Unicamp Hoje (8 de maio de 2008)

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qua Maio 7 00:00:00 BRT 2008


Unicamp Hoje 

Fórum Permanente - "Pesquisa Interdisciplinar e Avaliação: Tendências no Debate Contemporâneo" é o tema do Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação”. O evento acontece nesta quinta-feira (8), das 9 às 17 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. É organizado pela Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen) e apoiado pelas coordenadorias Geral da Universidade (CGU) e de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Confira a página do evento: http://www.cori.unicamp.br/foruns/tecno/foruns_tecno.php
Fernando Costa coordena evento organizado pelo Boldrini – Nesta quinta-feira (8), data em que se comemora o “Dia Mundial das Hemoglobinopatias”, o professor Fernando Ferreira Costa, coordenador geral da Unicamp, coordena o evento “Hemoglobinopatias: um problema de Saúde Pública”, organizado pelo Centro Infantil Boldrini. O encontro ocorre até 10 de maio, no Centro Infantil Boldrini (Rua Dr. Gabriel Porto, 1270), na Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, em Barão Geraldo. A abertura está prevista para as 19 horas. Na primeira mesa-redonda, às 19h30, o professor Victor Boulyjenkov (WHO) discute o tema “Hemoglobinopathes – a global problem and WHO approaches to their control”. Na seqüência, Rodolfo Cançado, da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, aborda: “Epidemiologia e cuidado aos portadores de hemoglobinopatias”. Doença falciforme e talassemia são temas que também serão discutidos por pesquisadores da área até o final do evento. O encontro é apoiado pela Unicamp, pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-americana da Saúde.
30 anos do CLE - A realização conjunta de dois eventos, um de âmbito nacional (XV Encontro Brasileiro de Lógica – XV EBL) e outro internacional (XIV Simpósio Latino-Americano de Lógica Matemática – XIV SLALM), integra as comemorações alusivas aos 30 anos de criação do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp, fundado pelo professor Oswaldo Porchat. Trata-se de um dos centros interdisciplinares de pesquisa mais antigos da América Latina, nas áreas de Lógica, Epistemologia e História da Ciência. Até amanhã (9) de maio, no auditório do Imecc acontecerá a tradicional Logic School (Escola de Lógica), que antecede os Simpósios brasileiro e latino-americano. A abertura oficial dos dois eventos acontece nesta quinta-feira (8), às 9 horas, também no auditório do Imecc. O coordenador-geral da Universidade, professor Fernando Costa, abrirá a cerimônia. Durante a Logic School, serão ministrados vários tutoriais, que contarão com a participação de estudantes avançados de pós-graduação que atuam na área e de renomados pesquisadores brasileiros, latino-americanos, norte-americanos e europeus. Trata-se de uma realização do CLE e da Unicamp com o patrocínio da Sociedade Brasileira de Lógica, da Association for Symbolic Logic (USA), da National Science Foundation (USA), Capes, CNPq, Fapesp e Unicamp/ Faepex. Uma seleção dos melhores trabalhos discutidos no evento será reunida num volume a ser publicado pela Editora College Publications de Londres, editado por Walter Carnielli, Marcelo Coniglio e Itala D’Ottaviano. Outras informações: http://www.cle.unicamp.br/cle30-ebl-slalm/index.php?pag=abertura.php.
Doador Universitário - A segunda coleta de 2008 do Projeto Doador Universitário ocorre nesta quinta-feira (8), a partir das 8 horas, no estacionamento da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), perto da Cantina Tropicaliente. Confira o calendário de coletas (formato word). http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/CRONOGRAMA_DOADOR.doc. Outras informações: 19-3521-8705.
