Unicamp Hoje (7 de abril de 2008)

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Sex Abr 4 00:00:00 BRT 2008


Unicamp Hoje (7 de abril de 2008)
Bolsas Pibic/CNPq e SAE - As inscrições ao processo seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq e SAE) podem ser feitas desta segunda-feira (7) até 25 de abril, pelo endereço eletrônico http://www.prp.unicamp.br/pibic. Leia mais: http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_9818/NUH_9818.html
Dia Mundial da Saúde - A Divisão de Recursos Humanos do Hospital de Clínicas (HC) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), GGBS, DGRH e Funcamp, organiza nesta segunda-feira (7) e na terça (8), uma série de atividades em comemoração ao “Dia Mundial da Saúde”. Com a temática “Proteger a Saúde da Mudança Climática”, no evento estão previstas palestras, mesas-redondas, apresentações teatrais, oficinas, feiras, apresentações musicais e exposições. Outras informações: 19-3521-7742.
Gérard Pommier - Os Projetos "Aquisição da Linguagem" e "Semasoma" do IEL juntamente com o Laboratório de Psicopatologia Fundamental da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) receberão o professor e psicanalista Gérard Pommier, que desenvolverá as seguintes atividades: 
Nesta segunda-feira (7) até 9 de abril - Minicurso: Reflexões sobre a escrita: a criança, o infantil e o poético 
Horário: 9 às 11 horas
Local: auditório do IEL
Nesta segunda-feira (7) - Conferência: Por que somos dextros ou canhotos? 
Horário: 14 horas 
Local: auditório Sigmund Freud (Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp)
Dia 10 de abril Conferência "O desejo da criança" 
Horário: 9 horas 
Local: auditório do IEL 
Oficina de Redação - A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abre nesta segunda-feira (7), às 9 horas, as inscrições para a oficina “A Redação no Vestibular Unicamp”, realizada pelo quinto ano consecutivo. As inscrições poderão ser feitas até as 17 horas do dia 18 de abril, exclusivamente pela internet, na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br). A oficina será realizada em quatro sábados do mês de maio (10, 17, 24 e 31/05), das 08 às 13 horas, no campus da Unicamp, em Campinas.
Métodos substitutivos ao uso de animais na Educação - O “I Encontro sobre Métodos Substitutivos ao Uso de Animais na Educação: a ética no avanço do saber” (EMS) será realizado nesta segunda-feira (7) e na terça (8), no auditório do Instituto de Economia (IE). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local. Proporcionar condições de diálogo entre profissionais envolvidos com a área das Ciências da Vida e divulgar os métodos substitutivos, bem como a crítica ao modelo animal de ensino, são alguns dos objetivos do encontro. Tem como público-alvo estudantes, profissionais, acadêmicos e cientistas das áreas das Ciências da Vida e profissionais afins. Outras informações: falonso em unicamp.br
Palestra com Gerd Spavoreck - “Modelo de expansão da produção de etanol no Brasil considerando aspectos socioeconômicos e ambientais” é o tema da palestra que o professor Gerd Spavoreck (Esalq/USP) profere nesta segunda-feira (7), às 10 horas, no auditório da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). O encontro é organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe).
Cotil procura docentes - O Colégio Técnico de Limeira, o Cotil, está reabrindo inscrições ao processo seletivo para contratação emergencial de dois docentes, pelo prazo de 270 dias, na carreira MST, Nível C. As duas vagas são para os Departamentos de Mecânica e de Construção Civil e Geomática. No Departamento de Mecânica o candidato deverá cumprir jornada de 40 horas/aula semanais, nas disciplinas de Produção Mecânica/Oficina e CNC. Já para o de Construção Civil e Geomática, o interessado deve ter formação ou estar cursando Engenharia ou Informática. A jornada de trabalho é de 10 horas/aula semanais, na disciplina de Cadmap. As inscrições serão aceitas nesta segunda-feira (7) e na terça (8), das 8 às 11 e das 13 às 16 horas, na seção de protocolo da unidade e serão efetuadas mediante requerimento dirigido ao diretor geral do Cotil, acompanhado de “Curriculum Vitae et Studiorum” e de comprovante de atividades didáticas e profissionais na área correspondente com declaração de disponibilidade de horário. Outras informações: rfiori em coril.unicamp.br
