[Unicamphoje-l] Agenda de Eventos Unicamp - 13 de junho de 2013

Lista informativa da Unicamp unicamphoje-l em listas.unicamp.br
Qua Jun 12 16:13:14 BRT 2013


[cid:image001.jpg em 01CE6787.BDCAE640]<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos>
13 de junho de 2013
Crise financeira mundial e saúde
[Descrição: Descrição: http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/seminariointernacional400.jpg]
O seminário internacional "Crise financeira mundial e saúde: os desafios dos sistemas públicos de saúde no mundo" acontece no Fórum Permanente de Esporte e Saúde<http://foruns.bc.unicamp.br/foruns/projetocotuca/forum/htmls_descricoes_eventos/saude63.html>, dia 13 de junho, às 12 horas, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O evento será transmitido pela RTV-Unicamp e é direcionado aos professores, alunos, pesquisadores de saúde coletiva, trabalhadores do SUS e representantes de Conselhos de Saúde. Conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); e a parceria da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso - ESPMT. As inscrições podem ser feitas no link<http://foruns.bc.unicamp.br/>
O objetivo do seminário é discutir com a comunidade acadêmica brasileira e a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), os desafios dos sistemas públicos de saúde em uma perspectiva global e comparativa. Buscar-se-á a qualificação e a preparação de trabalhadores e gestores da saúde para o trabalho no SUS num cenário adverso em face dos limites políticos e econômicos impostos pelo neoliberalismo desde o seu apogeu até a sua atual crise. Destaca-se nesse seminário a busca pela integração entre pesquisadores brasileiros e dos Estados Unidos e da Espanha para estimular pesquisas multicêntricas e transnacionais. Os painéis debaterão os sistemas públicos de saúde no mundo, diante da crise financeira mundial de 2008, bem como pautarão a privatização do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais detalhes pelo telefone 19-3521-5039.
O lazer em debate
No dia 13 de junho, às 19 horas, no SESC-Campinas, acontece o XIV seminário "O Lazer em Debate". O evento é organizado pela Faculdade de Educação Física (FEF) e pelo Sesc-Campinas. O primeiro encontro sobre o assunto aconteceu no ano de 2000, na Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do Centro de Estudos de Lazer e Recreação (Celar). O seminário já foi realizado em parceria com diversas Instituições, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade de São Paulo e o Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte, nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Natal.
Pela primeira vez, o seminário irá acontecer em Campinas/SP. E tal escolha tem uma razão de ser. A história dos estudos acadêmicos sobre o Lazer no Brasil nos indica que algumas instituições e sujeitos tiveram uma grande contribuição para o desenvolvimento inicial destes estudos em nosso País, dentre elas o Serviço Social de Comércio (Sesc) e o extinto Departamento de Estudos do Lazer da Faculdade de Educação Física da Unicamp. Assim, para esta edição, estabelecemos uma parceria institucional entre a Faculdade de Educação Física da Unicamp e o Sesc Campinas, agregando ainda outros apoiadores, como a Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp(FCA), a GIEL-EACH-USP e a GEPLEC-UFPR. Mais informações no link. <http://www.fef.unicamp.br/fef/xivlazeremdebate> ou e-mail scfa em fef.unicamp.br<mailto:scfa em fef.unicamp.br>
Macrozonas, a imagem da cidade
Encontro do Instituto Cultura Artística do Estado de São Paulo (Icaesp) que visa discutir "Macrozonas, a imagem da cidade" ocorre no dia 13 de junho, às 18h30, no Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (Cis-Guanabara). O evento é parte integrante do Ciclo de debates "Arquitetura como fato social". Contará com a participação dos arquitetos Evandro Ziggiatti Monteiro e Rosana Bernardo Guimarães. O Cis-Guanabara fica na rua Mário Siqueira 829, no bairro do Botafogo, em Campinas-SP. Entrada livre com estacionamento gratuito. Mais informações: 19-3254-4233.
Alunos do IA apresentam projetos de criação cênica no Paviartes
A Turma ZERODEZ de Artes Cênicas da Unicamp apresenta o Projeto Integrado de Criação Cênica: "Os sete gatinhos" - Divina Comédia em três atos e quatro quadros, de Nelson Rodrigues. Será nos dias 13,14, 15 e 17 de junho, às 20h30. No dia 16, a apresentação ocorre às 19h30, na sala AC 04 do Departamento de Artes Cênicas/Paviartes. A peça é dirigida por Mário Santana e tem duração de 1h45. Ingressos devem ser retirados antecipadamente no Paviartes. A peça é de alunos do sétimo semestre do Curso de Artes Cênicas do IA.
Assim é (se lhe parece), de Luigi Pirandello, projeto de criação cênica de quartanistas do IA, será apresentado nos dias 20, 21 e 23 de junho, às 20 horas. No dia 22, às 20h30, na sala AC-04 (Paviartes)
Alunos do terceiro ano apresentam o projeto "O Cortiço" nos dias 25,26,27, 28 e 30 de junho e 1 de julho, às 19 horas, na Sala AC 05 do Departamento de Artes Cênicas (Paviartes). Nos dias 27 e 28/6 o horário é 12h15.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail acenicas em iar.unicamp.br<mailto:acenicas em iar.unicamp.br> ou telefone 19-3521-1476.
Ansiedade frente às provas: como enfrentar?
A questão será respondida no dia 13 de junho, às 12h30, durante uma oficina organizada pelo Setor de Orientação Educacional do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). A oficina é do Projeto Saiba Mais e tem como público-alvo alunos que ingressaram no vestibular Unicamp 2013. O objetivo é promover a compreensão da ansiedade frente às provas e discutir estratégias para enfrentá-la. O encontro ocorre no Pavilhão do Básico (PB14), em frente ao restaurante universitário. Mais detalhes pelo telefone 19-3521-6539 ou e-mail barbara.abile em sae.unicamp.br<mailto:barbara.abile em sae.unicamp.br>. Conheça outras atividades promovidas pelo Serviço de Orientação Educacional do SAE, no link<http://www.sae.unicamp.br/portal/>.


Hélio Costa Júnior
Jornalista
Editor da Agenda de Eventos Unicamp
Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Fone: 19-3521-5137
Agenda de Eventos pode ser acessada em dispositivos móveis
http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2013/03/06/agenda-de-eventos-unicamp-ja-pode-ser-acessada-em-dispositivos-moveis
Assine e receba eventos da Unicamp em seu e-mail
http://www.unicamp.br/unicamp/agenda/assine-agenda-unicamp
Siga a Agenda no Twitter:
http://twitter.com/agendaUnicamp

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130612/0aa8c858/attachment-0001.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image001.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 152730 bytes
Descrição: image001.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130612/0aa8c858/attachment-0002.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image002.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 23584 bytes
Descrição: image002.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130612/0aa8c858/attachment-0003.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l