Arte na Praça - Avelino Bezerra, diretor do Espaço Cultural Casa do Lago, idealizador e coordenador do Projeto Folclore da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), é a próxima atração do Arte na Praça, evento organizado pelo Grupo Gestor de Beneficios Sociais (GGBS). Avelino interpreta nesta quinta-feira (8), a partir das 12 horas, na Praça da Paz, clássicos da MPB. Veja vídeo no Youtube http://br.youtube.com/watch?v=kJOKeQTtMMo
II Semana de Pesquisa da FCM - A Câmara de Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realiza até nesta quinta-feira (8), das 9 às 18 horas, no auditório da faculdade, a II Semana de Pesquisa. O encontro Faz parte das comemorações dos 45 anos da FCM. 
Odontologia e Saúde Geral - O livro Odontologia e Saúde Geral (Editora Santos) será lançado nesta quinta-feira (8), às 19h30, na Associação dos Cirurgiões-Dentistas de Campinas. O livro foi escrito por Juliana Pasti Villaba, cirurgiã-dentista do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) da Unicamp . Mais: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/maio2008/ju394pag02.html
Processo seletivo CCUEC - O Centro de Computação (CCUEC) da Unicamp torna pública a entrega de currículos para a participação no processo seletivo para a função de programador de sistemas de informação para atuar junto à Diretoria Técnica de Conectividade, Seção de Redes no projeto de Certificação Digital. A contratação é pelo período determinado de dois anos, podendo ser renovado, uma única vez, por igual período. As inscrições vão até nesta quinta-feira (8), das 9 às 12 horas e das 14 às 16h30, na Recepção do CCUEC. Confira o edital deste e de outros processos seletivos.
Contratação temporária Feagri - A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp torna pública a entrega de currículos para contratação temporária de Profissional de Pesquisa (engenheiro agrícola ou em engenharia de alimentos) para atuar junto ao Laboratório de Secagem da Faculdade. Os currículos e demais documentações deverão ser entregues na Seção Administrativa da Faculdade até nesta quinta-feira (8), das 9 às 12 e das 14 às 16h30. Mais informações pelos e-mails atu em agr.unicamp.br ou sad em agr.unicamp.br. O edital pode ser consultado no site da Feagri.
--------
EM ANDAMENTO
--------
Imigração Japonesa vira exposição na biblioteca do IFCH - Desde o dia 12 de março está em curso na biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp uma nova exposição. É uma alusão ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, comemorado este ano. Pelo menos dez livros do acervo do IFCH foram selecionados. Traz ainda fotografias de época que ilustram o universo japonês e algumas peças tridimensionais como uns leques e utensílios do cotidiano oriental. A exposição, que acontece todos os dias das 9 às 22h30, no saguão da biblioteca, pode ser visitada até o dia 30 de junho. Os livros contam parte da história do Japão e mostra a cultura do país, a vida dos samurais, a arquitetura local e até mesmo uma proposta de adaptação de casas japonesas para o Brasil. As peças tridimensionais, conta a bibliotecária supervisora, Maria Helena Segnorelli, foram trazidas do Japão emprestadas pelo casal Ana e Márcio Kumada. Ele, filho de japoneses, recentemente retornou do Japão, onde viveu por dois anos. Márcio enriqueceu a exposição com objetos pessoais. São peças de louça, rashis, algumas miniaturas de armas de defesa dos samurais, origamis e o tsuru - ave sagrada para o povo japonês que, segundo a lenda, vive 1.000 anos e representa saúde e prosperidade. Informações: 19-3521-1618.

Amazonas - O Amazonas é uma das 27 unidades federativas do Brasil sendo a mais extensa delas. É um dos poucos estados brasileiros que não possui litoral, mas é um dos que possuem a maior bacia hidrográfica e o maior rio do mundo, a Bacia Amazônica e o Rio Amazonas. Possui grande importância histórica e esta pode ser retratada na exposição que se apresenta com obras raras do Séc. XIX e XX apresentada pela área de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Central César Lattes. A exposição pode ser visitada de segunda à sexta-feira das 9 às 17 horas, até o mês de junho, na seção de Obras Raras da Biblioteca Central César Lattes, 3º piso.
