[Unicamphoje-l] Agenda de Eventos Unicamp - 8 a 10 de junho de 2013

Lista informativa da Unicamp unicamphoje-l em listas.unicamp.br
Sex Jun 7 13:34:15 BRT 2013


[cid:image001.jpg em 01CE6383.B428A030]<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos>
8 a 10 de junho de 2013
Grupos vocais levam música de qualidade a Cajamar
[Descrição: Descrição: http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/trappistas400.jpg]
Quatro importantes grupos vocais apresentam-se no 19º Encontro de Corais de Cajamar (ECC), dia 8 de junho, às 17 horas, na Paróquia São Sebastião, no centro da cidade. Trappistas, Ictus, Seis Canta e Rock'n Voice são os convidados para a edição especialmente dedicada a grupos vocais. O ECC é organizado pelo maestro formado pela Unicamp Wilson Nascimento e tornou-se tradicional no município de Cajamar, na região de Jundiaí (SP), pela qualidade vocal e pelos repertórios bem qualificados apresentados pelos grupos selecionados.
Trappistas é composto pelo maestro Wilson Nascimento, o artista plástico Samuel Fonseca e o professor Marcus Vinícius, todos formados pela Unicamp. Também de Campinas, o Ictus apresenta um repertório cristão. Com 17 anos de criação, canta em igrejas de todo o Brasil. O grupo é regido pelo maestro Walter Nascimento, também formado pela Unicamp.
O Rock'n Voice, criado em 2006, em São Paulo, é formado por oito amigos que gostam de cantar rock. O grupo, reconhecido pela qualidade vocal, tem se apresentado em várias cidades do Estado de São Paulo. Também da capital paulista, o Seis Canta é composto por estudantes de música popular brasileira.
[Descrição: Descrição: http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/coraisdecajamar400.jpg]
Danças clássicas Indianas
Sob a direção da professora Marilia Vieira Soares, do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, a Companhia Pallavi apresenta, dia 8 de junho, palestra e workshop gratuitos sobre danças clássicas Indianas, das 14 às 16h30, no Espaço Cultural Café Tablao. Para as apresentações de dança, às 20 horas, os ingressos custam R$ 20,00. O Café Tablao fica na rua Jesuíno Marcondes Machado 1053, no bairro da Nova Campinas, em Campinas-SP. Mais informações: 19-9782-2840.
[Descrição: Descrição: http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/dancasindianas400.jpg]

