[Unicamphoje-l] Agenda Unicamp - 10 de outubro de 2012

Lista informativa da Unicamp unicamphoje-l em listas.unicamp.br
Ter Out 9 14:28:09 BRT 2012


[cid:image001.jpg em 01CDA62A.4DCF9760]<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos>
10  de outubro de 2012
O papel das organizações sem fins lucrativos
O Fórum Permanente de Empreendedorismo e Inovação "Protagonismo das organizações da sociedade civil sem fins lucrativos no desenvolvimento do Brasil" acontece no dia 10 de outubro, das 9 às 17 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. Organizadores: Edison Lins e Milton Pereira.
Sobre o evento - Neste fórum pretende-se discutir as bases necessárias para a construção de uma sociedade mais igualitária e o papel das Organizações da Sociedade Civil Sem Fins Lucrativos neste processo, pois estas organizações vêm contribuindo e desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento de mudanças na sociedade contemporânea. Cabe às Universidades a responsabilidade de sistematizar e disseminar o conhecimento adquirido na prática pelas organizações ao longo dos anos, fomentando a discussão de professores, alunos, gestores e técnicos. É necessária a integração das Universidades neste processo de transformação da sociedade, resgatando seu papel social. Este novo campo acadêmico vem merecendo atenção e diversas instituições de ensino superior que possuem centros de estudos e pesquisas e oferecem cursos voltados para este novo campo acadêmico. Mais detalhes na página eletrônica <http://foruns.bc.unicamp.br/foruns/projetocotuca/forum/htmls_descricoes_eventos/evento43.html> ou telefone 19-3521-4759.
Conversando sobre a Graduação traz John Boulet
Até que ponto a avaliação na Graduação pode predizer o bom desempenho profissional do egresso? A questão será respondida no dia 10 de outubro, às 12h30, na sala CB05 do Ciclo Básico I da Unicamp, pelo professor John Robin Boulet (Philadelphia). Ele é o próximo convidado do "Conversando sobre a Graduação", evento organizado pela Pró-reitoria de Graduação (PRG) da Unicamp. Saiba mais sobre o palestrante no site<http://www.prg.unicamp.br/conversando/index.php?option=com_content&view=article&id=27&catid=2:conversas&Itemid=3> do evento.
[cid:image002.jpg em 01CDA62A.4DCF9760]
Diretora do CMU profere palestra sobre Walter Benjamin na Unesp-Rio Claro
A diretora do Centro de Memória-Unicamp (CMU), Maria Carolina Bovério Galzerani, participa na próxima quarta-feira (10), na Unesp, em Rio Claro, do Encontro em Comemoração aos Dez anos do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática - GHOEM. Um dos objetivos desse evento é debater leituras feitas por pesquisadores de outros grupos acerca das produções desenvolvidas no interior do GHOEM durante essa breve trajetória. Estarão reunidos professores e pesquisadores que ao longo dessa década contribuíram com a produção do conhecimento no interior do grupo, seja na condição de membros de bancas de qualificação, mestrado e doutorado, seja em eventos, discussões e publicações científicas. Leia mais<http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2012/10/08/diretora-do-cmu-profere-palestra-sobre-walter-benjamin-na-unesp-de-rio-claro>.
Técnicas de prosódia experimental para estudos formais
O Núcleo de Pesquisas ForMA organiza no dia 10 de outubro, às 13 horas, na Sala CL14 do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), uma palestra com o professor Plinio de Almeida Barbosa. Ele fala sobre "Elementos para a aplicação de técnicas de prosódia experimental para estudos formais". A palestra faz parte da série Colóquios de Sintaxe, Aquisição e Mudança. Mais detalhes: 19-3521-1520.
Faculdade de Enfermagem E aula magna
O descerramento da placa comemorativa pela aprovação da Faculdade de Enfermagem no Consu e a aula magna com o professor Luiz Barco ocorrem em 10 de outubro, às 10 horas, no auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).
Caism recebe "Música nos Hospitais"
O projeto Música nos Hospitais estará no dia 10 de outubro, no Hospital da Mulher - Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - o Caism, a partir das 12 horas. O projeto, fruto da parceria entre a Associação Paulista de Medicina e a Sanofi, promoverá uma apresentação da Orquestra do Limiar, regida pelo médico e músico Samir Rahme, na recepção da instituição. Pacientes, funcionários, visitantes e população local estão convidados a assistir a uma programação escolhida especialmente para trazer alegria e descontração ao ambiente hospitalar, contribuindo com a recuperação dos pacientes. O repertório tem como tema principal a mulher, e inclui obras como She, música tema do filme Notting Hill, de Elvis Costello; Luiza, de Tom Jobim; ou Gaúcho, de Chiquinha Gonzaga. Com mais de 100 apresentações já realizadas em todo o país, há quase uma década, o Música nos Hospitais vem beneficiando pacientes, médicos, colaboradores e visitantes.
DRCC organiza palestra com Priscila Massetto de Aquino
O Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia (DRCC) do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) organiza uma palestra com Priscila Massetto de Aquino Manfrini (Vrije Universiteit Brussel, Belgium). No dia 10 de outubro, às 14 horas, no Auditório Meson Pi, prédio Pierre Auger, ela aborda o tema "From Gravitons to Gravitinos: MET signatures at the LHC", que versará sobre teorias que estudam a inclusão de efeitos quânticos na gravitação e seus possíveis testes no experimento LHC. Mais informações: 19-3521-5275.
debate sobre o Open Access
A Associação de Pós-graduandos da FEEC (APOGEEU) organiza no dia 10 de outubro, às 14 horas, no Auditório da Faculdade de Engenharia Química (FEQ), um debate sobre o Open Access. Para participar é necessário fazer inscrição (gratuita) no link http://goo.gl/knJtA. Mais informações no site http://www.apogeeu.fee.unicamp.br/notícias/3133
CGU recebe propostas para os fóruns permanentes de 2013
A Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) recebe, até o dia 9 de novembro, propostas de fóruns para o calendário de 2013. Os docentes interessados devem preencher o formulário<http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/arquivo/propostadeforumpara2013.doc> e encaminhá-lo para o e-mail forunspermanentes.cgu em reitoria.unicamp.br<mailto:forunspermanentes.cgu em reitoria.unicamp.br>. Os contemplados serão notificados por e-mail. São 48 datas reservadas no CDC. A seleção levará em consideração a possibilidade de espaço e a diversidade de temáticas. Se houver necessidade, alguns proponentes poderão ser chamados para uma reunião. O resultado final deverá ser divulgado até o dia 29 de novembro. "Os Fóruns Permanentes tem o objetivo de promover debates sobre assuntos que contribuem para o desenvolvimento científico, econômico, cultural e social do país, nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão. Eles possibilitam a integração das comunidades interna e externa à Unicamp", escreve o professor Edgar De Decca.
CURSO DE especialização em GESTÃO ESTRATÉGICA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA RECEBE INSCRIÇÕES - http://www.ige.unicamp.br/gestaodainovacao/newsletter.html
Hélio Costa Júnior
Jornalista
Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Fone: 19-3521-5137

Conheça e cadastre-se na Agenda de Eventos da Unicamp
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/

Siga a Agenda Unicamp no Twittter
http://twitter.com/#!/AgendaUnicamp

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20121009/abd1c717/attachment-0001.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image001.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 152730 bytes
Descrição: image001.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20121009/abd1c717/attachment-0002.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image002.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 2704 bytes
Descrição: image002.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20121009/abd1c717/attachment-0003.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l