dos livros apresentados. A mostra fica no local, até 12 de maio. Amir Brito Cadôr é formado em Artes Plásticas pela Unicamp. Informações: 19-3521-7453.

Dia 26

Fórum de Agronegócios

O Fórum Permanente de Agronegócios "Biocombustível no Brasil" acontece no dia 26 de abril, das 9 às 17 horas, no auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL). Incrições: http://www.cori.unicamp.br/foruns/agro/foruns_agro.php. O evento, organizado pelo Instituto de Biologia (IB), pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura (Cepagri) e pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), é apoiado pelas coordenadorias Geral da Universidade (CGU) e de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Outras informações: comisb em unicamp.br

Lançamento de DVDs 

Os professores Silvio Gallo, Renata Lima Aspis (Unicamp) e Celso Favaretto (USP), lançam no dia 26 de abril, DVDs com a coleção "Filosofia no Ensino Médio”. Será às 19 horas, no Shopping Villa-Lobos (Av. Nações Unidas, 4777). Informações: 11-3024-3599.

José Dias Sobrinho profere palestra no IG 

"Reformas da Educação Superior: o Processo de Bolonha" é o tema que o professor José Dias Sobrinho, aposentado pela Faculdade de Educação (FE), discute no dia 26 de abril, às 14 horas, no auditório do Instituto de Geociências IG). A realização é do Grupo de Análise de Políticas de Inovação (Gapi). Mais informações: gapi em ige.unicamp.br
Dia 27

Nepo e Nepam comemoram aniversário

Os 25 anos do Núcleo de Estudos de População (Nepo) e os 20 do Núcleo de Pesquisas Ambientais (Nepam) serão comemorados no dia 27 de abril, a partir das 9 horas, no auditório do Nepo. Na primeira mesa-redonda, às 9h30, os professores Carlos Henrique de Brito Cruz, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e Daniel Joseph Hogan, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), discutem o tema “Mudanças Ambientais Globais: a contribuição dos estudos ambientais populacionais”. Informações: 19-3521-7631.

Seminários do IC

Na sexta-feira, dia 27 de abril, às 14 horas, o professor Imre Simon, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP), participa da série de seminários 2007 do Instituto de Computação (IC) da Unicamp. Discute “A Riqueza das Redes, segundo Yochai Benkler”. Será às 14 horas, na sala 85 da unidade. Outras informações: ariadne em ic.unicamp.br

---
RSS 
---
Acompanhe notícias atualizadas do Portal da Unicamp
(http://www.unicamp.br/index_xsl.xml)

Caso não saiba utilizar o RSS clique no endereço abaixo
(http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/rss-portal/)

Assine e receba (gratuitamente) a programação de eventos da Unicamp
(http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/unihoje_assine_UnicampHoje_form.html)

(H.C.J)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l