[Unicamphoje-l] Agenda de Eventos Unicamp - 24 a 26 de novembro de 2012

Lista informativa da Unicamp unicamphoje-l em listas.unicamp.br
Sex Nov 23 14:55:56 BRST 2012


[cid:image001.jpg em 01CDC98A.A3BF3760]<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos>
24 a 26 de NOVEMBRO de 2012
Campanha sobre o câncer de pele
O Ambulatório de Dermatologia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp estará aberto neste sábado (24), das 9 às 15 horas, para atendimento gratuito durante a Campanha informativa sobre o câncer de pele. Este é o tipo de câncer mais comum entre os brasileiros e o diagnóstico precoce leva a cura na grande maioria dos casos. Pessoas de todas as idades podem comparecer para avaliação dermatológica e esclarecimento de dúvidas. O Ambulatório espera atender cerca de 300 pessoas. Nos últimos anos foram detectados 30 tumores durante a ralização das campanhas. A campanha também ocorrerá nos grandes centros de todo o país e consiste em uma oportunidade para a população ser informada sobre o que é o câncer de pele, quais são os riscos e como se prevenir.
Promovida anualmente, desde 1999, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele reúne em todo país mais de 1000 dermatologistas voluntários. Todos os anos a média de pacientes avaliados no Brasil é de cerca de 35 mil pessoas, com uma média de 8% de casos diagnosticados . No Estado de São Paulo, em média, são atendidas 15 mil pessoas, sendo diagnosticados 9% de casos novos de câncer de pele.
Os sinais de risco para o câncer de pele são: pele clara, sardas ou múltiplas pintas; antecedente pessoal de câncer de pele ou casos de câncer de pele na família; exposição freqüente ao sol no trabalho ou no lazer; pintas enegrecidas, que apresentam cores diferentes, coçam ou sangram ou cresceram rapidamente; feridas que não cicatrizam ou lesões secas e ásperas na pele exposta.
No caso de se encontrarem lesões suspeitas, o paciente será encaminhado para tratamento. Mais informações: 19-3521-7708
Controle Glicêmico
O II Workshop "Controle Glicêmico: participação do Pâncreas Endócrino" ocorre no dia 24 de novembro, às 8h30, no Instituto de Biologia (IB). Inscrições e outras informações pelo e-mail controleglicemicoworkshop em gmail.com<mailto:controleglicemicoworkshop em gmail.com>
GGBS organiza 2º Dia da Integração
O Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) organiza no dia 24 de novembro, das 9 às 13 horas, na Faculdade de Educação Física (FEF), o 2º Dia da Integração<http://sistemas.rei.unicamp.br/ggbs/noticias.php?area=dia_da_cidadania>. Caminhada, Dança de Rua, Capoeira e Maculelê, Artes Circenses entre outras atividades estão no programa do evento. Na ocasião acontece o II Festival de Futebol para Menores. Mais informações no site<http://www.gr.unicamp/ggbs>.
Feira Cultural da Estação Guanabara
Organizada pelo Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (Cis-Guanabara), a próxima edição do evento ocorre no dia 24 de novembro, a partir das 14 horas, na Rua Mário Siqueira 829, no bairro do Botafogo, em Campinas. Atrações: apresentações musicais ao vivo, oficinas de artesanato, banca de troca de livros gratuitos, mostras de fotografia, pinturas e esculturas, performances de dança e outras, conversas com autores de livros e poesias, contação de histórias e atividades para crianças. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 19-3233-7801 ou site www.cisguanabara.unicamp.br<http://www.cisguanabara.unicamp.br/>
História da Holografia
No dia 24 de novembro, às 14 horas, no Sesc-Campinas, acontece a mostra "História da Holografia". A atividade, que começa com o registro de imagens pelo homem primitivo, passa pela invenção da fotografia e chega ao prêmio Nobel de Física. Ela será contada com fotografias, vídeos e demonstrações pelo professor José Joaquin Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) da Unicamp. Site do evento: www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm<http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm>. Mais detalhes: 19-3521-2451.
Madrigal in Casa realiza minitemporada para encerrar as atividades de 2012

