Unicamp Hoje (5 de maio de 2008)

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qua Abr 30 00:00:00 BRT 2008



Congresso Interno de Iniciação Científica

A Unicamp recebe, de hoje (5) a sexta-feira (9), as inscrições para o XVI Congresso Interno de Iniciação Científica. Poderão se inscrever bolsistas do Pibic/CNPq, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e alunos de graduação com projetos financiados por agências de fomento à pesquisa. Serão aceitas também inscrições de alunos de graduação da Unicamp com projetos não-financiados. O congresso organizado pelas pró-reitorias de Pesquisa e Graduação acontecerá de 24 a 25 de setembro, no Ginásio da Unicamp.
Mais: http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_10130/NUH_10130.html

Posse na Faculdade de Educação
A Faculdade de Educação (FE) da Unicamp empossa hoje (5), às 16 horas, seu novo diretor, o professor Sérgio Antonio da Silva Leite. A cerimônia acontece a partir das 16 horas no salão nobre da unidade. O atual diretor da FE é o professor Jorge Megid Neto.
Casa do Lago

‘Desmontando o quinto ato’ é o nome da mostra cinematográfica de Alexander Kluge, que a Casa do Lago exibe a partir de hoje (5). Até o dia 16 de maio a mostra itinerante exibe sua filmografia completa de longa-metragens, apresentando vários de seus filmes inéditos no Brasil, além de diversos curtas, trazendo inclusive uma entrevista com Jean-Luc Godard e outra com o próprio Alexander Kluge.
Mais em http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_10129/NUH_10129.html
II Semana de Pesquisa da FCM
A Câmara de Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realiza, de hoje (5) a 8 de maio, das 9 às 18 horas, no auditório da faculdade, a II Semana de Pesquisa. A cerimônia de abertura será no dia 5, às 18 horas, com a palestra A utilidade do conhecimento, de Carlos Vogt, secretário de Estado da Secretaria de Ensino Superior. No total, 226 trabalhos de especialistas e pesquisadores da FCM e de outras instituições de ensino e pesquisa no Brasil farão apresentações orais e exibição de pôsteres. As cinco melhores pesquisas serão premiadas. A programação completa e as inscrições estão disponíveis na página do evento. A II Semana de Pesquisa faz parte das comemorações dos 45 anos da FCM. 
Segurança alimentar
O curso semipresencial "Segurança alimentar e nutricional" tem sua abertura hoje (5) , às 9 horas, no auditório do Instituto de Economia. Ministrado em conjunto pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Instituto de Economia (IE) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa), é oferecido pela Escola de Extensão da Unicamp. Acontece até 23 de junho
Exposição de Antoninho Perri continua

A exposição de Antoninho Perri, fotógrafo da Assessoria de Imprensa da Unicamp, continua por mais uma semana no Espaço de Arte do Centro de Convenções da Unicamp. A mostra poderá ser visitada até dia 29 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h30. Mais em
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/abril2008/ju392pag12.html
Libras

Através de convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Unicamp passa a oferecer dois cursos de graduação a distância: licenciatura em Letras-Libras e bacharelado em Tradução e Interpretação Letras-Libras. O primeiro deles é preferencialmente voltado à formação de educadores surdos. O intuito da iniciativa é o de formar tanto professores para o ensino da Língua Brasileira de Sinais como também tradutores e intérpretes. A prova de seleção para os dois cursos será elaborada pela UFSC. As inscrições para o vestibular ocorrerão até hoje (5), on line, nos sites http://www.libras.ufsc.br ou http://www.coperve.ufsc.br/. O vestibular será no dia 1 de junho, na Unicamp, para os candidatos do Estado de São Paulo. Mais: http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_10015/NUH_10015.html
OPORTUNIDADES
Estagiário para o Centro de Computação

O Centro de Computação da Unicamp oferece vagas para estágio na área de multimídia e comunicação, para atuar na equipe de apoio a Educação a Distância. A carga horária do estágio é de 20 horas semanais, no período das 8h30 às 12h30 ou das 13h30 às 17h30. O interessado deve estar cursando nível superior, nas áreas de comunicação, publicidade e marketing, computação ou áreas afins, e residir próximo a Campinas. Salário de R$ 451,07. São requisitos desejáveis:  criação e edição de conteúdo multimídia (imagem, animação, áudio e vídeo); uso de equipamentos para gravação e transmissão de áudio e vídeo; na Web e videoconferência; suporte técnico aos usuários dos serviços acima. Requisitos obrigatórios: vontade de aprender, companheirismo, boa vontade, bom humor, espírito de equipe, colaboração e estar de bem com a vida. Os interessados deverão preencher o questionário on line que se encontra em http://woodstock.unicamp.br/limesurvey/index.php?sid=14897, até o dia 9 de maio.

