Unicamp Hoje (3 de agosto de 2007)

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qui Ago 2 00:00:00 BRT 2007




Aleitamento materno no Caism

A IX Semana de Aleitamento Materno do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Unicamp encerra-se hoje. Às 12h30 haverá uma apresentação do "Grupo Manejo" e o plantio de uma árvore no estacionamento do hospital.
Artes Visuais

O Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes (IA) da Unicamp realiza, de 18 de agosto de 2007 a 6 de dezembro de 2008 o Curso de Aperfeiçoamento ART-0120 Artes Visuais 2007/2008. O curso se constitui por um perfil de atuação que busca pontuar, aprofundar e disseminar a multiplicidade de conceituações e práxis admitidas para a arte no mundo contemporâneo, partindo das principais correntes de pensamento dedicadas a esse estudo na atualidade. As inscrições encerram-se hoje. Mais informações no site da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) http://www.extecamp.unicamp.br ou pelos telefones 19-3521-4648 / 3521-4647.
Dia 4
Curso de oftalmologia

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realiza dia 4 de agosto, das 8 às 17 horas, no Anfiteatro 1 da FCM, o xCurso de oftalmologia para o clínicox. Sob a coordenação dos professores Newton Kara Jose, Leila M. de Carvalho e Eosane de Castro, o curso é organizado pelos professores Dácio Carvalho Costa e Flávio MacCord Medina. Taxa de inscrição: R$ 50,00. Mais informações pelos telefones (19) 3521-4645 e 3521-7110 ou na página da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) http://www.extecamp.unicamp.br
Música Sacra

O Coral Unicamp-Zíper na Boca e a Orquestra Sinfônica da Unicamp participam do V Festival de Música Sacra de Campinas, que acontece de 4 a 25 de agosto, na Catedral Metropolitana de Campinas. A Sinfônica, com regência de Eduardo Ostergren, se apresenta no dia 11 de agosto e o Coral Unicamp-Zíper na Boca no dia 18, sempre às 20 horas. 
Dia 5 
Inova Unicamp oferece curso em Fortaleza

Estão abertas as inscrições para o primeiro Curso de Estruturação de Núcleos de Inovação Tecnológica oferecido pela Agência de Inovação Inova Unicamp e pelo Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC). O Curso será realizado em Fortaleza nos dias 29, 30 e 31 de agosto, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará e está voltado para profissionais de Instituições de Ciência e Tecnologia e Universidades da região nordeste, que tenham o interesse de se capacitar para gestão de inovação tecnológica. As inscrições podem ser feitas no período de 13 de julho a 05 de agosto por meio de um formulário eletrônico disponível no site da Inova Unicamp. http://www.inova.unicamp.br
Dia 6 
Arte ao meio-dia

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) fará uma apresentação no dia 6 de agosto, às 12h30, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O evento é uma organização do Núcleo de Integração e Difusão Cultural (Nidic) e Assessoria de Relações Públicas da FCM. A entrada é franca. 
Dia 7
Exposições no Espaço de Artes do CDC

A Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp iniciará, no segundo semestre, em seu Espaço de Artes (saguão de entrada do Centro de Convenções), uma série de exposições. Na primeira, prevista para o dia 7 de agosto, a mestranda Regina Chiga A. Kama, do Instituto de Artes (IA), expõe a mostra de fotografias Memórias. Fica no local até 29 de agosto. Veja outras exposições programadas:
De 29 de agosto a 17 de setembro - Esculturas - Alaídes Ruschel
16 de outubro a 4 de novembro - Aquarelas - Arvid Dudurch
7 de novembro a 7 de dezembro - Pinturas - Vera Ferro
Richard Immink profere palestra no IB

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal, do Instituto de Biologia (IB), convida a comunidade para a palestra do professor Richard Immink, que será realizada dia 7 de agosto, às 16 horas, na sala IB-02. Pesquisador do Instituto Plant Researh International, ligado à Universidade de Wageningen (Países Baixos), ele falará sobre x"Funcionamento dos fatores de transcrição MADS box em plantas: complexos e alvos". O evento faz parte da agenda de comemoração dos 40 anos do IB.
Dia 8
Wim Wenders