Circuito Caixa de Maratoninha 2008 - Quarenta crianças, com idades de 7 a 13 anos, filhos (as) de funcionários (as) da Unicamp, terão a oportunidade de participar no dia 13 de abril, no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), em Campinas, do Circuito Caixa de Maratoninha 2008. As inscrições (taxa de R$10 + 1 tênis usado em boas condições) serão recebidas nesta segunda-feira (7) até 11 de abril, das 10 às 16 horas, na agência da Caixa (Av. Francisco Glicério, 1480, centro), em Campinas-SP. A largada na Lagoa do Taquaral ocorre às 9 horas, no portão 5. As 25 crianças melhores classificadas em cada bateria receberão bicicletas. No final do circuito também haverá distribuição de medalhas, camisetas, bonés e lanches a todos os participantes. O evento é promovido pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) em conjunto com outras instituições. Mais informações: 19-3343-4001.
--------
EM ANDAMENTO
--------
Imigração Japonesa vira exposição na biblioteca do IFCH - Desde o dia 12 de março está em curso na biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp uma nova exposição. É uma alusão ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, comemorado este ano. Pelo menos dez livros do acervo do IFCH foram selecionados. Traz ainda fotografias de época que ilustram o universo japonês e algumas peças tridimensionais como uns leques e utensílios do cotidiano oriental. A exposição, que acontece todos os dias das 9 às 22h30, no saguão da biblioteca, pode ser visitada até o dia 30 de junho. Os livros contam parte da história do Japão e mostra a cultura do país, a vida dos samurais, a arquitetura local e até mesmo uma proposta de adaptação de casas japonesas para o Brasil. As peças tridimensionais, conta a bibliotecária supervisora, Maria Helena Segnorelli, foram trazidas do Japão emprestadas pelo casal Ana e Márcio Kumada. Ele, filho de japoneses, recentemente retornou do Japão, onde viveu por dois anos. Márcio enriqueceu a exposição com objetos pessoais. São peças de louça, rashis, algumas miniaturas de armas de defesa dos samurais, origamis e o tsuru - ave sagrada para o povo japonês que, segundo a lenda, vive 1.000 anos e representa saúde e prosperidade. Informações: 19-3521-1618.
--------
INSCRIÇÕES
--------
Mexa-se - Os interessados em participar do Programa de Convivência e Atividade Física Mexa-se (http://www.unicamp.br/css/mexa-se/) devem preencher formulário de inscrição na Estação de Atividades (Praça das Bandeiras) ou pelo e-mail lap em fef.unicamp.br. O objetivo geral do programa é disseminar informações de caráter preventivo e promover a saúde através da prática de atividade física junto à comunidade do campus. O “Mexa-se” integra o Projeto Institucional de Qualidade de Vida na Unicamp, coordenado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU).
Atuações e Atualidades em Oncologia - A Disciplina de Oncologia Clínica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), por meio da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), organiza nos dias 16, 17 e 18 de maio, o curso de extensão em Psico-Oncologia “Atuações e Atualidades". Será realizado em três tempos e em dois locais: No dia 16 de maio, no Centro de Convenções da Unicamp e nos dias 17 e 18, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Os interessados em participar devem se inscrever de 1 a 5 de maio, por meio de preenchimento de formulário eletrônico http://www.extecamp.unicamp.br/dados30.asp?sigla=FCM-0257&of=001. A abertura oficial está prevista para o dia 16, às 20 horas, no Convenções, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Campinas. Na primeira palestra do curso, logo após a abertura oficial, a psicóloga Elisa Perina, da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia e do Centro Infantil Luiz Boldrini, discute o tema “A Psico-Oncologia no Brasil e no Mundo”. A programação completa das palestras pode ser conferida no site http://www.extecamp.unicamp.br/noticia08-03-19-Simposio-Psico-Oncologia.asp. Com 330 vagas, e com carga horária de 17 horas presenciais, “Atuações e Atualidades” é direcionado para alunos dos cursos de psicologia, medicina, enfermagem, fisioterapia, serviço social e profissionais das respectivas áreas. Será ministrado pelos professores Carmen Silvia Passos Lima, Silvia Maria Santiago, Silvia Regina Brandalise, José Barreto Campello Carvalheira, Elisa Maria Perina, Roosevelt Moises Smeke Cassorla, Sonia Novaes de Rezende e José Henrique Rodrigues Torres. Outras informações: karlacg em fcm.unicamp.br

