Unicamp Hoje Message

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qua Abr 11 00:00:00 BRT 2007


Unicamp Hoje (12 de abril de 2007)

José Roberto Rus Perez
assume coordenação do NEPP

O professor José Roberto Rus Perez, da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, assume a coordenação do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP). A cerimônia de posse acontece nesta quinta-feira (12), às 10 horas, no auditório do NEPP. Após a solenidade está prevista palestra com a professora Sonia Miriam Draibe, em continuidade às comemorações do NEPP. Perez substitui o professor Pedro Luiz de Barros Silva para o mandato de 2007/2009. Informações: 19-3521-2485 (Margareth).

Diretor de Estamira participa
de debate na Casa do Lago

O diretor de cinema Marcos Prado participa de debate de Estamira, filme em que também assina a direção, e do ensaio fotográfico Jardim Gramacho, que deu origem ao filme. O encontro acontece nesta quinta-feira (12), às 13 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago e faz parte do ciclo de documentários e bate-papos sobre ditadura, repressão e exclusão. Informações: 19-3521-7017.

Segurança em Barão Geraldo

Nesta quinta-feira (12), às 11h30, quatro centros acadêmicos da Unicamp e alguns colaboradores, participam de passeata contra violência em repúdio à onda de insegurança instalada nos bairros Barão Geraldo, Parque das Universidades e Chácara Primavera. A passeata terá início no Restaurante Universitário II (em frente ao Bandejão), com destino à subprefeitura de Barão Geraldo. O objetivo da ação é discutir políticas públicas, estimular o uso do disque denúncia (181) e divulgar a importância do Boletim de Ocorrência, que pode ser feito via-internet (http://www.ssp.sp.gov.br/bo). Participam os Centros Acadêmicos Adolfo Lutz (CAAL), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM); Cafea, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA); Bernardo Sayão (Cabs), da Faculdade de Engenharia Elétrica (FEE); o CAF, do Instituto de Física Gleb Wataghin” (IFGW) e moradores da região.

Celina Tobar expõe Confidências do Tempo na FCM

Até nesta quinta-feira (12), das 8h30 às 17h30, artista plástica Celina Tobar expõe  “Brasil – Confidências do tempo”, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A mostra tem por objetivo divulgar imagens antigas da arte pré-histórica brasileira. A entrada é franca. Informações: 19-3521-9868.

Cecom seleciona currículos
para estágiário de informática

O Centro de Saúde da Comunidade da Unicamp (Cecom) seleciona, até sexta-feira (13), currículos para preenchimento de uma vaga de estagiário em informática. Devem ser entregues ao Departamento de Recursos Humanos do Cecom, das 9 às 11 horas. Anexo ao currículo devem acompanhar cópias do histórico escolar e de atestado de matrícula. A vaga é direcionada para quem esteja cursando Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, Tecnólogo ou equivalente (a partir do 2º ano), ou 1º ano de curso técnico na Área de Tecnologia.As atividades serão desempenhadas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17:30, com remuneração mensal de R$900,00. A seleção será feita por análise de currículo e entrevista.

BC-CL expõe períodicos do século XIX

A Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL), através de sua Área de Coleções Especiais e Obras Raras, organiza durante este mês, a exposição “Periódicos raros do século XIX”. Trata-se de uma mostra de jornais e revistas literárias, políticas e doutrinárias, típicas da imprensa periódica da época, dirigidas por José Bonifácio, Olavo Bilac e outros polemistas. Algumas são ilustradas por Angelo Agostini, precursor das histórias em quadrinhos no Brasil e Julião Machado. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na Seção de Obras Raras, 3º piso da BC-CL. Informações: 19-3521-6468 (Marta).

---
EM ANDAMENTO
---

Bolsas Pibic/CNPQ e Bolsas Pesquisa/SAE

A Pró-reitoria de Pesquisa (PRP) recebe, até 27 de abril, inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq). A Pró-reitoria de Graduação (PRG), no mesmo período, recebe inscrições para o Programa de Bolsa Pesquisa do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). O calendário completo pode ser conferido no no site www.prp.unicamp.br/pibic/calendario2007.php. Outras informações pelo telefone 19-35214891. 

