Unicamp Hoje (1 de outubro de 2007)

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Sex Set 28 00:00:00 BRT 2007


Unicamp Hoje (1 de outubro de 2007)

Casa do Lago sedia Bienal de Arte Infantil de Campinas

No primeiro dia do mês em que se comemora o Dia das Crianças, o Espaço Cultural Casa do Lago sedia a 1ª Bienal de Arte Infantil de Campinas, intitulada "A paz se faz brincando". O evento, que ocorre até o dia 11, reunirá 1200 alunos da Escola Ativa e de Unidades de Educação dos Programas Educativos da Unicamp. A Bienal será aberta nesta segunda-feira (1), às 20 horas, com apresentação da Orquestra Comunitária de Campinas. Ao longo do encontro estão previstas diversas brincadeiras que envolvem jovens e adultos, além de oficinas e exibições de filmes que enfocam a temática da infância. Para a pedagoga e diretora da Escola Ativa, Teresinha Klain Moreira, é importante abrir espaços para socializar e divulgar a produção artística das crianças. “Isso permite revelar o quanto elas são sensíveis para captar o mundo e "pintá-lo" com as cores do seu imaginário, surpreendendo-nos pela sua capacidade expressiva, mostrando-nos que não devemos subestimar o potencial de quem quer que seja”. Outras informações.

GGBS e AFPU organizam encontro
para comemorar Dia do secretário

O Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) e a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) organizam nesta segunda-feira (1), das 13 às 17 horas, no auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), evento para comemorar o Dia do secretário. No encontro, além da recepção aos secretários, está prevista palestra e confraternização com coquetel e música.

FOP promove Jornada Odontológica

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp promove a sua XIV Jornada Odontológica (JOP) de hoje (1) até 5 de outubro. Na parte científica, serão apresentados trabalhos sob a forma de painel e de tema livre, os quais terão seus resumos publicados nos Anais da JOP. O evento integra as atividades comemorativas ao cinqüentenário da Faculdade. A programação social será composta pelo escovódromo, que recepcionará aproximadamente 4 mil crianças de escolas da rede pública de 7 a 10 anos. Os alunos receberão orientações gerais sobre a sua higiene bucal. A atividade tem apoio da Prefeitura da cidade. Inscrição e mais informações pelo site www.fop.unicamp.br/congresso ou pelos telefones 19-3412-5245 e 3412-5252. 

Prêmio Nepo de Saúde Reprodutiva e Sexualidade

O Núcleo de Estudos de População (Nepo) lança, em comemoração ao seu 25º aniversário, o “Prêmio Nepo 25 anos nas áreas de Saúde Reprodutiva e Sexualidade”. Trata-se de um concurso destinado a pesquisadores e estudiosos das áreas de Saúde Reprodutiva e Sexualidade. Tem por objetivo incentivar a produção de trabalhos que analisem avanços e lacunas nas áreas, nos últimos 25 anos, e refletir sobre o seu futuro no Brasil. Os trabalhos devem ser enviados até 1º de outubro para o seguinte endereço: “Prêmio Nepo 25 anos” (Av. Albert Einstein, 1300, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo, Campinas-SP, CEP 13081-970). A ficha de inscrição está disponível no endereço eletrônico http://72.232.29.50/~ifnepo//fotos/incricaopremio25anossaude.doc e deve ser encaminhada, após seu preenchimento, para o e-mail premio25anos em nepo.unicamp.br 
Apresentação - Os trabalhos devem ser apresentados em forma de ensaio acadêmico, na fonte Times New Roman, tamanho 12, com título e nome do autor, e não ultrapassar 30 laudas. A cópia dos trabalhos também deve ser encaminhada para o e-mail acima. Outras informações: telefone 19-3521-5893.

Roberto Berton expõe na Galeria de Arte

A abertura da mostra “Tempo, Memória, Documento”, do fotógrafo Roberto Berton, acontece nesta segunda-feira (1) de outubro, às 12h30, na Galeria de Arte Unicamp. Pode ser visitada até dia 10, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Informações: 19-3521-6561.

