[Unicamphoje-l] Agenda de Eventos Unicamp - 22 de maio de 2014

Lista informativa da Unicamp unicamphoje-l em listas.unicamp.br
Qua Maio 21 16:16:15 BRT 2014


[cid:image001.jpg em 01CF750F.FD6074F0]<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos>
22 de maio de 2014
Arte, tecnologia e processos midiáticos
[http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/midiatico410.jpg]
"Arte, Tecnologia e Processos Midiáticos" é o tema da próxima edição do Fórum Permanente de Arte, Cultura e Lazer. O evento acontece no dia 22 de maio, das 9 às 17 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. Confira programação  completa no site<http://www.foruns.unicamp.br/foruns/projetocotuca/forum/htmls_descricoes_eventos/arte60.html>. O Fórum está sob a responsabilidade do professor José Eduardo Ribeiro de Paiva, do Instituto de Artes (IA). Será transmitido ao vivo pela TV Unicamp. Mais detalhes: 19-3521-5039.
SOBRE O EVENTO
A produção cultural vem se reconfigurando nos últimos anos pela relação com os processos midiáticos e tecnológicos de comunicação massiva, criando novos campos de atuação e de estudos. A proposta deste fórum é justamente propor a discussão sobre Produção Cultural e Mídia no cenário brasileiro atual, onde estudos sobre estes campos ainda são incipientes. As duas mesas de debate contarão com reflexões sobre como a comunicação massiva reconfigura a produção cultural desde os anos 60, e sobre como este novo mercado da produção cultural se relaciona com os processos midiáticos.
Integração dos Alunos estrangeiros da Pós-graduação
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e a Vice-Reitoria de Relações Internacionais (Vreri) organizam a "1ª Integração dos Alunos Estrangeiros", dia 22 de maio, às 14 horas, no auditório do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). A programação do evento está disponível no link<http://www.internationaloffice.unicamp.br/integracao-dos-alunos-estrangeiros-da-pos-graduacao/>.
Etnologia, História e Política indígena
O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), por meio do Centro de Pesquisa e Estudos em Etnologia Indígena (CPEI), organiza nos dias 22 e 23 de maio, o "I Encontro de Etnologia, História e Política Indígena<http://www.cpei.ifch.unicamp.br/eventos/i-encontro-de-etnologia-hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-ind%C3%ADgena>".  No período da manhã, as Sessões Temáticas serão iniciadas às 9 horas. À tarde, às 14h. O evento será transmitido ao vivo no endereço eletrônico<http://www.ifch.unicamp.br/eventos/index.php?conteudo=transmissao&coff&c=A>.  Mais detalhes pelo telefone 19-3521-0363 ou e-mail : cpei em unicamp.br<mailto:cpei em unicamp.br>
[http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/indigena410.jpg]


Grupo Interfaces da FCM encerra convênio com a ARUCI
O Grupo de Pesquisa Saúde Coletiva e Saúde Mental "Interfaces" realiza solenidade de encerramento de convênio com a Aliança Internacional de Pesquisa Universidade-Comunidade/Brasil-Quebec (ARUCI). Será nos dias 22 e 23 de maio, das 8h30 às 17h30, na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Da reunião devem participar representantes dos países que se associaram para mostrar resultados de pesquisas.
Para o projeto, o Interfaces reuniu grupos de outras quatro universidades públicas brasileiras: UFRJ, UFF, UFRGS e UNIFESP/Santos, que trabalharam em conjunto com a Universidade de Montreal.
A ARUCI foi um convênio firmado entre a Unicamp e a Universidade de Montreal (UdeM), com o propósito de realizar e incentivar pesquisas que enfatizassem e aprofundassem o engajamento de usuários da Saúde Mental em pesquisas acadêmicas e em ações na comunidade no Brasil e no Canadá. Com duração de cinco anos, teve financiamento do International Development Research Centre (IDRC) a partir de 2009. A ARUCI também foi um dos cinco projetos escolhidos em um edital internacional voltado para países de renda média e baixa que desenvolvessem parcerias entre instituições de ensino superior e organizações comunitárias.
Mais informações: 19-3521-9574 ou e-mail<mailto:marina_aruc em yahoo.com.br>.
Experiências internacionais de Clusters e Parques Tecnológicos
A Agência de Inovação Inova Unicamp organiza, no dia 22 de maio, às 9 horas, na sede do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), encontro que reunirá  palestrantes internacionais para discutir o tema "A importância dos Clusters e de seus Parques Tecnológicos como instrumentos para fortalecer o desenvolvimento sócio econômico regional". O evento é uma correalização entre a Unicamp, Fundação Fórum Campinas, Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Prefeitura Municipal de Campinas. Apoio: CIESP. O Ital fica na  Av. Brasil 2880, no Jardim Chapadão, em Campinas-SP. Mais informações no site http://www.inova.unicamp.br/evento/3028
Galeria de Arte sedia exposição de Sérgio Niculitcheff
A Galeria do Instituto de Artes (GAIA) sedia, de 22 de maio a 6 de junho, a exposição "Pintura sobre a morte da pintura", do artista plástico e professor das disciplinas de pinturas do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, Sérgio Niculitcheff. A abertura da mostra ocorre às 12h30, na Rua Sérgio Buarque de Holanda s/n, no campus da Unicamp. Nela, Niculitcheff apresenta 45 obras que construíu nos últimos 10 anos. Além das pinturas com diversas dimensões e técnicas distintas, o artista também exibe algumas esculturas, gravuras em metal e fotografias. Niculitcheff  é um artista com mais de três décadas de carreira artística. Atualmente participa da mostra coletiva "Pintura Como Meio: trinta anos depois" no MAC Ibirapuera, em São Paulo. Mais informações: 19-3521-6561.

Veja outros eventos programados:
http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos
Para divulgar na Agenda Unicamp acesse:
http://www.unicamp.br/unicamp/agenda/divulgue-na-agenda



Hélio Costa Júnior
Jornalista
Editor da Agenda de Eventos Unicamp
Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom) - Reitoria
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Fone: 19-3521-5137
Agenda de Eventos pode ser acessada em dispositivos móveis
http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2013/03/06/agenda-de-eventos-unicamp-ja-pode-ser-acessada-em-dispositivos-moveis
Assine e receba eventos da Unicamp em seu e-mail
http://www.unicamp.br/unicamp/agenda/assine-agenda-unicamp
Siga a Agenda no Twitter:
http://twitter.com/agendaUnicamp

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20140521/3a0276a0/attachment-0001.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image001.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 152730 bytes
Descrição: image001.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20140521/3a0276a0/attachment-0003.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image002.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 22634 bytes
Descrição: image002.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20140521/3a0276a0/attachment-0004.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image003.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 53002 bytes
Descrição: image003.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20140521/3a0276a0/attachment-0005.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l