Oficina de Redação da Comvest

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) abriu inscrições para sua Oficina de Redação, que podem ser feitas até 27 de abril. Informações: 19-3521-1809 (Juliana Sangion). Saiba mais: http://www.convest.unicamp.br/oficina_redacao/oficina.html
----------
EM DIA
----------
Holografia - A exposição de Holografia, organizada pelo professor José Joaquín Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), entra no seu quinto ano consecutivo. Fica aberta à visitação pública até dezembro. A exposição é didática e tem duração de uma hora e meia, com uma aula sobre óptica de imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: a combinar. Inscrições: http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

Curso gratuito de danças de salão

Ministrado pelo professor de ritmos e dança de salão, Thiago Gomes, as aulas do curso gratuito de danças de salão incluem balé, forró, jazz e tango. Acontecem às quintas e sextas-feiras, sempre às 17 horas, no Centro Acadêmico da Faculdade de Engenharia de Alimentos (CaFEA). Interessados em participar devem deixar nome e telefone para contato no e-mail orkutthiago1 em yahoo.com.br. Outras informações: 19-9717-9958.

Celebração

Todo domingo às 10h30, acontece celebração da Palavra, na Capela do Hospital das Clínicas (HC). É destinada para pacientes, familiares e funcionários. Informações: telefone 3521-7672.

-----------------
INSCRIÇÕES
-----------------

SBPC abre inscrições para reunião anual

As inscrições para a 59ª Reunião Anual da SBPC já podem ser feitas no endereço eletrônico www.sbpcnet.org.br/eventos/59ra. O site traz várias informações sobre o evento como as normas para inscrição e submissão de resumo, valor das taxas de inscrições, categorias, prazos, etc. A reunião de 2007 ocorrerá no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Bélem, de 8 a 13 de julho de 2007. O tema central será “Amazônia: desafio nacional”. O encontro reunirá pesquisadores, docentes e estudantes do ensino superior, médio e fundamental de todo o país. O evento traz em sua programação científica, várias conferências, simpósios, mesas-redondas, grupos de trabalhos, encontros abertos, minicursos, além de sessão de pôsteres. Todas as atividades propostas pela reunião são gratuitas com exceção dos minicursos. As inscrições para os minicursos serão abertas a partir de abril de 2007. Outras informações: 11-33259-2766. 

DPCT recebe inscrições para curso de
Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica

O Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da Unicamp está se preparando para oferecer a quarta edição do Curso de Especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica. As aulas serão ministradas quinzenalmente, às sextas-feiras, das 18h30 às 23 e, aos sábados, das 8h30 às 13 horas, a partir de 31 de agosto de 2007. As inscrições já podem ser feitas no endereço eletrônico www.extecamp.unicamp.br/gestaodainovacao. O curso, sob coordenação do professor Ruy Quadros, será ministrado nas dependências da Unicamp. Os 20 módulos que compõem o programa se estruturam sobre o modelo integrado de gestão da inovação tecnológica, que envolve as áreas de pesquisa e desenvolvimento, marketing, operações, logística, recursos humanos, finanças e novos negócios. O programa conta com um corpo docente de 43 profissionais, envolvendo professores do DPCT e de outras instituições de ensino como a FGV/SP, Poli/USP, UFSCar, UFRJ, UFF, Mackenzie; além de profissionais de empresas que adotam ferramentas e práticas bem sucedidas em gestão da inovação tecnológica. Outras informações: 19-3521-4646 ou 3521-4647.

Inscrições abertas para nova
edição dos Prêmios de Teses

A Capes recebe inscrições, até o dia 13 de abril, para o Prêmio Capes de Tese e o Grande Prêmio Capes de Tese. A edição 2007, que corresponde às teses defendidas em 2006, homenageia Celso Furtado, Johanna Döbereiner, e Lobo Carneiro. As teses devem ser encaminhadas à Capes pelas pró-reitorias de pós-graduação. Leia mais em: http://www.capes.gov.br/servicos/salaimprensa/noticias/noticia_0567.html

FEA realiza simpósio sobre novos desafios científicos

A Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) realiza no dia 13 de abril, das 13 às 18 horas, no Centro de Convenções, o "I Simpósio sobre Percepção dos Novos Desafios Científicos e a Emergência de Novas Estruturas Organizacionais (NEO)". Tem por objetivo atualizar a comunidade sobre conhecimentos fundamentais para interpretar a realidade global e as estratégias para atuar nos novos tempos. As sugestões  (nomes dos palestrantes e questões a serem abordadas) podem ser enviadas para o e-mail simposios2007 em fea.unicamp.br. Informações: http://www.fea.unicamp.br/Simposio_NEO

