Unicamp Hoje (18 de abril de 2007)

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Ter Abr 17 00:00:00 BRT 2007


Unicamp Hoje (18 de abril de 2007)

Max Henrique de Machado assume direção da FEEC

O professor Max Henrique Machado Costa assume a direção da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). A solenidade de posse acontece nesta quarta-feira (18), às 9h30, na sala FE-2 da FEEC.

Palestra na BC-CL apresenta
oportunidades de estudos no Canadá

A palestra "Oportunidades de Estudos no Canadá", promovida pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori), Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e pelo Centro de Educação Canadense, acontece nesta quarta-feira (18), às 12 horas, no auditório da Biblioteca Central “Cesar Lattes” (BC-CL). Inscrições (gratuitas) no site www.cori.unicamp.br/mobilidade

Unicamp discute violência no futebol

A Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp promove no dia (19) evento para discutir, numa perspectiva ampla, a problemática da violência presente no futebol. O evento, denominado “Fórum sobre violência no Futebol”, contará com especialistas de diferentes áreas, que tratarão de assuntos relacionados ao tema central do encontro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do site da FEF (www.unicamp.br/fef) até nesta quarta-feira (18). Quem não se inscrever também poderá participar do Fórum, mas nesse caso não terá direito a certificado. 

O evento, que será aberto ao público em geral, ocorrerá no Centro de Convenções da Unicamp. As atividades serão divididas em duas partes. Logo após a abertura, às 9 horas, ocorrerá a primeira mesa redonda, que reunirá os pesquisadores Maurício Murad, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), e Maria Fernanda Tourinho Peres, do Núcleo dos Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP). O primeiro abordará a questão da “Violência no futebol carioca”, enquanto a segunda falará sobre “Violência e juventude”. Os trabalhos serão coordenados pelo diretor da FEF, professor Paulo Cesar Montagner.

À tarde, a partir das 14h15, será realizada a segunda mesa redonda, que contará com as participações de Heloisa Reis, professora da FEF e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas de Futebol (GEF) da mesma Faculdade, e Theodomiro Dias Neto, docente da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e diretor do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). Eles analisarão, respectivamente, “As raízes da violência no futebol e as iniciativas brasileiras e européias para o problema” e “A violência urbana e os novos modelos de prevenção”. O coordenador será o jornalista Manuel Alves Filho, pesquisador do GEF.

Histórico - O problema da violência relacionada ao futebol acompanha este esporte desde o seu surgimento na Grã Bretanha, no século 19. Ao longo do século 20, o futebol se espetacularizou, tornando-se a maior mercadoria esportiva do planeta, ou seja, um grande negócio. Tal transformação fez com que os grandes centros urbanos passassem a enfrentar dificuldades para garantir a segurança dos cidadãos e dos patrimônios públicos e privados em dias de jogos. Essa realidade evidencia, portanto, que os episódios de violência por ocasião das partidas é uma questão atual e de segurança pública. “O Fórum pretende debater as raízes da violência nas grandes cidades brasileiras, mais especificamente São Paulo e Rio de Janeiro, buscando explicar a relação desta com a segurança do público que freqüenta os estádios de futebol”, explica a professora Heloisa Reis. Confira a programação e saiba mais sobre os participantes.

Adalberto Luis Val discute
Amazônia em palestra no IQ

"Amazônia: além de cores e formas" é o tema da palestra que o professor Adalberto Luis Val (diretor do INPA) profere nesta quarta-feira (18), às 16h30, no auditório do Instituto de Química (IQ). A Amazônia representa uma extensa área territorial com uma diversidade de ambientes, de animais e de plantas sem paralelo no planeta. Seus ambientes têm papel central na manutenção do clima no mundo. Sua diversidade biológica, vista sempre pelo ângulo das formas e das cores e, portanto, pouco conhecida além dessa dimensão, esconde um sem número de processos e produtos que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida do homem. Entre os peixes, por exemplo, são conhecidas mais de 3500 espécies, com hábitos biológicos peculiares, muitas delas ocorrendo apenas na Amazônia. O estudo de suas características bioquímicas tem mostrado que as singularidades não se restringem aos seus hábitos; aparecem nos demais níveis da organização biológica. Se por um lado, há um mundo a explorar, por outro falta gente qualificada para enfrentar o desafio. O volume de investimentos na região é reduzido face à dimensão das pressões. Isso decorre, fundamentalmente, do reduzido contingente de cientistas que atua na região. Em todas as Instituições da região há, somados, pouco mais de 1800 doutores. A conseqüência é catastrófica: vamos perdendo o domínio sobre a região e sua diversidade.