O Espaço Cultural Casa do Lago realiza, de 6 a 17 de agosto, a restrospectiva Wim Wenders. Nesse período serão exibidos 14 filmes de um dos mais importantes diretores do cinema alemão. Confira a programação completa da retrospectiva na página da Casa do Lago(http://www.preac.unicamp.br/casadolago). Mais informações pelo telefone 19-3521-7017.
Dia 9
Curso de especialização em geriatria

O Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp organiza, no dia 9 de agosto, o Curso de especialização em geriatria. Será das 8h30 às 17h30 no Salão Nobre da FCM. Mais informações através do telefone (19) 3521-7878.
Dia 10
Vagas remanescentes

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abre dia 10 de agosto de 2007 as inscrições do processo seletivo para o preenchimento das Vagas Remanescentes 2008 na Universidade. As inscrições serão feitas até o dia 24 de agosto exclusivamente na página da Comvest na internet: www.comvest.unicamp.br. As vagas oferecidas serão divulgadas no início das inscrições. Podem se inscrever no processo, alunos matriculados em cursos de graduação da Unicamp e de outras instituições de ensino superior, além de portadores do diploma de curso superior. Já estão disponíveis no site da Comvest (http://www.comvest.unicamp.br) informações sobre os programas das provas e critérios de avaliação de cada curso.
Dia 11
Matthieu Tubino recebe Prêmio Fritz Feigl

O Professor Matthieu Tubino, do Instituto de Química da Unicamp, é o ganhador da edição 2007 do Prêmio Fritz Feigl, promovido pelo Conselho Regional de Química IV Região (São Paulo e Matro Grosso). Ele receberá o prêmio dia 11 de agosto, na sede da entidade, em São Paulo, durante cerimônia que comemorará os 50 anos de instalação do Conselho.
Dia 12
Fios, Tramas e Nós

Dia 12 de agosto, às 16 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago, acontece a abertura oficial da exposição "Fios, Tramas e Nós", da artista brasileira Angela Camara Correa. Radicada há mais de 20 anos em Braunschweig, Alemanha, Angela trouxe para essa exposição quadros, fotos, gravuras e instalações preparadas especialmente para o público campineiro. A exposição pode ser visitada também no período de 13 a 17 de agosto, das 9 às 21 horas. Mais informações podem ser obtidas na página da Casa do Lago(http://www.preac.unicamp.br/casadolago) ou pelo telefone 19-3521-7017.
Dia 13
Vestibular 2008 abre inscrições no dia 13 de agosto

As inscrições para o Vestibular Nacional Unicamp 2008 deverão ser feitas entre os dias 13 de agosto e 21 de setembro. O calendário foi definido em conjunto com outras oito universidades paulistas: Fuvest, ITA, Unesp, Unifesp, UFSCar, UFABC, PUC-Campinas e PUC-SP. Mais.
Palestra no IB

O Instituto de Biologia da Unicamp realiza no dia 13 de agosto, às 15 horas, conferência com Gerhard Zenke, sobre a "Descoberta de um novo inibidor da atividade de células T como uma droga imunosupressora. Será na sala da congregação do IB.
Dia 14
Curso de diabetes mellitus

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) realiza, de 14 a 16 de agosto, o III Curso de diabetes mellitus, hipertensão e obesidade. Será no auditório da FCM, das 18 às 22 horas. A coordenação do curso é da liga de diabetes mellitus, hipertensão e obesidade. Mais informações pelo telefone (19) 3296-6690. A taxa de inscrição é de R$ 20,00.
Dia 15
Editora da Unicamp tem cinco finalistas no Jabuti