6 de maio
Posse
No dia 6 de maio, o professor Claudio Airoldi, do Instituto de Química (IQ) da Unicamp, será empossado como novo membro da Academia Brasileira de Ciências.
Palestras da FOP

O Grupo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante de Odontologia (Grapeo) da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) promove a primeira palestra educativa para pais (professores e funcionários). Será no dia 6 de maio, às 17 horas, no anfiteatro 4 da FOP. O encontro faz parte de um ciclo de palestras educativas que tem por objetivo apresentar à comunidade da FOP, temas variados ligados à Educação, Saúde e Qualidade de Vida. Informações: 19-2106-5336.

Dia 7 de maio

Cotil Arte - A 13ª edição do Cotil Arte, evento tradicional do Colégio Técnico de Limeira, o Cotil, da Unicamp, tem seu encerramento no dia 7 de maio, no teatro Vitória. às 19 horas, haverá apresentação e julgamento dos finalistas em composição musical, coreografia grupo e solo e monólogo. São 450 trabalhos nas áreas de fotografia, instalação, composição musical, monólogo, coreografia solo e grupo, que envolvem quase 1200 alunos. Os trabalhos da Cotil Arte 2008 são os seguintes: 6 coreografias solo, 11 coreografias grupo, 26 monólogos, 27 suportes, 17 composições musicais, 28 instalações, 110 desenhos livres e 212 fotos. Os três primeiros lugares de cada modalidade serão premiados com troféus e dinheiro. 

Vitivinicultura - A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) iniciou, em março último, o II Ciclo de Palestras de Tecnologia em Vitivinicultura no Estado de São Paulo. A próxima, “Potencial do Geoprocessamento e Climatologia na Produção Vitivinícola em São Paulo”, ocorre no dia 7 de maio. “Poda e Colheita Mecanizada na condução do Vinhedo” é o tema que será abordado em 4 de junho. Os encontros acontecem sempre das 12h30 às 14 horas, no anfiteatro da Feagri. Outras informações: cpg em agr.unicamp.br 

Biofórum - O Biofórum, série de palestras em Ecologia, programou a próxima para o dia 7 de maio, das 13 às 13h50, na sala de defesa, no prédio da pós-graduação do Instituto de Biologia. Henrique C.P. Silveira (PPG Ecologia) fala sobre o tema "Interação entre formigas e Guayaquila xiphias (Hemiptera: Membracidae) sobre Schefflera vinosa (Araliaceae): o papel dos lipídios cuticulares na camuflagem química dos membracídeos". Informações: 19-3521-6327, com Adriana ou e-mail.

Dia 8 de maio 

Fórum Permanente - "Pesquisa Interdisciplinar e Avaliação: Tendências no Debate Contemporâneo" é o tema do Fórum Permanente marcado para o dia 8 de maio, das 9 às 17 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. O fórum é organizado pela Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen). Informações 
Fernando Costa coordena evento organizado pelo Boldrini

No dia 8 de maio, data em que se comemora o “Dia Mundial das Hemoglobinopatias”, o professor Fernando Ferreira Costa, coordenador geral da Unicamp, coordena o evento  “Hemoglobinopatias: um problema de Saúde Pública”, organizado pelo Centro Infantil Boldrini. O encontro ocorre nos dias 8, 9 e 10 de maio, no Centro Infantil Boldrini (Rua Dr. Gabriel Porto, 1270), na Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, em Barão Geraldo. A abertura está prevista para as 19 horas. Na primeira mesa-redonda, às 19h30, o professor Victor Boulyjenkov (WHO) discute o tema “Hemoglobinopathes – a global problem and WHO approaches to their control”. Na seqüência, Rodolfo Cançado, da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, aborda: “Epidemiologia e cuidado aos portadores de hemoglobinopatias”. Doença falciforme e talassemia são temas que também serão discutidos por pesquisadores da área até o final do evento. O encontro é apoiado pela Unicamp, pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-americana da Saúde. 
Doador Universitário

A segunda coleta de 2008 ocorre no dia 8 de maio, a partir das 8 horas, no estacionamento da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), perto da Cantina Tropicaliente. Confira o calendário de coletas (formato word). Informações: 19-3521-8705.
Dia 9 de maio 
O Samba Paulista e suas Histórias - A professora Olga Rodrigues de Moraes Von Simsom, do Centro de Memória Unicamp (CMU), lança no dia 9 de maio, às 19 horas, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777), o livro O Samba Paulista e suas Histórias (Editora da Unicamp). No lançamento está prevista a participação do Núcleo de Samba Cupinzeiro.
----------- Consulte: -----------
CONCURSOS http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/concursos.php
TESES http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.php
OPORTUNIDADES http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.php
Unicamp Hoje
www.unicamp.br/imprensa

--- RSS --- Acompanhe notícias atualizadas do Portal da Unicamp (http://www.unicamp.br/index_xsl.xml)
Caso não saiba utilizar o RSS clique no endereço abaixo (http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/rss-portal/)
Assine e receba (gratuitamente) a programação de eventos da Unicamp (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/unihoje_assine_UnicampHoje_form.html)
Para divulgar seu evento basta preencher formulário eletrônico no endereço http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/divulgue.php.

Antes de preencher o formulário, consulte a agenda e verifique se o seu evento já está cadastrado em www.unicamp.br/imprensa
(RC)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l