Orquestra Infanto-juvenil abre
vagas para turmas de iniciação

A Orquestra Infanto-Juvenil (OIJ) da Unicamp abriu vagas para turmas de iniciação em violino (16 vagas), viola clássica e violoncelo (6 vagas).  Podem se inscrever, gratuitamente, crianças de 7 a 12 anos, que ainda não tocam instrumento, mas possuem interesse em aprender. As inscrições podem ser feitas até 14 de abril, mediante solicitação de ficha de inscrição no e-mail sgebram em unicamp.br. Após seu preenchimento, a ficha deve ser encaminhada para o mesmo e-mail. Entre os critérios de aprovação, encontram-se a ordem de recebimento da inscrição. Para as vagas de violinos e violas os interessados devem ter disponibilidade para atividades das 17 às 20 horas, às terças-feiras. Já para os interessados nas vagas de violoncelo, o horário será 18 às 20 horas, às sextas-feiras. Além disso, todos os candidatos deverão ter, além dos horários citados acima, disponibilidade para atividades que se realizarão a partir de 21 de maio, das 17 às 18h30.

Reunião com pais - Na segunda-feira, 16 de abril, às 17 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago (Rua Érico Veríssimo, s/n, Cidade Universitária Zeferino Vaz, campus da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas-SP), está prevista reunião obrigatória, com a presença do pai e ou responsável. Após essa data, cada candidato deverá providenciar o próprio instrumento. As atividades para violinos e violas serão iniciadas no 17 de abril. As de violoncelo acontecem no dia 20 do mesmo mês. A Orquestra é conduzida pela maestrina Sandra Gebran. Outras informações pelo telefone 19-3521-1700 ou e-mail sgebran em unicamp.br
Seminatec 2007

Workshop sobre semicondutores, Micro & Nano Tecnologia, acontece nos dias 17 e 18 de maio, a partir das 8h30, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA). Resumos devem ser enviados para o e-mail seminatec em ccs.unicamp.br, até 17 de abril. Outras informações na página eletrônica www.ccs.unicamp.br/seminatec
Preac divulga Edital de Projetos
para Área de Extensão Universitária

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) está divulgando Edital de Projetos na Área de Extensão Comunitária. Tem por objetivo financiar Projetos de Extensão Universitária na Unicamp, que se configurem como ações contínuas de caráter social, cultural, desportivo ou educativo, com finalidade definida dentro do conceito de Extensão Comunitária. As propostas (formulário de inscrição e projeto completo) serão recebidas pela Preac até 11 de maio de 2007. Saiba mais em: http://www.preac.unicamp.br/noticias/edital.html
Cursos de Extensão da FEQ

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) oferece, após a segunda quinzena de junho, o curso de extensão “Ciência e Tecnologia das Fibras Têxteis”. Como pré-requisito é exigido ao participante possuir nível secundário completo. Inscrições informações: http://www.feq.unicamp.br/extensao/curso-de-extensao/cienciaetecnologiafibras.htm “Corantes e Colorimetria”, outro curso de extensão da FEQ com inscrições abertas, será oferecido na segunda quinzena de junho de 2007, após o de “Ciência e Tecnologia das Fibras Têxteis”. "Infravermelho+transformada de Fourier (FTIR)" é o curso que está sendo oferecido pelo Departamento de Polímeros da FEQ Informações: cursos em polimeros@feq.unicamp.br. Outras informações sobre os cursos da FEQ podem ser obtidas pelo e-mail disney em feq.unicamp.br
Ceset recebe trabalhos para Workshop de Tecnologia

Proporcionar um espaço para discussão e mostra de trabalhos científicos das áreas de tecnologia em construção civil, informática, saneamento ambiental e telecomunicações, o Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset) da Unicamp, organiza no dia 17 de setembro, a partir das 19h30, o IV Workshop de Tecnologia 2007. Interessados em apresentar trabalhos podem se inscrever de 25 de junho até 15 de julho, pelo e-mail workshop em ceset.unicamp.br. Durante o workshop haverá exposição de painéis e atividades culturais. O Ceset fica na Rua Paschoal Marmo, 1888, Jardim Nova Itália, em Limeira-SP. Outras informações pelo telefone 19-2113-3339 ou e-mail  andre em ceset.unicamp.br

Cole

As inscrições para o 16º Congresso de Leitura do Brasil (Cole), evento a ser realizado de 10 a 13 de julho, no Centro de Convenções da Unicamp, podem ser feitas no site http://www.alb.com.br/eventos/Inscricao.asp
Prêmio Nepo de Saúde Reprodutiva e Sexualidade

