Unicamp Hoje (26 de setembro de 2007)

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Ter Set 25 00:00:00 BRT 2007


Unicamp Hoje (26 de setembro de 2007)

XV Congresso de Iniciação Científica

O XV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp acontece nesta quarta-feira (26) e na quinta (27), no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp. O evento, organizado pelas Pró-reitorias de Graduação e de Pós, será aberto às 14h30 com apresentação do Grupo Coletivo Orquestral. Executa: Abertura metropolitana, Sobre os tamanhos, Meio de entretenimento, Zabumba e Cromates, composições e orquestrações originais do maestro Mário Campos, idealizador e coordenador do Coletivo. Das 15h30 às 17h30, painéis das áreas de Artes, Biológicas, Exatas, Humanas e Tecnológicas, ficarão expostos no GMU. Confira a relação de alunos inscritos (http://www.prp.rei.unicamp.br/pibic/congressos/xvcongresso/inscritos.php). Consulte também a página do evento (http://www.prp.rei.unicamp.br/pibic/congressos/xvcongresso/programacao.php). Outras informações: 19-3521-4891. Leia matéria publicada pelo Jornal da Unicamp (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/setembro2007/ju373pag4a.html).

Mesa-redonda e oficina com Samir Yazbek

Parte do Projeto Artista Residente, o diretor e dramaturgo Samir Yazbek, ministra nesta quarta-feira (26), às 19 horas, na sala CL-15 do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), a mesa-redonda informal "Discursos: Literário, Dramatúrgico e Cênico". Os professores Alcir Pécora e Mário Santana participam do evento, que é aberto ao público. De 26 de setembro a 12 de dezembro, o dramaturgo ministrará, às quartas-feiras, sempre das 19 às 22 horas, no mesmo local, a oficina " Dramaturgia em Movimento". Tem como público-alvo alunos de graduação e de pós-graduação da Unicamp, grupos de teatro de Campinas, Barão Geraldo e comunidade em geral. Interessados na oficina devem fazer inscrição no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, até o dia de seu início. No ato da inscrição o candidato deve apresentar breve currículo (1pág.) e carta de interesse. A oficina terá início no dia 3 de outubro. Informações: ceprod em iar.unicamp.br

FCM inaugura sala de videoconferência

Nesta quarta-feira (26), às 10 horas, no último piso do prédio-sede da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), acontece a inauguração da sala de videoconferência da FCM, com a palestra "Telemedicina no Brasil", do professor Luiz Ary Messina, coordenador da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). A entrada é franca.

Bate-papo e lançamento de filme trazem
Beto Brant e Ciasca ao Instituto de Artes

O Grupo Gestor de Eventos Institucionais (GGRI) recebe nesta quarta-feira (26), o diretor Beto Brant e o roteirista Ciasca. Eles participam, às 18h30, de bate-papo e lançamento do filme "Cão sem dono". A atividade acontece no auditório do Instituto de Artes (IA) e é realizada em parceria entre a Reitoria, Cine Paradiso e IA. Outras informações: 19-3521-1744.

GGBS e AFPU organizam evento
para comemorar Dia do Secretário

O Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) e a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) organizam no dia 1 de outubro, das 13 às 17 horas, no auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), evento para comemorar o Dia do Secretário. Secretários e secretárias da Unicamp, interessados em participar do evento, devem preencher ficha de inscrição até nesta quarta-feira (26), no site do GGBS. No evento, além da recepção aos secretários, haverá palestra e confraternização com coquetel e música.

