[Unicamphoje-l] Agenda Unicamp - 16 de maio de 2013

Lista informativa da Unicamp unicamphoje-l em listas.unicamp.br
Qua Maio 15 14:33:06 BRT 2013


[cid:image001.jpg em 01CE5179.1C8983F0]<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos>
16  de maio  de 2013
Arte e cultura para o espaço universitário
[Descrição: Descrição: http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/forum-arte400.jpg]
O Fórum Permanente de Arte, Cultura e Educação acontece no dia 16 de maio, às 9 horas, no auditório do Centro de Convenções da Unicamp. Terá como tema central "Políticas de arte e cultura para o espaço universitário". A organização é dos professores Sylvia Furegatti e Leandro Medrano. "Arte e Cultura no Campus - História e projeções", primeira conferência do evento, às 9h30, contará com a participação do sociólogo Gabriel Rapassi, diretor municipal de cultura de Campinas, e do músico Esdras Rodrigues, diretor do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. A mediação será de Fernando Hashimoto (IA).
SOBRE O EVENTO
O Fórum visa discutir a produção artística e cultural promovida nas Univesidades públicas a partir das experiencias da área cultural do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), que organiza uma série contínua de ações de fomento dessa produção, destinados à comunidade da Unicamp por meio de Editais (Programa Aluno-Artista) ou projetos sistematizados por bolsistas (SAE - Ação Cultural), além de outros eventos pontuais produzidos a partir da visita de artistas renomados em passagem pela Universidade.
Passados seis anos da atuação do SAE Ação Cultural e quase três do Programa Aluno-Artista, nos quais as mais diversas áreas de expressão criam um corpus de atuação que já se estende para a cidade e região, percebe-se um momento oportuno para o debate sobre os eixos condutores até então empregados, bem como a análise dos aspectos da formação de novos públicos para a arte e possíveis diálogos com modelos semelhantes existentes em outras universidades brasileiras.
Outras informações no link<http://foruns.bc.unicamp.br/foruns/projetocotuca/forum/htmls_descricoes_eventos/arte50.html> ou telefone 19-3521-5039.
Xilomóvel + Cláudio Caropreso
A Galeria de Arte Unicamp recebe, de 16 a 31 de maio, a exposição "Xilomóvel + Cláudio Caropreso", de Márcio Elias, Simone Peixoto, Luciana Bertarelli e Cláudio Caropreso. A abertura acontece às 12h30, na rua Sérgio Buarque de Holanda s/nº, no piso térreo da Biblioteca Central (BC-CL). No mesmo dia, às 15 horas, haverá um bate-papo com os artistas. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Mais informações: 19-3521-6561.
[Descrição: Descrição: http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/xilomovelgrd.jpg]
Um encontro com Aleida Assmann
[Descrição: Descrição: http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/livro_aleida_assmann_.jpg#overlay-context=eventos/2013/05/09/unicamp-recebe-aleida-assmann]
No dia 16 de maio, às 15 horas, a Unicamp recebe, para palestra, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), a professora Aleida Assmann, autora do livro "Espaços da recordação - formas e transformações da memória cultural", publicado pela Editora da Unicamp no início de 2012. Assmann é uma das mais respeitadas intelectuais alemãs da atualidade. Ela estará acompanhada pelo seu marido, Jan Assmann, reconhecido especialista em egiptologia.
O livro foi traduzido pelo professor Paulo Soethe (UFPR), que é o responsável pela vinda de Assmann ao Brasil. Além da Unicamp, Assmann fará palestras em Cascavel, Curitiba, Londrina e Rio de Janeiro.
As apresentações têm o mesmo título do livro publicado pela Editora. A vinda dela à Unicamp foi viabilizada pela professora Eliane Moura, coordenadora de Pós-gradução do Curso de História do IFCH. Mais informações: ricardo em editora.unicamp.br<mailto:ricardo em editora.unicamp.br>
Educação médica: História e perspectiva
No dia 16 de maio, das 8h30 às 17 horas, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, acontece o seminário "Educação Médica: História e perspectiva", com a participação de Nísia Veronica Trindade Lima, da Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz; João Amilcar Salgado, da UFMG; Sigisfredo Brenelli, José Antonio Rocha Gontijo e Roberto Teixeira Mendes, da FCM. Programação e inscrição gratuita em ttp://www.fcm.unicamp.br/educacaoMedica/index.php<http://www.fcm.unicamp.br/educacaoMedica/index.php>. É organizado pelo Centro de Memória e Grupo de Estudos em História da Ciência da Saúde.