O Núcleo de Estudos de População (Nepo) acaba de lançar, em comemoração ao seu 25o aniversário, o “Prêmio Nepo 25 anos nas áreas de Saúde Reprodutiva e Sexualidade”. Trata-se de um concurso destinado a pesquisadores e estudiosos das áreas de Saúde Reprodutiva e Sexualidade. Tem por objetivo incentivar a produção de trabalhos que analisem avanços e lacunas nas áreas, nos últimos 25 anos, e refletir sobre o seu futuro no Brasil. Os trabalhos devem ser enviados até 1o de outubro para o seguinte endereço: “Prêmio Nepo 25 anos” (Av. Albert Einstein, 1300, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo, Campinas-SP, CEP 13081-970). A ficha de inscrição está disponível no endereço eletrônico http://72.232.29.50/~ifnepo//fotos/incricaopremio25anossaude.doc e deve ser encaminhada, após seu preenchimento, para o e-mail premio25anos em nepo.unicamp.br

Apresentação - Os trabalhos devem ser apresentados em forma de ensaio acadêmico, na fonte Times New Roman, tamanho 12, com título e nome do autor, e não ultrapassar 30 laudas. A cópia dos trabalhos também deve ser encaminhada para o e-mail acima. Outras informações: telefone 19-3521-5893.

-----------
Consulte:
-----------

CONCURSOS
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/concursos.html

TESES
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html
---
AGENDA
---
Dia 13

FOP: sessão solene na Assembléia Legislativa

A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo realiza no dia 13, às 20 horas, em São Paulo, Sessão Solene para homenagear a Faculdade de Odontologia de Piraciba, da Unicamp. A reunião se dá em virtude dos 50 anos da FOP e acontece no Plenário "Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira", no Palácio 9 de Julho, em São Paulo.

FEA realiza simpósio sobre novos desafios científicos

A Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) realiza no dia 13 de abril, das 13 às 18 horas, no Centro de Convenções, o "I Simpósio sobre Percepção dos Novos Desafios Científicos e a Emergência de Novas Estruturas Organizacionais (NEO)". Tem por objetivo atualizar a comunidade sobre conhecimentos fundamentais para interpretar a realidade global e as estratégias para atuar nos novos tempos. As sugestões  (nomes dos palestrantes e questões a serem abordadas) podem ser enviadas para o e-mail simposios2007 em fea.unicamp.br. Informações: http://www.fea.unicamp.br/Simposio_NEO

Simpósio no Imecc comemora
tricentenário de Leonhard Euler

No dia 13 de abril o Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) realiza simpósio comemorativo do tricentenário do nascimento dmatemático Leonhard Euler. No evento serão apresentadas palestras de divulgação sobre as contribuições de Euler em diversas áreas da Matemática. Programação: http://www.ime.unicamp.br/%7eeuler300/
Seminários do IC

Na sexta-feira, dia 13, às 14 horas, no Instituto de Computação (sala 85 do IC 2), o professor Jaime Simão Sichman, do Departamento de Engenharia Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP, discute o tema “Organization oriented programming: from closed to open organizations”. A palestra faz parte da série de seminários do IC.

Dia 15

HC promove caminhada
pela Semana Mundial
da Voz e contra o câncer
de cordas vocais

A disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp está preparando uma série de atividades em comemoração a Semana Mundial da Voz, comemorada de 16 a 21 de abril. Em Campinas no domingo, dia 15, às 9 horas, será realizada uma caminhada para conscientização dos cuidados com a voz na Lagoa do Taquaral, com concentração em frente ao Portão 01. De terça-feira (17/4) até sexta-feira (21/4) serão realizados atendimentos no ambulatório de Otorrino do HC com o objetivo de orientar e prevenir doenças que atingem o aparelho vocal. Ainda na terça-feira haverá uma apresentação do coral Zíper na Boca da Unicamp em frente ao ambulatório no 2º andar, a partir das 12 horas. Durante a semana o atendimento será aberto para o público em geral e atenderá pacientes com problemas na voz das 8 às 16 horas. Segundo o chefe da disciplina da Otorrinolaringologia da FCM, prof. Agrício Crespo, o atendimento será direcionado prioritariamente ao paciente que estiver com rouquidão. Esse sintoma pode ser um indicativo de câncer na laringe, se permanecer por mais de 15 dias.

Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação

O 4º Congresso  Brasileiro de Engenharia de Fabricação (Cobef) será realizado de 15 e 19 de abril, no Hotel Fazenda Colina Verde, na Estância de São Pedro (SP). O evento é voltado para engenheiros, técnicos, consultores, professores, pesquisadores e acadêmicos. As inscrições pela internet já estão encerradas, mas os interessados podem fazê-la no local do Congresso. Mais informações: www.cobef.com.br ou http://www.abcm.org.br/cobef2007.
Dia 16

Carlos Henrique de Brito Cruz, na Galeria de Reitores

A sessão solene de instalação do retrato do ex-reitor da Unicamp, professor Carlos Henrique de Brito Cruz, na Galeria de Reitores da Unicamp, acontece no dia 16 de abril. Será às 10 horas, na Sala do Conselho Universitário (Consu). A galeria foi criada em 1985, durante o mandato do professor José Aristodemo Pinotti (1982-1986). Localizada na ante-sala do Consu, no local encontram-se quadros dos ex-reitores Hermano Medeiros Ferreira de Tavares, Paulo Renato Costa Souza, José Aristodemo Pinotti, Carlos Alberto Vogt, José Martins Filho, Zeferino Vaz e Plínio Alves de Moraes.
Eleição Docente

A Secretaria Geral (SG) da Unicamp recebe inscrições para candidaturas à eleição da Representação Docente junto ao Conselho Universitário (Consu). Podem ser feitas no prédio da Reitoria II até o dia 16, das 9 às 17 horas. A representação será composta de vinte e dois membros titulares e seus suplentes. Eles cumprirão mandato no período de 20/6/2007 a 19/6/2009. Leia mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_7940/NUH_7940.html

CCUEC e AFPU organizam curso de EAD

O Centro de Computação (CCUEC) e a Agência de Formação Profissional da Unicamp (AFPU) organizam, de 16 de abril a 27 de junho, o curso “Desenvolvimento de cursos on-line utilizando TelEduc - Ensino Aberto” (modalidade a distância). É destinado para professores, alunos de graduação e de pós, de iniciação científica e funcionários da Unicamp envolvidos com projetos de EAD. Informações e inscrições no http://www.ead.unicamp.br
Palestra com Carlos Joly

O professor Carlos Alfredo Joly, do Instituto de Biologia (IB) discute "Biodiversidade e mudanças climáticas na Região Neotropical". A palestra acontece no dia 17, às 16 horas, na sala IB-2 do (IB). Informações: falonso em unicamp.br

Cipa

A cerimônia de posse dos novos membros da Comissão de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Cipa) acontece no dia 16, às 13h30, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA).

Dia 18
Adalberto Luis Val discute
Amazônia em palestra no IQ
"Amazônia: além de cores e formas" é o tema da palestra que o professor Adalberto Luis Val (diretor do INPA) profere no dia 18 de abril, às 16h30, no auditório do Instituto de Química (IQ).
Dijanira Alexandre expõe na FCM

De 18 de abril a 4 maio, a artista plástica Dijanira Alexandre expõe quadros de paisagens, campos e flores (óleo sobre tela), no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A mostra pode ser visitada das 8h30 às 17h30. A entrada é franca. Informações: 19-3521-9868.
Dia 19
Projeto Doador Universitário

Calendário:
19 de abril - Estacionamento da FEM
24 de maio - Estacionamento do IEL
21 de junho - Praça das Bandeiras
23 de agosto - Estacionamento do IFGW
13 de setembro - Estacionamento da FEEC
18 de outubro - Estacionamento da FEM
8 de novembro - Estacionamento do IEL

Projeto transforma Casa do Sol,
de Hilda Hilst, em Instituto Cultural

Três anos após a morte de Hilda Hilst, o “Instituto Hilda Hilst – Centro de Estudos Casa do Sol”, instituição de pesquisas e incentivo à cultura, volta a ser o centro das atenções com o lançamento do projeto de restauro e revitalização da Casa do Sol - chácara onde a escritora viveu durante 38 anos, em Campinas. Idealizado pelo escritor José Luis Mora Fuentes – amigo de Hilda por mais de 30 anos e morador da Casa por 22 anos – o projeto será lançado no dia 19 de abril, às 19 horas. Na ocasião será lançado oficialmente pela Secretaria de Estado da Cultura o nome “Oficina Cultural Hilda Hilst - Regional Campinas” para as Oficinas Culturais de 91 cidades da Região Administrativa de Campinas, em homenagem à escritora.