CCUEC recebe Josh Berkus

O Centro de Computação (CCUEC) recebe nesta quarta-feira (18), para palestra, Josh Berkus, desenvolvedor do Core Team do PostgreSQL e funcionário da empresa Sun. O encontro acontece às 15 horas, no auditório do CCUEC. Inscrições: http://www.rau-tu.unicamp.br/seven/subscribe.php?e_type=lecture. O encontro é apoiado pelo CCUEC e realizado pela Dextra Sistmas. A palestra será ministrada em inglês. Informações: queiroz em ccuec.unicamp.br

Lançamento

O Grupo  de Estudos de Ergonomia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) lança nesta quarta-feira (18), em conjunto com a Editora Ergo, o livro “Gerenciando a Ler e os Dort nos Tempos”, de autoria de Hudson de Araújo Couto e colaboração de Sérgio José Nicoletti. Será às 18h30, no salão nobre da FCM. No evento, das 20 às 22 horas, proferem a palestra “Os sete padrões de adoecimento por Dort nos tempos atuais – as 11 frentes de trabalho visando controlar a questão Dort/Ler". Informações: gesterg em fem.unicamp.br

Marissel Marques faz apresentação solo no IA

A terceiranista Marisel Marques, do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes (IA), faz apresentação solo do espetáculo "Sua". O evento, aberto ao público, acontece nesta quarta-feira (18), às 12h30, no auditório do IA. O espetáculo faz parte do Unidança e é organizado por estudantes de artes corporais do IA. Informações: mm_ssel em yahoo.com.br (marissel).

Dijanira Alexandre expõe na FCM

A partir desta quarta-feira (18) até o dia 4 de maio, a artista plástica Dijanira Alexandre, expõe quadros de paisagens, campos e flores (óleo sobre tela), no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A mostra pode ser visitada das 8h30 às 17h30. A entrada é franca. Informações: 19-3521-9868.

Cinfra seleciona estagiários em engenharia civil

A Divisão de Obras da Coordenadoria de Infra-estrutura (Cinfra), ligada a Prefeitura do campus, está selecionando dois estagiários para atuar no setor de quantificação de materiais e serviços. Os interessados devem enviar currículo, até nesta quarta-feira (18), para o e-mail rhpref em prefeitura.unicamp.br . Os candidatos devem estar cursando Engenharia Civil (2o ou 3o ano).

FCM realiza atividades na Semana Mundial da Voz

A disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realiza, até 21 de abril, uma série de atividades em comemoração a Semana Mundial da Voz. O objetivo é orientar e prevenir doenças que atingem o aparelho vocal. Segundo o chefe da disciplina da Otorrinolaringologia da FCM, professor Agrício Crespo, o atendimento será direcionado prioritariamente ao paciente que estiver com rouquidão. Esse sintoma pode ser um indicativo de câncer na laringe, se permanecer por mais de 15 dias.
---
EM ANDAMENTO
---

Bolsas Pibic/CNPQ e Bolsas Pesquisa/SAE

A Pró-reitoria de Pesquisa (PRP) recebe, até 27 de abril, inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq). A Pró-reitoria de Graduação (PRG), no mesmo período, recebe inscrições para o Programa de Bolsa Pesquisa do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). O calendário completo pode ser conferido no no site www.prp.unicamp.br/pibic/calendario2007.php. Outras informações pelo telefone 19-35214891. 

Oficina de Redação da Comvest

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) abriu inscrições para sua Oficina de Redação, que podem ser feitas até 27 de abril. Informações: 19-3521-1809 (Juliana Sangion). Saiba mais: http://www.convest.unicamp.br/oficina_redacao/oficina.html

BC-CL expõe períodicos do século XIX

A Biblioteca Central “Cesar Lattes” (BC-CL), através de sua Área de Coleções Especiais e Obras Raras, organiza durante este mês, a exposição “Periódicos raros do século XIX”. Trata-se de uma mostra de jornais e revistas literárias, políticas e doutrinárias, típicas da imprensa periódica da época, dirigidas por José Bonifácio, Olavo Bilac e outros polemistas. Algumas são ilustradas por Angelo Agostini, precursor das histórias em quadrinhos no Brasil e Julião Machado. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na Seção de Obras Raras, 3º piso da BC-CL. Informações: 19-3521-6468 (Marta).

