Unicamp Hoje (19 de maio de 2008)

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Sex Maio 16 00:00:00 BRT 2008


Unicamp Hoje (19 de maio)

Preac abre segundo edital para extensão comunitária - A Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) da Unicamp recebe desta segunda-feira (19) até 6 de junho, inscrições para o 2º Edital para Projetos de Extensão Comunitária. O edital tem como finalidade apoiar financeiramente projetos de Extensão Universitária, que se enquadrem no conceito de “Extensão Comunitária”. Mais: http://www.preac.unicamp.br/noticias/edital2008.html
Mudanças climáticas e produção animal - O Seminário "Mudanças Climáticas e a Produção Animal" será realizado nesta segunda-feira (19) e nos dias 20 e 21 de maio, no auditório da Embrapa, que fica no campus da Unicamp. É organizado pela pós-graduação da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri). Informações: http://www.feagri.unicamp.br/eventos/smcpa/index.html outelefone 19-3521-1064 
Gripe - O Seviço de Saúde da Comunidade (Cecom) está realizando vacinação contra a gripe para funcionários, alunos e docentes da área de saúde. O serviço será prestado das 8h30 às 17h30 e seguirá até 30 de maio. Nesta segunda-feira (19) até 30 de maio a vacinação será oferecida aos funcionários e docentes da Unicamp das outras unidades do campus, no próprio Cecom. Informações adicionais através dos e-mails vacina em cecom.unicamp.br, css em cecom.unicamp.br ou ramal interno 1-9023.
Odontologia - O Cecom informa que o serviço de odontologia realizará exame de mucosa oral no mesmo período da campanha de vacinação contra a gripe. Interessados devem comparecer à recepção da odontologia, localizada no térreo do prédio da unidade, das 8h30 às 12h30 e das 13h10 às 17h30. Informações adicionais pelos ramais 1-9029 e 1-9030.
--------
EM ANDAMENTO
--------
Semana da Enfermagem do Cotil - Até o dia 20 de maio, na Câmara Municipal de Limeira, alunos do curso de técnico de enfermagem do Colégio Técnico de Limeira, o Cotil da Unicamp, realizam a XXXIV Semana de Enfermagem.

Fotografias - A exposição de fotografias “Universo Diverso: Índia”, do repórter fotográfico Luis Fernando Moraes Novaes, fica no Espaço de Arte do Centro de Convenções, até 6 de junho. A curadoria é do jornalista Antonio Scarpinetti, funcionário da Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom). A mostra faz parte do Projeto Unicamp dia-a-dia: ciência e arte para o desenvolvimento cultural. O evento é apoiado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) da Unicamp, pela Embrapa, Fundação Vitae e Fapesp. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h30. Outras informações: 19-3521-1733.
Fragmentos - A exposição "Fragmentos", das artistas Liliana Del Valle Arévalo e Fernanda Macahiba, reúne pinturas, desenhos e objetos que remetem ao feminino. Fica até 15 de junho, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), localizado na Rua Tessália Vieira de Camargo, 126. Pode ser visitada das 8h30 às 17h30. Outras informações: 19-3521-8968.
Exposição - Criadora e coordenadora do Centro de Pesquisas em Gravuras do Instituto de Artes (IA), que completou dez anos de atividade na Unicamp), a artista plástica Lygia Eluf está em cartaz com mostra individual e inédita em São Paulo, na Galeria Gravura Brasileira, que também completa uma década de existência, agora com nova sede em Perdizes. Intitulada Azulada, a exposição é resultado de pesquisa que a artista realizou na Espanha, entre setembro e dezembro de 2007, durante estada em Madri para ministrar curso sobre arte contemporânea brasileira, na Universidade Complutense.
Serviço
O quê: Exposição Azulada, de Lygia Eluf
Quando: de segunda a sexta, das 10 às 18 horas; sábados, das 11 às 14 horas, até 17 de junho.
Onde: Galeria Gravura Brasileira (Rua Doutor Franco da Rocha, 61, Perdizes, São Paulo, fone: 11-3624-0301
Quanto: Entrada franca. Estacionamento gratuito no local
Imigração Japonesa vira exposição na biblioteca do IFCH - Desde o dia 12 de março está em curso na biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp uma nova exposição. É uma alusão ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, comemorado este ano. Pelo menos dez livros do acervo do IFCH foram selecionados. Traz ainda fotografias de época que ilustram o universo japonês e algumas peças tridimensionais como uns leques e utensílios do cotidiano oriental. A exposição, que acontece todos os dias das 9 às 22h30, no saguão da biblioteca, pode ser visitada até o dia 30 de junho. Os livros contam parte da história do Japão e mostra a cultura do país, a vida dos samurais, a arquitetura local e até mesmo uma proposta de adaptação de casas japonesas para o Brasil. As peças tridimensionais, conta a bibliotecária supervisora, Maria Helena Segnorelli, foram trazidas do Japão emprestadas pelo casal Ana e Márcio Kumada. Ele, filho de japoneses, recentemente retornou do Japão, onde viveu por dois anos. Márcio enriqueceu a exposição com objetos pessoais. São peças de louça, rashis, algumas miniaturas de armas de defesa dos samurais, origamis e o tsuru - ave sagrada para o povo japonês que, segundo a lenda, vive 1.000 anos e representa saúde e prosperidade. Informações: 19-3521-1618.