A Editora da Unicamp tem cinco livros finalistas no 49º Prêmio Jabuti, o mais importante do mercado editorial brasileiro. Dos 10 finalistas da categoria Melhor Traduçãox, três são da Editora da Unicamp e outro foi lançado em co-edição com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Na categoria xMelhor livro de teoria/crítica literáriax também há um livro da Editora da Unicamp e Imprensa Oficial. A Unicamp teve, ainda, diversos de seus professores entre os finalistas do Jabuti, cujos nomes foram divulgados no último dia 20 pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Os vencedores serão anunciados hoje. A relação dos livros finalistas da Editora da Unicamp é a seguinte: na categoria xMelhor traduçãox, estão as obras xO terceiro livro dos fatos e ditos heróicos do bom Pantagruelx, Élide Valarini Oliver; xFalo no jardim: priapéia grega, priapéia latinax, João Ângelo Oliva Neto; xEstico de Plautox, Isabella Tardin Cardoso; e xXenofanias: releituras de Xenófanesx, Trajano Vieira, em co-edição com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Na categoria melhor livro de Teoria Crítica Literária, está o livro Bilac, o jornalistax, de Antonio Dimas, também em co-edição com a Imprensa Oficial.
Lançamento de livro

O economista e doutor em Geociências pela Unicamp, Zildo Gallo, lança dia 15 de agosto, às 19 horas, o seu livro xEthos - A Grande Morada Humana. Economia, Ecologia e Éticax. O evento será realizado no Ecomercado Avis Rara, que fica na rua Rei Salomão, 295, distrito de Sousas, em Campinas (SP). Mais informações pelos telefones (19) 3258-45092 e 3258-8241. 
Dia 16
Alunos da Unicamp participam do FILE 2007

O Coletivo OLHOCALIGARI, formado por estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de artes e educação da Unicamp, se apresentarão no Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE 2007), no dia 16 de agosto, às 19h30, na Galeria de Arte do Sesi, na cidade de São Paulo (SP). Formado por Denis Koishi, Giuliano Tosin, Júlio Oliveira, Marcel Rocha e Marco Scarassatti, oriundos de diferentes linhas temáticas de pesquisa, como composição, performance artístico-musical, poesia visual, sonora e multimídia e construção de instrumentos, os artistas do Coletivo OLHOCALIGARI proporcionam um entrecruzamento imprevisível de informações estéticas, uma interação de timbres e texturas sonoras que oscilam desde as formas sígnicas verbais semi-convencionais às manifestações mais puras de iconicidade. Mais informações pelo telefone (11) 8111-4560.
Dia 17
Jônatas Manzolli estréia "continuaMente" em São Paulo

A estréia da obra "continuaMente", de autoria de Jônatas Manzolli, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (Nics) da Unicamp, acontece nos dias 17, 18 e 19 de agosto no auditório do Itaú Cultural, São Paulo, às 20 horas.
Dia 18
Simpósio de Geriatria e Gerontologia

O Grupo de Estudos do Envelhecimento e Terceira Idade (Geenti) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) realiza, no dia 18 de agosto, das 8 às 18 horas, no Auditório da FCM, o IV Simpósio de Geriatria e Gerontologia com o tema "Internação hospitalar: uma abordagem multidisciplinar". Preço para ouvintes: R$ 12,00 (até dia 10/08) e R$ 15,00 após esta data. Inscrições limitadas até a capacidade do auditório. Inscrições de trabalhos: R$ 20,00, até o dia 1º de agosto. Mais informações pelo telefone (19) 8184-8818. 
Dia 20
X Semana da Engenharia Química

Os alunos da Faculdade de Engenharia Química organizam a 10ª edição da Semana de Engenharia Química, de 20 a 24 de agosto. O evento é voltado aos alunos da graduação interessados em desenvolver seu conhecimento técnico e humano na área de Exatas. A programação inclui palestras, cursos , visitas técnicas, mesa redonda e eventos para integração dos participantes. Para mais informações, consulte a página (http://www.seq.unicamp.br) ou telefone para 19-3521-3979. As inscrições serão abertas no dia 7 de agosto.
Semana sobre a China

