Unicamp Hoje (24 de maio de 2007)

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qua Maio 23 00:00:00 BRT 2007


---
Unicamp Hoje (24 de maio de 2007)
---

Fórum Permanente de Agronegócios

"Agricultura Sustentável da Amazônia" é o tema da próxima edição do Fórum Permanente de Agronegócios. O evento ocorre nesta quinta-feira (24), das 9 às 17 horas, no auditório da Biblioteca Central "César Lattes" (BC-CL). Inscrições: http://www.cori.unicamp.br/foruns/agro/agro21.php#ins. Organizado pelos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa) e de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam), é apoiado pelas Coordenadorias Geral da Universidade e de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). A programação completa pode ser conferida na página do evento, por meio do site http://www.cori.unicamp.br/foruns/agro/agro21.php#3. Outras informações pelo e-mail nepa em unicamp.br. Consulte também a página dos Fóruns Permanentes (http://www.cori.unicamp.br/foruns/index.php).

Reuniões do GGBS

O Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) discute nesta quinta-feira (24), às 14h30, na sala de reuniões do Conselho Universitário (Consu), os programas a serem implantados pelo GGBS. Amanhã (25), às 14h30, está prevista a primeira reunião sobre o "Dia da Integração e Cidadania", evento que ocorre no campus no dia 30 de junho. Informações: edison em reitoria.unicamp.br

Doador Universitário

A próxima coleta do Projeto Doador Universitário acontece nesta quinta-feira (24), das 8h30 às 12 horas, no Estacionamento do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Confira (abaixo) o calendário das próximas coletas:
21 de junho - Praça das Bandeiras
23 de agosto - Estacionamento do IFGW
13 de setembro - Estacionamento da FEEC
18 de outubro - Estacionamento da FEM
8 de novembro - Estacionamento do IEL

Vestibular

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) recebe até nesta quinta-feira (24), inscrições para o pedido de isenção de taxas do Vestibular Unicamp 2008. As solicitações devem ser feitas exclusivamente pela internet, na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br). Mais.

Laborarte organiza jornada na FE

"Profissão: Professor-artista da Dança - mercado de trabalho de bailarinos diplomados" dá nome ao evento que está sendo organizado pelo Laboratório de Estudos sobre o Ensino de Artes (Laborarte), órgão da Faculdade de Educação (FE). O encontro acontece nesta quinta-feira (24), das 8h30 às 21 horas, na sala ED-3 da FE. Na ocasião haverá mesas-redondas, exposição de fotos, mostras de vídeo, entre outras atividades. O objetivo é debater questões sobre o mercado de trabalho. No encerramento os participantes receberão certificado. Informações: magbf em uol.com.br

Marco Aurélio Cremasco lança Histórias Prováveis

Histórias Prováveis (Editora Record) é o título da publicação que o professor Marco Aurélio Cremasco lança nesta quinta-feira (24), na Fnac Campinas (Parque D. Pedro Shopping). Às 19 horas, o professor e crítico literário Paulo Franchetti, apresenta a publicação. Às 19h30 está prevista sessão de autógrafos com o autor. Informações: 19-2101-2000. Leia matéria publicada pelo Jornal da Unicamp: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/maio2007/ju358pag9a.html

Lançamento

"O trabalho com projetos - Significado e prática" (Ed. Komedi) é o título da publicação que Eliane Palermo Romano, doutora em Educação pela Unicamp, lança nesta quinta-feira (24), às 19h30, na Livraria e Papelaria Romano. A obra é direcionada para professores dos ciclos I e II do Ensino Fundamental ou as antigas 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries. Informações: 19-3234-4864

Piano Popular

"Piano Popular" dá nome ao evento que tem por objetivo mostrar para a comunidade interna e externa da Unicamp, trabalhos produzidos por alunos do Instituto de Artes (IA). Além dos alunos, apresentam-se artistas (solo ou em grupo), com trabalhos relacionados ao piano. Realizado semestralmente no auditório do IA, "Piano Popular" prossegue até nesta quinta-feira (24). Às 12 horas, o Bruna Prado Trio apresenta o show "O sonho, o amor e a chuva que passou". Outras informações: ceprod em iar.unicamp.br