Amazonas - O Amazonas é uma das 27 unidades federativas do Brasil sendo a mais extensa delas. É um dos poucos estados brasileiros que não possui litoral, mas é um dos que possuem a maior bacia hidrográfica e o maior rio do mundo, a Bacia Amazônica e o Rio Amazonas. Possui grande importância histórica e esta pode ser retratada na exposição que se apresenta com obras raras do Séc. XIX e XX apresentada pela área de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Central César Lattes. A exposição pode ser visitada de segunda à sexta-feira das 9 às 17 horas, até o mês de junho, na seção de Obras Raras da Biblioteca Central César Lattes, 3º piso.
--------
INSCRIÇÕES
--------
Política, Ética e Educação - O Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (Paidéia), da Faculdade de Educação (FE), recebe até 20 de maio, trabalhos para o I Poiethos - Simpósio Nacional sobre Política, Ética e Educação. Saiba mais no site: http://www.fe.unicamp.br/poiethos/contatos.htm
SBPC Jovem – Termina dia 23 de maio o prazo de inscrições para os interessados em apresentar e desenvolver trabalhos na SBPC Jovem, evento da 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), destinado a crianças e jovens. Professores, estudantes acadêmicos e artistas poderão participar inscrevendo atividades nos formatos oficina, minicurso ou seminário para serem desenvolvidas nos espaços Ateliê de Arte, Ciência & Tecnologia (destinado a crianças de até 10 anos) e Circuito de Ciência & Cultura (de 11 a 17 anos). Exposições, instalações e outras ações interativas podem ser inscritas para a Trilha da Ciência. A SBPC Jovem busca envolver crianças e jovens no mundo da ciência. Integram a estrutura física do evento as futuras instalações do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. Entre outros, o local receberá um circo que funcionará sob a coordenação da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC). As inscrições para o devem ser feitas no endereço http://www.sbpcnet.org.br/eventos/60ra/jovem/home.php. A 60ª Reunião Anual da SBPC será realizada na Unicamp entre os dias 13 e 18 de julho, sob o tema Energia, Ambiente e Tecnologia. Outras informações no site: http://www.sbpc2008.unicamp.br/
Química Têxtil - A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e o Departamento de Tecnologia de Campinas (DTP) estão recebendo inscrições para o curso de extensão em química têxtil. Podem ser feitas até 25 de maio, na página da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=FEQ-0032&of=006. O curso é coordenado pelo professor Edison Bittencourt (FEQ) e tem como público-alvo profissionais que atuem, ou interessados em atuar em empresas têxteis. Outras informações: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/disney.thomazelli@congregacao.org.br
Simtec - Estão abertas até 30 de maio as inscrições para o II Simtec, evento que tem como objetivo expor trabalhos que evidenciem a participação de funcionários na gestão universitária e na produção técnico-científica, acadêmica e de extensão da Unicamp. Os trabalhos deverão ser direcionados para os seguintes eixos temáticos:

Administração e Gestão - Compreende experiências e projetos que promovam soluções e/ou melhorias organizacionais, técnicas ou administrativas.