Duo Priedols Kacelnik faz recital
de violão no Centro de Convenções

A Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) e o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) organizam nesta quarta-feira (26), às 12h30, no auditório II do Centro de Convenções da Unicamp, um recital com o Duo Priedols Kacelnik. No programa, obras de Fernando Sor – L'Encouragement Op. 34; Alberto Ginastera – Idílio Crepuscular; Douglas Lora – Dança N. 1; Radamés Gnatalli - Toccata em Ritmo de Samba; Radamés Gnatalli – Anacleto de Medeiros (da Suíte Retratos); Domenico Scarlatti – Sonata L.65 e J. S. Bach - Fantasia BWV 906. André Priedols e Daniel Kacelnik iniciaram as atividades em duo no final de 2005, com o objetivo de explorar o repertório tradicional para a formação. O resultado deste trabalho levou-os à premiação em dois dos mais importantes concursos de violão do Brasil: 1º lugar no X Concurso Musicalis e 1º lugar no XVII Concurso de Violão Souza Lima. Foram também vencedores do 1º Concurso CCJ Novos Talentos da Música. O evento tem entrada franca. Informações: 19-3521-1733.

Lançamento

A professora Magda Barros Biavaschi, do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit), ligado ao Instituto de Economia (IE), lança nesta quarta-feira (26), às 18h30, na Livraria Santa Fé Pizza Bar (Av. Albino J. B. de Oliveira, 1265), em Barão Geraldo, Campinas-SP, o livro O Direito do Trabalho no Brasil – 1930-1942 (Editoras Cesit e Ltr). Informações: 19-3289-4800.

Seminário do Nepo discute aborto

O seminário "Estudos sobre a questão do aborto em países da América do Sul com ênfase no Brasil", coordenado pela professora Maria Isabel Baltar da Rocha, do Núcleo de Estudos de População (Nepo), prossegue até nesta quarta-feira (26), no auditório do Instituto de Economia (IE) da Unicamp. Outras informações no site www.nepo.unicamp.br ou telefone 19-3521-5898.

Sétimo dia

A missa de sétimo dia em memória ao professor Antonio Fernando dos Santos Penna, falecido no último dia 20, acontece nesta quarta-feira (26), às 18h30, na Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro da Nova Campinas, em Campinas-SP. Penna era professor do Departamento de Eletrônica Quântica (DEQ) do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW).

---
EM ANDAMENTO
---

GGBS organiza campanha de doação de livros

O Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) organiza até 30 de outubro, a campanha “Doe um livro”, parte do “Projeto de Incentivo à Leitura” da unidade. O objetivo é estimular a leitura dos alunos que freqüentam as creches da Unicamp. A doação dos livros (novos e usados e em boas condições de uso) de literatura infantil e infanto-juvenil, podem ser feitas nos postos de coleta, distribuídos no Hospital das Clínicas (HC), Biblioteca Central “Cesar Lattes” (BC-CL), Reitoria, Centro de Convivência Infantil (Ceci) e no Prodecad. A iniciativa é apoiada pela Livraria Fnac do Shopping D. Pedro. Informações: ggbs em reitoria.unicamp.br

Colloquium CLE 30 anos

Para comemorar 30 anos de atividades acadêmicas, o Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) organiza, até dezembro o "Colloquium CLE 30 Anos". Trata-se de uma série de palestras que ocorrerão em 2007 e 2008, enfatizando a interdisciplinaridade e a interação do CLE com os diversos Institutos, Faculdades e demais órgãos da Unicamp, como também com outras instituições brasileiras e estrangeiras, que atuam nas áreas de lógica, epistemologia e história da ciência. Confira a programação completa na página eletrônica http://www.cle.unicamp.br/principal/CLE_30anos/programa_geral.php

Silvana Suaiden expõe no Espaço das Artes

Até 28 de setembro a artista Silvana Suaiden expõe no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). São desenhos e pinturas em diversas técnicas. Denominada "Entre a noite e o dia", pode ser visitada das 8h30 às 17h30. Informações: 19-3521-8968.

Adélio Sarro expõe "Encantos da Cor" no Espaço de Arte

A exposição de pinturas "Encantos da Cor", de Adélio Sarro Sobrinho, pode ser visitada até 11 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, no Espaço de Arte do Centro de Convenções da Unicamp. A mostra foi aberta no dia 20 de setembro. Informações: 19-3521-1733.