--------
INSCRIÇÕES
--------
Atuações e Atualidades em Oncologia - A Disciplina de Oncologia Clínica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), por meio da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), organiza nos dias 16, 17 e 18 de maio, o curso de extensão em Psico-Oncologia “Atuações e Atualidades". Será realizado em três tempos e em dois locais: No dia 16 de maio, no Centro de Convenções da Unicamp e nos dias 17 e 18, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Os interessados em participar devem se inscrever de 1 a 5 de maio, por meio de preenchimento de formulário eletrônico http://www.extecamp.unicamp.br/dados30.asp?sigla=FCM-0257&of=001. A abertura oficial está prevista para o dia 16, às 20 horas, no Convenções, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Campinas. Na primeira palestra do curso, logo após a abertura oficial, a psicóloga Elisa Perina, da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia e do Centro Infantil Luiz Boldrini, discute o tema “A Psico-Oncologia no Brasil e no Mundo”. A programação completa das palestras pode ser conferida no site http://www.extecamp.unicamp.br/noticia08-03-19-Simposio-Psico-Oncologia.asp. Com 330 vagas, e com carga horária de 17 horas presenciais, “Atuações e Atualidades” é direcionado para alunos dos cursos de psicologia, medicina, enfermagem, fisioterapia, serviço social e profissionais das respectivas áreas. Será ministrado pelos professores Carmen Silvia Passos Lima, Silvia Maria Santiago, Silvia Regina Brandalise, José Barreto Campello Carvalheira, Elisa Maria Perina, Roosevelt Moises Smeke Cassorla, Sonia Novaes de Rezende e José Henrique Rodrigues Torres. Outras informações: karlacg em fcm.unicamp.br
Prêmio José Reis - Estão abertas as inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica de 2008. Concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) desde 1978, o Prêmio é destinado àqueles que contribuam significativamente para tornar a ciência, a tecnologia, a pesquisa e a inovação conhecidas do grande público. Neste ano, o prêmio será atribuído à categoria Jornalismo Científico, premiando o jornalista profissional que se destaque na difusão da ciência e tecnologia nos meios de comunicação de massa. Os profissionais interessados em se inscrever terão até o dia 16 de maio deste ano. Para participar deverão enviar, pelos Correios, o Currículo Lattes atualizado, uma cópia do registro de jornalista do MTb, uma justificativa em que evidencie sua significativa contribuição à divulgação científica, c ópias dos trabalhos mais importantes e a ficha de inscrição preenchida para o endereço:CNPq - Serviço de Prêmios, SEPN 507, Bloco B, Sala 203, Brasília-DF, CEP 70740-901. Outras informações: http://www.cnpqbr/premios/2008/josereis
SBPC Jovem recebe pedidos para apresentação de trabalhos - Trazer crianças, adolescentes e jovens para o mundo da ciência via atividades lúdicas, oficinas, palestras e seminários é o objetivo da SBPC Jovem, evento realizado há 15 anos durante as reuniões anuais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Para sua 16ª edição, o evento Jovem vem com fôlego redobrado e se programa para ofertar aos mais de 3 mil estudantes esperados, momentos únicos de interação com o saber e fazer científicos. Todos os esforços são para dar a esta edição, comemorativa dos 60 anos da Sociedade, mais visibilidade e ineditismo. Por isso, em culminância com o evento, haverá a realização de diversas ações, como a inauguração, no dia 14 de julho, do Museu Exploratório de Ciências de Campinas. “Pretendemos fazer desta SBPC Jovem uma edição de atividades integradas. Atraente e interessante”, diz Marcelo Knobel, coordenador do evento. Aos que desejam participar, a organização recebe inscrições de atividades até o dia 23 de maio pelo site do evento http://www.sbpc2008.unicamp.br/ . Professores, cientistas e artistas podem inscrever atividades nas categorias minicursos e oficinas, palestras, apresentações, exposições e Conversa com Cientista, que consiste na realização de um simpósio. A 60ª Reunião Anual da SBPC será realizada entre os dias 13 e 18 de julho no Campus da Unicamp, sob o tema Energia, Ambiente e Tecnologia.