Simtec - Estão abertas até 30 de maio as inscrições para o II Simtec, evento que tem como objetivo expor trabalhos que evidenciem a participação de funcionários na gestão universitária e na produção técnico-científica, acadêmica e de extensão da Unicamp. Os trabalhos deverão ser direcionados para os seguintes eixos temáticos:

Administração e Gestão - Compreende experiências e projetos que promovam soluções e/ou melhorias organizacionais, técnicas ou administrativas.

Projetos Institucionais no Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão - Compreende projetos que promovam o desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico.

Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida - Compreende ações de abrangência humana, individual e coletiva, nas questões de saúde física, psicológica, ambiental e social, além de ações educacionais e assistenciais. Mais detalhes podem ser obtidos pelo site do GGBS http://www.gr.unicamp.br/ggbs ou e-mail ggbs em reitoria.unicamp.br

Incamp - A Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp), a Incubadora de Software Softex e as incubadoras de empresas de Limeira e Araras estão organizando a II Jornada de Empreendedorismo. O evento tem como objetivo selecionar projetos ou idéias de base tecnológica que possam se transformar em empreendimentos. As inscrições serão aceitas até 31 de maio, no site http://www.incamp.unicamp.br/

Prêmio José Reis - Estão abertas as inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica de 2008. Concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) desde 1978, o Prêmio é destinado àqueles que contribuam significativamente para tornar a ciência, a tecnologia, a pesquisa e a inovação conhecidas do grande público. Neste ano, o prêmio será atribuído à categoria Jornalismo Científico, premiando o jornalista profissional que se destaque na difusão da ciência e tecnologia nos meios de comunicação de massa. Os profissionais interessados em se inscrever terão até o dia 16 de maio deste ano. Para participar deverão enviar, pelos Correios, o Currículo Lattes atualizado, uma cópia do registro de jornalista do MTb, uma justificativa em que evidencie sua significativa contribuição à divulgação científica, c ópias dos trabalhos mais importantes e a ficha de inscrição preenchida para o endereço:CNPq - Serviço de Prêmios, SEPN 507, Bloco B, Sala 203, Brasília-DF, CEP 70740-901. Outras informações: http://www.cnpqbr/premios/2008/josereis
Prêmio FEAC de Jornalismo - “A aliança da sociedade em prol da Educação Pública de Qualidade” é o tema da 11ª edição do Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo. Interessados em se inscrever têm até o dia 3 de outubro. A Fundação FEAC volta a adotar a temática “Educação Pública de Qualidade” devido à preocupação constante e aos esforços que têm de ser investidos para que haja, na cidade de Campinas, movimento que resulte em ações em prol da qualificação da educação. Fotojornalismo, Mídia Impressa, TV, Rádio, Cinegrafista e House Organ são as categorias em que os concorrentes poderão se inscrever. Os trabalhos inscritos disputarão prêmios no valor de R$3,3mil por categoria e R$4mil na modalidade especial, portanto, o vencedor do Grande Prêmio Fundação Feac-CPFL de Jornalismo sairá da cerimônia com R$7,3mil, resultantes da somatória de conquistas. Álvaro Luis Kassab, do Jornal da Unicamp, foi o vencedor em 2007 na categoria house organ. Leia: http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_9498/NUH_9498.html. Outras informações sobre o prêmio FEAC: 19- 3794-3511 ou 3794-3526.
----------- Consulte: -----------
CONCURSOS http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/concursos.php
TESES
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.php
OPORTUNIDADES http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.php
--------
AGENDE-SE
--------
Dia 8 de abril