---
INSCRIÇÕES
---

Caeb

O VIII Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia (Caeb), evento organizado pelos alunos do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, acontece em outubro de 2007. As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro (nova data), na página do evento http://www.ib.unicamp.br/caeb/. Outras informações: rmodolin em gmail.com

InovaNIT abre inscrições
para curso de estruturação de NIT

Estão abertas as inscrições para o segundo curso de estruturação de NIT, no âmbito do projeto InovaNIT, da Agência de Inovação (Inova) da Unicamp. Com o apoio do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), o treinamento será oferecido no auditório da direção da Faculdade de Tecnologia no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Tecnologia, Módulo DT. O objetivo é introduzir os principais temas e dimensões relacionados à institucionalização, gestão e desenvolvimento de NIT. Destina-se principalmente aos interessados vinculados a NIT e ICT da Região Centro-Oeste. As inscrições podem ser feitas até 24 de setembro. Parte do treinamento é feito em ambiente de educação à distância e parte em encontros presenciais que acontecerão de 22 a 26 de outubro. O número de vagas, metodologia, corpo docente, critérios de aceitação no treinamento e demais informações estão disponíveis no site http://www.inova.unicamp.br/site/06/paginas/inovanit_curso_brasilia.php

GGBS organiza copa de futebol society. Equipes já podem se inscrever

O Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) organiza de 6 a 24 de outubro, a IV Copa de Futebol Society. Equipes interessadas devem fazer inscrição até 28 de setembro, no GGBS (Rua da Reitoria s/n, prédio da Reitoria III), com Humberto ou Roberto. Cada equipe inscrita (atletas acima de 30 anos) poderá participar com três jogadores com idade inferior. Os times podem inscrever até 15 jogadores. No ato da inscrição cada equipe deverá contribuir com 1Kg de alimento perecível (por inscrito). Outras informações: 19-3521-4852.

I Olimpíada de Física

O OSA Student Chapter at Unicamp organiza no dia 20 de outubro, a I Olimpíada de Física da Unicamp. Trata-se de uma competição de Física entre alunos do ensino médio das escolas de Campinas e região. As inscrições podem ser feitas até 29 de setembro, no site: http://www.ifi.unicamp.br/osa/olimp/inscricoes.html. Mais informações na página do evento: http://www.ifi.unicamp.br/osa/olimp/evento.html

Prêmio Nepo de Saúde Reprodutiva e Sexualidade

O Núcleo de Estudos de População (Nepo) acaba de lançar, em comemoração ao seu 25o aniversário, o “Prêmio Nepo 25 anos nas áreas de Saúde Reprodutiva e Sexualidade”. Trata-se de um concurso destinado a pesquisadores e estudiosos das áreas de Saúde Reprodutiva e Sexualidade. Tem por objetivo incentivar a produção de trabalhos que analisem avanços e lacunas nas áreas, nos últimos 25 anos, e refletir sobre o seu futuro no Brasil. Os trabalhos devem ser enviados até 1o de outubro para o seguinte endereço: “Prêmio Nepo 25 anos” (Av. Albert Einstein, 1300, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo, Campinas-SP, CEP 13081-970). A ficha de inscrição está disponível no endereço eletrônico http://72.232.29.50/~ifnepo//fotos/incricaopremio25anossaude.doc e deve ser encaminhada, após seu preenchimento, para o e-mail premio25anos em nepo.unicamp.br
Apresentação - Os trabalhos devem ser apresentados em forma de ensaio acadêmico, na fonte Times New Roman, tamanho 12, com título e nome do autor, e não ultrapassar 30 laudas. A cópia dos trabalhos também deve ser encaminhada para o e-mail acima. Outras informações: telefone 19-3521-5893.