----------
EM DIA
----------

Holografia

A exposição de Holografia, organizada pelo professor José Joaquín Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), entra no seu quinto ano consecutivo. Fica aberta à visitação pública até dezembro. A exposição é didática e tem duração de uma hora e meia, com uma aula sobre óptica de imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: a combinar. Inscrições: http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

Curso gratuito de danças de salão

Ministrado pelo professor de ritmos e dança de salão, Thiago Gomes, as aulas do curso gratuito de danças de salão incluem balé, forró, jazz e tango. Acontecem às quintas e sextas-feiras, sempre às 17 horas, no Centro Acadêmico da Faculdade de Engenharia de Alimentos (CaFEA). Interessados em participar devem deixar nome e telefone para contato no e-mail orkutthiago1 em yahoo.com.br. Outras informações: 19-9717-9958.

Celebração

A celebração da Palavra acontece todo domingo, às 10h30, na Capela do Hospital das Clínicas (HC). É destinada para pacientes, familiares e funcionários. Informações: telefone 3521-7672.

-----------------
INSCRIÇÕES
-----------------

Cori prorroga inscrições para Cátedra

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) da Unicamp prorrogou até sexta-feira (20) o prazo para as inscrições nas Cátedras da Espanha e Argentina. São quatro vagas para as Universidades da Espanha (Politécnica da Catalunya – UPC), Complutense de Madrid – UCM, Valladolid – UVA, Salamanca – Usal, Politécnica de Madrid – UPM, La Rioja – Unirioja) e uma para a Argentina (Buenos Aires – UBA). Os candidatos terão como benefícios passagem aérea, seguro-saúde e estadia, pelo período de quatro meses. Outras informações sobre a Cátedra da Argentina podem ser obtidas com Eliane Zen e sobre a Cátedra da Espanha com  Ana Neri. Mais informações no site da Cori http://www.cori.unicamp.br/catedras-projetos/cat.htm

História da Arte prorroga inscrições

As inscrições para apresentação de trabalhos no III Encontro de História da Arte, evento organizado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), foram prorrogadas até 30 de abril. O encontro acontece de 22 a 25 de maio, no IFCH. Informações: galeria em iar.unicamp.br

AFPU e Grupo Gestor de Resíduos Sólidos
recebem inscrições para curso de resíduos

A Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) e o Grupo Gestor de Resíduos estão recebendo inscrições para um curso de "Nivelamento sobre Resíduos Perigosos e Domésticos na Universidade". Divididos nos módulos resíduos químicos, biológicos, sólidos domésticos e radioativos, com diferentes datas de realização e público-alvo, é destinado para facilitadores, profissionais envolvidos no gerenciamento de resíduos e técnicos de laboratório em geral. As inscrições podem ser feitas mediante preenchimento de fica de inscrição (http://www.afpu.unicamp.br/Formul%e1rios/Formul%e1rio%20Cursos%20Internos%202007.doc). A ocupação das vagas se dará por ordem de chegada. Confira as datas de realização dos módulos no endereço eletrônico http://www.afpu.unicamp.br/novidades/residuos%202007/residuos.html. Outras informações: 
19-3521-4507.

SBPC abre inscrições para reunião anual

As inscrições para a 59ª Reunião Anual da SBPC já podem ser feitas no endereço eletrônico www.sbpcnet.org.br/eventos/59ra. O site traz várias informações sobre o evento como as normas para inscrição e submissão de resumo, valor das taxas de inscrições, categorias, prazos, etc. A reunião de 2007 ocorrerá no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Bélem, de 8 a 13 de julho de 2007. O tema central será “Amazônia: desafio nacional”. O encontro reunirá pesquisadores, docentes e estudantes do ensino superior, médio e fundamental de todo o país. O evento traz em sua programação científica, várias conferências, simpósios, mesas-redondas, grupos de trabalhos, encontros abertos, minicursos, além de sessão de pôsteres. Todas as atividades propostas pela reunião são gratuitas com exceção dos minicursos. As inscrições para os minicursos serão abertas a partir de abril de 2007. Outras informações: 11-33259-2766. 

