Unicamp Hoje (18 de dezembro de 2007)

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Seg Dez 17 00:00:00 BRST 2007


Unicamp Hoje (18 de dezembro de 2007)

Fórum e Salão International Total Energy

O lançamento do Fórum e do Salão International Total Energy, parceria entre o Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) e a TR Energy & Trading, ocorre nesta terça-feira (18), às 9h30, no auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL). Informações: 19-3289-5499.

Aluna da Unicamp é "Estudante Destaque
2007" da Society Petroleum Engineers

Ana Teresa Gaspar Ravagnani, aluna de pós-graduação em Ciência e Engenharia de Petróleo do Programa de Pós-graduação do Instituto de Geociências (IG) e da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), recebe nesta terça-feira (18), às 19 horas, no Clube Naval (Av. Rio Branco, 180, 6º andar), no Rio de Janeiro-RJ, o prêmio "Estudante Destaque 2007" da Society of Petroleum Engineers - Seção Brasil, por sua tese "Sequestro de CO2 por intermédio de Recuperação Avançada em Campos Maduros. O trabalho foi orientado pelo professor Saul Suslick, coordenador do Centro de Estudos de Petróleo (Cepetro) da Unicamp.

Questão regional urbana em debate no IE

O Centro de Estudos de Desenvolvimento Econômico (Cede) do Instituto de Economia (IE) realiza nesta terça-feira (18) e na quarta (19), a partir das 19 horas, no auditório do IE, o encontro "Desenvolvimento e Questão Regional e Urbana no Brasil: perspectivas do pensamento crítico". Na primeira mesa-redonda, às 19h30, os professores Tania Bacelar de Araújo (UFPE e Ceplan), Clélio Campolina Diniz (Cedeplar/UFMG) e Leonardo Guimarães Neto (Ceplan), discutem "O pensamento crítico e a problemática regional e urbana brasileira".
---
EM ANDAMENTO
---
Colloquium CLE 30 anos
Para comemorar 30 anos de atividades acadêmicas, o Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE), organiza até dezembro, o "Colloquium CLE 30 Anos". Trata-se de uma série de palestras que ocorrerão em 2007 e 2008, enfatizando a interdisciplinaridade e a interação do CLE com os diversos Institutos, Faculdades e demais órgãos da Unicamp, como também com outras instituições brasileiras e estrangeiras, que atuam nas áreas de lógica, epistemologia e história da ciência. Confira a programação completa na página eletrônica: http://www.cle.unicamp.br/principal/CLE_30anos/programa_geral.php
Montagens cênicas do IA
O Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes (IA) apresenta, até o final de dezembro, uma série de montagens cênicas de terceiranistas e quartanistas do IA. As apresentações das peças "Essa peça não", de Mário Santana; "Pérola", com orientação de Alice K; "Victor", orientada por Matteo Bonfitto; "Sapato sujo na soleira da porta", com orientação de Grácia Navarro, e "3 números", dirigida por Roberto Mallet, ocorrem nas salas AC-04 e AC-03 da unidade. 
---
INSCRIÇÕES
---

Ministério da Defesa divulga
convites para Projeto Rondon 2008
A coordenação geral do Projeto Rondon 2008 (http://www.defesa.gov.br/projeto_rondon/index.php?page=operacoes_2008) divulgou os convites para as Instituições de Ensino Superior (IES) participarem da Operação Grão-Pará e da Operação Verão 2008, que serão realizadas em janeiro em fevereiro de 2008. A Unicamp, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), participa efetivamente das operações do Projeto Rondon desde Janeiro de 2005. Já foram enviadas para as operações 12 equipes, que estiveram nas regiões da Amazônia, Vale do Ribeira, Sergipe, Amapá e Mato Grosso. Cada equipe é composta por oito membros, sendo dois docentes e seis discentes, que elaboram propostas de trabalho que atenda aos conjuntos de ações, destinados à região escolhida. A Preac disponibiliza aos interessados um banco de dados contendo informações sobre alunos e professores participantes. Os contatos devem ser feitos através do e-mail preac em reitoria.unicamp.br
Seminário da APTA
A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios realiza nos dias 13 e 14 de março, em Barra Bonita-SP, o 2º Seminário dos Programas Estratégicos da APTA. As inscrições são gratuitas e os resumos devem ser enviados de 1 de janeiro a 20 de fevereiro de 2008. Outras informações no site http://www.apta.sp.gov.br/ambiental
Cesit recebe inscrições para curso
de economia do trabalho e sindicalismo
O Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), ligado ao Instituto de Economia (IE) da Unicamp, está recebendo inscrições para o Curso de Extensão em Economia do Trabalho e Sindicalismo. Podem ser feitas até 9 de janeiro de 2008. As matrículas ocorrem no 10 de janeiro de 2008 e o curso terá início no dia 11. Informações: cesit em eco.unicamp.br
Xadrez. Curso de verão em oferecimento pelo LEM
O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) recebe, até 10 de janeiro, as inscrições para o curso de verão “O Jogo de xadrez como material de apoio à aprendizagem”. Será ministrado de 22 a 25 de janeiro de 2008, das 8 às 16h30, pelos professores Renata Franco da Silveira Bosso (Cefem/Americana-SP) e Willian Beck Idrani, de Hortolândia-SP. Tem como público-alvo professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental, professores de matemática do ensino fundamental e médio, coordenadores pedagógicos, alunos de licenciatura em matemática, alunos do curso de formação de professores e alunos e professores de Educação Física. Para efetuar a matrícula, os interessados devem acessar o site da Extecamp (http://www.extecamp.unicamp.br/) (link extensão), área de Ciências Exatas e preencher a ficha de inscrição (duas páginas). Após seu preenchimento, deve ser encaminhada por fax, correio ou pessoalmente, com cópia do diploma, RG e CPF para Seção de Extensão e Eventos do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). Os alunos dos cursos de Especialização e de graduação devem apresentar comprovante de matrícula no curso correspondente. O curso é coordenado pela professora Maria Lúcia Bontorim de Queiroz. Outras informações: 19-3521-6017.
Incamp seleciona novos projetos
A Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp) está com vagas abertas para receber novas empresas de base tecnológica de diversas áreas do conhecimento. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de janeiro de 2008, seguindo os pré-requisitos do edital disponibilizado na página da Incamp (http://www.incamp.unicamp.br/) ou da Agência de Inovação (Inova)  http://www.inova.unicamp.br/
Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos

A Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), por meio de sua secretaria de extensão, recebe, até 2 de março de 2008, inscrições (http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=FEA-0200&of=014) para o curso de especialização (modalidade extensão) "Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos". Tem como público-alvo gestores, chefes de grupos, responsáveis e consultores nas áreas de Controle de Qualidade e Sistema de Segurança Alimentar. As aulas serão ministradas às sextas-feiras, das 15 às 22h30, e, aos sábados, das 8 às 17 horas, no salão nobre da FEA. Outras informações pelo telefone 19-3521-04094 ou e-mail extensao em fea.unicamp.br (Ana Maria Silva).
----------- Consulte: -----------
CONCURSOS http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/concursos.html
TESES
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html
OPORTUNIDADES http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.html
---

AGENDE-SE
---
Dia 19
Adote uma criança no natal

A Enfermaria do setor de Pediatria do Hospital das Clínicas (HC) está realizando a campanha “Adote uma criança no Natal - dê essa alegria!”. Interessados em apadrinhar uma criança ou contribuir com a doação de brinquedos, um par de sapatos e roupas, devem entrar em contato pelo e-mail maura em fcm.unicamp.br. A confraternização com a entrega dos presentes ocorre no dia 19 de dezembro, nas dependências da Faculdade de Educação Física (FEF).
Dia 20
Caal Noel
O Centro Acadêmico Adolfo Lutz (Caal) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp está promovendo mais um Caal Noel, evento solidário que tem por objetivo proporcionar um Natal mais alegre para as crianças internadas na enfermaria de Pediatria do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Neste ano, o Caal Noel será realizado no dia 20 de dezembro de 2007, quinta-feira, a partir de 14 horas. Os alunos de medicina realizarão uma festa natalina com comidas, bebidas, música e brincadeiras. Além disso, o Papai Noel entregará presentes a todas as crianças internadas no HC. Por isso, diversas caixas de coletas foram colocadas na IKA, no Instituto de Biologia, na Legolândia e no saguão de entrada do prédio-sede da FCM, bem como na sede do Caal, que fica na rua Roxo Moreira s/no, próximo à Biblioteca da FCM. Podem ser doados presentes (brinquedos, roupas e material escolar) e alimentos (panetones, frutas cristalizadas, sucos e refrigerantes). Por meio dessa iniciativa, os alunos pretendem divertir os pequenos pacientes e seus acompanhantes, fazendo-os esquecer, por alguns momentos, que estão em um hospital.
Dia 21
Culto ecumênico de natal

A Assessoria de Relações Públicas da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) organiza no dia 21 de dezembro, às 10h30, no salão nobre da FCM, a celebração do culto ecumênico de Natal. A celebração será realizada pelo padre Norberto Bonfim e pelo pastor João S. Rocha, ambos do Serviço de Capelania do HC da Unicamp. A celebração é aberta à comunidade da Unicamp.
--- RSS --- 
Acompanhe notícias atualizadas do Portal da Unicamp (http://www.unicamp.br/index_xsl.xml)
Caso não saiba utilizar o RSS clique no endereço abaixo (http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/rss-portal/)
Assine e receba (gratuitamente) a programação de eventos da Unicamp (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/unihoje_assine_UnicampHoje_form.html)
Para divulgar seu evento basta preencher formulário eletrônico no endereço http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/divulgue.html. Antes de fazer a divulgação verifique se o evento já está agendado na página  http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/agendese.html
(H.C.J.)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l