[Unicamphoje-l] Agenda de Eventos Unicamp - 25 a 27 de abril de 2015

Lista informativa da Unicamp unicamphoje-l em listas.unicamp.br
Sex Abr 24 15:17:46 BRT 2015


[cid:image001.jpg em 01D07EA1.D1896020]<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos>
Cidade Universitária "Zeferino Vaz", 25 a 27 de abril de 2015
CURTA A PÁGINA DA AGENDA DE EVENTOS NO FACEBOOK
[cid:image002.jpg em 01D07EA1.D1896020]<https://www.facebook.com/agendaunicamp>
A Agenda de Eventos Unicamp<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos> também pode ser acessada no Facebook, no link https://www.facebook.com/agendaunicamp. O conteúdo jornalístico é produzido pela Assessoria de Comunicação e Imprensa (ASCOM). Boa leitura!
[http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/musicanocampusabrildir.jpg#overlay-context=eventos/2015/04/23/musica-no-campus-tem-primeira-edicao-de-2015-neste-sabado-25]
O Projeto Música no Campus realiza a primeira edição de 2015, neste sábado (25), às 16 horas, no gramado do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. As atrações deste início de atividades serão o "Duo Brazuca Jazz" e o "Grupo Tierra Adentro".
Brazuca Jazz é um projeto novo, norteado por novas direções do nosso atual mundo da música. Com integrantes vindos de formações diferentes e influências distintas, buscam agregar musicalidade e bom gosto em um repertório diversificado e, ás vezes, muito inusitado! Seus membros fazem parte dos principais grupos de São Paulo e Campinas, tal como Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra de Guitarras Souza Lima e Orquestra Sinfônica da Unicamp. Já se apresentaram em grupo e como solistas nos principais Teatros, unidades do SESC e projetos culturais da região e em outros estados.
Grupo Tierra Adentro celebra a ideia de cardume latino-americano numa proposta musical em que se encontram danças e canções do interior da Argentina e países vizinhos, com seus rios e mares, suas festas e tragédias, suas lutas em comum. O projeto, montado com base no interesse comum pela canção latino-americana, aproxima o espectador da música do interior de Argentina, assim como também do Uruguai, Venezuela, México e Peru. O grupo carrega um apreço especial dentro do imenso repertório americano. É um resgate de canções que servem sempre como provocação para pesquisas e descobertas dentro da música de vários grupos culturais da América Latina. A pesquisa parte da formação do grupo que é totalmente acústica e camerística, e já sugere concepções de arranjo. As canções escolhidas são fruto da pesquisa individual de cada integrante. Violeta Parra, Victor Jarra, Eduardo Mateo, Atahualpa Yupanki, Chuy Rasgado, resultando em um show intenso e dinâmico, com canções em uma formação instrumental bastante inspiradora: Voz, Violão, Contrabaixo Fretless e Percussão e Arranjos vocais característicos da América Latina.
O Música no Campus é organizado pelo Gabinete do Reitor e pelo Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC). Mais informações pelo telefone 19-3521-5231 ou e-mail maria.luisa em reitoria.unicamp.br<mailto:maria.luisa em reitoria.unicamp.br>
Temporadas cênicas NO CIS-GUANABARA
O Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp (CIS-Guanabara) organiza neste sábado (25), das 14 às 17 horas, a próxima edição de sua Feira Cultural com o lançamento do programa Temporadas cênicas.
O evento, cujo tema será Artes cênicas, contará com apresentações de dança, oficina de improvisação, exibição de vídeo do espetáculo "Números" do grupo Os Geraldos, ensaio aberto com o grupo Oficina família, e apresentação do Núcleo Experimental de Butô do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, além de exposições de artes plásticas.
[http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/cisguanabarafoto.jpg]
Nos dias 25 e 26, às 20 horas, está prevista a estreia da peça "Desterrados" com a Corpo Santo, companhia que ofereceu oficinas no CIS-Guanabara neste mês. No evento também ocorre a palestra "Ruas da cidade" com o engenheiro Wagner dos Santos. Barracas de artesanato e de troca de livros estarão montadas durante a Feira.
De acordo com Silvana Di Blásio, curadora do projeto, "a proposta do CIS-Guanabara com o Temporadas cênicas é receber intervenções que ocupem a Estação mensalmente para expandir o universo das artes".
O CIS-Guanabara fica à rua Mário Siqueira 829, no bairro do Botafogo, em Campinas-SP. Entrada livre com estacionamento no local. Outras informações pelo e-mail agendamentocisguanabara em gmail.com<mailto:agendamentocisguanabara em gmail.com>. ou telefones 19-3233-7801/9-98781616.
PRP prorroga inscrições para o PIBIC-EM
Essa é última chance para o envio de projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM) da Unicamp/CNPq, iniciativa ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp. O novo prazo de inscrições vai até a próxima segunda-feira (27). Elas podem ser feitas no endereço eletrônico<http://www.prp.unicamp.br/index.php/pibic-em>. A duração do programa (pelo período de 12 meses) vai de 1 de agosto de 2015 a 31 julho de 2016. Docentes e pesquisadores devem submeter seus projetos ao Fundo de Apoio ao Ensino e à Pesquisa da Unicamp (Faepex).