Projetos Institucionais no Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão - Compreende projetos que promovam o desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico.

Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida - Compreende ações de abrangência humana, individual e coletiva, nas questões de saúde física, psicológica, ambiental e social, além de ações educacionais e assistenciais. Mais detalhes podem ser obtidos pelo site do GGBS http://www.gr.unicamp.br/ggbs ou e-mail ggbs em reitoria.unicamp.br

CURSOS - O II Simpósio de Profissionais da Unicamp (Simtec) recebe, até 30 de maio, inscrições para 22 minicursos que farão parte do evento marcado para 29 de setembro a 1 de outubro, no Centro de Convenções da Unicamp. Leia mais: http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_10183/NUH_10183.html
Fórum - O Fórum International Total Energy ocorre de 2 a 4 de julho, a partir das 8h30, no Centro de Convenções da Unicamp. Trabalhos devem ser enviados até 30 de maio. Todas as instruções para a submissão de artigos técnicos estão disponíveis em www.nipeunicamp.org.br/totalenergy. O Fórum é organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe). 
Jornada de Empreendedorismo - A Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp), a Incubadora de Software Softex e as incubadoras de empresas de Limeira e Araras estão organizando a II Jornada de Empreendedorismo. O evento tem como objetivo selecionar projetos ou idéias de base tecnológica que possam se transformar em empreendimentos. As inscrições serão aceitas até 31 de maio, no site http://www.incamp.unicamp.br/
Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia - As inscrições de trabalhos para participar do XII Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da Unicamp, evento que ocorre de 18 a 22 de agosto, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), podem ser feitas até 6 de junho, no site http://www.epgfilounicamp.blogspot.com. O evento é organizado pelo Departamento de Filosofia e pelo Centro Acadêmico do IFCH. Outras informações: epgfilounicamp em gmail.com
VI Física nas Férias e IV Escola Avançada de Física - Estão abertas as inscrições para os eventos VI Física nas Férias e IV Escola Avançada de Física, organizados pelo Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Entre os dias 14 e 19 de julho, os alunos de Ensino Médio, divididos em grupos de doze, participarão de aulas teóricas e de experimentos sobre um dos problemas propostos pela comissão organizadora. Todos os problemas envolvem conceitos de Física Moderna que não são comumente abordados no Ensino Médio. Além do contato com esses conceitos, o aluno tem uma introdução à análise e ao tratamento de dados experimentais, utilizando metodologia científica. Para complementar o evento, são realizadas atividades da SBPC-jovem, evento que acontecerá em paralelo, possibilitando o contato do aluno com outros estudantes do país e outras atividades voltadas à ciência. Para informações e inscrições acesse: www.ifi.unicamp.br/osa/fife6
Jovem Cientista - As inscrições  para participar da XXIII edição do Prêmio Jovem Cientista "Educação para Reduzir as Desigualdades Sociais" podem ser feitas até 8 de agosto. O regulamento do prêmio e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.jovemcientista.cnpq.br. a categoria Graduado, os vencedores são agraciados com R$20 mil (1º lugar); R$15 (2º lugar) e R$10 mil (3º lugar). Para estudantes de Ensino superior, ao valores são de R$10 mil para o 1º lugar, R$8.500 para o 2º lugar e R$7 mil para o 3º lugar. Estudantes do Ensino médio classificados em 1º , 2º e 3º lugares recebem um microcomputador e uma impressora cada um. Essa mesma premiação será dada ao professor e à escola dos três alunos vencedores. Na categoria Orientador (dos graduados e estudantes de ensino superior agraciados) serão concedidos microcomputadores e impressoras. No Mérito Institucional, serão pagos R$30 mil para cada uma das duas instituições que tiverem o maior número de trabalhos inscritos no Prêmio Jovem Cientista. O pesquisador que for indicado para  Menção Honrosa ganhará R$15 mil e uma placa alusiva.
