Unicamp Hoje (11 de dezembro de 2007)

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Seg Dez 10 00:00:00 BRST 2007


Unicamp Hoje (11 de dezembro de 2007)
Prêmio Zeferino Vaz
A Unicamp entrega nesta terça-feira (11), às 14h30, na sala do Conselho Universitário (Consu), o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz" 2007. É conferido anualmente a docentes ativos que atuam em regime de dedicação exclusiva (RDIDP) e que tenham se destacado nas suas funções de docência e pesquisa. Cada unidade de ensino e pesquisa indica um premiado por ano, dentre os docentes que apresentaram relatório trienal de atividades entre 1 de setembro do ano anterior e 31 de agosto do ano em curso. Os premiados são selecionados após várias etapas de exame por especialistas externos à Unicamp. Este prêmio reconhece o desempenho acadêmico excepcional.
Os premiados de 2007 são os seguintes:
Armando Lopes Moreno Junior – FEC
Bastiaan Philip Reydon – IE
Carlos Roberto de Souza Filho – IG
Cid Carvalho de Souza – IC
Dario Fiorentini – FE
Eduardo Granado Monteiro da Silva – IFGW
Elide Rugai Bastos – IFCH
Fernando Cendes - FCM
Helena Teixeira Godoy – FEA
Iara Lis Franco Schiavinatto – IA
José Antenor Pomilio – FEEC
Kátia Lucchesi Cavalca Dedini – FEM
Marcelo da Silva Montenegro – Imecc
Maria Cristina Cintra Gomes Marcondes – IB
Paulo Elias Allane Franchetti – IEL
Pedro Luiz Rosalen – FOP
Raquel Gonçalves – Feagri
Roberto Vilarta – FEF
Telma Teixeira Franco – FEQ
Watson Loh – IQ
Seminário internacional
O seminário internacional "Caminhos e descaminhos: Desenvolvimento e Soberania na América Latina" acontece nesta terça-feira (11), a partir das 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. Prossegue até quarta (12). Outras informações: 19-3521-5717.
Biotecnologias de Rua
A pré-estréia da peça nundadomomento - biotecnologias e culturas em jogo, parte do projeto Biotecnologias de Rua, desenvolvido por artistas e pesquisadores das mais diversas áreas vinculados ao Laboratório de Estudos em Jornalismo Científico (Labjor) e à Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, ocorre nesta terça-feira (11), às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som (MIS)- Rua Regente Feijó, 859. Na quarta, dia 12, será apresentada na Praça Rui Barbosa, às 15 horas. A peça reúne linguagens de teatro, música, jogo, literatura e poesia. Informações: rosangel em unicamp.br
Encontro de protocolos e arquivos da Unicamp
O Encontro de Protocolos e Arquivos a Unicamp ocorre nesta terça-feira (11), das 13h30 às 17 horas, no auditório da Biblioteca Central "Cesar Lattes" (BC-CL). O objetivo é apresentar o andamento dos trabalhos da Rede de Protocolos e Arquivos do Sistema de Arquivos da Unicamp (Siarq), trocar informações e confraternizar. Tem como público-alvo protocolos e arquivos das unidades e órgãos pertencentes à Rede de Protocolo e Arquivos do Siarq. A coordenadora do Siarq, Neire do Rossio Martins, abre o evento às 14 horas. No encontro estão previstas palestras e debate. Informações: fabiorps em unicamp.br
Lançamento
Ismael Bravo, professor da Unopec e pesquisador do Laboratório de Gestão Educacional (Lage) da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, lança nesta terça-feira (11), às 19h30, na Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber (Rua Pederneiras, nº. 410, Jardim do Sol), em Indaiatuba-SP, o livro "Gestão Educacional no Contexto da Territorialização" (Editora Alínea). Na ocasião profere palestra sobre o tema. Informações: 19-3208-2393.
Mostra de dança
A 5a edição da "Mostra de Trabalhos do Curso de Dança da Unicamp" acontece nesta terça-feira (11), no Centro Cultural São Paulo. A mostra, com entrada franca, dirigida pela professora Angela Nolf, leva ao público, pesquisas em andamento desenvolvidas por alunos e apoiadas nas aulas práticas do Curso de Graduação em Dança do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da Unicamp. Oferecendo opção de bacharelado e licenciatura, o curso mantém seu foco direcionado ao profissional intérprete/criador, explorando como área de conhecimento amplo espectro de atividades: atuação cênica, criação, ensino, pesquisa e ação social.
Serviço:
Mostra de Dança da Unicamp
Data e horário: 11 de dezembro, às 19h30
Local: Centro Cultural São Paulo - Sala Adoniran Barbosa
Endereço: Rua Vergueiro, 100 - São Paulo-SP.
Fórum
O II Fórum Nacional de Licenciatura de Matemática ocorre até nesta terça-feira (11), no salão nobre da Faculdade de Educação (FE). Informações: 19-9292-7363 (Carmem Passos).
Feira de artesanato de natal
O Grupo de Humanização do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) realiza nesta terça-feira (11) e na quarta (12), a Feira de Artesanato Natal 2007. O objetivo é valorizar e compartilhar os talentos dos funcionários da unidade com a comunidade da Unicamp. Informações: 19-3521-9001.
Congresso
O II Congresso de Espectrometria de Massas (BrMASS) acontece até nesta terça-feira (11), no Hotel The Royal Palm Plaza, em Campinas-SP. O evento é apoiado pelo Instituto de Química (IQ) da Unicamp. 
Núcleo Fuga
O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatriais, o Lume da Unicamp, apresenta até nesta terça-feira (11), às 20h30, em sua sede (Rua Carlos Diniz Leitão, 150, em Barão Geraldo), o espetáculo "Núcleo Fuga". Com direção de Norberto Presta, assistência de direção de João Ricardo e produção executiva de Leonel Carneiro, participam Ana Clara Amaral, Carolina Laranjeira, Eduardo Albergaria e Evelyn Ligocki. A distribuição de senhas terá início uma hora antes do espetáculo. Juliana Schiel assina a fotografia e a provocação cênica é de Jussara Miller e Renato Ferracini. Informações: 19-3289-9869.
---
EM ANDAMENTO
---
Colloquium CLE 30 anos