Pós-graduação em Gerontologia

As inscrições ao processo seletivo para o curso de Pós-graduação em Gerontologia (nível mestrado) podem ser feitas até nesta quinta-feira (24). O Edital, a ficha de inscrição e demais informações estão disponíveis no site http://www.fe.unicamp.br/gerontologia. Outras informações: anitalbn em uol.com.br

Índice Brasil de Inovação divulga
ranking de empresas inovadoras

Nesta quinta-feira (24) será lançado o Índice Brasil de Inovação (IBI) - um ranking de empresas inovadoras do setor de transformação, às 14 horas durante sessão especial do VII Congresso Iberoamericano de Indicadores de Ciência e Tecnologia, organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Rede Iberoamericana de Ciência e Tecnologia (Ricyt). O congresso acontece até dia 25, em São Paulo. Outras informações no site do IBI (http://www.labjor.unicamp.br/ibi/) ou na página do "VII Congresso Iberoamericano de Indicadores de Ciência Y Tecnologia" (http://www.ricyt.org/VII_congreso/) .

EM ANDAMENTO

História da Arte

O III Encontro de História da Arte, evento organizado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), acontece até amanhã (25). Em virtude da greve, as palestras e mesas de comunicações (de número ímpar) ocorrem na Casa do Lago (Rua Érico Veríssimo, s/n, campus da Unicamp). Os eventos de número par serão realizados no auditório da Pós-graduação do Instituto de Artes (IA). Confira a programação: http://wwwmaccouto.sites.uol.br/ . Outras informações: 19-3521-1601.

Exposição homenageia Niéde Guidon

A mostra "Serra da Capivara: um olhar", em homenagem à Niéde Guidon, com fotografias de Tuneau, fica até 5 de junho na Galeria de Arte Unicamp. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Informações: 19-3521-7453.

Exposição histórica comemora 44 anos da FCM

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM), em parceria com o Sistema de Arquivos da Unicamp (Siarq) e a Comissão e Apoio Didático, Científico e Computacional, realizam, até 8 de junho, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), exposição histórica comemorativa aos 44 anos da FCM. Informações: 19-3521-8968.

---
EM DIA
---

CLE lança segundo volume
de História da Matemática

Acaba de ser lançado o segundo volume do livro História da Matemática (Coleção CLE), de autoria de Rubens Gouvêa Lintz, ex-professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Cientítica (Imecc).O trabalho apresenta um estudo da História da Matemática sob um ângulo diferente do usual na literatura. Escrito em estilo original e com discurso científico rigoroso, o texto é pontuado por observações e comentários cheios de humor. Pode ser adquirido com desconto de até 50%, na secretaria do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE), localizada em frente ao Ciclo Básico II (antigo prédio da Diretoria Acadêmica-DAC, terceiro piso). Outras informações podem ser obtidas com Emerson pelo telefone 19-3521-6517 ou e-mail revistas em cle.unicamp.br.
Serviço:
História da Matemática (Volume 2)
Número de páginas: 615
ISBN: 978-85-86497-03-2 (v.2)
Preço: R$30

Curso gratuito de danças de salão

Ministrado pelo professor de ritmos e dança de salão, Thiago Gomes, as aulas do curso gratuito de danças de salão incluem balé, forró, jazz e tango. Acontecem às quintas e sextas-feiras, sempre às 17 horas, no Centro Acadêmico da Faculdade de Engenharia de Alimentos (CaFEA). Interessados em participar devem deixar nome e telefone para contato no e-mail orkutthiago1 em yahoo.com.br. Outras informações: 19-9717-9958.