Prêmio FEAC de Jornalismo - “A aliança da sociedade em prol da Educação Pública de Qualidade” é o tema da 11ª edição do Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo. Interessados em se inscrever têm até o dia 3 de outubro. A Fundação FEAC volta a adotar a temática “Educação Pública de Qualidade” devido à preocupação constante e aos esforços que têm de ser investidos para que haja, na cidade de Campinas, movimento que resulte em ações em prol da qualificação da educação. Fotojornalismo, Mídia Impressa, TV, Rádio, Cinegrafista e House Organ são as categorias em que os concorrentes poderão se inscrever. Os trabalhos inscritos disputarão prêmios no valor de R$3,3mil por categoria e R$4mil na modalidade especial, portanto, o vencedor do Grande Prêmio Fundação Feac-CPFL de Jornalismo sairá da cerimônia com R$7,3mil, resultantes da somatória de conquistas. Álvaro Luis Kassab, do Jornal da Unicamp, foi o vencedor em 2007 na categoria house organ. Leia: http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_9498/NUH_9498.html. Outras informações sobre o prêmio FEAC: 19-3794-3511 ou 3794-3526.
----------- Consulte: -----------
CONCURSOS http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/concursos.php
TESES
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.php
OPORTUNIDADES http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.php
--------
AGENDE-SE
--------
Dia 20 de maio 
Shigeaki Ueki - O ex-ministro de Minas e Energia e ex-presidente da Petrobras, Shigeaki Ueki, faz palestra na Unicamp no dia 20 de maio, às 10 horas. Sua fala, no Centro de Convenções da Universidade, marca a abertura das comemorações na Unicamp do centenário da imigração japonesa no país. Ueki trata em sua palestra sobre “Energia – perspectiva sobre o petróleo, gás natural e outras fontes de energia no Brasil”. 
Seminário da Fundação Fórum Campinas - A Fundação Fórum Campinas (FFC) realiza no dia 20 de maio, a partir das 9 horas, no auditório do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), o seu terceiro seminário com o tema " Gestão das Águas na Região Metropolitana de Campinas". As inscrições são gratuitas e devem ser feitas com antecedência pelo site http://www.forumcampinas.org.br. O IAC fica na Avenida Barão de Itapura, 1481, no bairro do Guanabara, em Campinas-SP. Outras informações: 19-3343-7209.
Cupinzeiro no Convivência - O Núcleo de Samba Cupinzeiro, ligado ao Centro de Memória Unicamp, apresenta nos dias 20 e 21 de maio, o espetáculo “Samba Paulista Sim Senhor". Será, a partir das 20 horas, no Centro de Convivência Cultural de Campinas. Ingressos: R$5 e 2,50 (meia). Informações: 19-3032-1660 (Anabela)
Dia 21 de maio
Fórum - Com o tema "O professor e o livro didático" a próxima edição do Fórum do Magistério acontece no dia 21 de maio, das 8h30 às 17 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. Inscrições e mais informações: http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/magis/magis21.php
Biofórum - Bruno Aranha, aluno do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, é o próximo a participar da série de encontros do Biofórum (http://www.geocities.com/bioforum2008). Ele discute no dia 21 de maio, das 13 às 13h50, na sala de defesa de teses do IB (prédio da Pós-graduação), o tema "Descortinando a relação entre as espécies do bosque da Mata Atlântica da Serra do Mar: Determinismo vs. Estocasticidade". Informações: 19-3521-6327.
Dia 22 de maio
Encontro Brasileiro de Tiróide - De 22 a 25 de maio, Campinas sedia o 13º Encontro Brasileiro de Tiróide, realizado pelo Departamento de Tireóide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. O encontro acontece no Royal Palm Plaza e deverá reunir cerca de 2000 participantes. Laura Sterian Ward (ward em unicamp.br), professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, é a presidente da comissão organizadora do evento. 
Dia 26 de maio 
ICCA8 - O evento "ICCA8" (http://www.ime.unicamp.br/~icca8) será realizado na Unicamp, de 26 a 30 de maio. As atividades estarão concentradas no Centro de Convenções e no auditório e salas de seminários do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc).