As Cores do Campus - A abertura da exposição “As Cores do Campus”, do fotógrafo Antoninho Perri, da Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom) da Unicamp, ocorre no dia 8 de abril, às 12h30, no Espaço de Arte do Centro de Convenções (Rua Elis Regina, 131). Pode ser visitada, até 29 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h30. Informações: 19-3521-1733.
Dia 9 de abril
Conasss e Simpsss - O IV Congresso Nacional de Serviço Social em Saúde (Conasss) e o VII Simpósio de Serviço Social em Saúde (Simpsss) ocorrem de 9 a 11 de abril, no Centro de Convenções da Unicamp. Inscrições e outras informações 19-3255-4464 ou e-mail mailto:conass em oxfordeventos.com.br. 
Palestra com Roberto Saracco - O Instituto de Computação (IC) organiza no dia 9 de abril, palestra com Roberto Saracco. Ele discute, às 16 horas, "An exciting future for Telecommunications". Será na sala 85 do IC.

Biofórum - “Aprendizado e memória da borboleta monarca Danaus plexippus L. Lepidoptera: Nymphalidae)” é o tema da palestra que a Dra. Daniela Rodrigues, do Departamento de Zoologia do Instituto de Biologia (IB), profere no dia 9 de abril, das 13 às 13h50, na sala IB-10 (Prédio da Pós-graduação). Informações: bioforum2008 em gmail.com

Biblioteca de Testemunhos - A abertura da exposição “Memórias para uma poética - Herbário Mnemosine: Uma Biblioteca de Testemunhos”, de Patrícia Faria, acontece no dia 9 de abril, às 12h30, na Galeria de Arte Unicamp. É parte da dissertação de mestrado em artes visuais, a ser defendida no dia 17, às 14h30, no mesmo local, sob orientação da professora Claudia Valadão e co-orientação de Luise Weiss. A mostra pode ser visitada até 18 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, no andar térreo da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL). Outras informações: 19- 3521-6561.
Dia 10 de abril
Aula Magna da FOP - A aula magna do ano letivo de 2008 da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) acontece no dia 10 de abril, às 10 horas, no salão nobre da FOP. Será proferida pelo Dr. Renilson Reken de Souza, secretário adjunto da Saúde no Estado de São Paulo, com o tema “O pacto da Saúde no Estado de São Paulo”. Informações: 19-2106-5219 ou e-mail luciane em fopunicamp.br.

Orientação financeira - O Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) e o Sesi estão organizando uma série de palestras sobre orientação financeira, em diversas datas, conforme calendário abaixo. A próxima ocorre no dia 10 de abril, às 9 horas, no auditório do Ceset, em Limeira. A série de palestras foi aberta no último dia 15 de fevereiro. Confira (abaixo) os próximos encontros. Outras informações pelo e-mail ggbs em reitoria.unicamp.br

17/4 - HC – (em parceria com o RH-HC) 3 palestras no mesmo dia (10hs , 15 horas e 20h30 - Anfiteatro do Hospital de Clínicas 
22 /4 - 14h30 - auditório do Caism 
24/4 – 15 horas - auditório do CT 
15/5 – 9 horas - auditório da DGA 
Dia 11 de abril
Jornada e Simpósio da FCM - A IV Jornada de Neurorreabilitação na Infância e na Adolescência e o II Simpósio Internacional de Reabilitação Neurortopédica, eventos organizados pelo Curso de Especialização em Fisioterapia Aplicada à Neurologia Infantil, ocorrem nos dias 11 e 12 de abril, com a participação especialistas brasileiros e franceses. Serão realizados das no dia 11, das 18 às 22 horas e no dia 12, das 8 às 18 horas, no Salão Nobre, Anfiteatro 1 e no auditório da FCM. Inscrições e informações: 19 3521-7374 ou por meio do site: http://www.fcm.unicamp.br/simposio/reabilitacao/

