[Unicamphoje-l] Agenda de Eventos Unicamp - 12 de setembro de 2013

Lista informativa da Unicamp unicamphoje-l em listas.unicamp.br
Qua Set 11 15:07:32 BRT 2013


[cid:image001.jpg em 01CEAF00.A3818BC0]<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos>
12 de setembro de 2013
[Descrição: Descrição: http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/folder-empreen400.jpg]
No dia 12 de setembro, às 9 horas, no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), acontece mais uma edição do Fórum Permanente de Empreendedorismo e Inovação com o tema Perspectivas e inovação do empreendedorismo no Brasil.  Inscrições, programação e outras informações no link<http://foruns.bc.unicamp.br/foruns/projetocotuca/forum/htmls_descricoes_eventos/evento46.html> ou telefone 19-3521-5039.
Vera Bonnemasou e Afrânio Montemurro
A abertura das exposições "Cor e Linguagem", de Vera Bonnemasou, e "Desenhos", de Afrânio Montemurro, acontece no dia 12 de setembro, às 19 horas, no Centro de Inclusão e Integração Social (CIS-Guanabara). As mostras podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. O CIS-Guanabara fica na rua Mário Siqueira 829, no bairro do Botafogo, em Campinas-SP. Mais detalhes: 19-3233-7801.
[Descrição: Descrição: http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/veraafranio400.jpg]

Camerata de Violões de Campinas estreia obras de compositores da Unicamp
A Camerata de Violões de Campinas, grupo formado por oito violonistas, faz apresentação no dia 12 de setembro, às 12h30, no auditório do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. O objetivo é difundir a cultura violonística e incentivar a prática coletiva em música. A apresentação dá continuidade ao projeto de encomendas de obras a compositores do Instituto de Artes (IA) da Unicamp para estudantes do curso de violão, iniciado pelo professor e violonista Fabio Scarduelli em 2011.  Os integrantes da Camerata são: Ana Lis Marum, André Batiston, Camilla Silva, Claryssa Pádua, Helder Tomas, Jonas Pellizzari, Ricardo H. e Stephen Bolis.
[Descrição: Descrição: http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/camerata400.jpg]
Sobre a Camerata - Formada em 2012 a partir de atividades extracurriculares realizadas por alunos do curso de violão da Unicamp, apresenta repertório que abrange diversos gêneros musicais, dando enfoque a obras de compositores latino-americanos modernos de caráter popular e erudito. No mesmo ano, o grupo foi contemplado com uma bolsa do Serviço de Apoio ao Estudante/SAE da Unicamp, pelo Programa Aluno-Artista, para dar continuidade às atividades e promover concertos dentro da comunidade acadêmica, sob coordenação do professor e regente Carlos Fiorini. Recentemente, participou da II Mostra de Violão de Campinas realizando uma série de concertos didáticos em distintos espaços culturais da cidade. Além disso, em parceria com o professor e violonista Fabio Scarduelli, desenvolve projeto de encomendas de obras inéditas para a formação de octeto a alunos do curso de composição da Unicamp.

[Descrição: Descrição: http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/setembroazul400.jpg]

A Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, através do Grupo Surdo de Estudo (GSE), organiza no dia 12 de setembro, às 10 horas, na sala Multiuso do Espaço Cultural Casa do Lago, a segunda edição do evento "Setembro Azul - libras, identidade, cultura e educação bilingue".  Interessados em participar podem se inscrever gratuitamente no link<http://www.fae.unicamp.br/informatica/dform-dev/gera.php?form=setembroazul>.
A professora Gláucia Maria Pastore, pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, participa da abertura do evento. O primeiro tema, "Setembro azul - memória de opressão", será apresentado por Guilherme Oliveira, professor surdo de Libras da Prefeitura Municipal de Campinas (PMC).
Do encontro, além de Oliveira, participam: Daniele Rocha, professora de Libras na Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Cintia Ferreira, professora de Libras e especialista em Educação  de Surdos no Centro de Vida Independente (CVI) de Campinas, Gladis Perlin, professora-doutora surda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e de Fabiano Souto Rosa, doutorando pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Ao final do evento, às 17h30, os professores Marcelo Knobel, representante docente do Conselho Universitário (Consu) e Luiz Carlos de Freitas, diretor da Faculdade de Educação (FE), farão as suas reflexões.
O Espaço Cultural Casa do Lago fica na Rua Érico Veríssimo 1011, no campus da Unicamp. Consulte a programação<http://www.fe.unicamp.br/TEMPORARIOS/programacao-setembro%20azul.pdf>. Outras informações pelo telefone 19-3521-5565 ou e-mail<mailto:reginalaghidesouza em yahoo.com.br>.
Palestras do Café Cinfotec
O Café Cinfotec, uma iniciativa da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Unicamp, oferece as palestras "Censura e espionagem automáticas na Internet" e "Usando software open source para administrar o NTI da Embrapa Informática". Será no dia 12 de setembro, às 14 horas, no Centro de Computação da Unicamp (CCUEC). Inscrições podem ser feitas no link<http://socrates.unicamp.br/seven/subscribe.php?evento=01000000016920130912>
Seminário discute pesquisa quantitativa em educação superior
Fernanda Oliveira Simon, doutora em Educação pela Unicamp, ministra seminário no dia 12 de setembro, às 14 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Educação. Discute: "Pesquisa quantitativa em educação superior: da criação dos bancos de dados às análises. Inscrições para participar do evento podem ser feitas no site<http://www.fae.unicamp.br/informatica/dform-dev/gera.php?form=gepessemi>. A promoção é do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES, como parte integrante do projeto: "Educação Geral na Universidade: Coerência e Integração de Saberes em Universidades Americanas e Brasileiras". Mais informações no link<http://www.fe.unicamp.br/TEMPORARIOS/gepes-seminario.jpg>.
Vozes do Bolsa família: Livro
será objeto de debate no IFCH
O livro "Vozes do Bolsa família" será objeto de debate no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), dia 12 de setembro, às 14 horas. Alexandre Pinzani e Walquiria Leão do Rego, autores do livro, estarão presentes no evento cuja proposta é discutir o resultado de cinco anos de pesquisa e do encontro mais do que heterodoxo entre um filósofo e uma socióloga para tentar compreender o impacto do programa Bolsa Família na subjetividade das mulheres. A proposta é uma conversa aberta com o público, na qual toda a comunidade está convidada a participar. O evento é organizado pelo Grupo de Filosofia Política. Mais informações: 19- 8298-0410 ou e-mail anitaclsilveira em gmail.com<mailto:anitaclsilveira em gmail.com>

Hélio Costa Júnior
Jornalista
Editor da Agenda de Eventos Unicamp
Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Fone: 19-3521-5137
Agenda de Eventos pode ser acessada em dispositivos móveis
http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2013/03/06/agenda-de-eventos-unicamp-ja-pode-ser-acessada-em-dispositivos-moveis
Assine e receba eventos da Unicamp em seu e-mail
http://www.unicamp.br/unicamp/agenda/assine-agenda-unicamp
Siga a Agenda no Twitter:
http://twitter.com/agendaUnicamp

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130911/09a3acca/attachment-0001.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image001.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 62350 bytes
Descrição: image001.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130911/09a3acca/attachment-0005.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image002.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 22363 bytes
Descrição: image002.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130911/09a3acca/attachment-0006.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image003.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 6778 bytes
Descrição: image003.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130911/09a3acca/attachment-0007.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image004.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 31650 bytes
Descrição: image004.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130911/09a3acca/attachment-0008.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image005.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 37851 bytes
Descrição: image005.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20130911/09a3acca/attachment-0009.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l