Projeto Empoderamiento
O grupo Pparalelo de Arte Contemporânea <http://www.pparalelo.art.br> organiza no dia 8 de junho, às 15 horas, no Café Filosófico do Jardim Miriam Arte Clube (JAMAC), em São Paulo, evento que finaliza o projeto de arte pública Empoderamiento. O projeto teve inicio em Asunción, Paraguay, (2012) por meio da combinação de oficina, marcha e debate, que discutiram as questões de autoria, monumentalidade e originalidade na produção artística contemporânea. O projeto foi realizado com a participação de estudantes da Universidade Nacional de Asunción, além de artistas e professores ligados aos cursos de Arte, Arquitetura e Design de Moda. Em sua segunda etapa, nesse ano de 2013, apresenta-se no JAMAC em São Paulo revisando os dados da experiência vivida por lá com uma nova rodada de discussão, lançamento de seu vídeo-documentário e uma exposição com registros fotográficos das ações, bem como exemplares das peças elaboradas pelo grupo participante. O JAMAC fica na rua Maria Balades Correa 8, no Jardim Miriam, em São Paulo- SP. Mais informações pelo e-mail sylviafuregatti em parallelo.art.br<mailto:sylviafuregatti em parallelo.art.br> ou telefone 11-3431-2004.
Pós-graduação em Jornalismo Científico
O Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp prorrogou, até 10 de junho, as inscrições<http://www.labjor.unicamp.br/cursos/pos2013/> para o curso gratuito de pós-graduação (lato sensu) em Jornalismo Científico. O curso tem duração de três semestres, com aulas às segundas-feiras em período integral. O processo seletivo é composto por duas fases: análise de texto e de currículo, e com exames de escrita e de proficiência de inglês, além de entrevista.
O objetivo do curso é capacitar jornalistas profissionais e cientistas para a divulgação científica e reduzir a distância entre o conhecimento científico e o cotidiano das pessoas e colaborar na formação de um profissional híbrido, que trabalhe com a ideia do sistema global de C&T.
Dinâmica do curso - Prevê a interação entre os jornalistas e cientistas, através de formação de duplas de trabalho orientadas por professores das duas áreas. O curso pretende incentivar o aluno a produzir notícias de divulgação científica para a mídia impressa, radiofônica, televisiva e eletrônica, imbuído de senso crítico e capacidade de seleção da notícia. O aluno deve comprometer-se com o rigor na apuração das informações e contribuir para a compreensão geral do fenômeno científico e sua relação com a sociedade.
Outras informações podem ser obtidas no site<http://www.labjor.unicamp.br/> do Labjor.
Galeria de Arte recebe "Chão de Estrelas"
A abertura da videoinstalação "Chão de Estrelas", de Ticiano Monteiro, aluno do Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes (IA), acontece no dia 10 de junho, às 12h30, na Galeria de Arte Unicamp. A mostra faz parte da dissertação de mestrado de Monteiro, a ser defendida no dia 18 de junho, às 14 horas, na rua Sérgio Buarque de Holanda s/n, no campus da Unicamp. O trabalho foi orientado pelo professor Francisco Elinaldo Teixeira. Visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
Chão de estrelas é composta por gravações de cantores de videokê do centro da cidade de Fortaleza. As filmagens foram feitas de 2006 a 2007, período em que Ticiano Monteiro realizou um mergulho na multidão, acompanhando noites de boemia de pessoas comuns, em bares e restaurantes populares, lazer de vidas infames. Nessas situações prosaicas, encontrou momentos singulares em que vidas ordinárias convertem-se em extraordinárias. O trabalho revela pessoas comuns e suas estratégias de sobrevivência e manutenção de sua humanidade, num movimento antropofágico de apropriação dos dispositivos, seja para obter dele seu sustento ou apenas para fantasiar uma subjetividade. Mais detalhes: 19-3521-6561.
Sipat 2013
As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Cipas) da Unicamp, Funcamp e do campus de Limeira promovem, entre 10 e 14 de junho, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat 2013). Com o tema "Segurança e Saúde do Trabalhador na Unicamp: Aspectos e valores humanos", a abertura do evento ocorre às 9 horas, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA). As inscrições podem ser feitas no link<http://sistemas.rei.unicamp.br/ggbs/index.php>. Mais detalhes: 19-3521-7829.
XXI Congresso de Iniciação Científica
A Unicamp prorrogou, até 11 de junho, as inscrições para o XXI Congresso Interno de Iniciação Científica<http://www.prp.rei.unicamp.br/pibic/congressos/xxcongresso/>. Podem se inscrever bolsistas do Pibic/CNPq, Pibiti/CNPq, Pibiti/Funttel, do Serviço de Apoio ao Estudante - SAE/Unicamp, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), alunos de graduação com projetos financiados por outras agências de fomento à pesquisa ou não, além de bolsistas que participaram da 5ª edição do programa PICJr, encerrado em 31 de janeiro deste ano e bolsistas do ProFIS/SAE. O congresso é organizado pelas Pró-reitorias de Pesquisa (PRP) e Graduação (PRG) e acontecerá de 23 a 25 de outubro, no Ginásio da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp.
DOMINGO DE CONCERTÃO NA CONCHA ACÚSTICA, COM SINFÔNICA E SHAKUHACHI
Que tal um repertório bem temperado com sons orientais de Koyama, Miyazaki, Tomaz Vital e uma boa pitada de Villa-Lobos? Este caldeirão sonoro poderá ser apreciado pelo público na Concha Acústica da Lagoa do Taquaral, no próximo domingo (9), a partir das 17 horas. Para deixar o programa ainda mais sedutor, os solos serão de shakuhachi, uma flauta de tradição japonesa, que já ganhou a partitura dos ocidentais. O instrumento será interpretado por Hiroshi Fuchigami, com regência de Daisuke Shibata. Tudo com o som da Orquestra Sinfônica da Unicamp. Leia mais http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2013/06/06/domingo-de-concertao-na-concha-acustica-com-sinfonicae-shakuhachi


Hélio Costa Júnior
Jornalista
Editor da Agenda de Eventos Unicamp
Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Fone: 19-3521-5137
Agenda de Eventos pode ser acessada em dispositivos móveis
http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2013/03/06/agenda-de-eventos-unicamp-ja-pode-ser-acessada-em-dispositivos-moveis
Assine e receba eventos da Unicamp em seu e-mail
http://www.unicamp.br/unicamp/agenda/assine-agenda-unicamp
Siga a Agenda no Twitter:
http://twitter.com/agendaUnicamp

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130607/fb3fccf6/attachment-0001.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image001.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 152730 bytes
Descrição: image001.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130607/fb3fccf6/attachment-0004.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image002.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 48069 bytes
Descrição: image002.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130607/fb3fccf6/attachment-0005.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image003.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 55055 bytes
Descrição: image003.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130607/fb3fccf6/attachment-0006.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image004.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 50470 bytes
Descrição: image004.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130607/fb3fccf6/attachment-0007.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l