Fórum Franco-brasileiro

O Fórum Franco-Brasileiro "Empresas e Formação de Engenheiros", acontece nos dias 19 e 20 de abril, no salão nobre da Ciesp (av. Paulista, 1313), em São Paulo-SP. O evento é promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), Conferência dos Diretores das Escolas de Formação de Engenheiros (CDEFI), Consulado Geral da França em São Paulo, com organização da Associação Nacional de Pesquisa em Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). Programação e inscrições: www.anpei.org.br/ffbefi
Lapplane organiza encontro na FE

O Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional (Lapplane) da Faculdade de Educação (FE) organiza, dia 19 de abril, o encontro "Inovapole - Estudos sobre experiências em inovação de Políticas Públicas Educacionais". Será das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, no auditório da Biblioteca da Faculdade de Educação (FE). O evento é realizado conjuntamente entre a Faculdade de Educação (FE) e o CNPQ, por meio do Programa Sul Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia (Prosul). Outras informações pelo e-mail lapplane em unicamp.br ou telefone 19-3521-5551.
Treinamentos FCM

“Informação, Documento e Arquivo” é o tema que Fábio Rodrigo Pinheiro da Silva, bacharel em Ciência da Informação, discute no dia 19 de abril, às 14h30, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O encontro faz parte do Programa de Treinamento da unidade. Inscrições: de 5 a 18 de abril pelo e-mail relpubl em fcm.unicamp.br ou no dia do evento. Informações: (19) 3521-8968.

Dia 20

Exposição

A exposição "Heranças Construtivas no Acervo da Unicamp", com curadoria de Maria de Fátima Morethy Couto, fica até 20 de abril, na Galeria de Arte da Biblioteca Central “Cesar Lattes” (BC-CL). Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.  Informações: 19-3521-6561 ou 3521-7453.
Dia 23
Encontro de Prefeitos

II Encontro de Prefeitos: Projetos de Desenvolvimento do Agronegócio acontece no dia 23 de abril, das 8 às 17h30, no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp (Rua Elis Regina, s/n). Informações: 19-35214979.
Temas de Bioética

O Grupo de Bioética e Ética Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) recebe no dia 23 de abril, o professor Gabriel Oselka, da Universidade de São Paulo (USP). Ele discute, às 19h30, no salão Nobre da FCM, "A Resolução do Conselho Federal de Medicina sobre Paciente Terminal”. No dia 28 de maio é a vez do juiz José Henrique Rodrigues Torres, do Tribunal do Júri de Campinas. Aborda: “Aspectos jurídicos do tratamento do paciente terminal”, no mesmo horário e local . Os encontros fazem parte da atividade “Temas de Bioética”. Outras informações: http://www.fcm.unicamp.br/centros/cib/

José Dari Krein participa
de encontro na PUc-SP

O professor José Dari Krein (Unicamp) discute o tema “As mudanças na regulação do trabalho no Brasil após 1990”. Será no “V Ciclo de Debates em Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia”, programado para acontecer nos dias 23 e 24 de abril, no auditório 333 (piso 3) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Informações: cesit em eco.unicamp.br

Dia 26

Fórum de Agronegócios

O Fórum Permanente de Agronegócios "Biocombustível no Brasil" acontece no dia 26 de abril, das 9 às 17 horas, no auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL). Incrições: http://www.cori.unicamp.br/foruns/agro/foruns_agro.php. O evento, organizado pelo Instituto de Biologia (IB), pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura (Cepagri) e pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), é apoiado pelas coordenadorias Geral da Universidade (CGU) e de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Outras informações: comisb em unicamp.br
Dia 27
Nepo e Nepam comemoram aniversário

Os 25 anos do Núcleo de Estudos de População (Nepo) e os 20 do Núcleo de Pesquisas Ambientais (Nepam) serão comemorados no dia 27 de abril, a partir das 9 horas, no auditório do Nepo. Na primeira mesa-redonda, às 9h30, os professores Carlos Henrique de Brito Cruz, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e Daniel Joseph Hogan, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), discutem o tema “Mudanças Ambientais Globais: a contribuição dos estudos ambientais populacionais”. Informações: 19-3521-7631.
---
RSS 
---
Acompanhe notícias atualizadas do Portal da Unicamp
(http://www.unicamp.br/index_xsl.xml)

Caso não saiba utilizar o RSS clique no endereço abaixo
(http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/rss-portal/)

Assine e receba (gratuitamente) a programação de eventos da Unicamp
(http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/unihoje_assine_UnicampHoje_form.html)

(RC-11-4-2007)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l