[Unicamphoje-l] Agenda de Eventos Unicamp - 13 a 16 de agosto de 2013

Lista informativa da Unicamp unicamphoje-l em listas.unicamp.br
Seg Ago 12 15:38:46 BRT 2013


[cid:image001.jpg em 01CE9772.07DE5400]<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos>
13 a 16 de agosto de 2013
Celpe-Bras recebe inscrições
As inscrições ao exame para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) devem ser feitas até 13 de agosto, no endereço eletrônico http://celpebras.inep.gov.br/inscricaoCelpeBras/. Na Unicamp, a coordenadora de aplicações é a professora Matilde Virgínia Scaramucci, do Instituto de Estudos da Linguagem IEL.
Celpe-Bras - É o exame para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC), aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e no Brasil é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país. Outras informações: 19-3521-1520.
Exposição do "Viva Mais" na CDC
O Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) e o Programa de Prevenção ao Uso de Substâncias Psicoativas Lícitas e Ilícitas (Viva Mais) organizam, dia 13 de agosto, às 10 horas, nas dependências da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC), a abertura da exposição produzida pelo Programa de Prevenção do Viva Mais, ao longo de seus dez anos de existência. A mostra pode ser visitada pelo público, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, até o dia 29. Mais informações pelo e-mail bazzo em unicamp.br<mailto:bazzo em unicamp.br>
Mercado de Trabalho em Engenharia inicia processo seletivo
O Mercado de Trabalho em Engenharia (MTE) realiza durante o segundo semestre de 2013, o seu processo seletivo. Interessados podem se inscrever, até 18 de agosto, no link<http://mte.org.br/campinas/processo-seletivo/inscricao>. Duas palestras de apresentação estão marcadas para o dia 13 de agosto, às 12h30 e às 18 horas, na sala CB-13 do Ciclo Básico I. Mais informações podem ser obtidas no site <http://mte.org.br/campinas/processo-seletivo/instrucoes_gerais> ou telefone 11-97430-4066.

GGBS comemora Dia dos Pais com palestra de Ivan Capelatto
Em comemoração ao Dia dos Pais, o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) organiza, dia 14 de agosto, às 9 horas, no auditório da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU), a palestra "A importância dos primeiros anos de vida da criança e os papéis afetivos do pai e da mãe". Será proferida pelo mestre em psicologia Ivan Capelatto. Mais informações: 19-3521-4899.
Tecnologia social e os conceitos de economia verde é tema de fórum
No dia 14 de agosto acontece mais uma edição do Fórum Permanente de Extensão Universitária. Com o tema "Tecnologia social e os conceitos de economia verde: propondo convívios possíveis e desejáveis", o evento ocorre às 9 horas, no auditório do Centro de Convenções da Unicamp. O Fórum está sob a organização de João Frederico da Costa Azevedo Meyer, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, e dos professores Rafael Dias (FCA), Sandro Tonso (FT) e Celso Ribeiro de Almeida (CAC/PREAC). Inscrições e mais informações no link<http://foruns.bc.unicamp.br/foruns/projetocotuca/forum/htmls_descricoes_eventos/eventoext41.html> ou telefone 19-3521-5039.
Palestra de intercâmbio com a Universidade de Sydney
A Vice-reitoria Executiva de Relações Internacionais (VRERI) organiza uma palestra sobre intercâmbio com representantes da Universidade de Sydney (Austrália), dia 14 de agosto, às 12 horas, na sala CB08 do Ciclo Básico I. O evento será transmitido pela RTV-Unicamp. Público-alvo: alunos de graduação e de pós-graduação. Mais detalhes: 19-3521- 6739.

[Descrição: Descrição: http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/sidney400.jpg]