Celebração

A celebração da Palavra acontece todo domingo, às 10h30, na Capela do Hospital das Clínicas (HC). É destinada para pacientes, familiares e funcionários. Informações: telefone 3521-7672.

Holografia

A exposição de Holografia, organizada pelo professor José Joaquín Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), entra no seu quinto ano consecutivo. Fica aberta à visitação pública até dezembro. A exposição é didática e tem duração de uma hora e meia, com uma aula sobre óptica de imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: a combinar. Inscrições: http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

---
INSCRIÇÕES
---

Escola Avançada de Física

Estão abertas as inscrições para a III Escola Avançada de Física. Podem ser feitas na página eletrônica http://www.ifi.unicamp.br/extensao/. Outras informações: 19-3521-5286 (Viviane).

AFPU recebe inscrições para curso
de segurança em instalações elétricas

A Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) recebe, até 25 de maio, por meio de formulário eletrônico (http://www.afpu.unicamp.br/Formul%e1rios/Formul%e1rio%20Cursos%20Internos%202006.doc), inscrições para um curso de segurança em instalações e serviços em eletricidade. O objetivo é capacitar os funcionários para prevenção em acidentes. Com duração de 40 horas e 25 vagas disponíveis, será realizado de 28 de maio a 27 de junho, às segundas e quartas-feiras, das 13 às 17 horas, na sala de multiuso da AFPU. Tem como público-alvo técnicos (com habilitação CREA) responsáveis pelos serviços de eletricidade de unidades e õrgãos do campus. O curso será ministrado por diversos instrutores. 

Segurança de Saúde no Trabalho - Outro curso com inscrições abertas pela AFPU é o de Segurança de Saúde no Trabalho em Estabelecimento de Assistência à Saúde. Acontece nos dias 14 e 15 de junho, das 8h30 às 17h30, no mesmo local. As inscrições devem ser feitas até 11 de junho, pelo formulário eletrônico (http://www.afpu.unicamp.br/Formul%e1rios/Formul%e1rio%20Cursos%20Internos%202007.doc). Saiba mais detalhes sobre os cursos na página da AFPU (http://www.afpu.unicamp.br/). Outras informações pelo e-mail crist em reitoria.unicamp.br

Pedalando na Unicamp

A Faculdade de Educação Física (FEF) realiza no dia 27 de maio, a partir das 9 horas, o “IV Pedalando na Unicamp”. As inscrições podem ser feitas no site www.fef.unicamp.br/pedalando

Física nas Férias

A quinta edição do Programa Física nas Férias, evento destinado a alunos do ensino médio, tem inscrições abertas até o dia 4 de junho. Os alunos selecionados passarão uma semana das férias de julho participando de aulas e experimentos de óptica moderna no Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp (IFGW), no campus de Campinas. Mais: http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNAG/NAG_999/NAG_999.html

SBPC abre inscrições para reunião anual

As inscrições para a 59ª Reunião Anual da SBPC já podem ser feitas no endereço eletrônico www.sbpcnet.org.br/eventos/59ra. O site traz várias informações sobre o evento como as normas para inscrição e submissão de resumo, valor das taxas de inscrições, categorias, prazos, etc. A reunião de 2007 ocorrerá no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Bélem, de 8 a 13 de julho de 2007. O tema central será “Amazônia: desafio nacional”. O encontro reunirá pesquisadores, docentes e estudantes do ensino superior, médio e fundamental de todo o país. O evento traz em sua programação científica, várias conferências, simpósios, mesas-redondas, grupos de trabalhos, encontros abertos, minicursos, além de sessão de pôsteres. Todas as atividades propostas pela reunião são gratuitas com exceção dos minicursos. Outras informações: 11-33259-2766.