NME leva música aústica ao Museu de Imagem e Som de Campinas
O grupo Nova Música Eletroacústica (NME) apresenta um concerto inédito de músicas acusmáticas compostas especialmente para o espaço térreo do Museu de Imagem e Som de Campinas. O concerto será na quinta-feira, dia 16 de maio às 20 horas e trará somente obras inéditas que foram compostas procurando explorar as qualidades acústicas de espaços muito ressonantes e reverberantes, como é o caso da sala no MIS, em especial. Leia mais: http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2013/05/08/nme-leva-musica-austica-ao-museu-de-imagem-e-som-de-campinas
Bate-papo com José Martins Filho
No dia 16 de maio, o pediatra e ex-reitor da Unicamp, José Martins Filho, fala sobre "criança terceirizada: os descaminhos das relações familiares no mundo contemporâneo". O evento acontece às 16 horas, na Livraria Cultura do Shopping Center Iguatemi, em Campinas. Mais detalhes: 19-3751-4033
Feagri recebe inscrições para curso de automação
e controle de processos industriais e agroindustriais
A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) recebe, até 28 de junho, as inscrições para o curso de especialização "Automação e Controle de Processos Industriais e Agroindustriais"". Seu início está previsto para 17 de agosto, às 19 horas, na Feagri. O curso destina-se principalmente aos profissionais de nível superior formados em engenharia e tecnologia nas áreas agrícola, elétrica, computação, mecânica, mecatrônica e afins. É o décimo oferecimento do curso em questão, que tem por objetivo a capacitação multidisciplinar, teórica e prática de profissionais para atuar no desenvolvimento de soluções para análise e projeto de sistemas de automação e controle de processos industriais e agroindustriais. O grande diferencial do curso é que trata-se de um projeto integrado às reais necessidades do mercado. Este novo conceito, com grande conteúdo prático, propiciará ao aluno uma formação profissional em consonância com os requisitos do mercado, permitindo ao egresso acompanhar as constantes evoluções da área de automação e controle de processo. Durante o curso o aluno utilizará laboratórios didáticos equipados com equipamentos modernos, desenvolvidos especialmente para o seu aperfeiçoamento. Inscrições e mais Informações no link http://acp.feagri.unicamp.br<http://acp.feagri.unicamp.br/>



Hélio Costa Júnior
Jornalista
Responsável pela Agenda de Eventos Unicamp
Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Fone: 19-3521-5137
Agenda de Eventos pode ser acessada em dispositivos móveis
http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2013/03/06/agenda-de-eventos-unicamp-ja-pode-ser-acessada-em-dispositivos-moveis
Assine e receba eventos da Unicamp em seu e-mail
http://www.unicamp.br/unicamp/agenda/assine-agenda-unicamp
Siga a Agenda no Twitter:
http://twitter.com/agendaUnicamp

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130515/9034a9e5/attachment-0001.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image001.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 56182 bytes
Descrição: image001.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130515/9034a9e5/attachment-0004.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image002.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 21963 bytes
Descrição: image002.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130515/9034a9e5/attachment-0005.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image003.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 58306 bytes
Descrição: image003.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130515/9034a9e5/attachment-0006.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image004.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 10304 bytes
Descrição: image004.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130515/9034a9e5/attachment-0007.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l