Química Têxtil - A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e o Departamento de Tecnologia de Campinas (DTP) estão recebendo inscrições para o curso de extensão em química têxtil. Podem ser feitas até 25 de maio, na página da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=FEQ-0032&of=006. O curso é coordenado pelo professor Edison Bittencourt (FEQ) e tem como público-alvo profissionais que atuem, ou interessados em atuar em empresas têxteis. Outras informações: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/disney.thomazelli@congregacao.org.br
Simtec - Estão abertas até 30 de maio as inscrições para o II Simtec, evento que tem como objetivo expor trabalhos que evidenciem a participação de funcionários na gestão universitária e na produção técnico-científica, acadêmica e de extensão da Unicamp. Os trabalhos deverão ser direcionados para os seguintes eixos temáticos:

Administração e Gestão - Compreende experiências e projetos que promovam soluções e/ou melhorias organizacionais, técnicas ou administrativas.

Projetos Institucionais no Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão - Compreende projetos que promovam o desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico.

Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida - Compreende ações de abrangência humana, individual e coletiva, nas questões de saúde física, psicológica, ambiental e social, além de ações educacionais e assistenciais. Mais detalhes podem ser obtidos pelo site do GGBS http://www.gr.unicamp.br/ggbs ou e-mail ggbs em reitoria.unicamp.br
Fórum - O Fórum International Total Energy ocorre de 2 a 4 de julho, a partir das 8h30, no Centro de Convenções da Unicamp. Trabalhos devem ser enviados até 30 de maio. Todas as instruções para a submissão de artigos técnicos estão disponíveis em www.nipeunicamp.org.br/totalenergy. O Fórum é organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe). 
Jornada de Empreendedorismo - A Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp), a Incubadora de Software Softex e as incubadoras de empresas de Limeira e Araras estão organizando a II Jornada de Empreendedorismo. O evento tem como objetivo selecionar projetos ou idéias de base tecnológica que possam se transformar em empreendimentos. As inscrições serão aceitas até 31 de maio, no site http://www.incamp.unicamp.br/
Prêmio FEAC de Jornalismo - “A aliança da sociedade em prol da Educação Pública de Qualidade” é o tema da 11ª edição do Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo. Interessados em se inscrever têm até o dia 3 de outubro. A Fundação FEAC volta a adotar a temática “Educação Pública de Qualidade” devido à preocupação constante e aos esforços que têm de ser investidos para que haja, na cidade de Campinas, movimento que resulte em ações em prol da qualificação da educação. Fotojornalismo, Mídia Impressa, TV, Rádio, Cinegrafista e House Organ são as categorias em que os concorrentes poderão se inscrever. Os trabalhos inscritos disputarão prêmios no valor de R$3,3mil por categoria e R$4mil na modalidade especial, portanto, o vencedor do Grande Prêmio Fundação Feac-CPFL de Jornalismo sairá da cerimônia com R$7,3mil, resultantes da somatória de conquistas. Álvaro Luis Kassab, do Jornal da Unicamp, foi o vencedor em 2007 na categoria house organ. Leia: http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_9498/NUH_9498.html. Outras informações sobre o prêmio FEAC: 19- 3794-3511 ou 3794-3526.
Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia - As inscrições de trabalhos para participar do XII Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da Unicamp, evento que ocorre de 18 a 22 de agosto, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), podem ser feitas até 6 de junho, no site http://www.epgfilounicamp.blogspot.com. O evento é organizado pelo Departamento de Filosofia e pelo Centro Acadêmico do IFCH. Outras informações: epgfilounicamp em gmail.com
----------- Consulte: -----------
CONCURSOS http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/concursos.php
TESES
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.php
OPORTUNIDADES http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.php
--------
AGENDE-SE
--------
Dia 9 de maio 
O Samba Paulista e suas Histórias - A professora Olga Rodrigues de Moraes Von Simsom, do Centro de Memória Unicamp (CMU), lança no dia 9 de maio, às 19 horas, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777), o livro O Samba Paulista e suas Histórias (Editora da Unicamp). No lançamento está prevista a participação do Núcleo de Samba Cupinzeiro.