Cursos de Extensão da FEQ

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) oferece, após a segunda quinzena de junho, o curso de extensão “Ciência e Tecnologia das Fibras Têxteis”. Como pré-requisito é exigido ao participante possuir nível secundário completo. Inscrições informações: http://www.feq.unicamp.br/extensao/curso-de-extensao/cienciaetecnologiafibras.htm “Corantes e Colorimetria”, outro curso de extensão da FEQ com inscrições abertas, será oferecido na segunda quinzena de junho de 2007, após o de “Ciência e Tecnologia das Fibras Têxteis”. "Infravermelho+transformada de Fourier (FTIR)" é o curso que está sendo oferecido pelo Departamento de Polímeros da FEQ. Informações: cursos em polimeros@feq.unicamp.br. Saiba mais sobre os cursos da FEQ no e-mail disney em feq.unicamp.br

Caeb

O VIII Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia (Caeb), evento organizado pelos alunos do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, acontece em agosto de 2007. As inscrições podem ser feitas, a partir de 21 de maio, na página do evento http://www.ib.unicamp.br/caeb/. Outras informações: rmodolin em gmail.com

Ceset recebe trabalhos para Workshop de Tecnologia

Proporcionar um espaço para discussão e mostra de trabalhos científicos das áreas de tecnologia em construção civil, informática, saneamento ambiental e telecomunicações, o Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset) da Unicamp, organiza no dia 17 de setembro, a partir das 19h30, o IV Workshop de Tecnologia 2007. Interessados em apresentar trabalhos podem se inscrever de 25 de junho até 15 de julho, pelo e-mail workshop em ceset.unicamp.br. Durante o workshop haverá exposição de painéis e atividades culturais. O Ceset fica na Rua Paschoal Marmo, 1888, Jardim Nova Itália, em Limeira-SP. Outras informações pelo telefone 19-2113-3339 ou e-mail andre em ceset.unicamp.br

Cole

As inscrições para o 16º Congresso de Leitura do Brasil (Cole), evento a ser realizado de 10 a 13 de julho, no Centro de Convenções da Unicamp, podem ser feitas no site http://www.alb.com.br/eventos/Inscricao.asp. Confira a página do evento: http://www.alb.com.br/pag_cole.asp

Prêmio Nepo de Saúde Reprodutiva e Sexualidade

O Núcleo de Estudos de População (Nepo) acaba de lançar, em comemoração ao seu 25o aniversário, o “Prêmio Nepo 25 anos nas áreas de Saúde Reprodutiva e Sexualidade”. Trata-se de um concurso destinado a pesquisadores e estudiosos das áreas de Saúde Reprodutiva e Sexualidade. Tem por objetivo incentivar a produção de trabalhos que analisem avanços e lacunas nas áreas, nos últimos 25 anos, e refletir sobre o seu futuro no Brasil. Os trabalhos devem ser enviados até 1o de outubro para o seguinte endereço: “Prêmio Nepo 25 anos” (Av. Albert Einstein, 1300, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo, Campinas-SP, CEP 13081-970). A ficha de inscrição está disponível no endereço eletrônico http://72.232.29.50/~ifnepo//fotos/incricaopremio25anossaude.doc e deve ser encaminhada, após seu preenchimento, para o e-mail premio25anos em nepo.unicamp.br

Apresentação - Os trabalhos devem ser apresentados em forma de ensaio acadêmico, na fonte Times New Roman, tamanho 12, com título e nome do autor, e não ultrapassar 30 laudas. A cópia dos trabalhos também deve ser encaminhada para o e-mail acima. Outras informações: telefone 19-3521-5893.

DPCT recebe inscrições para curso de
Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica

O Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da Unicamp está se preparando para oferecer a quarta edição do Curso de Especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica. As aulas serão ministradas quinzenalmente, às sextas-feiras, das 18h30 às 23 e, aos sábados, das 8h30 às 13 horas, a partir de 31 de agosto de 2007. As inscrições já podem ser feitas no endereço eletrônico www.extecamp.unicamp.br/gestaodainovacao. O curso, sob coordenação do professor Ruy Quadros, será ministrado nas dependências da Unicamp. Os 20 módulos que compõem o programa se estruturam sobre o modelo integrado de gestão da inovação tecnológica, que envolve as áreas de pesquisa e desenvolvimento, marketing, operações, logística, recursos humanos, finanças e novos negócios. O programa conta com um corpo docente de 43 profissionais, envolvendo professores do DPCT e de outras instituições de ensino como a FGV/SP, Poli/USP, UFSCar, UFRJ, UFF, Mackenzie; além de profissionais de empresas que adotam ferramentas e práticas bem sucedidas em gestão da inovação tecnológica. Outras informações: 19-3521-4646 ou 3521-4647.

