[Unicamphoje-l] Agenda Unicamp - 4 de outubro de 2012

Lista informativa da Unicamp unicamphoje-l em listas.unicamp.br
Qua Out 3 14:23:45 BRT 2012


[cid:image001.jpg em 01CDA172.B267C060]<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos>
4 de outubro de 2012
Mulheres fazendo arte
[cid:image003.jpg em 01CDA172.B267C060]"Mulheres fazendo arte: territórios estéticos, politicos e culturais". Este é o tema da próxima edição do Fórum Permanente de Arte, Cultura e Educação. O evento é organizado pela professora Margareth Rago e ocorre no dia 4 de outubro, às 9 horas, no auditório I do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Inscrições, programação e outras informações na página eletrônica<http://foruns.bc.unicamp.br/foruns/projetocotuca/forum/htmls_descricoes_eventos/arte48.html>
Sobre o evento - A entrada massiva das mulheres na esfera pública, no mercado de trabalho e em múltiplos espaços da sociedade produziu profundas transformações culturais, estéticas e políticas nas últimas quatro décadas de movimentação feminista nacional e transnacional. Não apenas foram questionados os modos masculinos de organização da vida social, mas também as formas de expressão artística, literária e científica se viram profundamente afetadas pela emergência de modos femininos e feministas de fazer e viver. Na direção dessas inquietações, o presente seminário tem como objetivo discutir as novas formas de criação cultural, estética e política instauradas pelas mulheres tanto em sua dimensão crítica da nossa atualidade, quanto na perspectiva de transformação e estabelecimento de outras possibilidades de existência. Para tanto, temos em vista organizar algumas mesas-redondas, tendo como eixos centrais a criação artística das mulheres, a crítica cultural feminista e as novas formas de ação política introduzidas pelos feminismos.
Unicamp Ventures realiza encontro anual
Reunir empreendedores e executivos de empresas nascidas da Unicamp para trocarem experiências e estimular a geração de novos negócios e captação de recursos. Este é o objetivo do Encontro Unicamp Ventures, que acontece no próximo dia 4 de outubro. O encontro é um evento anual que teve a primeira edição em 2006, e conta com o apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp, órgão da reitoria responsável pela proteção e transferência das tecnologias geradas na Unicamp, bem como iniciativas de estímulo ao ensino em empreendedorismo e à criação de novos empreendimentos de base tecnológica. Mais<http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2012/09/24/unicamp-ventures-realiza-vii-encontro-anual-e-reune-empresarios-renomados>.
Debora Cristina Jeffrey é a convidada do "Aulas Magistrais"
No próximo "Aulas Magistrais", dia 4 de outubro, a professora Debora Cristina Jeffrey, professora-doutora pela Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, aborda o tema "Os ciclos e a progressão escolar: uma análise de suas implicações no espaço escolar". A aula acontece na sala CB05 do Ciclo Básico I, às 12h30. O Aulas Magistrais é organizado pela Pró-reitoria de Graduação (PRG). Mais detalhes no link<http://www.prg.unicamp.br/aulas/index.php/aulas>.
Nics organiza palestra com Marcia Kazue Kodama Higuchi
O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (Nics) organiza no dia 4 de outubro, às 14 horas, em sua sede, uma palestra com a professora Marcia Kazue Kodama Higuchi. Aborda: "Padrões de ativiação em musicos durante uma performance pianistica envolvendo tecnica ou expressividade: um estudo utilizando ressonancia magnética". A palestrante possui graduação em bacharelado em piano pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (1988) e mestrado em artes pela Universidade de São Paulo (2004). Ministrou aulas e palestras em várias faculdades de Música como Faculdade de Artes Alcântara Machado, Instituto de Artes da Unesp e Departamento de Música de Ribeirão Preto da USP. Atualmente é doutora em Neurologia/Neurociências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. O NICS fica na Rua da Reitoria 165, no primeiro dnar do prédio da Reitoria III. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail betch em nics.unicamp.br<mailto:betch em nics.unicamp.br> ou telefone 19-3521-7923.
IG recebe Robert Frodeman
O Instituto de Geociências (IG) recebe, em seu auditório, dia 4 de outubro, às 14 horas, o professor Robert Frodeman, do Departamento de Filosofia e Religião da Universidade do Norte do Texas (UNT). Ele ministra a conferência "Rethinking nature: essays in environmental philosophy". No dia 5, no mesmo local, o docente ministra o curso "Philosophy, geological disciplines and interdisciplinaryé". Frodeman é diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares da UNT e especialista em questões interdisciplinares relativas à Filosofia e Ética Ambiental. Possui estudos e publicações sobre elementos epistemológicos das Ciências da Terra. O evento é organizado pelo professor Pedro Wagner Gonçalves. Inscrições e informações pelo e-mail regina em ige.unicamp.br<mailto:regina em ige.unicamp.br>. Mais detalhes: 19-3521-4653.
Lançamento
O livro "Lepidoptera Borboletas e Mariposas do Brasil" será lançado no dia 4 de outubro, às 14 horas, na Biblioteca do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. A publicação é de Almir Cândido de Almeida e André Victor Lucci Freitas. Mais informações: falonso em ib.unicamp.br<mailto:falonso em ib.unicamp.br>


Hélio Costa Júnior
Jornalista
Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Fone: 19-3521-5137

Conheça e cadastre-se na Agenda de Eventos da Unicamp
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/

Siga a Agenda Unicamp no Twittter
http://twitter.com/#!/AgendaUnicamp

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20121003/db53d440/attachment-0001.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image001.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 152730 bytes
Descrição: image001.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20121003/db53d440/attachment-0003.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image002.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 49199 bytes
Descrição: image002.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20121003/db53d440/attachment-0004.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image003.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 10772 bytes
Descrição: image003.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20121003/db53d440/attachment-0005.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l