Fórum Permanente - "Gestão de soluções" é o tema do Fórum de Empreendedorismo, que acontece no dia 9 de maio, no Centro de Convenções da Unicamp. O fórum permanente é organizado pelas empresas juniores da Universidade e pela Agência de Inovação Inova Unicamp. Inscrições: http://www.cori.unicamp.br/foruns/empreen/foruns_empreen.php
Dia 12 de maio
Estudos literários - O "I Encontro de estudos Literários" será realizado no auditório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) nos dias 12 e 13 de maio, a partir das 9 horas. O evento, organizado por alunos do instituto, debate o tema Teoria Literária no dia 12 e contará com os seguintes participantes: Adelia de Meneses (Literatura e Psicanálise) Unicamp, Maria Elisa Cevasco (Literatura e Sociedade) USP, Fábio Durão (Crítica Literária) Unicamp e Márcio Seligmann-Silva (Literatura e Filosofia) Unicamp, com mediação de Alcir Pécora, da Unicamp. Com o mesmo mediador, no dia 13 a discussão abrange a Literatura e outras artes. Participam: Alberto Guzik (Teatro) grupo Os Satyros, Célia Tolentino (Cinema) Unesp, Nelson Aguilar (Arte) Unicamp e Roberto Piva (poeta). Consulte a página do evento http://encontroel.wordpress.com/
Dia 14 de maio 
30 anos do curso de enfermagem - O curso de enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp completa, em 2008, 30 anos de funcionamento. Para comemorar essa data, o Departamento de Enfermagem realiza, de 14 a 16 de maio, das 9 às 17 horas, no Centro de Convenções da Unicamp, o evento científico "Vencendo limites e conquistando novos espaços". Dentre as palestras agendadas, destaque para a atuação dos profissionais de enfermagem na marinha, aeronáutica e da ONG Médicos Sem Fronteira. Especialistas da Unicamp e de outras instituições debatem a formação e a integração entre escola, hospital e Rede Básica de Saúde. As inscrições custam de R$ 50 a R$70 e podem ser feitas no site http://www.fcm.unicamp.br/noticias/2008/enf30/novo/Programacao_2007-2008.pdf. Durante o evento, haverá exibição de pôsteres e premiações. Outras informações pelo e-mail: enf30 em fcm.unicamp.br
Palestras da Quanta Júnior - A Quanta Júnior, empresa júnior do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW), está promovendo uma série de palestras mensais sobre Física. A próxima ocorre no dia 14 de maio, às 16 horas, no auditório do IFGW. Na ocasião, o professor Roldão da Rocha discute: "Diálogo entre a Álgebra, a Física e a Geometria em pequenas Escalas". Rocha é bacharel em física e matemática pela Unicamp. Fez mestrado e doutorado em Física-matemática pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Unicamp e pós-doutorado em São Paulo. Informações: 19-3521 5299.
Dia 15 de maio 
Orientação financeira - O Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) e o Sesi encerram, dia 15 de maio, com duas palestras, a série de encontros sobre orientação financeira. A primeira ocorre às 9 horas, na Prefeitura. Às 15 horas o evento ocorre no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA). Outras informações pelo e-mail: ggbs em reitoria.unicamp.br
Dia 16 de maio
Sinfônica - A Orquestra Sinfônica de Campinas abre no dia 16 de maio, às 19h30, no teatro interno do Centro de Convivência de Campinas, o Simpósio de Psico-Oncologia, organizado pelo Hospital de Clínicas (HC). Os ingressos podem ser adquiridos até o dia do evento, no Ambulatório de Oncologia Clínica/HC. Outras informações: 19-3521-7363.