----------- Consulte: -----------

CONCURSOS http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/concursos.html

TESES http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

OPORTUNIDADES http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.html

---
AGENDA
---

Dia 25

Seminários do IC

O Instituto de Computação (IC) recebe no dia 25 de maio, o professor Marcos Aguilera (HP Labs, Palo Alto, California). Ele discute, às 14 horas, na sala 85 da unidade, o tema “Consensus with Byzantine failures and litlle system syncrony”. A palestra faz parte da série de seminários do IC. Informações: ariadne em ic.unicamp.br

Dia 26

Museu exploratório de Ciências
oferece Oficina de Professores

Neste sábado (26), o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, através da Oficina Desafio, realiza a Oficina de Professores. Será no estacionamento do Instituto de Artes (IA), a partir das 9 horas. No local estará disponível o caminhão da Oficina Desafio, que realizará atividades para os professores agendados. Além desta atividade, que acontece em todo último sábado de cada mês, também acontecerão a Oficina de Orientadores e o Teste de Equipamentos, voltados para os inscritos no Grande Desafio 2007. Os professores agendados e orientadores de equipes do Grande Desafio poderão vivenciar um pouco da experiência que a Oficina Desafio propicia aos alunos das escolas, realizando seu próprio desafio com apoio da Oficina Ambulante e da equipe de monitores. Ao final das atividades haverá uma reflexão sobre o projeto, pensando em possibilidades e idéias sugeridas para desenvolvimento de trabalhos posteriormente em sala de aula, e sobre como auxiliar a equipe orientada. Já as equipes inscritas, poderão testar seus equipamentos na arena oficial do Grande Desafio, além de receber todo apoio técnico da equipe do museu, que estará a postos para oferecer conteúdos, idéias e materiais relacionados ao desafio proposto em março. O agendamento para a Oficina de Professores pode ser feito pelo telefone 19-3521-1810 ou e-mail desafio em reitoria.unicamp.br. A oficina é gratuita para professores da rede pública e custa R$ 15 (quinze reais) para professores da rede particular de ensino.

Lage realiza simpósio no Convenções

O Laboratório de Gestão Educacional (Lage) da Faculdade de Educação (FE) realiza no dia 26, a partir das 8 horas, no Centro de Convenções, o simpósio "Gestão Educacional: Realidades e Compromissos". Tem como público-alvo profissionais que atuam na área de Educação. Informações: http://www.fe.unicamp.br/lage/VIsimposio

Elenita Queiroz apresenta espetáculo em São Paulo

O espetáculo "Dream - se sonhando o corpo fosse...", com Elenita Queiroz, será apresentado no Teatro Itália nos dias 26 de maio, às 21 horas, e no dia 27, às 18 horas. Elenita e o Grupo das Excaravelhas, que produz o espetáculo de dança, são formadas pelo Instituto de Artes (IA) da Unicamp. "Dream..." foi premiado no Programa de Ação Cultural (PAC), realizado pela Secretaria de Estado da Cultura. O Teatro Itália fica na Av. Ipiranga, 344, no subsolo do Edifício Itália. Outras informações: loguimaraes em yahoo.com.br
Outras informações: loguimaraes em yahoo.com.br

Dia 27

Pedalando na Unicamp

A Faculdade de Educação Física (FEF) realiza no dia 27 de maio, a partir das 9 horas, o “IV Pedalando na Unicamp”. As inscrições podem ser feitas no site www.fef.unicamp.br/pedalando

