[Unicamphoje-l] Agenda de eventos científicos, culturais e institucionais da Unicamp - 25 a 27 de outubro de 2014

Lista informativa da Unicamp unicamphoje-l em listas.unicamp.br
Sex Out 24 14:27:02 BRST 2014


[cid:image001.jpg em 01CFEF96.93C83C60]<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos>
Cidade Universitária "Zeferino Vaz", 25 a 27 de outubro  de 2014
[http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/musicancampusoutubro470.jpg]
O próximo Música no Campus, evento de cunho cultural organizado pelo Gabinete da Reitoria e pelo Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC), acontece no dia 25 de outubro, às 17 horas, no gramado do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. O quarteto "Seu Zé" e "Maíra Guedes e os Baluartes" são as atrações desta edição. O Música no Campus é gratuito e aberto à participação do público em geral.
[http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/img_seu_ze_350x230_23102014.jpg]
Quarteto Seu Zé - O grupo se formou a partir do convívio nas disciplinas do curso de Música Popular da Unicamp e de encontros semanais nas rodas de choro da Pizzaria Borda de Ouro, que acontecem desde 2004. Unidos pelo interesse na pesquisa de repertório e no desenvolvimento da linguagem do choro, o  conjunto  vem se apresentando em espaços e eventos da região de Campinas.   Junto do trabalho de pesquisa de repertório que busca identificar e trazer à tona obras pouco divulgadas dos compositores de referência do gênero, os músicos Renan Bertho (flauta), Daniel Bueno (violão), Eduardo Pereira (cavaco) e Guilherme Freire (pandeiro) realizam também uma produção autoral, investindo na composição de choros inéditos. Em suas apresentações, o conjunto leva ao público uma cronologia ampla do universo do  choro, cobrindo diversos períodos  e  estilos,  incluindo  os clássicos que marcaram diversas gerações e que,  mesmo hoje,  continuam sendo apreciados.  Misturando modernidade e tradição, com  sofisticação  e  muito  balanço,  o espetáculo traz aos palcos toda a interatividade e espontaneidade típicas das rodas de choro.
[http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/img_maira_350x230_23102014.jpg]
Maíra Guedes e os Baluartes - É um grupo musical dedicado à apresentação de sambas autorais contemporâneos. Sua gênese se deu a partir dos encontros mensais (Projeto de Samba Sibipiruna) de compositores de samba da comunidade de Barão Geraldo, desde outubro de 2011. A característica das composições do grupo é a diversidade e o ecletismo temático, rítmico, harmônico e melódico. O repertório autoral incorpora as diversas subdivisões da música popular em geral, passando pelo partido-alto, maxixe, samba canção, afro-samba, bossa nova, samba romântico, sambarock,maculelê, ijexá, salsa, jazz, e assim por diante.  Os temas de suas canções são variados, destacando-se os conflitos e incertezas amorosas, os caminhos e descaminhos da vida cotidiana, as relações transcendentais, e as questões psicossociais. O grupo (formado por Maíra Guedes, Fernando Roberti, Rafael Yasuda, Leandro RP,Diogo Nazareth e Fernando Goldenberg) tem ampla bagagem musical, uma vez que alguns de seus integrantes são estudantes de música formados (ou em vias de se formar) em instituições de renome tais como o Conservatório de Tatuí e a Unicamp, tendo passado por grupos de música popular e orquestras sinfônicas e de jazz.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 19-3521-5231 ou e-mail<mailto:maria.luisa em reitoria.unicamp.br>.

