[Unicamphoje-l] Agenda Unicamp - 3 de outubro de 2012

Lista informativa da Unicamp unicamphoje-l em listas.unicamp.br
Ter Out 2 17:06:55 BRT 2012


[cid:image001.jpg em 01CDA0C0.5344DF80]<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos>
3 de outubro de 2012
Células a combustível e hidrogênio energético
Aplicações de células a combustível e o uso energético do hidrogênio, visando ao aumento da eficiência energética de sistemas de geração de energia elétrica e térmica e à mitigação dos impactos ambientais originados pelo uso de combustíveis fósseis, estarão no centro dos debates do 6º Workshop Internacional sobre Hidrogênio e Células a Combustível (WICaC), que acontece na Unicamp, de 3 a 5 de outubro. As inscrições podem ser realizadas nos dias do evento. Mais informações e programação completa em www.ceneh.org/wicac<http://www.ceneh.org/wicac>
Claudia Silva expõe "Territórios" na FCM
Claudia Silva é especialista em artes visuais pela Unicamp, arquiteta, artista plástica e fotógrafa. Em sua produção com fotografia, desenvolve um olhar singular sobre as pequenas coisas do cotidiano obtidas no seu caminhar diário. Ela encontra pequenas surpresas, pequenos poemas visuais construídos em sua grande maioria pelo olhar da câmera do celular ou IPhone, desvelando um mundo repleto de reflexões e devaneios. Na exposição Territórios, que fica até o dia 2 de novembro, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Cláudia apresenta fotos que, à primeiro vista, revela grandes planos e remete à paisagem lunar, desertos, meandros de rios, grandes lagos... Ao aproximar o olhar, podemos perceber que ela propõe uma armadilha. Suas fotos, na verdade, são de pequenos detalhes de calçamentos de ruas, muros com relevos, restos de vegetação e poças d'água. Isto revela o olhar da artista que provoca a imaginação e faz o observador pensar.
Entrada franca.
Galeria de Arte recebe a exposição "rEverSibilidAde"
De artistas do Projeto Entrecampus, a abertura da exposição "rEverSibilidAde" ocorre em 3 de outubro, às 12h30, na Galeria de Arte. Os participantes são: Francisco Laranjo, Luciano Vinhosa, Luiz Sérgio de Oliveira, José Cirillo, Marcos Martins, Mauricius Farina, Marta Strambi, Raphael Couto, Rosane Cantanhêde, Sandra Novaes, Cláudio Matsuno, Cyra Maria, Vitor Carvalho. No entrecampus estão envolidos os Grupos de Pesquisa em Estudos Visuais da Unicamp, o Grupo de Estudos e Práticas Artísticas Contemporâneas da UFF, o Grupo de Pesquisa em Processos de Criação e o Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes da UFES. Visitação: 3 a 17 de outubro, na Rua Sérgio Buarque de Holanda s/nº, no térreo da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL). Mais informações: 19-3521-6561.
mito e poesia na Grécia Antiga
O Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP-Nepam) organiza no dia 3 de outubro, às 14h30, no Auditório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), uma palestra com o professor Flávio Ribeiro (IEL). Ele fala sobre "Mito e poesia na Grécia Antiga. Mais detalhes pelo e-mail lapunicamp em gmail.com<mailto:lapunicamp em gmail.com>
Lançamentos
Os livros "A força da escravidão. Ilegalidade e costume no Brasil oitocentista", de Sidney Chalhoub, e "Guerra contra Palmares: um estudo das expedições realizadas entre 1654 e 1695", de Laura Peraza Mendes, serão lançados no dia 3 de outubro. A noite de autógrafos ocorre às 18 horas, na Espósito Pizzeria (Av. Albino J.B. de Oliveira 1110), em Barão Geraldo. A organização é do Cecult/IFCH/Unicamp, da Companhia das Letras e do Setor de Publicações do IFCH. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 19-3521-1662.
Lúcia Fonseca expõe "habitar o(utro) espaço" em São Carlos
O Instituto de Artes (IA) da Unicamp é um dos realizadores da exposição habitar o(utro) espaço, da artista Lúcia Fonseca. O projeto foi selecionado pelo 8º Chamamento Público para Projetos Expositivos de Artes Visuais 2011/2012 - Programa Arte para Todos. Visitação ao público: de 3 de outubro a 30 de novembro, de quarta a domingo, das 16 às 20 horas, no Teatro Municipal de São Carlos (rua Sete de Setembro 1735), no Centro de São Carlos-SP. De 23 a 30 de outubro, no mesmo local, a artista realiza um atelier, das 16 às 18 horas. Na ocasião, também participa da mesa-redonda "Espaços de Habitação".

Hélio Costa Júnior
Jornalista
Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Fone: 19-3521-5137

Conheça e cadastre-se na Agenda de Eventos da Unicamp
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/

Siga a Agenda Unicamp no Twittter
http://twitter.com/#!/AgendaUnicamp

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20121002/c71902f5/attachment-0001.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image001.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 54475 bytes
Descrição: image001.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20121002/c71902f5/attachment-0001.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l