Para comemorar 30 anos de atividades acadêmicas, o Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE), organiza até dezembro, o "Colloquium CLE 30 Anos". Trata-se de uma série de palestras que ocorrerão em 2007 e 2008, enfatizando a interdisciplinaridade e a interação do CLE com os diversos Institutos, Faculdades e demais órgãos da Unicamp, como também com outras instituições brasileiras e estrangeiras, que atuam nas áreas de lógica, epistemologia e história da ciência. Confira a programação completa na página eletrônica: http://www.cle.unicamp.br/principal/CLE_30anos/programa_geral.php
Alunos do Labjor refletem sobre o papel
da ciência no século 21 com instalação no MIS
A instalação "Bem me quer, mal me quer", produzida por alunos do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), ocorre no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, até 15 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 9 às 17 e, aos sábados, das 10 às 16 horas. Trata-se de mostra que pretende refletir sobre o papel da ciência no século 21, especialmente em relação às biotecnologias. Ao todo serão expostas cinco peças que fazem referência aos vários aspectos da biotecnologia: "Luz na escuridão", "O Grande Irmão", Ciência ou ficção", "Caixas Pretas" e "Auto-retrato". A instalação faz parte da disciplina Oficina de Multimeios do Labjor, e conta com o apoio do projeto Biotecnologias de Rua, CNPq e da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. O Museu da Imagem e do Som fica na rua Regente Feijó, 859, no centro de Campinas. Outras informações: 19-9211-5453 ou muralper em hotmail.com
Montagens cênicas do IA
O Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes (IA) apresenta, até o final de dezembro, uma série de montagens cênicas de terceiranistas e quartanistas do IA. As apresentações das peças "Essa peça não", de Mário Santana; "Pérola", com orientação de Alice K; "Victor", orientada por Matteo Bonfitto; "Sapato sujo na soleira da porta", com orientação de Grácia Navarro, e "3 números", dirigida por Roberto Mallet, ocorrem nas salas AC-04 e AC-03 da unidade. 
---
INSCRIÇÕES
---
Ministério da Defesa divulga
convites para Projeto Rondon 2008
A coordenação geral do Projeto Rondon 2008 (http://www.defesa.gov.br/projeto_rondon/index.php?page=operacoes_2008) divulgou os convites para as Instituições de Ensino Superior (IES) participarem da Operação Grão-Pará e da Operação Verão 2008, que serão realizadas em janeiro em fevereiro de 2008. A Unicamp, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), participa efetivamente das operações do Projeto Rondon desde Janeiro de 2005. Já foram enviadas para as operações 12 equipes, que estiveram nas regiões da Amazônia, Vale do Ribeira, Sergipe, Amapá e Mato Grosso. Cada equipe é composta por oito membros, sendo dois docentes e seis discentes, que elaboram propostas de trabalho que atenda aos conjuntos de ações, destinados à região escolhida. A Preac disponibiliza aos interessados um banco de dados contendo informações sobre alunos e professores participantes. Os contatos devem ser feitos através do e-mail preac em reitoria.unicamp.br
Caderno de Propostas para Municípios
As inscrições para o Caderno de Propostas para Municípios (http://www.inova.unicamp.br/inovanosmunicipios/inscricoes_caderno_propostas.php?formulario), organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, foram prorrogadas até o dia 17 de dezembro. Professores e pesquisadores de todas as áreas da Unicamp, interessados em estabelecer convênios com prefeituras, podem fazer o cadastro de suas propostas no site da Inova Unicamp.
Cesit recebe inscrições para curso
de economia do trabalho e sindicalismo
O Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), ligado ao Instituto de Economia (IE) da Unicamp, está recebendo inscrições para o Curso de Extensão em Economia do Trabalho e Sindicalismo. Podem ser feitas até 9 de janeiro de 2008. As matrículas ocorrem no 10 de janeiro de 2008 e o curso terá início no dia 11. Informações: cesit em eco.unicamp.br
Xadrez. Curso de verão em oferecimento pelo LEM
O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) recebe, até 10 de janeiro, as inscrições para o curso de verão “O Jogo de xadrez como material de apoio à aprendizagem”. Será ministrado de 22 a 25 de janeiro de 2008, das 8 às 16h30, pelos professores Renata Franco da Silveira Bosso (Cefem/Americana-SP) e Willian Beck Idrani, de Hortolândia-SP. Tem como público-alvo professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental, professores de matemática do ensino fundamental e médio, coordenadores pedagógicos, alunos de licenciatura em matemática, alunos do curso de formação de professores e alunos e professores de Educação Física. Para efetuar a matrícula, os interessados devem acessar o site da Extecamp (http://www.extecamp.unicamp.br/) (link extensão), área de Ciências Exatas e preencher a ficha de inscrição (duas páginas). Após seu preenchimento, deve ser encaminhada por fax, correio ou pessoalmente, com cópia do diploma, RG e CPF para Seção de Extensão e Eventos do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). Os alunos dos cursos de Especialização e de graduação devem apresentar comprovante de matrícula no curso correspondente. O curso é coordenado pela professora Maria Lúcia Bontorim de Queiroz. Outras informações: 19-3521-6017.
Incamp seleciona novos projetos
A Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp) está com vagas abertas para receber novas empresas de base tecnológica de diversas áreas do conhecimento. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de janeiro de 2008, seguindo os pré-requisitos do edital disponibilizado na página da Incamp (http://www.incamp.unicamp.br/) ou da Agência de Inovação (Inova)  http://www.inova.unicamp.br/
----------- Consulte: -----------
CONCURSOS http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/concursos.html
TESES
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html
OPORTUNIDADES http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.html
---