[http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/encontrodecorais400.jpg]
Antes de embarcar para Nova York para apresentar o oratório O Messias, de Haendel, no Distinguished Concerts International (DCNY), no Aver Fisher Hall Center, o Coral Zanzalá, do Conservatório Municipal de Cubatão, apresenta-se no I Encontro de Corais do CIS Guanabara<http://www.cisguanabara.unicamp.br/>, da Unicamp, em 25 de outubro, a partir das 17 horas. Em Campinas, trechos do oratório serão apresentados no repertório de Zanzalá, que conta também com canções populares. Outros dois importantes coros paulistas, o Coral Unifesp, de São Paulo, e o Madrigal in Casa, de Campinas, também participam desta primeira edição do encontro do CIS.
Música de boa qualidade executada por coros e regentes bem conceituados. Esta é a proposta desta primeira edição no CIS Guanabara. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) da Unicamp, por meio do CIS, e tem curadoria do maestro Wilson Nascimento, organizador, há 11 anos, do Encontro de Corais de Cajamar (ECC), município da Grande São Paulo.
Zanzalá<http://zanzala.blogspot.com.br/> é considerado um dos corais mais importantes do Estado de São Paulo e já teve oportunidade de se apresentar em várias salas de concerto. O coro é formado por cantores selecionados por meio de um concurso. Representante da Baixada Santista no Mapa Cultural Paulista por várias vezes, Zanzalá produziu vários espetáculos como "Ópera do Malandro" (2005) e de "De tudo se faz canção" (2008). O coro dividiu o palco com a Banda Sinfônica de Cubatão nos espetáculos "Queen Sinfônico" e "Help".
Com participação de alunos, professores, funcionários da Universidade Federal de São Paulo e pessoas da comunidade, o repertório do Coro Unifesp<http://www.coral.unifesp.br/> abrange música popular brasileira e peças eruditas de compositores como Camargo Guarnieri, Haydn, de Hans Leo Hassler e Schubert. Entre os projetos artísticos já desenvolvidos pelo coro, constam os espetáculos Ópera Chica<http://www.coral.unifesp.br/index.php?p=opera_chica.htm> (2012), A Noiva do Condutor (Opereta Radiofônica de Noel Rosa e Arnold Gluckmann)<http://www.coral.unifesp.br/index.php?p=a_noiva_do_condutor.htm> (2010), Kátia e Paulo - Uma Alegoria Paulistana<http://www.coral.unifesp.br/index.php?p=katia_e_paulo.html> (2009), Os Afro-Sambas<http://www.coral.unifesp.br/index.php?p=afro_sambas.htm> (2007), A Era do rádio<http://www.coral.unifesp.br/index.php?p=radio.htm> (2005), Dos Festivais<http://www.coral.unifesp.br/index.php?p=festivais.htm> (2003) e Caymmi - Lendas do Mar<http://www.coral.unifesp.br/index.php?p=lendas.htm> (2001).
Há mais de 30 anos conduzido pelas mãos da maestrina Beatriz Dokkedal, formada em regência pela Unicamp, o grupo independente Madrigal in Casa<http://www.madrincasa.com/> nasceu em Campinas, mas já encantou público de várias cidades do País pela qualidade sonora. O madrigal lançou em 1996 o CD Feito in Casa e, em 1999, o álbum Mantiqueira. O disco Repara na Canção foi lançado em 2008. A participação em concursos estaduais e nacionais, a partir de 1997, como forma de ampliar a divulgação de seu trabalho, resultou em vários prêmios.
A ideia, segundo o maestro Wilson Nascimento e o coordenador do CIS Guanabara, Odair Marques, é que o Encontro se torne tradicional em Campinas, mantendo a mesma qualidade de seleção nas próximas edições.
PROGRAME-SE:

* IFCH sedia Encontro internacional da AIT<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2014/10/02/ifch-sedia-encontro-internacional-da-associacao-internacional-das-trabalhadoras-e>

* WiCac e Seminário de Energia e Sustentabilidade<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2014/09/23/wicac-e-seminario-de-energia-e-sustentabilidade>
* Lume recebe inscrições para cursos de fevereiro de 2015<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2014/09/18/lume-recebe-inscricoes-para-cursos-de-fevereiro-de-2015>
* Cotuca recebe inscrições para Vestibulinho de 2015<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2014/09/16/cotuca-recebe-inscricoes-para-o-vestibulinho-de-2015>

<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2014/09/15/o-mundo-rural-no-brasil-do-seculo-xxi>* Veja mais eventos programados<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos>
* Divulgue na Agenda Unicamp<http://www.unicamp.br/unicamp/agenda/divulgue-na-agenda>





Hélio Costa Júnior
Jornalista
Editor da Agenda de Eventos Unicamp
Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom) - Reitoria
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Fone: 19-3521-5137
Agenda de Eventos pode ser acessada em dispositivos móveis
http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2013/03/06/agenda-de-eventos-unicamp-ja-pode-ser-acessada-em-dispositivos-moveis
Assine e receba eventos da Unicamp em seu e-mail
http://www.unicamp.br/unicamp/agenda/assine-agenda-unicamp
Siga a Agenda no Twitter:
http://twitter.com/agendaUnicamp

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20141024/678613fd/attachment-0001.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image001.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 30968 bytes
Descrição: image001.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20141024/678613fd/attachment-0005.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image002.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 107816 bytes
Descrição: image002.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20141024/678613fd/attachment-0006.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image003.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 37683 bytes
Descrição: image003.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20141024/678613fd/attachment-0007.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image004.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 27427 bytes
Descrição: image004.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20141024/678613fd/attachment-0008.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image005.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 53818 bytes
Descrição: image005.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20141024/678613fd/attachment-0009.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l