Fair trade na cafeicultura
[http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/forumcafe.jpg]
Especialistas debaterão o tema na próxima edição do Fórum Permanente de Sociedade e Desenvolvimento. O evento está marcado para o dia 27 de abril, às 9 horas, no auditório do Centro de Convenções da Unicamp. O Fórum, que será transmitido pela TV Unicamp, está sob a responsabilidade do professor Nilson Antonio Modesto Arraes, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri). Inscrições e outras informações no link <http://www.foruns.unicamp.br/foruns/projetocotuca/forum/htmls_descricoes_eventos/soc_e_desenv05.html>
Sobre  o fórum - As unidades de produção de café são no Brasil, bem como em outros países, predominantemente familiares. Com a desregulamentação do setor dos anos 90, diversos produtores familiares tiveram sua forma de reprodução social ameaçada. Uma das formas de responder a este novo contexto foi a criação de mecanismos em que consumidores apóiam financeiramente este perfil de produtores, pagando um preço diferenciado, o qual, em parte, alcança os produtores e suas associações: o sistema Fair Trade. Mas afinal, este sistema tem funcionado? Os objetivos principais deste evento são caracterizar a cafeicultura familiar e o grau de adesão dos cafeicultores à certificação Fair Trade no Brasil, identificar demandas de avaliação de impacto deste sistema e discutir formas de avaliá-la.
Mais detalhes pelo telefone 19-3521-4759 ou e-mail<mailto:sonia.mazzariol em reitoria.unicamp.br>.
Participação, democracia e políticas públicas
Encontro internacional organizado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp acontece entre os dias 27 e 30 de abril. É aberto aos pesquisadores, docentes, estudantes, agentes governamentais e da sociedade civil, militantes de movimentos sociais e partidos políticos. Inscrições podem ser feitas, até a data do evento, no link<http://www.pdpp2015.sinteseeventos.com.br/site/capa>. A programação<http://www.pdpp2015.sinteseeventos.com.br/programacao> será aberta às 18h30 do dia 27, segunda-feira, no Centro de Convenções.
Oficina de xilogravura
No dia 27 de abril, das 10 às 12 horas, na marquise da Galeria do Instituto de Artes (GAIA) da Unicamp, acontece uma oficina de xilogravura do Projeto Gravoar, fomentado pela 5ª edição do Programa Aluno-Artista de 2015. A iniciativa é da Assessoria Cultural do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp. Serão 15 vagas e todo o material será disponibilizado aos participantes. Para participar não necessário ter vínculo com a universidade e nem conhecimento da técnica. Interessados podem fazer inscrição pelo e-mail gravoar em gmail.com<mailto:gravoar em gmail.com>. No corpo do texto informar: nome completo, idade, o que faz, se tem vínculo ou não com a Unicamp e porque se interessou pela oficina. As vagas serão reservadas por ordem de inscrição. Mais detalhes pelo e-mail telefone 19-3521-6561.
* Veja mais eventos programados<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos>
* Divulgue na Agenda Unicamp<http://www.unicamp.br/unicamp/agenda/divulgue-na-agenda>




Hélio Costa Júnior
Jornalista
Editor da Agenda de Eventos Unicamp
Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom) - Reitoria
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Fone: 19-3521-5137
Agenda de Eventos pode ser acessada em dispositivos móveis
http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2013/03/06/agenda-de-eventos-unicamp-ja-pode-ser-acessada-em-dispositivos-moveis
Assine e receba eventos da Unicamp em seu e-mail
http://www.unicamp.br/unicamp/agenda/assine-agenda-unicamp
Siga a Agenda no Twitter:
http://twitter.com/agendaUnicamp

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20150424/7247415c/attachment-0001.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image001.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 30968 bytes
Descrição: image001.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20150424/7247415c/attachment-0005.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image002.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 48288 bytes
Descrição: image002.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20150424/7247415c/attachment-0006.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image003.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 35965 bytes
Descrição: image003.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20150424/7247415c/attachment-0007.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image004.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 14562 bytes
Descrição: image004.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20150424/7247415c/attachment-0008.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image005.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 27763 bytes
Descrição: image005.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20150424/7247415c/attachment-0009.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l