III Mostra de Ciência no Cinema

A Noiva-cadáver, Monstros S.A., Shrek e A Ilha do Dr. Moreau são alguns dos filmes que serão exibidos na III Mostra de Ciência no Cinema. O evento ocorre entre os dias 27 de maio e 3 de junho, no Museu da Imagem e do Som-MIS (Rua Regente Feijó, 859, centro) e no cursinho comunitário "Hebert de Souza" (Rua Dusolina Leone Tournieux, 249, na Vila União). Trata-se de uma produção do projeto "Biotecnologias de Rua", desenvolvida no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ao final de cada apresentação, o público poderá participar de bate-papo com pesquisadores e produtores das áreas de educação, cinema, literatura, jornalismo, quadrinhos, artes visuais e animação. A programação completa (com horário das exibições), pode ser conferida no endereço eletrônico www.labjor.unicamp.br/mostra. Outras informações pelo telefone 3521-5193.

Dia 28

Unicamp recebe diretor de
ciência e tecnologia de Cuba

A Unicamp, por meio da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori), recebe no dia 28 de maio, às 11 horas, o diretor de ciência e tecnologia do Ministério Superior de Cuba, José Luis García Cuevas. Às 14 horas, no no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA), Cuevas fala sobre "Ciência em Cuba". Informações: zem em reitoria.unicamp.br

Élsie da Costa apresenta trabalho no IA

A pesquisadora Élsie da Costa apresenta resultados de seu trabalho
desenvolvido na cidade de Atibaia, com o projeto Universo Poético-Musical dos Congadeiros de Atibaia. Isso se dá no dia 28 de maio, a partir das 14 horas, no Departamento de Artes Cênicas, do Instituto de Artes da Unicamp. A primeira parte (14 às 15 horas) consiste na apresentação da experiência do projeto, como foi desenvolvida a pesquisa, apresentação das peças produzidas, exibição do vídeo e troca de observações. Na segunda parte (16 às 17h30), após intervalo, haverá uma vivência prática das danças e cantos das congadas com apresentação do CD. Serão enfocadas: percussão básica, cantigas, saída do batalhão, contramarcha e volteios, principais passos, encontro de dois batalhões, “balanceia meu batalhão”. Os produtos do projeto estarão à venda no dia do evento e poderão ser autografados pela autora.

Jerry Bona ministra minicurso no Imecc

De 28 de maio a 1 de junho, o professor Jerry L. Bona, da University of Illinois (Chicago), ministra, no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), o minicurso “Nonlinear wave phenomenon”. Será, diariamente, a partir das 14h30, no auditório da unidade. Bona é conhecido internacionalmente como especialista em equações diferenciais parciais não-lineares do tipo dispersivo. O minicurso é destinado ára alunos de pós-graduação interessados em fenômenos não-lineares. Ao final do curso, os participantes receberão certificado. A visita de Bona está sendo parcialmente financiada pelo Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepex). Informações: scialom em ime.unicamp.br

Estudante do IA organiza ateliê musical

Organizado pelo estudante de composição musical do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, Guilherme Rebecchi, o evento "Ateliê de Música: tema Composição e Flauta", acontece entre os dias 28 de maio e 1 de junho de 2007, na sala de composição do Departamento de Musica do IA. Participam o flautista Leandro Porfírio, o contrabaixista francês Tibaud Delor e o percussionista Dalga Larrondo. Informações: 19-9217-2756 ou na página do evento http://ateliedemusica.googlepages.com/index.html

Temas de Bioética

No dia 28 de maio, a partir das 19h30, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o juiz José Henrique Rodrigues Torres discute "Aspectos jurídicos do tratamento do paciente terminal". O tema faz parte da programação do evento "Temas de Bioética", organizado pelo grupo de Bioética e Ética Médica do Departamento de Medicina Preventiva e Social da FCM. A entrada é gratuita e todos os participantes recebem certificado de presença. Programação e inscrições: www.fcm.unicamp.br/centros/cib.