Sipat Unicamp-Funcamp

A XV Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da Unicamp e a VI Sipat-Funcamp acontecem nesta segunda-feira (1) e nos dias 2,3 e 5 de outubro, das 9 às 11 e das 14 às 16 horas, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA). No dia 4 os encontros serão realizados das 9 às 11 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago. Confira a página do evento. Outras informações: 19-3521-7829.

--- EM ANDAMENTO ---

GGBS organiza campanha de doação de livros

O Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) organiza até 30 de outubro, a campanha “Doe um livro”, parte do “Projeto de Incentivo à Leitura” da unidade. O objetivo é estimular a leitura dos alunos que freqüentam as creches da Unicamp. A doação dos livros (novos e usados e em boas condições de uso) de literatura infantil e infanto-juvenil, podem ser feitas nos postos de coleta, distribuídos no Hospital das Clínicas (HC), Biblioteca Central “Cesar Lattes” (BC-CL), Reitoria, Centro de Convivência Infantil (Ceci) e no Prodecad. A iniciativa é apoiada pela Livraria Fnac do Shopping D. Pedro. Informações: ggbs em reitoria.unicamp.br

Colloquium CLE 30 anos

Para comemorar 30 anos de atividades acadêmicas, o Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) organiza, até dezembro o "Colloquium CLE 30 Anos". Trata-se de uma série de palestras que ocorrerão em 2007 e 2008, enfatizando a interdisciplinaridade e a interação do CLE com os diversos Institutos, Faculdades e demais órgãos da Unicamp, como também com outras instituições brasileiras e estrangeiras, que atuam nas áreas de lógica, epistemologia e história da ciência. Confira a programação completa na página eletrônica http://www.cle.unicamp.br/principal/CLE_30anos/programa_geral.php

Adélio Sarro expõe "Encantos da Cor" no Espaço de Arte

A exposição de pinturas "Encantos da Cor", de Adélio Sarro Sobrinho, pode ser visitada até 11 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, no Espaço de Arte do Centro de Convenções da Unicamp. Informações: 19-3521-1733.

--- EM DIA ---

Lançamentos do CLE

O Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) acaba de lançar mais um número da revista internacional de filosofia Manuscrito, com a temática "Language and Thought". A publicação traz artigos de Marcelo Dascal, Daniel Vanderveken, Rob Van der Sandt, Guido Imaguire, Maria Aparecida Montenegro, Luiz Henrique Dutra, Monica Meijsing, Mariana Broens e Maria Eunice Gonzales, entre outros. Outra publicação, Cadernos de História e Filosofia da Ciência, privilegia o tema "Necessidade, Contingência e Teleologia". Traz artigos de Arlene Reis, Lucas Angioni, Alfredo C. Storck, Márcio Augusto Damin Custódio, Enéias Forlin, Ethel Menezes Rocha, Edgar Marques e Marcos André Gleizer. Saiba mais sobre os lançamentos na página eletrônica do CLE. Outras informações: 19-3521-6517.

--- INSCRIÇÕES ---

GGBS organiza copa de futebol society. Equipes já podem se inscrever

O Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) organiza de 6 a  24 de outubro, a IV Copa de Futebol Society. Equipes interessadas devem fazer inscrição até 28 de setembro, no GGBS (Rua da Reitoria s/n, prédio da Reitoria III), com Humberto ou Roberto. Cada equipe inscrita (atletas acima de 30 anos) poderá participar com três jogadores com idade inferior. Os times podem inscrever até 15 jogadores. No ato da inscrição cada equipe deverá contribuir com 1Kg de alimento perecível (por inscrito). Outras informações: 19-3521-4852.