DPCT recebe inscrições para curso de
Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica

O Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da Unicamp está se preparando para oferecer a quarta edição do Curso de Especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica. As aulas serão ministradas quinzenalmente, às sextas-feiras, das 18h30 às 23 e, aos sábados, das 8h30 às 13 horas, a partir de 31 de agosto de 2007. As inscrições já podem ser feitas no endereço eletrônico www.extecamp.unicamp.br/gestaodainovacao. O curso, sob coordenação do professor Ruy Quadros, será ministrado nas dependências da Unicamp. Os 20 módulos que compõem o programa se estruturam sobre o modelo integrado de gestão da inovação tecnológica, que envolve as áreas de pesquisa e desenvolvimento, marketing, operações, logística, recursos humanos, finanças e novos negócios. O programa conta com um corpo docente de 43 profissionais, envolvendo professores do DPCT e de outras instituições de ensino como a FGV/SP, Poli/USP, UFSCar, UFRJ, UFF, Mackenzie; além de profissionais de empresas que adotam ferramentas e práticas bem sucedidas em gestão da inovação tecnológica. Outras informações: 19-3521-4646 ou 3521-4647.

Preac divulga Edital de Projetos
para Área de Extensão Universitária

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) está divulgando Edital de Projetos na Área de Extensão Comunitária. Tem por objetivo financiar Projetos de Extensão Universitária na Unicamp, que se configurem como ações contínuas de caráter social, cultural, desportivo ou educativo, com finalidade definida dentro do conceito de Extensão Comunitária. As propostas (formulário de inscrição e projeto completo) serão recebidas pela Preac até 11 de maio de 2007. Saiba mais em: http://www.preac.unicamp.br/noticias/edital.html

Cursos de Extensão da FEQ

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) oferece, após a segunda quinzena de junho, o curso de extensão “Ciência e Tecnologia das Fibras Têxteis”. Como pré-requisito é exigido ao participante possuir nível secundário completo. Inscrições informações: http://www.feq.unicamp.br/extensao/curso-de-extensao/cienciaetecnologiafibras.htm “Corantes e Colorimetria”, outro curso de extensão da FEQ com inscrições abertas, será oferecido na segunda quinzena de junho de 2007, após o de “Ciência e Tecnologia das Fibras Têxteis”. "Infravermelho+transformada de Fourier (FTIR)" é o curso que está sendo oferecido pelo Departamento de Polímeros da FEQ Informações: cursos em polimeros@feq.unicamp.br. Outras informações sobre os cursos da FEQ podem ser obtidas pelo e-mail disney em feq.unicamp.br

Ceset recebe trabalhos para Workshop de Tecnologia

Proporcionar um espaço para discussão e mostra de trabalhos científicos das áreas de tecnologia em construção civil, informática, saneamento ambiental e telecomunicações, o Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset) da Unicamp, organiza no dia 17 de setembro, a partir das 19h30, o IV Workshop de Tecnologia 2007. Interessados em apresentar trabalhos podem se inscrever de 25 de junho até 15 de julho, pelo e-mail workshop em ceset.unicamp.br. Durante o workshop haverá exposição de painéis e atividades culturais. O Ceset fica na Rua Paschoal Marmo, 1888, Jardim Nova Itália, em Limeira-SP. Outras informações pelo telefone 19-2113-3339 ou e-mail  andre em ceset.unicamp.br

Cole

As inscrições para o 16º Congresso de Leitura do Brasil (Cole), evento a ser realizado de 10 a 13 de julho, no Centro de Convenções da Unicamp, podem ser feitas no site http://www.alb.com.br/eventos/Inscricao.asp. Confira a página do evento: http://www.alb.com.br/pag_cole.asp

Prêmio Nepo de Saúde Reprodutiva e Sexualidade

O Núcleo de Estudos de População (Nepo) acaba de lançar, em comemoração ao seu 25o aniversário, o “Prêmio Nepo 25 anos nas áreas de Saúde Reprodutiva e Sexualidade”. Trata-se de um concurso destinado a pesquisadores e estudiosos das áreas de Saúde Reprodutiva e Sexualidade. Tem por objetivo incentivar a produção de trabalhos que analisem avanços e lacunas nas áreas, nos últimos 25 anos, e refletir sobre o seu futuro no Brasil. Os trabalhos devem ser enviados até 1o de outubro para o seguinte endereço: “Prêmio Nepo 25 anos” (Av. Albert Einstein, 1300, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo, Campinas-SP, CEP 13081-970). A ficha de inscrição está disponível no endereço eletrônico http://72.232.29.50/~ifnepo//fotos/incricaopremio25anossaude.doc e deve ser encaminhada, após seu preenchimento, para o e-mail premio25anos em nepo.unicamp.br

Apresentação - Os trabalhos devem ser apresentados em forma de ensaio acadêmico, na fonte Times New Roman, tamanho 12, com título e nome do autor, e não ultrapassar 30 laudas. A cópia dos trabalhos também deve ser encaminhada para o e-mail acima. Outras informações: telefone 19-3521-5893.

