[Unicamphoje-l] Agenda Unicamp - 18 a 20 de agosto de 2012

Lista informativa da Unicamp unicamphoje-l em listas.unicamp.br
Sex Ago 17 15:28:14 BRT 2012


[cid:image001.jpg em 01CD7C8C.EADA1980]<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos>
18 a 20 de agosto de 2012
experiências e práticas em Libras
Organizado pelo Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)² da Pró-reitoria de Graduação (PRG), a segunda edição do workshop "Sentidos no silêncio: experiências e práticas em Libras" ocorre nos dias 18 e 25 de agosto e em 1 de setembro, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). A abertura do evento será às 9 horas com palestra da fonoaudióloga da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima. Aborda: O que é surdez. As vagas do workshop são para a comunidade dos campi de Limeira (Faculdade de Tecnologia - FT e Faculdade de Ciências Aplicadas - FCA) e de Piracicaba (FOP). As inscrições devem ser feitas no site www.ea2.unicamp.br<http://www.ea2.unicamp.br/>. Os participantes que não são da área de odontologia cursarão os dois primeiros sábados do workshop. No último sábado, 1 de setembro, a programação é específica para a FOP (Atendimento odontológico a pacientes surdos). Aos campi de Limeira e de Piracicaba o (EA)² oferece transporte aos inscritos. Programação completa<http://www.ea2.unicamp.br/joomla/index.php/eventos/proximos/workshop-de-libras>.
Destaque na iniciação científica e tecnológica
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) acaba de lançar o 10º Prêmio Destaque na Iniciação Cientifica e Tecnológica com uma nova categoria: a de "Bolsista de Iniciação Tecnológica". Ela contempla bolsistas de PIBITI e ITI. Bolsistas do CNPq das instituições têm até o dia 20 de agosto para efetuar a inscrição. O regulamento está no site http://destaqueict.cnpq.br<http://destaqueict.cnpq.br/>. A cerimônia de premiação ocorre de 15 a 21 de outubro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pict em cnpq.br<mailto:pict em cnpq.br>.
vagas remanescentes
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) inicia dia 20 de agosto de 2012 as inscrições do Processo Seletivo Aberto para as Vagas Remanescentes 2013 na Universidade. As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de agosto, exclusivamente nesta página. As vagas oferecidas serão divulgadas no início das inscrições. Podem se inscrever no processo, alunos matriculados em cursos de graduação da Unicamp e de outras instituições de ensino superior, além de portadores do diploma reconhecido de curso superior diferente do curso pretendido. As informações sobre os programas<http://www.unicamp.br/vr/vr2013/programas.html> das provas e critérios<http://www.unicamp.br/vr/vr2013/criterios.html> de avaliação de cada curso já estão disponíveis na página da Comvest na Internet. Leia mais<https://www.comvest.unicamp.br/vr/vr2013/vr.html>.
Vestibular Nacional Unicamp 2013
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando o calendário do Vestibular Nacional Unicamp 2013. As inscrições serão feitas entre 20 de agosto e 14 de setembro, exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest<http://www.comvest.unicamp.br/>. A primeira fase será realizada em 11 de novembro de 2012 e a segunda fase, nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2013. As datas foram definidas em reunião que ocorreu no dia 10 de abril, na sede da Fuvest em São Paulo, com representantes da Fuvest, Unicamp, Unesp, Unifesp, ITA, PUC - São Paulo e PUC- Campinas. A programação dos principais vestibulares de São Paulo foi estabelecida conjuntamente para permitir aos candidatos interessados a participação nesses processos seletivos. Leia mais<http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2012/04/17/sai-o-calend%C3%A1rio-do-vestibular-2013>.
Semana de Química
A Semana de Química será realizada de 20 a 24 de agosto. Participação especial de Paul Zaloom, o Beakman, no dia 24, às 16 horas. A Semana de Química está em sua 11ª edição, conta com uma programação bem abrangente de 10 minicursos, 10 visitas a empresas do ramo, 15 palestras, exposição e avaliação de painéis de pesquisa, mesas de discussão, além da palestra especial no decorrer do evento com palestrante internacional. Mais<http://semanadequimica.com.br/ebg-conteudo/WebSite/banner_ativo.aspx?cod_pagina=16EFD165A48D34>
Escola de Estudos Avançados
De 20 e 24 de agosto acontece, na Unicamp e na USP, a Escola São Paulo de Estudos Avançados sobre a Globalização da Cultura no Século XIX. Mais<http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2012/07/25/escola-sao-paulo-abordara-o-tema-globalizacao-da-cultura-no-seculo-xix>
Casa do Lago
O Espaço Cultural Casa do Lago<http://www.preac.rei.unicamp.br/casadolago/> recebe, de segunda-feira (20) a 31 de agosto, em sua Galeria de Arte, a exposição Alquimia da Cêra, da artista Consuelo Debiagi. Na mostra, que pode ser visitada das 9 às 21h30, na rua Érico Veríssimo 1011, no campus da Unicamp, tecidos, fios, papéis, tintas, desenhos, colagens, impressões, materiais orgânicos e sintéticos apresentam-se mascarados ou obscuros, sob camadas das diferentes ceras componentes da encáustica, dando ao observador a imagem tênue do objeto real. "Há algum tempo, defini a encáustica como objeto de estudo e modo de expressar e viver a arte. O trabalho apresenta parte de minhas pesquisas sobre o uso de encáustica em diferentes suportes e formatos", conta Debiagi. A encáustica é uma técnica grega milenar, que permite ao artista executar projetos utilizando a alquimia das ceras e das cores em misturas translúcidas ou opacas, de acordo com o objetivo final.
Ainda na segunda-feira, às 19 horas, a convite da direção do Espaço Cultural, alunos de diversas escolas públicas da Região Metropolitana de Campinas (RAC), estarão na Sala de Cinema da Casa para assistir a peça "Senhora", de José de Alencar. O romance de 1875 é considerado uma das obras primas do autor e uma das principais da literatura brasileira. A apresentação será da Piquilini Produções e Eventos Culturais. Direção e adaptação: Adriano Franco.
No programa de terça (21) a Casa preparou apresentação de capoeira e uma roda de samba para dar as boas-vindas aos alunos estrangeiros. O evento musical começa às 14 horas.
Na quinta (23), às 20 horas, a atração será um concerto com o grupo "S - Cine Concerto Vanguardas Soviéticas". O espetáculo trabalha a inserção de paisagens sonoras sintetizadas e projeções de trechos de filmes. Este Live Cinema traz, em ordem cronológica, visibilidade aos filmes menos conhecidos do cineasta russo como Diário de Glumov. O espetáculo sonoro e visual é criação de Lúcia Bismara, Paulo Edson e Rodrigo Gontijo. Conta com a participação dos músicos Paulo Edson e Lúcia Bismara. O videografismo é assinado por Rodrigo Gontijo. Os registros de foto e vídeo são de Rodrigo Campos. Para mais informações acesse o link<http://www.preac.rei.unicamp.br/casadolago/%20> ou entre em contato com pelo telefone 19-3521-7017.
Faces do Feminino
A abertura da exposição itinerante "Faces do Feminino", de Emilene Frigato, acontece no dia 20 de agosto, às 9 horas, no Espaço de Arte da Escola de Extensão (Extecamp). A mostra pode ser visitada até 24 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A organização é da Extecamp e da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC). Mais informações: 19-3521-1739 ou email projart em unicamp.br<mailto:projart em unicamp.br>