Ouvidoria e Humanização do HC recebem
inscrições para mostra de trabalhos

Estão abertas as inscrições para a II Mostra de Trabalhos de Ouvidoria e Humanização no Ambiente Hospitalar “Cidadania e Direitos dos Usuários da Saúde”. A mostra, organizada pela Ouvidoria, Grupo de Trabalho e Humanização e pela Seção de Relações Públicas e Imprensa do Hospital das Clínicas (HC), é vinculada a III Jornada da Ouvidoria do HC, evento que ocorre em outubro próximo. As inscrições serão recebidas de 1 a 3 de outubro, na Seção de Recursos Humanos do HC (3º andar), das 9 às 12 e das 14 às 16 horas. 
Funcionários, docentes, alunos, residentes e usuários (internos e externos ao campus), podem inscrever trabalhos nas seguintes categorias: escrita, musical, artes plásticas e artes cênicas. Os trabalhos selecionados pela Ouvidoria, pelo Grupo de Humanização do HC e pela Seção de Relações Públicas e Imprensa, serão expostos de 8 a 18 de outubro, no Hall que fica em frente a Capela do Hospital. 
Apresentação - Na categoria "escrita" os trabalhos inscritos devem ter, no mínimo, o tamanho de uma folha A4 (210x297 mm) e, no máximo, o de pôster (0.90 m X 1,20 m). Na categoria "artes plásticas" as peças artesanais devem ser de fácil remoção. Já os inscritos nas categorias "artes cênicas" e "musical" terão sua viabilidade analisada antecipadamente pela Comissão Organizadora. 
Premiação - Os trabalhos classificados em 1°, 2° e 3° lugares (de cada categoria) serão contemplados com medalhas de honra ao mérito e declarações. A premiação acontece no dia 24 de outubro, às 16 horas, no anfiteatro do HC (3° andar), durante o encerramento da III Jornada da Ouvidoria. Os autores da exposição receberão declaração de participação.

Cotuca recebe inscrições até 15 de outubro. Leia mais: http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDND/ND_1180/ND_1180.html

Semana de Tecnologia em Plásticos

O Departamento de Plásticos do Colégio Técnico da Unicamp, o Cotuca, promove nos dias 15, 16 e 17 de outubro, no Centro de Convenções da Unicamp, a 6a. Semana de Tecnologia em Plásticos 2007. As inscrições devem ser feitas até o dia 5 de outubro, no site www.cotuca.unicamp.br/plasticos. Outras informações: eplasticos em cotuca.unicamp.br

Biblioteca do IB oferece cursos de capacitação científica

A Biblioteca do Instituto de Biologia (IB) está oferecendo os cursos "Fontes de Informação Eletrônicas e Nomalização de Trabalhos Científicos, dentro do Programa de Capacitação de Usuários em Informação Científica". Os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas no site http://server01.bc.unicamp.br/p_capacitacao/site/modulos.php?id=3 . Informações pelo e-mail falonso em unicamp.br.
----------- Consulte: -----------

CONCURSOS http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/concursos.html

TESES http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

OPORTUNIDADES http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.html

---
AGENDE-SE
---

Dia 27

Fórum Permanente de Agronegócios
Os Fóruns Permanentes foram criados em 2003 com o objetivo de realizar debates e reflexões sobre ações de ensino, pesquisa e extensão, integrando a comunidade interna e externa da Unicamp. O próximo, de Agronegócios, intitulado "Controle de Qualidade de Produtos Agrícolas", acontece no dia 27 de setembro, das 9 às 17 horas, no auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL). Inscrições e outras informações podem ser obtidas na página do evento (http://www.cori.unicamp.br/foruns/agro/agro22.php#1). Organizado pelo Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA), o Fórum de Agronegócios é apoiado pelas coordenadorias Geral da Universidade (CGU) e de Relações Institucionais e Internacionais (Cori).

IQ recebe Mudi Sheves

O Instituto de Química (IQ) recebe no dia 27 de setembro, às 16h30, a visita do profesor Mudi Sheves, vice-presidente para transferência de tecnologia do Instituto Weizmann de Israel. Ele ministra, no auditório da unidade, o seminário “Molecular Mechanism for the Function of Retinal Proteins”.