-----------
Consulte:
-----------

CONCURSOS
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/concursos.html

TESES
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html
---
AGENDA
---

Dia 19

Projeto Quilombolas

O próximo seminário do Projeto "Quilombos na Unicamp" com a temática “Educação Quilombola” acontece no dia 19 de abril, a partir das 8h30, no salão nobre da Faculdade de Educação (FE). Confira a programação: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/quilombolaprograma.pdf . Saiba como foi o 2º Seminário do Projeto “Quilombos na Unicamp”, intitulado “507 anos de luta quilombola pelo direito a terra, dignidade e cultura tradicional” em http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_7852/NUH_7852.html. Outras informações: toninho em reitoria.unicamp.br

Projeto Doador Universitário

A próxima coleta do Projeto Doador Universitário acontece no dia 19 de abril, das 8h30 às 12 horas, no Estacionamento da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Confira (abaixo) o calendário das próximas coletas:

24 de maio - Estacionamento do IEL
21 de junho - Praça das Bandeiras
23 de agosto - Estacionamento do IFGW
13 de setembro - Estacionamento da FEEC
18 de outubro - Estacionamento da FEM
8 de novembro - Estacionamento do IEL

Projeto transforma Casa do Sol,
de Hilda Hilst, em Instituto Cultural

Três anos após a morte de Hilda Hilst, o “Instituto Hilda Hilst – Centro de Estudos Casa do Sol”, instituição de pesquisas e incentivo à cultura, volta a ser o centro das atenções com o lançamento do projeto de restauro e revitalização da Casa do Sol - chácara onde a escritora viveu durante 38 anos, em Campinas. Idealizado pelo escritor José Luis Mora Fuentes – amigo de Hilda por mais de 30 anos e morador da Casa por 22 anos – o projeto será lançado no dia 19 de abril, às 19 horas. Na ocasião será lançado oficialmente pela Secretaria de Estado da Cultura o nome “Oficina Cultural Hilda Hilst - Regional Campinas” para as Oficinas Culturais de 91 cidades da Região Administrativa de Campinas, em homenagem à escritora.

Projeto documenta a cultura indígena

No dia 19 de abril, dia do Índio, será lançado no Espaço Cultural Casa do Lago às 20h, o kit multimídia que resultou de um ano de trabalho com o projeto "Documentação e Transmissão dos Saberes Tradicionais dos Asuriní do Xingu" do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, IPHAN, e do Instituto de Artes da Unicamp. O projeto digitalizou e organizou um acervo de vídeo, áudio e fotografias das manifestações culturais e artísticas da tribo indígena Asuriní, localizada no município paraense de Altamira. O material foi coletado em 30 anos de pesquisa da Antropóloga e professora do Instituto de Artes da Unicamp, Regina Polo Muller.O kit é composto por quatro DVDs de vídeo sobre atividades tradicionais, oito CDs de áudio de rituais e mitos Asuriní, um CD ROM, e um livreto explicando o material do kit. Os kits, assim como  o CD ROM, serão distribuídos para instituições de ensino e pesquisa e organizações indígenas. Cinco índios da tribo Asuriní estarão presentes no lançamento, além de representantes da Unicamp e do IPHAN.  Nos dias  16 a 27 de Abril a Casa do Lago sedia uma exposição de fotos sobre os rituais, as moradias, as atividades de subsistência e técnicas de confecção de objetos Asuriní. Também há uma programação de vídeos a serem exibidos, que fazem parte do material do kit, ou do arquivo pessoal da antropóloga Regina Polo Muller, realizados por ela e outros colaboradores. A exposição receberá escolas, que podem agendar visitas pelo telefone 3521-7017 ou e-mail: casadolago em reitoria .unicamp.br. Para mais informações acesse o Site do Espaço Cultural Casa do Lago. Confira a programação da Mostra de Vídeos.