O Instituto de Economia (IE) da Unicamp organiza, de 20 a 24 de agosto, a Primeira Semana sobre a China. Serão realizadas palestras, exposições, filmes e debates sobre a cultura, a economia e a sociedade chinesa. A abertura do evento será no dia 20, às 16 horas, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Nos dias 21, 22 e 23, nos períodos da manhã e da tarde, acontecem as palestras no Instituto de Economia. As exposições e filmes serão realizadas na Casa do Lago. O encerramento será dia 24, às 10 horas, no Auditório da FCM. Mais informações sobre a programação do evento, podem ser obtidas através do telefone (19) 3521-5717.
Dia 22
IB discute promessas da biodiversidade brasileira em mesa-redonda

O Instituto de Biologia (IB) realiza no dia 22 de agosto, das 14h30 às 17 horas, em sua sala de congregação, a mesa-redonda xAs promessas da biodiversidade brasileirax. O evento faz parte das comemorações dos 40 anos da unidade. Participam o jornalista Marcelo Leite, colunista da Folha de S. Paulo e do blog Ciência em Dia; Vanderlan da Silva Bolzani, do Instituto de Química (Unesp) e Thomas Michael Lewinsohn, professor do IB-Unicamp. Outras informações:falonso em unicamp.br
Portal E-Books

No dia 22 de agosto acontece a inauguração do Portal E-Books do Conselho de Reitores da Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp). O evento será realizado no auditório da Biblioteca Central César Lattes (BC-CL), às 10 horas. Mais informações pelos telefones (19) 3521-6504 ou 3521-6490.
Biodiversidade Brasileira

O Instituto de Biologia (IB) realiza no dia 22 de agosto, na Sala da Congregação, às 14h30, a mesa redonda "As promessas da biodiversidade brasileira". O evento terá exposições do jornalista Marcelo Leite; da professora Vanderlan da Silva Bolzani, do Instituto de Química da Unesp; e do professor Thomas Michael Lewinsohn, do IB. 
Dia 23
Doador Universitário

A próxima coleta do Projeto Doador Universitário contece no dia 23 de agosto, das 8 às 12 horas, no Estacionamento do Instituto de Física "Gleb Wataghin". Confira (abaixo) o calendário das próximas coletas:
13 de setembro - Estacionamento da FEEC
18 de outubro - Estacionamento da FEM
8 de novembro - Estacionamento do IEL
Dia 24
Neurogenética

O Ambulatório de Neurogenética, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, comemora dez anos de atividades com um Simpósio que será realizado dia 24 de agosto, das 8h30 às 12 horas. Organizado pelo Departamento de Neurogenética, o evento terá como local o Salão Nobre da FCM. Mais informações pelo telefone (19) 3521-8905.
Dia 25
Corantes e Colorimetria

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) oferece, através da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), o curso "Corantes e Colorimetria". O curso terá 45 horas de duração e as aulas serão aos sábados, no período da manhã. O início do curso será dia 25 de agosto e a classe terá no máximo 30 alunos. As inscrições, que já estão abertas, poderão ser feitas somente on line, no site da Extecamp (http://www.extecamp.unicamp.br). Informações adicionais podem ser obtidas através dos telefones (19) 3521-3911 / 3521-4132 / 3521-4133.
Dia 27
Workshop sobre Clown

O grupo teatral Lume realiza, de 27 de agosto a 1 de setembro, o Workshop Clown e o Sentido Cômico do Corpo. Ministrado por Ricardo Puccetti, o workshop será de segunda a sábado, das 9 às 14 horas, na Sala Crisantempo, que fica na Rua Fidalga, 521 - Vila Madalena, em São Paulo (SP). São 14 vagas e não haverá processo de seleção. O workshop tem custo de R$ 650,00, que pode ser parcelado em duas vezes. As inscrições deverão ser realizadas através de depósito bancário. Mais informações pelo telefone (11) 3819-2287.
Dia 28
Dermatologia

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realiza, no dia 28 de agosto, das 8 às 12 horas, o curso xReciclando Dermatologiax. O evento acontece no auditório da FCM e tem como organizador o professor Paulo Velho. Mais informações pelo telefone (19) 3521-7602.
Dia 30
Vaga para Educador