i - Inovação e Tecnologia

As empresas juniores da Unicamp, a Mecatron e a Conpec, organizam de 28 de maio a 1 de junho, no Centro de Convenções, o "i - Inovação e Tecnologia". Trata-se de evento que mostrará os desafios e os caminhos para a inovação tecnológica na área de Engenharia. Palestras, painéis, apresentação de estudos de caso, minicursos, desafios e até visitas a empresas inovadoras, estão inseridas na programação. O evento substitui a "Automática" e a "C&M", até então as semanas de Engenharia Mecatrônica e de Computação. Outras informações: i2007 em i2007.com.br. Confira a página do evento: http://www.i2007.com.br/

Dia 29

Reciclando Dermatologia

Dia 29 de maio, das 8 às 12 horas, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), acontece o curso de reciclagem para profissionais da área de dermatologia. Informações: 19-3521-8968.

Dia 30

Nepo organiza Seminário Estadual de Saúde da População Negra

O Núcleo de Estudos da População (Nepo) organiza no dia 30 de maio, das 9 às 17 horas, no auditório da Biblioteca Central “Cesar Lattes” (BC-CL), o “IV Seminário Estadual de Saúde da População Negra”. Sob responsabilidade da pesquisadora Estela Maria da Cunha, o encontro faz parte do ciclo comemorativo dos 25 anos do Nepo. Informações: telefone 19-3521-5898 ou e-mail pesquisa em nepo.unicamp.br

Palestra da Alphabio e 40 anos do IB

No dia 30 de maio, às 14 horas, o ilustrador Rogério Lupo profere a palestra "A ilustração científica e a ciência da Ilustração". O encontro é parte do ciclo de palestras "Conhecimento não tem preço", organizado pela empresa júnior do Instituto de Biologia (IB), a Alphabio (www.alphabio.com.br). No mesmo dia, às 16 horas, o IB abre as comemorações de seus 40 anos com a I Exposição Nacional de Ilustrações Científicas. O evento acontece às 16 horas, na Biblioteca do IB. A mostra é composta por 84 trabalhos de 26 ilustradores brasileiros nas áreas de botânica, zoologia, medicina, odontologia e astronomia, além do trabalho de dois ilustradores portugueses, especialmente convidados. Sob a curadoria geral da União Nacional dos Ilustradores Científicos (Unic), a exposição está percorrendo as principais cidades e capitais brasileiras. Aberta ao público em geral, pode ser visitada até 15 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 20h30. Outras informações: falonso em unicamp.br

Área da Saúde lança site

O lançamento do site das diretrizes, normas e condutas da área da Saúde acontece no dia 30 de maio, às 10h30, na sala da Congregação da FCM. Informações: 19-3521-8968.

Exposição de fotos "30 anos Funcamp"

A abertura da exposição de fotos “30 anos Funcamp” acontece no dia 30 de maio, às 19 horas, na sede da Funcamp. Tem como público-alvo autoridades da cidade de Campinas, da Unicamp, e gerentes de Departamentos da unidade. Informações: 3521-2788.

Silvio Sanches Gamboa
ministra palestra na USP 

"Pesquisa em Educação Física: Conflitos entre saberes e conhecimentos" é o tema da palestra que o professor Silvio Sanches Gamboa, da Faculdade de Educação (FE), ministra no dia 30 de maio, às 19h30, no auditório da Faculdade de Educação da USP (FE-USP). Com carga horária de 3 horas, a palestra tem como público-alvo educadores. O auditório da Feusp fica na Av. da Universidade, 308, em São Paulo-SP. Outras informações: 19- 3521-5565.