Ouvidoria e Humanização do HC
recebem inscrições para mostra de trabalhos

Estão abertas as inscrições para a II Mostra de Trabalhos de Ouvidoria e Humanização no Ambiente Hospitalar “Cidadania e Direitos dos Usuários da Saúde”. A mostra, organizada pela Ouvidoria, Grupo de Trabalho e Humanização e pela Seção de Relações Públicas e Imprensa do Hospital das Clínicas (HC), é vinculada a III Jornada da Ouvidoria do HC, evento que ocorre em outubro próximo. As inscrições serão recebidas de 1 a 3 de outubro, na Seção de Recursos Humanos do HC (3º andar), das 9 às 12 e das 14 às 16 horas. Funcionários, docentes, alunos, residentes e usuários (internos e externos ao campus), podem inscrever trabalhos nas seguintes categorias: escrita, musical, artes plásticas e artes cênicas. Os trabalhos selecionados pela Ouvidoria, pelo Grupo de Humanização do HC e pela Seção de Relações Públicas e Imprensa, serão expostos de 8 a 18 de outubro, no Hall que fica em frente a Capela do Hospital. Apresentação - Na categoria "escrita" os trabalhos inscritos devem ter, no mínimo, o tamanho de uma folha A4 (210x297 mm) e, no máximo, o de pôster (0.90 m X 1,20 m). Na categoria "artes plásticas" as peças artesanais devem ser de fácil remoção. Já os inscritos nas categorias "artes cênicas" e "musical" terão sua viabilidade analisada antecipadamente pela Comissão Organizadora. Premiação - Os trabalhos classificados em 1°, 2° e 3° lugares (de cada categoria) serão contemplados com medalhas de honra ao mérito e declarações. A premiação acontece no dia 24 de outubro, às 16 horas, no anfiteatro do HC (3° andar), durante o encerramento da III Jornada da Ouvidoria. Os autores da exposição receberão declaração de participação.

Cotuca recebe inscrições até 15 de outubro. Leia mais: http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDND/ND_1180/ND_1180.html

Semana de Tecnologia em Plásticos

O Departamento de Plásticos do Colégio Técnico da Unicamp, o Cotuca, promove nos dias 15, 16 e 17 de outubro, no Centro de Convenções da Unicamp, a 6a. Semana de Tecnologia em Plásticos 2007. As inscrições devem ser feitas até o dia 5 de outubro, no site www.cotuca.unicamp.br/plasticos. Outras informações: eplasticos em cotuca.unicamp.br

Biblioteca do IB oferece cursos de capacitação científica

A Biblioteca do Instituto de Biologia (IB) está oferecendo os cursos "Fontes de Informação Eletrônicas e Nomalização de Trabalhos Científicos, dentro do Programa de Capacitação de Usuários em Informação Científica". Os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas no site http://server01.bc.unicamp.br/p_capacitacao/site/modulos.php?id=3 . Informações pelo e-mail falonso em unicamp.br.

----------- Consulte: -----------

CONCURSOS http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/concursos.html

TESES http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

OPORTUNIDADES http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.html

--- AGENDE-SE ---

Outubro

Dia 2

Fórum de Energia & Ambiente

"Energia Hidrelétrica e Impactos Ambientais" é o tema do próximo Fórum Permanente de Energia & Ambiente. O evento acontece no dia 2 de outubro, das 8h45 às 17 horas, no Centro Superior de Educação Tecnológica de Limeira (Ceset). O Fórum é organizado pelo Ceset, Instituto de Geociências (IG) e pela Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC). É apoiado pelas Coordenadorias Geral da Universidade (CGU) e de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). A programação completa pode ser consultada na página eletrônica: http://www.cori.unicamp.br/foruns/energia/energ16.php#3. Informações adicionais: 19-2113 3305. Consulte o mapa e saiba como chegar ao Ceset: http://www.ceset.unicamp.br/campus.php?id_mn=128

IV Mostra de Ciência no Cinema

A Clonagem, assunto que tem ultrapassado as barreiras dos laboratórios científicos e está imerso em nossa cultura, é tema da ‘IV Mostra de Ciência no Cinema', que acontece na primeira semana de outubro, em Campinas. A cada dia um filme será exibido e seguido de um descontraído bate papo com especialistas de forma a suscitar reflexões e questionamentos levantados dentro e fora da película. A Mostra é gratuita e será exibida no Museu de Imagem e do Som (MIS), localizado à Rua Regente Feijó, 859, com sessões às 18hs (de 2 a 5 de outubro) e às 16hs (no dia 6 de outubro). Serão exibidos os filmes: o drama Meninos do Brasil (1978), o intrigante Mulher solteira procura (1992), o cult que previu a sociedade do controle do Big Brother 1984 (1984), a imaginativa ficção científica O Sexto dia (1995, Terry Gillian) e a comédia Eu, minha mulher e minhas cópias (1996) . O objetivo da mostra é aproximar discussões científicas da população. O evento é uma promoção do Projeto Biotecnologias de Rua , realizado pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e do Laboratório OLHO da Faculdade de Educação (FE), ambos da Unicamp, e recebe o apoio do MIS e da 100% Vídeo . A programação completa pode ser conferida em anexo ou no site. Outras informações: 19-3289-3120 (Germana)