[cid:image003.jpg em 01CDC98A.A3BF3760]Aos quase 30 anos de criação pelas mãos da maestrina Beatriz Dokkedal<http://www.youtube.com/watch?v=YsNlk8rPc64>, formada em regência pela Unicamp, o grupo coral independente Madrigal in Casa, de Campinas, realiza uma minitemporada para encerrar as atividades de 2012. Os concertos acontecem em 25 de novembro (domingo), 1º de dezembro (sábado) e 9 de dezembro (domingo).
No dia 25, a apresentação acontece às 19h30, na Igreja de Santa Isabel, em Barão Geraldo, Campinas. Em 1º de dezembro, o grupo se apresenta na Capela Nossa Senhora da Boa Morte, às 19 horas, com apoio do Instituto de Saúde Integrada (ISI), responsável pelo restauro da capela, e do Sesc Campinas, que promove eventos no local. O último concerto acontece em 9 de dezembro, às 12 horas, na Igreja Santana.
Além de peças já conhecidas pelo público do In Casa, o grupo mostra o que há de novo em seu repertório. Destacam-se Quem vidistis pastores dicite, de Francis Poulenc; Scaldava il sol, de Luca Marenzio; Chora brasileira, de Fátima Guedes, com arranjo de Vicente Ribeiro; e Milagres do povo, de Caetano Veloso, com arranjo de Sérgio Sansão.
Os concertos têm duração de 40 minutos e serão enriquecidos com breves comentários sobre o repertório.
Em 1996, o grupo lançou o CD Feito in Casa e, em 1999, o Mantiqueira. O terceiro álbum, Repara na Canção, foi lançado em 2008. A partir de 1997, o grupo passou a participar de concursos estaduais e nacionais como forma de ampliar a divulgação de seu trabalho. Os resultados foram: primeiro lugar no Mapa Cultural Paulista, em 1997, 2005 e 2006; segundo lugar no mesmo concurso em 2000. Também conquistou segundo lugar no 1º Concurso Nacional de Canto Coral da Funarte em 1997 e em 1999.
Lembrete:
A Igreja Santa Isabel - 25/11, às 19h30 - Rua Benedito Alves Aranha, 226 - Barão Geraldo - Campinas - SP
Capela Nossa Senhora da Boa Morte - 1º/12, às 19 horas - Rua Benjamin Constant, 165 - Centro - Campinas - SP (anexa à antiga Santa Casa)
Igreja Santana - 9/12, às 12 horas - Rua Siqueira Campos, 90 - Sousas - Campinas - SP
Fórum de Empreendedorismo e Inovação
O Fórum Permanente de Empreendedorismo e Inovação "A Aplicação da Gestão por Processos nas diversas áreas da Unicamp" acontece em 26 de novembro, as 9 horas, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Inscrições, programação e outras informações no site do evento<http://foruns.bc.unicamp.br/foruns/projetocotuca/forum/htmls_descricoes_eventos/evento44.html>.
[cid:image004.jpg em 01CDC98A.A3BF3760]
Saber Urbano e Linguagem
O Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) promove, de 26 a 28 de novembro, o VII Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem "Cidade, Linguagem e Tecnologia". O evento, além de comemorar o aniversário de 20 anos do Labeurb, objetiva discutir as relações entre linguagem, tecnologia e o espaço urbano. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço eletrônico http://www.labeurb.unicamp.br/inscricao/. A abertura oficial ocorre no dia 27 de novembro, às 9 horas, no Auditório do Labeurb. Programação: http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2012/10/30/saber-urbano-e-linguagem
Nepo recebe Silvia Giorguli Saucedo
O Núcleo de Estudos da População (Nepo) recebe, dias 26 e 27 de novembro, Silvia Giorguli Saucedo, presidenta da Sociedade Mexicana de Demografía (Somede). Na segunda-feira (26), no período da manhã, ela fará um tour guiado pela Unicamp (Nepo, IFCH, Bibliotecas). À tarde, às 14 horas, Saucedo participa de uma reunião com pesquisadores e alunos do programa de Pós-graduação em Demografia com o tema "Linhas de investigação e possibilidades de mobilidade de estudantes e professores Unicamp-Colmex". Na terça (27), às 10 horas, no Auditório do Nepo/Nepp (Av. Albert Einstein 1300), a também diretora do Centro de Estudios Demográficos, Urbanos y Ambientales (El Colegio de México) participa do seminário "La educación de jóvenes y niños mexicanos frente a la migración internacional entre México y Estados Unidos".O evento é aberto ao público Mais informações: vania em nepo.unicamp.br<mailto:vania em nepo.unicamp.br>
Plataformas e tecnologias para as disciplinas de graduação
Evento organizado pelo Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)² e pelo Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) acontece em 26 de novembro, às 14 horas, na sala PB15 (prédio do Ciclo Básico II). Público-alvo: docentes da universidade. Proposta: compartilhar experiências e conhecer plataformas disponíveis para o ensino de graduação na Unicamp. Outras informações podem ser obtidas no link <http://www.ea2.unicamp.br/joomla/index.php/eventos/proximos/61-plataformas-e-tecnologias-para-as-disciplinas-de-graduacao-apresentacao-de-programas-e-softwares-a-comunidade>

Hélio Costa Júnior
Jornalista
Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Fone: 19-3521-5137

Conheça e cadastre-se na Agenda de Eventos da Unicamp
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/

Siga a Agenda Unicamp no Twittter
http://twitter.com/#!/AgendaUnicamp

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20121123/3f08acce/attachment-0001.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image001.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 152730 bytes
Descrição: image001.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20121123/3f08acce/attachment-0004.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image002.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 92176 bytes
Descrição: image002.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20121123/3f08acce/attachment-0005.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image003.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 12897 bytes
Descrição: image003.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20121123/3f08acce/attachment-0006.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image004.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 28201 bytes
Descrição: image004.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20121123/3f08acce/attachment-0007.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l