[Unicamphoje-l] Agenda de Eventos Unicamp - 19 a 21 de outubro de 2013

Lista informativa da Unicamp unicamphoje-l em listas.unicamp.br
Sex Out 18 14:16:37 BRT 2013


[cid:image001.jpg em 01CECC0C.A7D01970]<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos>
5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil
Nos dias 19 e 20, em Campinas, acontece a última fase da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB<http://www.olimpiadadehistoria.com.br/5-olimpiada/inicio/index>), realizada pelo Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. O evento reunirá cerca de duas mil pessoas. Todos os estados estão representados entre as 301 equipes convocadas para a etapa presencial. A programação inclui - além de prova dissertativa para os estudantes - palestra para os professores, cerimônia de premiação e confraternização com show de rock. Vencedores serão conhecidos no domingo, no Ginásio do Guarani.. Leia mais<http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2013/10/17/olimpiada-de-historia-define-vencedores>
VOLTA DA UNICAMP
A 4ª edição da Volta da Unicamp acontece no dia 20 de outubro. A largada, às 8 horas, será realizada no Estacionamento em frente à Reitoria. Mais informações no site<http://www.ggbs.gr.unicamp.br/voltadaunicamp>

Inovações curriculares
O 'IV Seminário Inovações Curriculares' acontece nos dias 21 e 22 de outubro, no Centro de Convenções da Unicamp. O evento objetiva possibilitar a discussão, a exposição e a troca, entre acadêmicos, sobre as questões teóricas e práticas de experiências desenvolvidas de interdisciplinaridade nas universidades públicas paulistas. A mesa de abertura, às 9 horas, terá a participação do professor Luís Alberto Magna, pró-reitor de Graduação da Unicamp. Mais informações no site do evento<http://ea2teste.basico.unicamp.br/ea2/inovacoes/index.php>
Seminário do Programa de Pós-graduação do IA
Denominado Artes da Cena, o I Seminário do Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes (IA) ocorre, de 21 a 23 de outubro, nas salas do Ciclo Básico II, e no Auditório do IA.
O Seminário se propõe discutir as pesquisas que são realizadas dentro do programa, em três dias de atividades, com nove sessões de contribuições de alunos e professores, que apresentarão suas pesquisas, além de uma Reunião Geral do Programa, e uma atividade de encerramento com o convidado Antonio Nóbrega. Todas as atividades têm espaço para a discussão entre os participantes e ouvintes.
O  Artes da Cena é aberto à comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários), que queiram saber e discutir sobre o que acontece e é produzido no PPG Artes da Cena.