Dia 3

Fórum de Arte e Cultura

O Fórum Permanente de Arte e Cultura "Pesquisa em acervos e o acesso ao conhecimento e a cultura: os instrumentos de gestão de documentos", acontece no dia 3 de outubro, das 9 às 17 horas, no auditório da Biblioteca Central César Lattes (BC-CL). É organizado pelo Sistema de Arquivos da Unicamp (Siarq) e pelo Instituto de Geociências (IG). O Fórum é apoiado pelas Coordenadorias Geral da Unicamp (CGU) e de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Inscrições e mais informações na página do evento http://www.cori.unicamp.br/foruns/arte/artes25.php#4

Itamar Ayres abre exposição "Cirurgia da alma" na FCM

No dia 3 de outubro acontece, às 11 horas, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o lançamento da exposição “Cirurgia da alma”, do artista Itamar Ayres De Moraes. As obras De Moraes ficam expostas até o 5 de novembro, das 8h30 às 17h30. A entrada é franca. De Moraes estudou desenho natural e anatomia com modelo vivo no Instituto de Artes (IA) da Unicamp, onde também aprendeu escultura. O artista participou da Bienal de Firenze e recebeu o prêmio Lourenzo il Magnífico. Na Bienal de Roma, ganhou o primeiro lugar na categoria moderno-figurativo. Foi medalha de ouro no Museu Palácio Barberini e no Castelo Piccolomini. Suas obras fazem parte do acervo do Museu do Palácio Nove de Julho, na Assembléia Legislativa de São Paulo, no Museu do Centro Internacional de Artistas Contemporâneos (em Roma), no Museu de Arte Sacra Della Marsica (em Celano) e em outros acervos públicos e privados. Informações: telefone 19-3521-8968.

Palestra no Hemocentro trata de microbiologia aplicada

No dia 3 de outubro, às 12 horas, no anfiteatro do Hemocentro da Unicamp, acontece a palestra “Microbiologia aplicada: proteases obtidas de microorganismos para processos industriais e destruição de embalagem PET”, proferida por Kohei Oda, do Departamento de Biologia Aplicada do Instituto de Tecnologia de Kyoto, Japão. Entrada franca. Informações: telefone: 3521-8968. 

Dia 4

Fórum discute "50 anos da era espacial"

O Fórum especial "50 anos da era espacial" acontece no dia 4 de outubro, das 9 às 17 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. O encontro, além de comemorar o cinqüentenário da Era Espacial, tem por objetivo convidar a sociedade a refletir sobre os significados da conquista do espaço extra-terrestre pelo homem. No evento, além de convidados representativos das ações do Brasil nesse setor, serão abordadas algumas das atividades relacionadas às ciências espaciais desenvolvidas na Unicamp. O Fórum é organizado conjuntamente pelos institutos de Geociências (IG) e de Computação (IC), Museu Exploratório de Ciências, Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura (Cepagri) e pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Conta com apoio das Coordenadorias Geral da Universidade (CGU) e de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Inscrições: até 3 de outubro, no site http://www.cori.unicamp.br/foruns/extras/extra8.php. Confira a programação: http://www.cori.unicamp.br/foruns/extras/extra8.php#3 Outras informações: mc em reitoria.unicamp.br

Dermeval Saviani lança
História das idéias pedagógicas no Brasil

Dia 4 de outubro, quinta-feira, às 18 horas, na Estação Santa Fé Pizza Bar (Barão Geraldo) haverá uma grande festa para marcar o trecentésimo livro publicado pela Editora Autores Associados, um compêndio da História das idéias pedagógicas no Brasil, de Dermeval Saviani. Também haverá o lançamento do livro de poemas, Rosas do tempo, e a agenda para o ano de 2008 que enfatiza o tema da Semana de 22, Diário dos Autores, ambos organizados por Maria Aparecida Motta, sócia-proprietária da editora. Todos os livros passaram por um estudo de projeto editorial cuidadosamente pensado para este evento, que todos estão convidados a participar. Informações: 3241-7869.