Dia 31

Viva Mais exibe Viva Legal

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) e a Coordenação do Programa Viva Mais exibem no dia 31, às 10 horas, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA), o filme Viva Legal. A exibição, de 15 minutos, faz parte das atividades do Dia Mundial sem Tabaco (http://www.prdu.unicamp.br/vivamais/dia_mundial_sem_tabaco/2007/index.html), que este ano tem como tema "Ambiente Livre de Tabaco é Direito de Todos". Ao final da apresentação o coordenador do Programa Viva Mais, professor Élson da Silva Lima, responderá questões ao público. A apresentação é gratuita e aberta para a comunidade universitária. Informações: 19-3521-4715.

I Jornada de Empreendedorismo

A fim de fomentar a criação de novas empresas, a Incubadora de software Softex Campinas e a incubadora de empresas de base tecnológica da Unicamp INCAMP, lançam a I Jornada de Empreendedorismo. O evento acontece no auditório da Diretoria Geral de Administração da Unicamp dias 31 de maio e 1 de junho e busca selecionar projetos de base tecnológica ou idéias que possam se transformar em empreendimentos desse segmento. A I Jornada de Empreendedorismo conta com o apoio do Sebrae-SP, Unicamp, Inova, Fiesp, entre outras. As inscrições custam R$ 15,00 e devem ser feitas até dia 22 de maio pelo site http://www.incamp.unicamp.br/jornada. Confira os vídeos no Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=N3_ktcwxdkA) e no Google (http://video.google.com/videoplay?docid=-1102330952853785592)

Reencantamento do mundo
é tema de conferência na FEC

A conferência “O Reencantamento do Mundo” será ministrada pelo sociólogo Michel Maffesoli (Université René Descartes – Sorbonne-Paris V) no dia 31 de maio, às 11 horas, no auditório 1 do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). O evento é organizado pelas professoras Suely Kofes, do Departamento de Antropologia (IFCH) e Cristina Maria da Silva, do Programa de Doutorado em Ciências Sociais (IFCH). Esta é a primeira vez que o o professor Michel Maffesoli ministra conferência na Unicamp. Outras informações: 19-3521-1601.

Palestra com José Martins Filho

O pediatra e ex-reitor da Unicamp, professor José Martins Filho, discute no dia 31 de maio, às 14 horas, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), "A criança terceirizada". As inscrições podem ser feitas até o dia do evento pelo e-mail relpubl em fcm.unicamp.br. Informações: 3521-8968.

FCM inaugura painel da Santa Casa

Dia 31 de maio, às 14h30, acontece a inauguração do painel da Santa Casa de Campinas, no auditório da FCM. Em seguida, o ex-reitor da Unicamp, José Martins Filho, fala sobre "A criança terceirizada", dentro do Programa de treinamento da FCM e, às 16 horas, o grupo de estudos da "História das ciências da saúde" apresentam a nova disciplina que será oferecida a partir de 2008 à Graduação e à Extensão. Fazem parte do grupo os professores Everardo Duarte Nunes, do Departamento de Medicina Preventiva e Social; o professor Sérgio Luiz Saboya Arruda, do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria e o professor Antônio de Azevedo Barros Filho, do Departamento de Pediatria. Informações: 19-3521-8968.

Fernando Cézar de Macedo
participa de seminário do Gapi

A convite do Grupo de Análise de Políticas de Inovação (Gapi) do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp (DPCT) do Instituto de Geociências (IG), o professor Fernando Cézar de Macedo, do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, profere no dia 31 de maio, às 14 horas, no auditório do IG, a palestra "C&T e Urbanização". O encontro é parte da série de seminários organizada pelo Gapi. Informações: rogerio.silva em ige.unicamp.br
--- RSS --- Acompanhe notícias atualizadas do Portal da Unicamp (http://www.unicamp.br/index_xsl.xml)

Caso não saiba utilizar o RSS clique no endereço abaixo (http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/rss-portal/)

Assine e receba (gratuitamente) a programação de eventos da Unicamp (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/unihoje_assine_UnicampHoje_form.html)

Para divulgar seu evento basta preencher formulário eletrônico no endereço http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/divulgue.html

(H.C.J)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l