Saúde Ocupacional - Como está a saúde do trabalhador da Unicamp e como estão a prevenção e o tratamento? Estas e outras perguntas serão respondidas no dia 11 de abril, das 9 às 12 horas, durante a realização do Seminário de Saúde Ocupacional da Unicamp. O evento acontece no Auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA). Participam representantes da direção do INSS, do Conselho Regional de Segurança do Trabalho (CRST), entre outras autoridades. Inscrições: maisstu em stu.org.br Outras informações: 19-3289-3502.
Dia 14 de abril

Poesia Brasileira - Paulo Franchetti, diretor da Editora da Unicamp, coordena no dia 14 de abril, mesa-redonda sobre lançamento de uma coleção sobre poesia brasileira (Editora Lazuli). Participam os professores Pedro Marques, Francine Ricieri e Émerson Tin. Será às 16 horas, no auditório do Instituto de Estudos da Liguagem (IEL).
Dia 16 de abril 
Fórum do Magistério - A próxima edição do Fórum Permanente do Magistério ocorre no dia 16 de abril. Inscrições e outras informações na página do evento http://www.cori.unicamp.br/foruns/magis/foruns_magis.php
Encontro internacional da Associação Keynesiana Brasileira - O Instituto de Economia (IE) da Unicamp sedia, de 16 a 18 de abril, o I Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira, momento em que será criada a Associação Keynesiana Brasileira. Informações: 19-3521-5731.

Linhas de Pesquisa - Os docentes Marcos José Salvador, do Departamento de Fisiologia Vegetal do Instituto de Biologia (IB) e Flávio Dias Passos, do Departamento de Zoologia, do mesmo instituto, recentemente contratados pela unidade, apresentam no dia 16 de abril, a partir das 16 horas, suas linhas de pesquisa. O encontro ocorre na sala da congregação do IB. Marcos discute “Tecnologia fitofarmacêutica e de produtos naturais: pesquisa e desenvolvimento" e Flávio debate: "Biologia e anatomia de Mollusca-Bivalvia, com ênfase nas espécies do Brasil e da Antártica". Outras informações: falonso em unicamp.br
Dia 17 de abril
Fórum de Saúde - A próxima edição do Fórum Permanente de Saúde ocorre no dia 17 de abril. Inscrições e outras informações na página do evento http://www.cori.unicamp.br/foruns/saude/foruns_saude.php
Dia 18 de abril
Gerenciamento de Resíduos - O Grupo Gestor de Resíduos da Unicamp, órgão vinculado à Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), inicia no dia 18 de abril, a segunda turma do curso on line de Gerenciamento de Resíduos 2008. A cerimõnia de abertura ocorre às 9 horas, no auditório do Centro de Computação (CCUEC). O objetivo do curso é a capacitação e a qualificação dos facilitadores das unidades para que eles possam elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR). 14 unidades da Universidade participam desta edição. Outras informações: 19-3521-8054.
Pesquisa Qualitativa em Saúde - O Departamento de Medicina Preventiva e Social, a Câmara de Pesquisa e o Laboratório de Pesquisa Qualitativa em Saúde da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realizam, dia 18 de abril, das 9, às 17 horas, no Salão Nobre da FCM, o II Seminário de Pesquisa Qualitativa em Saúde. As inscrições são gratuitas. Programação: http://www.fcm.unicamp.br/noticias/eventos/eventos. Outras informações: 19-3521-8917.

Dia 30 de abril
Fórum de Extensão Universitária - A próxima edição do Fórum Permanente de Extensão Universitária ocorre no dia 30 de abril. Inscrições e outras informações na página do evento http://www.cori.unicamp.br/foruns/magis/foruns_magis.php
--- RSS --- 
Acompanhe notícias atualizadas do Portal da Unicamp (http://www.unicamp.br/index_xsl.xml)
Caso não saiba utilizar o RSS clique no endereço abaixo (http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/rss-portal/)
Assine e receba (gratuitamente) a programação de eventos da Unicamp (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/unihoje_assine_UnicampHoje_form.html)
Para divulgar seu evento basta preencher formulário eletrônico no endereço http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/divulgue.php. 
Antes de preencher o formulário, consulte a agenda e verifique se o seu evento já está cadastrado.

(H.C.J.)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l