CEB comemora 25 anos

O Centro de Engenharia Biomédica (CEB) da Unicamp comemora os seus 25 anos de existência no dia 4 de outubro, às 9 horas, quando ocorrerá um evento de cunho científico. No dia seguinte (5), será realizada sessão solene no auditório da Biblioteca Central “Cesar Lattes”, às 10 horas. Será aberta ao público.

Urubus e Urubus Jr. participam
da Sae Brasil AeroDesign

Na Unicamp, a veterana equipe Urubus (http://www.fem.unicamp.br/~aero/) já está trabalhando no próprio avião e, ainda, ajuda a outra equipe da universidade, a Urubus Jr., criada este ano, a construir a sua primeira aeronave. Ambas estão em fase de preparação para competir de 4 a 7 de outubro, em São José dos Campos-SP, na IX Competição Sae Brasil AeroDesign. "Estamos treinando a Urubus Jr. para aumentar a participação da Unicamp no evento, conta Clarice Pereira, capitã da equipe Urubus, que aposta em um novo sistema de freios aerodinâmico, instalado na aeronave. Estéfane Forte, capitã da Urubus Jr, priorizou o aprendizado. "O nosso avião é simples", diz. Ao todo, a IX Competição Sae Brasil AeroDesign tem inscritas 68 equipes brasileiras (de 14 estados e do Distrito Federal) e 5 equipes estrangeiras (do México e Venezuela). Do interior paulista participarão 19 equipes das cidades de São Carlos, Campinas, Bauru, Guaratinguetá, Ilha Solteira, São José dos Campos e Taubaté. O Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais instituído pela Sae Brasil, cujo principal objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeroespacial entre estudantes e futuros profissionais deste importante segmento da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. 

Dia 5

Laplane assume diretoria da Economia

O novo diretor do Instituto de Economia (IE), professor Mariano Francisco Laplane, assume a diretoria da unidade. A posse ocorrerá durante sessão solene no auditório do IE no dia 5 de outubro, às 16 horas. Laplane cumprirá mandato no período 2007 a 2010.

Encontro com Professores do Ensino Médio

O Encontro com Professores do Ensino Médio acontece no dia 5 de outubro, a partir das 13 horas, no campus da Unicamp, em Campinas.Mais: http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNAG/NAG_1086/NAG_1086.html

II Encontro de Serviço Social em Oncologia de Campinas

O Grupo de Assistentes Sociais em Oncologia de Campinas (Grasoc) realiza no dia 5 de outubro, das 9 às 17 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o II Encontro de Serviço social em oncologia de Campinas. O tema do encontro será Políticas públicas em oncologia e a ação do Serviço Social: da singularidade ao coletivo . A programação completa e a ficha de inscrição estão disponíveis no site. Informações pelos telefones 19- 3521-7340, no Serviço Social do Ambulatório de Radioterapia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, ou 19-3521-7250, na direção do Serviço Social do HC. 

Dia 6

Encontro de ex-alunos do Cotuca

O Colégio Técnico de Campinas completa 40 anos em 2007. Para comemorar a data serão realizadas diversas atividades internas e externas ao longo do ano. Como parte dessas comemorações, o Cotuca está convidando seus alunos, ex-alunos, professores e funcionários para o II Encontro de alunos e ex-alunos. Ocorre no dia 6 de outubro, a partir das 11 horas. As inscrições devem ser feitas no site do Cotuca: http://www.cotuca.unicamp.br/40anos

XVI CoMAU

O XVI Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (CoMAU) “Cirurgia Plástica: beleza e qualidade de vida”, ocorre de 8 a 10 de outubro, na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O Pré-congresso está previsto para o dia 6. O CoMAU é organizado por estudantes do curso de medicina da Unicamp. Confira a programação www.comau2007.tk