Fórum Franco-brasileiro

O Fórum Franco-Brasileiro "Empresas e Formação de Engenheiros", acontece nos dias 19 e 20 de abril, no salão nobre da Ciesp (av. Paulista, 1313), em São Paulo-SP. O evento é promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), Conferência dos Diretores das Escolas de Formação de Engenheiros (CDEFI), Consulado Geral da França em São Paulo, com organização da Associação Nacional de Pesquisa em Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). Programação e inscrições: www.anpei.org.br/ffbefi

Lapplane organiza encontro na FE

O Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional (Lapplane) da Faculdade de Educação (FE) organiza, dia 19 de abril, o encontro "Inovapole - Estudos sobre experiências em inovação de Políticas Públicas Educacionais". Será das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, no auditório da Biblioteca da Faculdade de Educação (FE). O evento é realizado conjuntamente entre a Faculdade de Educação (FE) e o CNPQ, por meio do Programa Sul Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia (Prosul). Outras informações pelo e-mail lapplane em unicamp.br ou telefone 19-3521-5551.

Treinamentos FCM

“Informação, Documento e Arquivo” é o tema que Fábio Rodrigo Pinheiro da Silva, bacharel em Ciência da Informação, discute no dia 19 de abril, às 14h30, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O encontro faz parte do Programa de Treinamento da unidade. Inscrições: de 5 a 18 de abril pelo e-mail relpubl em fcm.unicamp.br ou no dia do evento. Informações: (19) 3521-8968.

Lançamento

A professora Antonia Dalla Pria Bankoff, da Faculdade de Educação Física (FEF), lança no dia 19 de abril, às 19 horas, na Livraria Cultura (Av. Dr. Chucri Zaidan, 902), em São Paulo-SP, o livro "Morfologia e Cinesiologia Aplicada ao Movimento Humano". Informações bankoff em fef.unicamp.br

Dia 20

Redação do Vestibular

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) recebe inscrições para a oficina “A Redação no Vestibular Unicamp”, realizada pelo quarto ano consecutivo. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de abril, às 17 horas, exclusivamente pela internet, na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br). A oficina será realizada nos quatro sábados do mês de maio (5, 12, 19 e 26), das 8 às 13 horas, no campus da Unicamp, em Campinas.

Seminários do IC

O Instituto de Computação (IC) recebe no dia 20 de abril, às 14 horas, na sala 85 (IC-2), o engenheiro eletrônico Fábio Cozman, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica da USP. Ele profere a palestra “Raciocínio probabilístico em inteligência artificial: de redes bayesianas à lógica probabilística”. O encontro, organizado pela professora Ariadne Carvalho (IC), faz parte da série de seminários da unidade. Informações: 19-3521-5864. 

Sinfônica toca na Igreja do Carmo e na Casa do Lago

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) faz concerto no dia 20 de abril, às 20 horas, na Igreja do Carmo, em Campinas. No dia 22 o concerto acontece às 10h30, no Espaço Cultural Casa do Lago (Rua Érico Veríssimo, s/n, campus da Unicamp). A regência é do maestro Eduardo Ostergren. Confira o repertório:
Villa-Lobos – Prelúdio das Bachianas 4
Bach – Concerto Brandenburg 3
Nepomuceno – Serenata
Tschaikovsky – Valsa da serenata para cordas - op. 48
Guerra – Peixe Mourão
Mozart – Sinfonia 38 - "Praga"

Exposição

A exposição "Heranças Construtivas no Acervo da Unicamp", com curadoria de Maria de Fátima Morethy Couto, fica até 20 de abril, na Galeria de Arte da Biblioteca Central “Cesar Lattes” (BC-CL). Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.  Informações: 19-3521-6561 ou 3521-7453.

Dia 21
Pesquisadores da Unicamp
e do INPE lançam publicação
em Florianópolis

Resultado de trabalho conjunto de pesquisadores do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o livro "Calibração Absoluta de Sensores Orbitais - Conceituação, Principais Procedimentos e Aplicações", será lançado no dia 21 de abril, em Florianópolis-SC, durante a abertura do XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR). De autoria de Flávio Jorge Ponzoni, Jurandir Zullo Junior e Rubens Augusto Camargo Lamparelli, a publicação aborda conceitos radiométricos, o funcionamento de um sensor, calibração e pré-processamento de imagens. Confira a programação o SBSR http://www.dsr.inpe.br/sbsr2007/

Dia 23

Encontro de Prefeitos

II Encontro de Prefeitos: Projetos de Desenvolvimento do Agronegócio acontece no dia 23 de abril, das 8 às 17h30, no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp (Rua Elis Regina, s/n). Informações: 19-3521-4979.