Abordagens teóricas para gestão de redes: Cooperative Game Theory
O Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi) do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp organiza, dia 14 de agosto, às 14h30, na sala EB-06 do prédio da Engenharia Básica do Instituto de Geociências (IG), o seminário "Abordagens teóricas para gestão de redes: Cooperative Game Theory". O evento terá como animadoras as professoras Paula Castro e Adriana Bin, ambas do Geopi. A bibliografia está disponível no link www.ige.unicamp.br/geopi<http://www.ige.unicamp.br/geopi>. O seminário é aberto a interessados no assunto. Mais informações: telefone 19-3521-5124 ou e-mail geopi em ige.unicamp.br<mailto:geopi em ige.unicamp.br>
Problemas da inclusão social nas escolas brasileiras
Renata Bianchi de Barros, doutora em Linguística pela Unicamp, está lançando o livro 'Educação e Saúde: Considerações sobre o processo de integração e inclusão escolar', organizado também por Fernando César Paulino-Pereira e Jáima Pinheiro de Oliveira. O título, publicado pela Paco Editorial, questiona a responsabilização individual dos problemas de inclusão social nas escolas brasileiras e aponta soluções criativas para as dificuldades de aprendizagem e/ou sociabilidade, de modo a promover a inclusão de crianças com necessidades especiais no ensino regular. O lançamento acontece no dia 14 de agosto, às 19 horas, na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi Campinas, e pode ser adquiro pela loja virtual da Paco, editora especializada em publicações acadêmicas. Mais informações sobre o título podem ser encontradas no site<http://loja.livrariadapaco.com.br/educacaoesaude.html>.
Arquivos digitais: experiências em preservação
No dia 15 de agosto, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp, acontece mais uma edição do Fórum Permanente de Arte, Cultura e Educação com o tema "Arquivos digitais: experiências em preservação". Para realizar sua inscrição, acesse o link: http://foruns.bc.unicamp.br/. A organização é do Sistema de Arquivos da Unicamp (Siarq) e do Grupo de Pesquisa Memória, História e Educação da Faculdade de Educação (FE)
Palestra internacional estuda academia argentina
A Faculdade de Educação (FE) promove, dia 15 de agosto, a palestra "La formación de elites en Argentina: Bachillerato Internacional, distinción y consagración académica". Ela será ministrada pela professora Sandra Ziegler, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) da Argentina. A palestra será iniciada às 14h30 da Sala da Congregação da FE. A participação é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia. O Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação (GPPE/FE-Unicamp) é o organizador do evento. Mais informações: 19-3521-5565.
EXPOSIÇÃO "Encontros"
O Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (Cis-Guanabara) organiza, dia 15 de agosto, a exposição "Encontros", dos artistas Eni Ilis, João Bosco e Piassa. A mostra pode ser visitada até 5 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na rua Mário Siqueira 829, no bairro do Botafogo, em Campinas-SP. A entrada é livre com estacionamento gratuito. Mais detalhes: 19-3233-7801.
IA sedia Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual
[Descrição: Descrição: http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/forcine400.jpg]
O Instituto de Artes (IA) da Unicamp sedia, de 15 a 17 de agosto, em seu auditório, o Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine<http://www.iar.unicamp.br/acontece/materias/forcine2013.php>).  Intressados em participar podem se inscrever pelo e-mail<mailto:inscricaoforcine2013 em gmail.com>.
A cerimônia de abertura será realizada às 19 horas com a mesa de debates  "Um olhar prospectivo sobre a formação em cinema e audiovisual no Brasil: o que existe e para onde avançar".  A mesa será mediada por Luciana Rodrigues, presidente em exercício do Forcine e terá a participação dos debatedores Aloízio Mercadante, ministro da Educação (a confirmar); Manoel Rangel, diretor-presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine); Caio Julio Cesaro, do Ministério da Cultura (MinC) e João Cláudio Garcia, assessor de Imprensa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
De acordo com Eduardo Paiva, diretor do Forcine e professor do IA-Unicamp, "poder receber na Unicamp outras instituições que fazem parte do Forcine para trocar experiências sobre a formação em audiovisual existente hoje no Brasil é uma atividade que atesta a maioridade e a importância do Fórum".
O auditório do IA está localizado na rua Elis Regina 50, no campus da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas-SP. Mais informações<mailto:eduardopaivacampinas em gmail.com>.
[Descrição: Descrição: http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/encontrodegeografia400.jpg]
Após doze anos de interrupção, a AGB - Seção Campinas, o Departamento de Geografia, o Instituto de Geociências (IG), o Centro Acadêmico de Geografia e Ciências da Terra (CACT) e o PIBID-Geografia retomam a realização dos Encontros Regionais de Ensino de Geografia. A terceira edição do evento terá como tema central "Práticas Educativas em Ensino de Geografia: (re)criando os documentos curriculares". O Encontro será realizado nos dias 16 e 17 de agosto, nas dependências do IG e no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA). A abertura oficial será às 10 horas. Acesse a programação<http://agbcampinas.com.br/encontroensino/programacao/> completa. Mais informações no site http://agbcampinas.com.br/encontroensino/, telefone 19-8185-38-78 ou e-mail rafaelstrafo em ige.unicamp.br<mailto:rafaelstrafo em ige.unicamp.br>
Hélio Costa Júnior
Jornalista
Editor da Agenda de Eventos Unicamp
Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Fone: 19-3521-5137
Agenda de Eventos pode ser acessada em dispositivos móveis
http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2013/03/06/agenda-de-eventos-unicamp-ja-pode-ser-acessada-em-dispositivos-moveis
Assine e receba eventos da Unicamp em seu e-mail
http://www.unicamp.br/unicamp/agenda/assine-agenda-unicamp
Siga a Agenda no Twitter:
http://twitter.com/agendaUnicamp

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130812/72de2592/attachment-0001.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image001.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 53812 bytes
Descrição: image001.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130812/72de2592/attachment-0004.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image002.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 17547 bytes
Descrição: image002.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130812/72de2592/attachment-0005.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image003.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 8117 bytes
Descrição: image003.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130812/72de2592/attachment-0006.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image004.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 13557 bytes
Descrição: image004.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130812/72de2592/attachment-0007.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l