Dia 8

SBIAgro 2007

A Faculdade de Engeharia Agrícola (Feagri) é uma das organizadoras do SBIAgro 2007, congresso a ser realizado de 8 a 11 de outubro, no Centro de Convenções do Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, em São Pedro-SP. Simultaneamente ao congresso, será realizada a Expo SBIAgro 2007, espaço para demonstração de equipamentos, software e soluções em tecnologia da informação com aplicação ao agronegócio. O objetivo da SBIAgro 2007 é destacar a participação das empresas, unindo o contexto tecnológico ao científico. Mais informações: http://www.sbiagro2007.cnptia.embrapa.br/

Dia 9

Saul D'Ávila recebe título de professor emérito

O engenheiro químico Saul D’Ávila (FEQ) receberá da Unicamp o título de professor emérito. A cerimônia acontece no dia 9 de outubro, às 10 horas, na sala do Conselho Universitário (Consu), na Reitoria da Universidade.

Dia 11

Mercosul

A Rede PyMEs do Mercosul e o Instituto de Economia (IE) em colaboração com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e a Universidade Nacional de General Sarmiento (Argentina) convidam a comunidade acadêmica, funcionários públicos nacionais, estaduais e municipais e organizacionais da sociedade civil a participar da décima segunda Reunião Anual da Red PyMEs MERCOSUL e da quinta edição de CIELA (Conferência de Investigação de "Entrepreneurship" na América Latina), que se desenvolverá nos dias 11, 12 e 13 de Outubro de 2007 no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas.

Dia 15

Nepo e Abep realizam Encontro Nacional sobre Migrações

O Núcleo de Estudos de População (Nepo) e o Grupo de Trabalho Migração da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) realizam de 15 a 17 de outubro, no auditório do Nepo, o V encontro Nacional sobre Migrações. O evento faz parte das atividades de comemoração dos 25 anos do Nepo. Informações: 19-3521-5893. Saiba mais na página do evento: http://www.abep.org.br/usuario/GerenciaNavegacao.php?texto_id=3127

Semana de Tecnologia em Plásticos

O Departamento de Plásticos do Colégio Técnico da Unicamp, o Cotuca, promove nos dias 15, 16 e 17 de outubro, no Centro de Convenções da Unicamp, a 6a. Semana de Tecnologia em Plásticos 2007. Programação: www.cotuca.unicamp.br/plasticos. Outras informações: eplasticos em cotuca.unicamp.br

Dia 17

Memória, Ciência e Arte

O Seminário Nacional "Memória, ciência e arte - razão e sensibilidade na produção do conhecimento", promovido pelo Centro de Memória-Unicamp (CMU) e pelo Centro de Memória da Faculdade de Educação (FE), será realizado nos dias 17, 18 e 19 de outubro no Ciclo Básico e na FE. Mais informações pelo site do evento: http://www.preac.unicamp.br/memoria

Dia 18

Empresa Júnior da FEM recebe ISO 9001

A Motriz, Empresa Júnior da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) está prestes a ser tornar a primeira associação da Unicamp a obter um certificado da ISO 9001:2000. A auditoria de certificação acontece nos dias 18 e 19 de outubro, das 8 às 17 horas, na sala FE-3 da FEM. Com esta certificação a Motriz se tornará a primeira Empresa Júnior de Engenharia do Brasil e a primeira Empresa Júnior da Unicamp e provavelmente a primeira de Engenharia Júnior da América Latina. Quanto à certificação, a Motriz já passou pela pré-auditoria oficial da Bureau Veritas. Informações: pportilho em yahoo.com.br

Doador Universitário

A próxima coleta do Projeto Doador Universitário acontece no dia 18 de outubro, das 8 às 12 horas, no Estacionamento da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). No dia 8 de novembro, a atividade será realizada no Estacionamento do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL).