FCM inaugura Centro de Memória - A diretoria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp inaugura, no dia 26 de maio, às 14h30, o seu Centro de Memória, um espaço para a preservação de documentos e da história da faculdade. A solenidade de abertura será no Salão Nobre da FCM. Informações: 19-3521-8968.

Walter Pinto na Unisal - O geneticista da Unicamp, Walter Pinto, participa no dia 26, a partir das 19h30, do Fórum de Exposições e Debates "Células Tronco e Proteção jurídica da vida embrionária", organizado pela Unisal. Ele profere a palestra "Início da Vida: Conceito Médico-científico e Convenção Social". O campus salesiano fica na Rua Baronesa Geraldo de Rezende, 330, no bairro do Ganabara, em Campinas-SP. Inscrições e informações: http://www.lepedic.com.br/eventos/simposioavc/
Dia 28 de maio

Imagem e pensamento - O Grupo de Reflexão Imagem e Pensamento (GRIP), vinculado ao Departamento de Cinema do Instituto de Artes (IA), promove, de 28 a 30 de maio, no auditório do Sesc-Campinas (Rua Dom José 1, 270, no bairro do Bonfim), o “I Seminário Imagem e Pensamento”. Coordenado pelo professor do Programa de Pós Graduação em Multimeios, Etienne Samain e com curadoria da jornalista e educadora Marta Fontenelle, o evento tem por objetivo reunir docentes, pesquisadores e realizadores para discutirem, em diferentes abordagens e modalidades, “como pensam as imagens?”. Confira a programação: http://www.iar.unicamp.br/jornal/cinema/programacao.jpg
Profesores do IE participam de seminário em São Paulo - Os professores Carlos Alonso de Oliveira e José Carlos Braga, do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, participam no dia 28 de maio, às 14h30, no auditório da Fundap (Rua Alves Guimarães, 429, 5º andar), em Pinheiros, São Paulo, como expositores do seminário “Desenvolvimento: Relações Econômicas Internacionais”. Outras informações: 11-3066-5660 ou e-mail caf em fundap.sp.gov.br
Dia 29 de maio 
Comunicações em História da Educação - No dia 29 de maio, o Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (HISTEDBR), ligado a Faculdade de Educação (FE), recebe a professora Maria de Fátima Rodrigues Pereira (UNC). Ela profere, às 16 horas, na FE, a palestra "Formação de Professores em nível superior no Estado de Santa Catarina (1960-2002): controle e desoneração do Estado". 

Seminários ao Pôr-do-Sol - Ron Bonnstetter, professor de Educação em Ciências na Universidade do Nebraska, é o próximo convidado a participar dos “Seminários ao Pôr-do-Sol”, evento organizado pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. Interessados podem se inscrever até o dia do encontro (29 maio), no site www.mc.unicamp.br/seminarios. O encontro com  Bonnstetter acontece às 17 horas, na Tenda Nano Aventura, sede do Museu Exploratório  (Estrada Municipal Unicamp-Telebras, Km 1, s/n). Outras informações: 19-3521-1729.
Dia 30 de maio 
Simpósio AVC-Campinas - O Grupo de Neurovascular da Unicamp promove, nos dias 30 e 31 de maio, no anfiteatro 1 da Legolândia da Faculdade de Ciências Médicas, o II Simpósio AVC - Campinas. O evento conta com 3 cursos pré-simpósio voltados à prevenção, tratamento e reabilitação de pacientes com acidente vascular cerebral. Inscrições e outras informações: http://www.lepedic.com.br/eventos/simposioavc/
--- RSS --- 
Acompanhe notícias atualizadas do Portal da Unicamp (http://www.unicamp.br/index_xsl.xml)
Caso não saiba utilizar o RSS clique no endereço abaixo (http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/rss-portal/)
Assine e receba (gratuitamente) a programação de eventos da Unicamp (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/unihoje_assine_UnicampHoje_form.html)
Para divulgar seu evento basta preencher formulário eletrônico no endereço http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/divulgue.php. 
Antes de preencher o formulário, consulte a agenda e verifique se o seu evento já está cadastrado.

(H.C.J.)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l