AGENDE-SE
---
Dia 12
Lançamento
"Arquivística: temas contemporâneos - classificação, preservação digital e gestão do conhecimento" (Editora Senac), de Vanderlei Batista dos Santos (org), Humberto Celeste Innarelli, do Sistema de Arquivos da Unicamp (Siarq) e Renato Tarciso Barbosa de Souza, é o título do livro que será lançado no dia 12 de dezembro, em Brasília-DF.
Dia 13
25 anos - Nepp e Nepo
No dia 13 de dezembro, às 14 horas, nas dependências dos Núcleos de Estudos de Políticas Públicas e de População (Nepp e Nepo), acontece o descerramento da placa comemorativa dos 25 anos dos respectivos núcleos. Informações: 19-3521-2485.
Arte na Praça
O Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) programou uma agenda especial de fim de ano com o objetivo de integrar e confraternizar todos os segmentos da comunidade universitária. No dia 13, às 12h30, o GGBS recebe, na Praça da Paz, no evento Arte na Praça, o Duo Igor e Bruna. O Duo fará apresentação de sambas de raiz, bossa-nova, samba-rock, música pop brasileira e outros estilos de MPB. A programação do dia 13 não se restringe ao duo. Tem coral do Caism (12h30), Orquestra Sinfônica da Unicamp e coral Zíper na Boca (13 horas), Banda Help (13h30), Aureluce e Banda (14 horas), Grupo de Choro Quase Pairando (14h30), Big Band Doxologia (15 horas) e Quinteto em Branco e Preto (15h30).
Concertos da Sinfônica