O Museu Exploratório de Ciências da Unicamp pretende contratar um profissional com perfil de Educador para atuar em seu setor educativo. É necessário ter nível superior completo, experiência comprovada de pelo menos um ano em atividades na educação básica, além de dinamismo, criatividade e empreendedorismo. Os interessados devem enviar via e-mail (marilisa em reitoria.unicamp.br), até dia 30 de agosto, um curriculum vitae, uma foto e um texto em formato livre, no máximo com uma página explicando porque deseja participar da equipe do Museu Exploratório de Ciências como educador e o que tem para oferecer como contribuição que queira destacar. 
Dia 31
UPA

O evento Unicamp de Portas Abertas (UPA) será realizado nos dias 31 de agosto e 1 de setembro. Mais informações no site http://www.upa.unicamp.br
-- EM DIA --
Oficina de Professores

Todo último sábado de cada mês, o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, através da Oficina Desafio, realiza a Oficina de Professores. O agendamento pode ser feito pelo telefone 19-3521-1810 ou e-mail desafio em reitoria.unicamp.br. A oficina é gratuita para professores da rede pública e custa R$ 15 (quinze reais) para professores da rede particular de ensino.
Holografia

A exposição de Holografia, organizada pelo professor José Joaquín Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), entra no seu quinto ano consecutivo. Fica aberta à visitação pública até dezembro. A exposição é didática e tem duração de uma hora e meia, com uma aula sobre óptica de imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: a combinar. Inscrições pelo site http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm
Sangue e plaquetas para o Boldrini

O Banco de Sangue do Centro Infantil Boldrini necessita com urgência, de doadores de sangue e plaquetas. Interessados devem entrar em contato pelos telefones 19-3787-5028 ou 3787-5106.
-- INSCRIÇÕES --
Oportunidade de bolsas de estudo

Através de uma de suas parcerias profissionalizantes o GGBS realizará no próximo dia 9 de agosto às 9 horas, um concurso para a concessão de bolsas de estudos em diversos cursos. Os funcionários e seus dependentes interessados devem procurar o GGBS, ramal 1-4852, ou fazer a inscrição on line (http://www.ggbs.unicamp.br). Prazo para inscrição: até 8 de agosto de 2007.
Caeb

O VIII Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia (Caeb), evento organizado pelos alunos do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, acontece em outubro de 2007. As inscrições podem ser feitas na página do evento http://www.ib.unicamp.br/caeb/. Outras informações: rmodolin em gmail.com
Memorial oferece cursos sobre religiões na América Latina

O Memorial da América Latina promove no segundo semestre deste ano o curso xReligião e Sociedade na América Latinax. A atividade acadêmica é organizada pelo CBEAL – Centro Brasileiro de Estudos da América Latina e coordenado pelas historiadoras da Unicamp, Eliane Moura Silva e Karina Kosick Bellotti. O objetivo desse curso é debater as transformações religiosas ocorridas na América Latina nos últimos cinqüenta anos. Ministradas por professores da USP, Unicamp, Universidade Metodista e PUC-SP, as aulas começam dia 11 de agosto e vão até 1º de dezembro, sempre aos sábados, das 9h às 12h. Com carga horária de 42 horas-aula o curso custa R$ 180,00, com certificação a quem comparecer a pelo menos 75% do curso. As inscrições, que vão até 3 de agosto, deverão ser feitas diretamente no Memorial da América – CBEAL - prédio da Administração (portão 08), de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas. As vagas são limitadas.
IA recebe inscrições para alunos regulares

O Programa de Pós-graduação em Multimeios do Instituto de Artes (IA) recebe, de 27 de agosto a 21 de setembro, inscrições à seleção de alunos regulares para 2008. A apresentação do Certificado de Proficiência em Idioma Extrangeiro será obrigatória.
-- CONCURSOS --

http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/concursos.html

-- TESES --

http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses-agosto2007.html
-- OPORTUNIDADES --

http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.html

(J.B.)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l