[Unicamphoje-l] Agenda de Eventos Unicamp - 27 de agosto de 2013

Lista informativa da Unicamp unicamphoje-l em listas.unicamp.br
Seg Ago 26 16:03:30 BRT 2013


[cid:image001.jpg em 01CEA275.CED7B700]<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos>
27 de agOSto de 2013
IV Programa de Capacitação do Nepo
No dia 27 de agosto, às 9 horas,  no auditório do Núcleo de Estudos da População (Nepo), acontece a abertura do IV Programa de Capacitação: População, Cidades e Políticas, coordenado pela professora Rosana Baeninger. Após a abertura oficial haverá a palestra "A Importância de Informações e Indicadores Sociais para o Planejamento", a ser proferida pela professora Maria Helena Guimarães de Castro, diretora executiva da Fundação SEADE. No evento serão lançados livros da Coleção por Dentro do Estado de São Paulo com doze volumes e um Atlas Temático do Projeto.
O Programa de Capacitação - Objetiva capacitar e sensibilizar as secretarias municipais, estaduais e de governo para as inter-relações entre população e desenvolvimento social, enfatizando as novas dinâmicas do crescimento populacional nas cidades e a necessidade de políticas sociais. Destaque será dado ao atual processo de urbanização e transição demográfica e a necessidade de indicadores sociais que possam subsidiar a elaboração de políticas públicas setoriais. O entendimento da relação entre população, cidades, metrópoles, pobreza e políticas de transferência de renda e seus indicadores sociais constituem o foco dos debates do referido Programa de Capacitação em População, Cidades e Políticas Sociais.
Trata-se de uma atividade vinculada ao Projeto Temático: Observatório das Migrações em São Paulo: Fases e Faces do Fenômeno Migratório no Estado de São Paulo, apoiado pela Fapesp, CNPq e Faepex-PRP/Unicamp. Mais informações: telefone 19-3521 5913 ou e-mail ivonete em nepo.unicamp.br<mailto:ivonete em nepo.unicamp.br>
Seminário com Raghu Vemuganti
No dia 27 de agosto, às 14 horas, o Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) recebe, para um seminário, o professor Raghu Vemuganti, da Universidade de Wisconsin (USA). Ele aborda o tema "All's Well That Transcribes Well: microRNAs and Post-Stroke Brain Damage". Mais informações: 19-3521-9132.
Celpe-Bras recebe inscrições
As inscrições ao exame para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) devem ser feitas até 27 de agosto, no endereço eletrônico http://celpebras.inep.gov.br/inscricaoCelpeBras/. Na Unicamp, a coordenadora de aplicações é a professora Matilde Virgínia Scaramucci, do Instituto de Estudos da Linguagem IEL.
Celpe-Bras - É o exame para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC), aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e no Brasil é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país. Outras informações: 19-3521-1520.



Hélio Costa Júnior
Jornalista
Editor da Agenda de Eventos Unicamp
Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Fone: 19-3521-5137
Agenda de Eventos pode ser acessada em dispositivos móveis
http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2013/03/06/agenda-de-eventos-unicamp-ja-pode-ser-acessada-em-dispositivos-moveis
Assine e receba eventos da Unicamp em seu e-mail
http://www.unicamp.br/unicamp/agenda/assine-agenda-unicamp
Siga a Agenda no Twitter:
http://twitter.com/agendaUnicamp

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130826/3a3c7bb4/attachment-0001.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image001.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 152730 bytes
Descrição: image001.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130826/3a3c7bb4/attachment-0001.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l