[Unicamphoje-l] Agenda de Eventos Unicamp - 20 e 21 de novembro de 2013

Lista informativa da Unicamp unicamphoje-l em listas.unicamp.br
Ter Nov 19 15:30:37 BRST 2013


[cid:image001.jpg em 01CEE53C.4B743AF0]<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos>
20 e 21 de novembro de 2013
Vreri organiza 7ª turnê de universidades alemãs
A Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri) organiza a 7ª turnê de universidades alemãs, na qual serão fornecidas orientações, informações e esclarecimento de dúvidas acerca das universidades e de seus programas de intercâmbio, principalmente o Ciência sem Fronteiras. Será no dia 21 de novembro, das 11 às 16 horas, no saguão e no auditório do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). Mais informações: 19-3521-7145.
Uso de drogas lícitas e ilícitas na adolescência
Tema será debatido por especialistas no  Fórum Permanente de Esporte e Saúde. O evento acontece no dia 21 de novembro, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. O Fórum é organizado pela Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU) e está sob a responsabilidade das professoras Renata Cruz Soares de Azevedo e Lilia Freire Rodrigues de Souza Li. O Fórum será transmitido, ao vivo, pela TV Unicamp. Inscrições, programação e outras informações podem ser obtidas na página eletrônica <http://foruns.bc.unicamp.br/foruns/projetocotuca/forum/htmls_descricoes_eventos/saude73.html> ou telefone 19-3521-5039.
Sinfônica da Unicamp em duas apresentações
Cinco solistas, um grupo de dança, performance audiovisual e dois concertos. Nos dias 20 e 21, o público terá oportunidade de ouvir grandes intérpretes sob a batuta da regente Cinthia Alireti, nos concertos da Sinfônica da Unicamp, em Campinas, dentro Projeto Performance.
Na quarta-feira (20), no Teatro Castro Mendes, o grupo "Seis+1 Cia de Dança" se apresenta na obra Matizes, de Jônatas Mazolli, os músicos Valter Valentim (contrabaixo) e Valdeci Merquiori (viola) interpretam o concerto de Karl Ditters von Dittersdorf e o irmãos Claudio Micheletti (violino) e André Micheletti (violoncelo), o Concerto Duplo,de Johannes Brahms.
No dia 21 (quinta), na Casa do Lago (Unicamp), o programa será o mesmo, com exceção da obra de Brahms, que será substituída pelo Concerto para violino em ré maior, de Wolfgang A. Mozart , com solo de Paulo Brito.
Os concertos fazem parte do Projeto Performance, lançado pelo Centro de Centro de Integração, Documentação e Divulgação Cultural da Unicamp (Ciddic), através de edital, em nível nacional, com o objetivo de disponibilizar a Orquestra Sinfônica da Unicamp para o desenvolvimento de trabalhos de laboratório de pesquisa musical, junto a regentes, compositores e solistas.
Traço braço no compasso
O Grupo das Excaravelhas, formado por ex-alunas do curso de dança da Unicamp, estreia no dia 21 de novembro, às 9 horas, no Terminal Central, em Campinas, o espetáculo Traço Braço no Compasso. O espetáculo foi contemplado este ano pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC).
Até dezembro serão nove apresentações gratuitas. Elas ocorrem em diversas regiões da cidade (praças, feiras e terminais de ônibus).
O objetivo do Excaravelhas é levar a dança contemporânea e contribuir para a formação de público para as artes.
Traço Braço no Compasso é uma intervenção artística urbana com as relações interdependentes de três linguagens artísticas: a Dança Contemporânea, o Grafite e a Música. A criação do espetáculo foi feita em parceria com os artistas Aiuri Ribeiro, grafiteiro independente, e Rex (Adriano Sampaio), criador de atmosferas sonoras da cena.
Excaravelhas - Formado por Juliana Couto, Ló Guimarães e Milena Machado, o grupo transita entre as artes desde 1999 e tem a dança contemporânea como ponto de partida para a criação artística. Sua pesquisa cênica envolve humor e reflexões sobre temas sociais e contemporâneos, criando uma característica própria de diálogo e troca com diversos tipos de público. Na sua trajetória artística conquistou diversos prêmios como Funarte de Dança - Klauss Vianna, Proac Criação de Novos Espetáculos de Dança, entre outros.

