[Unicamphoje-l] Agenda de Eventos Unicamp - 23 de abril de 2013

Lista informativa da Unicamp unicamphoje-l em listas.unicamp.br
Seg Abr 22 14:43:49 BRT 2013


Unicamp recebe Prêmio Péter Murányi

A Unicamp recebe no dia 23 de abril o Prêmio Péter Murányi 2013<http://www.fundacaopetermuranyi.org.br/main.asp?pag=index>. A distinção é um reconhecimento ao Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), implementado em 2011 na Universidade. Concedido anualmente pela Fundação Péter Murányi, o prêmio distingui projetos inovadores com foco na melhoria da qualidade de vida das populações em desenvolvimento. O tema deste ano foi educação.  Considerado pela fundação como a melhor experiência em educação do ano no Brasil, o ProFIS tem sido apontado por especialistas como “um novo caminho para o ensino superior". O Programa da Unicamp permite que os melhores estudantes do ensino médio público de Campinas tenham acesso aos cursos de graduação, sem a necessidade de prestar vestibular. São oferecidas vagas aos jovens que obtêm as melhores notas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).  Leia mais<http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2013/04/10/unicamp-recebera-no-dia-23de-abril-premio-peter-muranyi>





Unicamp sedia Seminário Nacional de Tomate de Mesa

A Unicamp será a sede do 4º Seminário Nacional de Tomate de Mesa<http://www.tomatedemesa.com.br/index.html>, evento a ser realizado nos dias 23 e 24 de abril, no Centro de Convenções da Universidade<http://www.tomatedemesa.com.br/local.html>. No encontro serão discutidos os avanços e desafios da tomaticultura no Brasil, segmento que movimenta anualmente cerca de R$ 2 bilhões e coloca o País entre os dez maiores produtores do fruto em todo o mundo. A abertura do Seminário ocorre às 15 horas. Consulte a programação completa<http://www.tomatedemesa.com.br/programacao.html>. No evento serão discutidas as contribuições que podem ser agregadas à cadeia produtiva tanto pelos próprios agricultores quanto pelos setores viveirista, varejista e de pesquisa. As inscrições podem ser feitas no link<http://www.tomatedemesa.com.br/inscricoes.html>.

[http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/tomate-de-mesa_.jpg#overlay-context=eventos/2013/04/18/unicamp-sedia-seminario-nacional-de-tomate-de-mesa]



Esta edição acontece no mesmo mês em que o tomate desponta como um dos protagonistas do aumento da inflação brasileira. Nos últimos 12 meses, o produto acumula uma alta de 170,48%, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor, medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).



Atualmente, o Brasil é referência mundial em produtividade do tomate, tanto nos segmentos de mesa quanto de indústria (fabricação de molhos e catchups). Enquanto a média mundial é de 33,6 toneladas por hectare, o País chega a produzir 61,8 toneladas por hectare. A introdução da fertirrigação, condução da lavoura no sistema de meia-estaca ou estaqueamento vertical com fitilho são algumas das inovações que colaboram nesse processo.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção registrou um salto de 46,4% entre os anos de 2007 e 2011. De acordo com o pesquisador, esse aumento é reflexo de uma tendência que se apresenta ao longo das últimas décadas e está relacionado a incrementos da área colhida e da produtividade. "Entre os produtores que adotam alto nível de manejo cultural e insumos modernos, a produtividade, em geral, é superior a 100 toneladas por hectare, tanto nos cultivos tutorados, cuja produção se destina ao consumo fresco, quanto nas lavouras rasteiras, onde é produzida usualmente matéria-prima para o processamento industrial”, explica Melo.



A realização do seminário é da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem) e Win Central de Eventos, com apoio da Associação Brasileira de Horticultura (ABH), Embrapa Hortaliças, Produce Marketing Association e Grupo Cultivar. O 4º Seminário Nacional de Tomate de Mesa tem o patrocínio da Bayer, Sebrae, BASF, Syngenta, Seminis e Blueseeds.



Serviço

4º Seminário Nacional de Tomate de Mesa
23 e 24 de abril de 2013
Centro de Convenções da Universidade de Campinas (Rua Elis Regina 131, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", em Barão Geraldo, Campinas – SP)
Site: <http://www.tomatedemesa.com.br/> www.tomatedemesa.com.br<http://www.tomatedemesa.com.brinscrições/><http://www.tomatedemesa.com.brinscrições/>
Informações: 62-3241-3939 ou 19-3243-6472





Palestra com José Enrique Serrano Asenjo



O Programa de Pós-graduação em Teoria e História Literária e o Centro de Pesquisa em Estudos Hispano-Americanos (CEHISP) do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) organizam, dia 23 de abril, às 19 horas, no Auditório do IEL, uma palestra com o professor José Enrique Serrano Asenjo, da Universidad de Zaragoza (Espanha). O evento é aberto para alunos e a interessados nos Estudos Hispano-americanos e nas relações entre Hispano-América e Brasil. Mais informações: 19-3521-1520.



CPQBA na XI Semana de Fitoterapia de Campinas

O Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA<http://www.cpqba.unicamp.br/>) da Unicamp é uma das unidades que estão envolvidas com a organização da Semana de Fitoterapia "Prof. Walter Radamés Accorsi", evento a ser realizado no Parque das Águas, em Campinas, de 23 a 25 de abril, e na Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral (Cati-Campinas), dia 26. O objetivo da Semana de Fitoterapia é compartilhar saberes sobre o valor medicinal das plantas – seu cultivo e utilização, por meio de palestras, oficinas, visita técnica e minicursos. O tema desta 11a edição "Curando com a Natureza", traz renomados palestrantes que apresentarão saberes tradicionais e científicos sobre o dom medicinal da natureza. Programação completa<http://www.cati.sp.gov.br/new/imgs/eventos/cartaz-site-fitoterapia2013.jpg>.



A XI Semana é uma realização da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral( Cati), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Campinas e está aberta à participação gratuita de todos os interessados.

O evento, além do CPQBA, tem como parceiros a Associação Cornélia Vlieg/Oficina Agrícola do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, a Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região – ANC, Botica da Família, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), a Embrapa – Meio Ambiente, a Sanasa-Campinas e a Associação Novo Encanto. Sua organização é realizada pelo Grupo Saberes à Luz do Sol. A programação inclui ainda área de exposição e venda de produtos relacionados. Estão previstas apresentações artísticas e atividades corporais durante a semana.



SERVIÇO
XI Semana de Fitoterapia de Campinas
23 a 25 de abril - Parque das Águas de Campinas (Rua Visconde de Congonhas do Campo 567, Parque São Martinho )
26 de abril:  CATI-Campinas - Av. Brasil 2340, Jardim Chapadão
Informações: Lúcia Gabos<mailto:luciag em cpqba@unicamp.br> (CPQBA)
Conheça o site<http://webdrm.cpqba.unicamp.br/cpma/index.php> da Coleção de Plantas Medicinais e Aromáticas do CPQBA




-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130422/e073e229/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l