Nelson Prudêncio

No dia 27 de setembro, às 19 horas, no auditório da Biblioteca Central “César Lattes” (BC-CL), o atleta Nelson Prudêncio profere palestra e participa de debate. Após a palestra haverá sessão de autógrafos. Mais: http://sistemas.rei.unicamp.br/ggbs/noticias.php?area=prudencio

Conecta

O 1o Conecta da Ciência ao Mercado, seminário de inovação e transferência de tecnologia, acontece no dia 27 de setembro, no Mercure Grand Hotel, em São Paulo-SP.Saiba mais : http://www.institutoinovacao.com.br/conecta/convite.html

Workshop Gesiti-2007

O V workshop Gesiti-2007 acontece no dia 27 de setembro, a partir das 8h30, no auditório do Centro de Estudos e Pesquisas “Renato Archer”. O evento prossegue até dia 28. Tem como público-alvo empresários, consultores e profissionais vinculados à gestão de organizações, profissionais de TI e informática, professores, pesquisadores e interessados no tema. Durante o evento será lançado o livro Por que Gesiti? – Segurança, Inovação e Sociedade, com palestras dos respectivos autores. Inscrições e programação no site: http://www.cenpra.gov.br/noticiaseeventos/2007/gesiti/index_gesiti.htm
Outras informações: 19-3746-6000.

Dia 28

Fórum

O Fórum “Desafios Contemporâneos do Ensino Superior” acontece no dia 28 de setembro, das 8h30 às 18h15, no auditório do Centro de Convenções da Unicamp. O evento é composto por palestras e mesas-redondas sobre o tema. Na palestra de abertura, o professor Giancarlo Spinelli, do Politécnico di Milano, fala sobre “The Bologna process and the emerging European System”. Mais informações: 19-3521-5039.

Museu Exploratório recebe Pauline Finn

O Museu Exploratório de Ciências da Unicamp recebe no dia 28 de setembro, a professora Pauline Finn, diretora do Science Word British Columbia, Canada. Ela profere, às 11 horas, na sede do Museu Exploratório, a palestra "Community Science Celebrations - a community approach to turning children on to science in British Columbia, Canada". Saiba mais: http://www.mc.unicamp.br/seminarios/index_arquivos/Page610.htm

Lenita Waldiges lança Nho Tinoco e Burrico de Pau:
a história de Carlos Gomes contada por ele mesmo

A professora Lenita Waldiges Mendes Nogueira, diretora do Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) da Unicamp, lança, dia 28 de setembro, às 18h30, no prédio da Biblioteca Pública Municipal “Ernesto Vink”, localizada na Rua Benjamin Constant (ao lado Prefeitura Municipal de Campinas (PMC), o livro “Nho Tinoco e Burrico de Pau: a história de Carlos Gomes contada por ele mesmo". Outras informações: 19-3521-6533 (Nilva).

Dia 29

Netgastro

O Curso Nacional a Distância de Atualização em Gastroenterologia e Cirurgia Geral (Netgastro) acontece no dia 29 de setembro, às 8h30, no auditório Masao Fujimaki do Centro de Diagnósticos de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro). O curso é dirigido pelo professor Henrique Walter Pinotti e coordenado por Marco Aurelio Santo. A entrada é franca. Informações: 19-3521-8565.

FOP reúne ex-alunos e comemora
bodas de prata da turma de 82

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp realiza encontro de ex-alunos no sábado (29), no anfiteatro quatro, a partir da 11 horas, em comemoração às bodas de prata da turma de 1982. O evento, que integra as comemorações do cinqüentenário da FOP, irá homenagear todas as pessoas que participaram da história da instituição, como o paraninfo, o nome de turma, o patrono, além da atual direção. Na oportunidade, os ex-alunos realizarão um tour pelas dependências da Instituição. No encontro de ex-alunos da FOP também haverá descerramento de uma placa comemorativa aos 25 anos. Uma confraternização na área de lazer encerra as comemorações. Informações: cesar em fop.unicamp.br
--- RSS ---
Acompanhe notícias atualizadas do Portal da Unicamp (http://www.unicamp.br/index_xsl.xml)

Caso não saiba utilizar o RSS clique no endereço abaixo (http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/rss-portal/)

Assine e receba (gratuitamente) a programação de eventos da Unicamp (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/unihoje_assine_UnicampHoje_form.html)

Para divulgar seu evento basta preencher formulário eletrônico no endereço http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/divulgue.html

(H.C.J)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l