Dia 17 de maio 
Oficina de Física - “Energias Alternativas” é o tema da 21ª Oficina de Física “Cesar Lattes”, evento organizado pelo Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Será realizada no dia 17 de maio, das 8h30 às 16 horas, no auditório do IFGW. O evento é aberto a interessados no assunto e, em especial, para professores do ensino médio.O que já está definido é que as inscrições para alunos de escola/universidade pública/particular custam R$21. Para professores de escola pública/particular, funcionários públicos e bolsistas de pos-graduação: R$51. Já para profissionais liberais, bolsistas de pós-doutoramento e outros: R$81. Outras informações no site http://www.ifi.unicamp.br/portal/extensao/oficinas-de-fisica ou pelo e-mail viviane em ifi.unicamp.br
Dia 18 de maio 
Caminhada da saúde - No dia 18 de maio acontece mais uma Caminhada da Saúde da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Serão 5 km de caminhada pela Unicamp, com direito a kits de camiseta e boné, sorteio de brindes, alongamento e outras supresas. As inscrições podem ser feitas no site da Associação Atlética Adolfo Lutz (AAAL) (http://www.aaaal.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=74&Itemid=1)  e na página eletrônica da FCM (http://www.fcm.unicamp.br/). A saída está prevista para as 9 horas, do conjunto de salas de aula da FCM (Legolândia). Cada inscrito deverá levar um quilo de alimento não perecível, que será doado a um creche de Barão Geraldo. Podem se inscrever alunos, docentes, funcionários da Unicamp e pessoas de Campinas e região. A Caminhada da Saúde é um evento promovido, anualmente, pela diretoria da FCM e pela AAAL.
Dia 19 de maio 
Preac abre segundo edital para extensão comunitária - A pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) da Unicamp recebe, entre 19 de maio a 6 de junho, inscrições para o 2º Edital para Projetos de Extensão Comunitária. O edital tem como finalidade apoiar financeiramente projetos de Extensão Universitária, que se enquadrem no conceito de “Extensão Comunitária”. 

Mudanças climáticas e produção animal - O Seminário de Mudanças Climáticas e a Produção Animal será realizado nos dias 19, 20 e 21 de maio, no auditório da Embrapa, que fica no campus da Unicamp. É organizado pela pós-graduação da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri). Informações no site http://www.feagri.unicamp.br/eventos/smcpa/index.html ou pelo telefone 19-3521-1064.
Dia 20 de maio 
Shigeaki Ueki - O ex-ministro de Minas e Energia e ex-presidente da Petrobras, Shigeaki Ueki, faz palestra na Unicamp no dia 20 de maio, às 10 horas. Sua fala, no Centro de Convenções da Universidade, marca a abertura das comemorações na Unicamp do centenário da imigração japonesa no país. Ueki trata em sua palestra sobre “Energia – perspectiva sobre o petróleo, gás natural e outras fontes de energia no Brasil”. 
Dia 26 de maio 
ICCA8 - O evento "ICCA8" (http://www.ime.unicamp.br/~icca8) será realizado na Unicamp, de 26 a 30 de maio. As atividades estarão concentradas no Centro de Convenções e no auditório e salas de seminários do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc).

FCM inaugura centro de Memória - A diretoria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp inaugura, no dia 26 de maio, às 14h30, o seu Centro de Memória, um espaço para a preservação de documentos e da história da faculdade. A solenidade de abertura será no Salão Nobre da FCM. Informações: 19-3521-8968.
--- RSS --- 
Acompanhe notícias atualizadas do Portal da Unicamp (http://www.unicamp.br/index_xsl.xml)
Caso não saiba utilizar o RSS clique no endereço abaixo (http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/rss-portal/)
Assine e receba (gratuitamente) a programação de eventos da Unicamp (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/unihoje_assine_UnicampHoje_form.html)
Para divulgar seu evento basta preencher formulário eletrônico no endereço http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/divulgue.php. 
Antes de preencher o formulário, consulte a agenda e verifique se o seu evento já está cadastrado.

(H.C.J.)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l