Temas de Bioética

O Grupo de Bioética e Ética Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) recebe no dia 23 de abril, o professor Gabriel Oselka, da Universidade de São Paulo (USP). Ele discute, às 19h30, no salão Nobre da FCM, "A Resolução do Conselho Federal de Medicina sobre Paciente Terminal”. No dia 28 de maio é a vez do juiz José Henrique Rodrigues Torres, do Tribunal do Júri de Campinas. Aborda: “Aspectos jurídicos do tratamento do paciente terminal”, no mesmo horário e local . Os encontros fazem parte da atividade “Temas de Bioética”. Outras informações: http://www.fcm.unicamp.br/centros/cib/

José Dari Krein participa
de encontro na PUC-SP

O professor José Dari Krein (Unicamp) discute o tema “As mudanças na regulação do trabalho no Brasil após 1990”. Será no “V Ciclo de Debates em Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia”, programado para acontecer nos dias 23 e 24 de abril, no auditório 333 (piso 3) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Informações: cesit em eco.unicamp.br

Dia 25

Ceres organiza seminário no IFCH

O Centro de Estudos Rurais (Ceres), ligado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), organiza nos dias 25, 26 e 27 de abril, o evento “Retratos Rurais: Faces e Interfaces”. Será aberto dia 25, às 17 horas, na sala de defesa de teses do IFCH (prédio da Pós-graduação), com lançamento da Revista Ruris, do Ceres, e a presença de Caio Galvão de França, coordenador geral do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead) e de sua coordenadora-executiva, Adriana Lopes. No encontro haverá lançamento de livros do Projeto Cooperação Acadêmica (Procad/Capes) com a participação da professora Lygia Sigaud (Museu Nacional do Rio de Janeiro) e do professor Andrea Ciacchi, da Universidade Federal da Paraíba (UFPb). O evento será encerrado no dia 27, às 14 horas, na sala de defesa de teses do IFCH, com palestra da professora Sônia Maria Bergamasco, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri). Discute: “Balanços sobre a reforma agrária brasileira: visões diferenciadas”. Outras informações: 19-3521-1636.

Professores da Unicamp proferem
palestra em congresso de periodontologia

Os professores da Unicamp, Enilson e Antônio Sallum, proferem palestra durante o XXII Congresso Brasileiro de Periodontologia, evento a ser realizado de 25 a 28 de abril, no Hotel Windsor Barra (Av. Sernambetiba, 2.630, Barra da Tijuca), no Rio de Janeiro-RJ. Outras informações no site www.periodonto2007.com.br ou telefone 21-2435-4689.

Dia 26

Fórum de Agronegócios

O Fórum Permanente de Agronegócios "Biocombustível no Brasil" acontece no dia 26 de abril, das 9 às 17 horas, no auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL). Incrições: http://www.cori.unicamp.br/foruns/agro/foruns_agro.php. O evento, organizado pelo Instituto de Biologia (IB), pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura (Cepagri) e pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), é apoiado pelas coordenadorias Geral da Universidade (CGU) e de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Outras informações: comisb em unicamp.br

Dia 27

Nepo e Nepam comemoram aniversário

Os 25 anos do Núcleo de Estudos de População (Nepo) e os 20 do Núcleo de Pesquisas Ambientais (Nepam) serão comemorados no dia 27 de abril, a partir das 9 horas, no auditório do Nepo. Na primeira mesa-redonda, às 9h30, os professores Carlos Henrique de Brito Cruz, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e Daniel Joseph Hogan, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), discutem o tema “Mudanças Ambientais Globais: a contribuição dos estudos ambientais populacionais”. Informações: 19-3521-7631.

---
RSS 
---

Acompanhe notícias atualizadas do Portal da Unicamp
(http://www.unicamp.br/index_xsl.xml)

Caso não saiba utilizar o RSS clique no endereço abaixo
(http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/rss-portal/)

Assine e receba (gratuitamente) a programação de eventos da Unicamp
(http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/unihoje_assine_UnicampHoje_form.html)

(H.C.J)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l