Palestra com Philipp Schmidt-Thomé

"Climate changeand potential impactson natural hazards" é o tema da palestra que o Dr. Philipp Schmidt-Thomé (Geological Survey of Finland) profere no dia 18 de outubro, às 14 horas, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA). O encontro marca o Ano Internacional do Planeta Terra. A realização é do Laboratório de Estudos Climáticos do Instituto de Geociências (IG) em co-patrocínio com a International Union of Geological Sciences e com a Geological Survey of Finland. Philipp Schmidt-Thomé é cientista-sênior pelo Projeto Astra e desenvolve políticas e estratégias adaptativas à mudança climática na região do Mar Báltico. No dia 19, às 10 horas, o encontro acotece no auditório da Fapesp. 

Dia 19

Semec

A décima primeira edição da Semec - Semana de Engenharia Mecânica acontece entre os dias 19 e 25 de outubro. A abertura do evento será realizada no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), às 17 horas, com palestra de Ozíris Silva, engenheiro formado pelo ITA, ex-presidente da Embraer, Varig e Petrobras. Discute: "O papel do Engenheiro no século XXI". Inscrições: http://www.semec.com.br/. Outras informações: 19-8199-3879 (Gabriel).

Dia 20

I Olimpíada de Física

O OSA Student Chapter at Unicamp organiza no dia 20 de outubro, a I Olimpíada de Física da Unicamp. Trata-se de uma competição de Física entre alunos do ensino médio das escolas de Campinas e região. Mais informações na página do evento: http://www.ifi.unicamp.br/osa/olimp/evento.html

Dia 21

Unicamp sedia congresso de petróleo

A Unicamp sedia de 21 a 24 de outubro, o 4o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás Natural. Informações e inscrições: http://ivpdpetro.dep.fem.unicamp.br/

Congresso de Geoquímica

O professor Bernardino de Figueiredo, do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, é um dos organizadores do XI Congresso Brasileiro de Geoquímica, evento que ocorre de 21 a 26 de outubro, no Hotel Bourbon Atibaia (Rodovia Fernão Dias, s/n, Km 37,5 – Atibaia-SP). O Congresso é realizado pela Sociedade Brasileira de Geoquímica e conta com o apoio da Comissão IUGS-GEM (Geosciences for Environmental Management da União Internacional das Ciências Geológicas) e da IMGA (International Medical Geology Association). Saiba mais sobre o congresso no site www.acquacon.com.br/xicbgq. Outras informações: 19-3521-4572.

Dia 22

Workshop internacional do Nepo discute Amazônia

O Workshop Internacional "Dinâmica Populacional e Mudança Ambiental na Amazônia Brasileira" acontece nos dias 22 e 23 de outubro, a partir das 9 horas, no auditório do Nucleo de Estudos de População (Nepo). O evento é coordenado pelo professor Daniel Daniel Joseph Hogan. Confira a página do evento http://72.232.29.50/~ifnepo/usuario/GerenciaNavegacao.php?texto_id=856

Dia 23

Unicamp é finalista em Pesquisa Científica

Os ganhadores do Prêmio Melhores Universidades serão anunciados no dia 23 de outubro. A Unicamp é finalista na categoria Pesquisa Científica. Mais: http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDND/ND_1184/ND_1184.html

Dia 28

Congresso

O VIII Congresso Brasileiro de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese acontece de 28 a 31 de outubro, em Mangaratiba, Angra dos Reis-RJ. No encontro serão debatidos os temas "Agentes mutagênicos e reparo de DNA", "Câncer e marcadores de suscetibilidade", entre outros. No congresso também está prevista a realização de cursos. Outras informações na página eletrônica http://www.sbmcta.com.br

Dia 29

Sibragec

O Sibragec - Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção, organizado pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), acontece de 29 a 31 de outubro, no Hotel Nacional Inn, em Campinas-SP (Rua Benedito de Campos, 35, Jardim do Trevo). Inscrições e mais informações: http://www.fec.unicamp.br/~sibragec2007/

--- RSS --- 

Acompanhe notícias atualizadas do Portal da Unicamp (http://www.unicamp.br/index_xsl.xml)

Caso não saiba utilizar o RSS clique no endereço abaixo (http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/rss-portal/)

Assine e receba (gratuitamente) a programação de eventos da Unicamp (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/unihoje_assine_UnicampHoje_form.html)

Para divulgar seu evento basta preencher formulário eletrônico no endereço http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/divulgue.html

(H.C.J)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l