As sessões de contribuição e a reunião geral serão realizadas em salas PB, que se localizam no Ciclo Básico II, o prédio da DAC, em frente ao Restaurante Universitário. A atividade de encerramento ocorrre no Auditório do IA. Mais informações: telefone 19-3521-7570 ou e-mail seminarioppgadc em iar.unicamp.br<mailto:seminarioppgadc em iar.unicamp.br>
IV Jornadas Internacionais Hannah Arendt
O Grupo de Filosofia Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) organiza, de 21 a 24 de outubro, no auditório I do IFCH, as IV Jornadas Internacionais Hannah Arendt. Mais detalhes no site http://www.ifch.unicamp.br/sobrearevolucao50anos/index.html ou telefones 19-8298-0410, 19-8227-5424. O e-mail para contato é sobrearevolucao50anos em gmail.com<mailto:sobrearevolucao50anos em gmail.com>
Museu Exploratório na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A 10ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013 acontece entre os dias 21 e 27 de outubro, no Parque Taquaral, em Campinas. O Tema escolhido "Ciência, Saúde e Esporte" tem como objetivo a difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com a temática. O Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer é responsável pela organização do evento, que este ano conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas que oficializou a Semana na região. O Pavilhão de exposições e eventos poderá ser acessado pelo portão 5 (cinco) da Lagoa do Taquaral. As atividades da semana ocorrem, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. No domingo (20), às 17 horas, haverá apresentação do músico jazzista, o guitarrista Sandro Albert, na Concha Acústica. As atividades da programação estão relacionadas ao tema do evento e são todas abertas ao público e gratuitas.
Participação do Museu Exploratório da Unicamp - O Museu Exploratório de Ciências da Unicamp participará com atividades do caminhão Oficina Desafio, no Parque Taquaral, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A  sede do MC, localizada no campus da Unicamp, também estará aberta ao público, no mesmo período, oferecendo aos alunos das escolas municipais e estaduais sessões agendadas de Nanoaventura, visitas monitoradas à Praça Tempo Espaço e Praça Tempo Clima.  O MC mostrará também sessões contínuas de vídeos sobre o tema deste ano. Para facilitar o deslocamento dos visitantes, a organização do evento em Campinas articulou com as delegacias de ensino o transporte gratuito dos alunos.
O evento será encerrado no dia 27 (domingo) com um concerto da Orquestra Sinfônica de Campinas.
Mais informações: telefone 19-3521-1728 ou e-mail tutifornari em gmail.com<mailto:tutifornari em gmail.com>
Construção da carreira e transição universidade-trabalho
O projeto Saiba Mais do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) promove, dia 21 de outubro, às 12h30, na sala CB02 do Ciclo Básico I, a palestra "Construção da carreira e transição universidade-trabalho". Será ministrada pela professora Lucy Leal Melo, da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP). A palestra abordará a questão da carreira e sua relação com a vida pessoal e trabalho. O objetivo é demonstrar que o planejamento da carreira deve significar o mesmo que planejamento de vida. Mais informações: 19-35216539.

[Descrição: Descrição: http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/diapessoaidosa400.jpg]
O Laboratório de Fisiologia do Exercício (Fisex) comemora o Dia do Idoso com palestras, circuitos de avaliação e de exercícios funcionais, dia 21 de outubro, às 14 horas, no Salão de Dança da Faculdade de Educação Física (FEF). Mais informações: no site <http://www.fef.unicamp.br/fef/dia_pessoa_idosa> ou telefone19-3521-6625.
Unimídia
O Unimídia, evento organizado por alunos do Curso de Midialogia da Unicamp, acontece no dia 21 de outubro, às 14 horas, no IA. Conheça mais detalhes no site do evento<http://www.iar.unicamp.br/unimidia2013/index.html>.
Quem tem cor age
O Núcleo de Consciência Negra da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp organiza no dia 21 de outubro, às 8 horas, no Instituto de Estudos da Linguagem e na Faculdade de Educação (FE), a segunda edição do evento "Quem tem cor age".
O Núcleo é composto por estudantes de graduação, pós-graduação e funcionários. Foi fundado em 2012 a partir da organização do "I Quem Tem Cor Age", evento com atividades organizadas em comemoração ao mês da Consciência Negra, em conjunto com outros setores da Unicamp. O grupo é composto por pessoas interessadas em aprofundar e desmistificar algumas deduções que regem a complexa estrutura das relações raciais no Brasil, problematizando a complexa herança escravista e também o amplo processo de embranquecimento da população empreendido desde a abolição até os dias de hoje. Mais informações na página eletrônica <http://www.fe.unicamp.br/TEMPORARIOS/cartaz-quem-tem-cor-age.pdf> ou e-mail comissaocientificaqtca em gmail.com<mailto:comissaocientificaqtca em gmail.com>



Hélio Costa Júnior
Jornalista
Editor da Agenda de Eventos Unicamp
Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Fone: 19-3521-5137
Agenda de Eventos pode ser acessada em dispositivos móveis
http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2013/03/06/agenda-de-eventos-unicamp-ja-pode-ser-acessada-em-dispositivos-moveis
Assine e receba eventos da Unicamp em seu e-mail
http://www.unicamp.br/unicamp/agenda/assine-agenda-unicamp
Siga a Agenda no Twitter:
http://twitter.com/agendaUnicamp

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20131018/44398f48/attachment-0001.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image001.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 152730 bytes
Descrição: image001.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20131018/44398f48/attachment-0002.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image002.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 16908 bytes
Descrição: image002.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20131018/44398f48/attachment-0003.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l