Língua Kaingang
O I Simpósio Internacional sobre Língua Kaingang ocorre no dia 20 de agosto, às 9 horas, no Anfiteatro do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). O evento, que prossegue até o dia 23, contará com a participação de Osamu Fujimura, professor emérito na The Ohio State University. Do simpósio também participam indígenas Kaingang de São Paulo e dos três estados do Sul do Brasil. A coordenação é do professor Wilmar da Rocha D'Angelis. Site do evento: http://1stiskl.wordpress.com/. Outras informações: 19-3521-1520.
Semana de Estudos em Engenharia Agrícola
Com o tema "Engenheiro Agrícola: o agente transformador do campo", a 17ª Semana de Estudos em Engenharia Agrícola (Semeagri) ocorre no dia 20 de agosto, às 10 horas, na Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri). O evento contará com diversas atividades que visam integrar os estudantes com profissionais e empresas atuantes no mercado. A organização é de Fernando Kuninari. Mais informações no site http://xviisemeagri.webnode.com/ ou telefone 19-9224-863.
Lugares da Memória na Idade Média
O curso "Lugares da Memória na Idade Média" acontece nos dias 20, 21 e 23 de agosto, ministrado por Monique Nopré-Villière Goullet, do Laboratório de Medievística Ocidental de Paris (CNRS). As aulas serão sempre às 14 horas, na Sala da Congregação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), com organização do Programa de Pós Graduação em História da unidade. No dia 20 Monique fala sobre "Da memória na alta Idade Média", "As hagiográficas das origenes à Legenda Aurea: transmissão, reescrita, compilações, traduções" no dia 21 e "O sentimento da paisagem na Idade Média", no último dia do curso. Informações: 19-3521-1678, e-mail seceven em unicamp.br<https://www.unicamp.br/horde/imp/compose.php?to=seceven%40unicamp.br>. Mais <http://www.ifch.unicamp.br/eventos/index.php?p=mostra_evento&codevenot=2230>

Hélio Costa Júnior
Jornalista
Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Fone: 19-3521-5137

Conheça e cadastre-se na Agenda de Eventos da Unicamp
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/

Siga a Agenda Unicamp no Twittter
http://twitter.com/#!/AgendaUnicamp

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20120817/a5d5cf22/attachment-0001.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image001.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 31160 bytes
Descrição: image001.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20120817/a5d5cf22/attachment-0001.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l