[http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/traco2.jpg]

Músico e ex-pesquisador do IA concorre ao Grammy Latino
Uma homenagem a Tom Jobim rendeu a Rafael Piccolotto de Lima, músico e ex-pesquisador do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, a indicação ao Grammy Latino de 2013, considerado um dos prêmios mais importantes da música mundial. Abertura Jobiniana<http://www.youtube.com/watch?v=ej_auc-P6TU>, faixa que integra o disco Bossa Nova Sinfónico, concorre ao prêmio de melhor composição clássica contemporânea. A composição foi gravada e apresentada pela Orquestra Sinfônica Nacional da Costa Rica sob a regência de Jeremy Fox. O resultado será conhecido no dia 21 de novembro em Las Vegas, Estados Unidos.  Leia mais<http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2013/10/16/musico-e-ex-pesquisador-do-ia-concorre-ao-grammy-latino>.
Saberes e práticas na formação inicial de professores de matemática
A Faculdade de Educação (FE) recebe a professora Ana Teresa Oliveira, da Faculdade de Educação da UFRJ. No dia  21 de novembro, às 10 horas, ela profere a palestra "Saberes e práticas na formação Inicial de professores de matemática". O evento acontece na sala de reuniões do CEMPEM (sala LL03) da FE. Mais informações: 19-3521-5565 ou e-mail eventofe em unicamp.br<mailto:eventofe em unicamp.br>
Colóquio na FE discute formação de professores de educação infantil
No dia 21 de novembro, às 15 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE) acontece o colóquio "Formação de professores de educação infantil no cenário atual: perspectivas após a aprovação da Lei 12796/2013 e Deliberação CEE/SP 111/2012". A professora convidada é Marineide de Oliveira Gomes (Unifesp-Guarulhos). Mais informações: telefone 19-3521-5565 ou e-mail eventofe em unicamp.br<mailto:eventofe em unicamp.br>
Ações afirmativas e cotas na universidade: novas propostas e iniciativas de inclusão
A mesa-redonda "Ações afirmativas e cotas na universidade: novas propostas e iniciativas de inclusão" acontece no auditório II do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), dia 21 de novembro, das 14 às 17 horas. A coordenação é da professora Lucilene Reginaldo (IFCH). O evento contará com os seguintes debatedores: Givânia Maria da Silva, coordenadora geral de regularização dos territórios de Quilombos (INCRA); Ana Flávia Magalhães Pinto (Unicamp) e Gabriel Banaggia, do Museu Nacional do Rio de Janeiro. O encontro é uma iniciativa Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (Cecult), da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) e do Centro de Integração e Inclusão Cultural (CIS Guanabara). A CAC e o CIS-Guanabara são órgãos da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac). Mais informações: telefone 19-3521-4179 ou e-mail cac em reitoria.unicamp.br<mailto:cac em reitoria.unicamp.br>
Jornada de pedagogia social
A primeira jornada sobre pedagogia social em Campinas ocorre em 21 de novembro, das 14 às 22 horas, no CiS-Guanabara. Site do evento: www.cisguanabara.unicamp.br<http://www.cisguanabara.unicamp.br/>


Hélio Costa Júnior
Jornalista
Editor da Agenda de Eventos Unicamp
Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Fone: 19-3521-5137
Agenda de Eventos pode ser acessada em dispositivos móveis
http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2013/03/06/agenda-de-eventos-unicamp-ja-pode-ser-acessada-em-dispositivos-moveis
Assine e receba eventos da Unicamp em seu e-mail
http://www.unicamp.br/unicamp/agenda/assine-agenda-unicamp
Siga a Agenda no Twitter:
http://twitter.com/agendaUnicamp

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20131119/26eb70de/attachment-0001.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image001.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 152730 bytes
Descrição: image001.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20131119/26eb70de/attachment-0002.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image002.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 26333 bytes
Descrição: image002.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20131119/26eb70de/attachment-0003.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l