No dia 13, às 13 horas, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), sob a regência de Eduardo Ostergren e o Coral Zíper na Boca, sob a regência de Vivian Lis Nogueira, encerram as festividades de final do ano do Grupo de Gestor de Benefícios Sociais (GGBS). O evento ocorre no estacionamento da Biblioteca Central (BC-CL). No dia 14, às 20 horas, OSU e Zíper tocam na Basílica do Carmo. No programa, obras de Anderson, Bach, Handel, Remish e Mozart e canções natalinas. A entrada é gratuita. Informações: 19-3521-8968.
Dia 14
Olho Caligari em Chicago
O grupo Olho Caligari, formado por alunos e ex-alunos dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, apresenta performance durante a Segunda Conferência Anual da International Society of Improvised Music (ISIM). O evento ocorre nas dependências da Northwestern University em Evanston (Chicago), no dia 14 de dezembro. Informações: 19-8111-4560.
Dia 17
Palestras da FE
O Departamento de Ciências Sociais na Educação (Decise) da Faculdade de Educação (FE) organiza no dia 17 de dezembro, às 14 horas, na sala da congregação da FE, palestras com os professores Lisete Regina Gomes Arelaro (FE-USP), Francis Roberta de Jesus (Lite-FE-Unicamp), Pedro Goergen (FE-Unicamp)e Zeila de Brito Fabri Demartini (Decise). Discutem: Ciências e movimentos sociais, sociedade e educação. Informações: 3521-5565.
Seminário FE
O Seminário de Pesquisa em Ciências Sociais na Educação: homenagem a professora Ivany Pino” ocorre no dia 17 de dezembro, às 14 horas, na sala da congregação da Faculdade de Educação (FE). É realizado pelo Departamento de Ciências Sociais na Educação da FE. Informações: 3521-5565.
Dia 19
Adote uma criança no natal

A Enfermaria do setor de Pediatria do Hospital das Clínicas (HC) está realizando a campanha “Adote uma criança no Natal - dê essa alegria!”. Interessados em apadrinhar uma criança ou contribuir com a doação de brinquedos, um par de sapatos e roupas, devem entrar em contato pelo e-mail maura em fcm.unicamp.br. A confraternização com a entrega dos presentes ocorre no dia 19 de dezembro, nas dependências da Faculdade de Educação Física (FEF).
Dia 20
Caal Noel

O Centro Acadêmico Adolfo Lutz (Caal) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp está promovendo mais um Caal Noel, evento solidário que tem por objetivo proporcionar um Natal mais alegre para as crianças internadas na enfermaria de Pediatria do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Neste ano, o Caal Noel será realizado no dia 20 de dezembro de 2007, quinta-feira, a partir de 14 horas. Os alunos de medicina realizarão uma festa natalina com comidas, bebidas, música e brincadeiras. Além disso, o Papai Noel entregará presentes a todas as crianças internadas no HC. Por isso, diversas caixas de coletas foram colocadas na IKA, no Instituto de Biologia, na Legolândia e no saguão de entrada do prédio-sede da FCM, bem como na sede do Caal, que fica na rua Roxo Moreira s/no, próximo à Biblioteca da FCM. Podem ser doados presentes (brinquedos, roupas e material escolar) e alimentos (panetones, frutas cristalizadas, sucos e refrigerantes). Por meio dessa iniciativa, os alunos pretendem divertir os pequenos pacientes e seus acompanhantes, fazendo-os esquecer, por alguns momentos, que estão em um hospital.
Dia 21
Culto ecumênico de natal

A Assessoria de Relações Públicas da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) organiza no dia 21 de dezembro, às 10h30, no salão nobre da FCM, a celebração do culto ecumênico de Natal. A celebração será realizada pelo padre Norberto Bonfim e pelo pastor João S. Rocha, ambos do Serviço de Capelania do HC da Unicamp. A celebração é aberta à comunidade da Unicamp.
--- RSS --- 
Acompanhe notícias atualizadas do Portal da Unicamp (http://www.unicamp.br/index_xsl.xml)
Caso não saiba utilizar o RSS clique no endereço abaixo (http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/rss-portal/)
Assine e receba (gratuitamente) a programação de eventos da Unicamp (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/unihoje_assine_UnicampHoje_form.html)
Para divulgar seu evento basta preencher formulário eletrônico no endereço http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/divulgue.html. Antes de fazer a divulgação verifique se o evento já está agendado na página  http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/agendese.html
(H.C.J.)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l