[Unicamphoje-l] Agenda de Eventos Unicamp - 5 a 7 de agosto de 2015

Lista informativa da Unicamp unicamphoje-l em listas.unicamp.br
Seg Ago 3 15:07:43 BRT 2015


[cid:image001.jpg em 01D0CDFE.25CFD870]<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos>
Cidade Universitária "Zeferino Vaz", 5 a 7 de agosto de 2015
CURTA A PÁGINA DA AGENDA DE EVENTOS NO FACEBOOK
[cid:image002.jpg em 01D0CDFE.25CFD870]<https://www.facebook.com/agendaunicamp>
A Agenda de Eventos Unicamp<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos> também pode ser acessada no Facebook, no link https://www.facebook.com/agendaunicamp. O conteúdo jornalístico é produzido pela Assessoria de Comunicação e Imprensa (ASCOM). Boa leitura!
Doenças negligenciadas
[http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/forumvidaesaude470.jpg]
Fórum Permanente de Vida e Saúde acontece no dia 5 de agosto, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. O evento está sob a responsabilidade do professor Rodrigo Ramos Catharino, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). O Fórum será transmitido pela TV Unicamp.  Inscrições, programação e outras informações no site<http://www.foruns.unicamp.br/foruns/projetocotuca/forum/htmls_descricoes_eventos/saude81.html>.
Resumo - A esquistossomose, doença de chagas, leishmaniose e malária, hanseníase, dengue e filariose são algumas das doenças classificadas como negligenciadas, ou seja, fazem parte de um grupo de enfermidades que é alvo de pouca, ou quase nenhuma, inovação tecnológica e científica. Uma possibilidade factível do fórum permanente é possibilitar a convergência de estudos e pesquisas que possam ser utilizados para o desenvolvimento de novos métodos de diagnósticos e para o tratamento das doenças.
Nova coodenadora DO NEPO
No dia 5 de agosto, a pesquisadora Marta Maria do Amaral Azevedo assumirá a coordenação do Núcleo de Estudos de População (Nepo<http://www.nepo.unicamp.br/>) "Elza Berquó". Ela cumprirá o biênio 2015-2017 em substituição à pesquisadora Estela Maria Garcia Pinto da Cunha. A cerimônia de posse será realizada às 10 horas, na Avenida Albert Einstein 1300, no campus da Unicamp.

[http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/folder-tecno470_0.jpg]
Com o tema "Educação, Tecnologia, Arte e Comunicação: em busca de um novo olhar multidisciplinar de ensino-aprendizado", no dia 6 de agosto, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp, acontece a próxima edição do Fórum Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento será transmitido (ao vivo) pela TV Unicamp e está sob a responsabilidade do professor João Vilhete D'Abreu. Programação, inscrições e outras informações pelo link<http://www.foruns.unicamp.br/foruns/projetocotuca/forum/htmls_descricoes_eventos/tecno76.html>, telefone 19-3521-4759 ou e-mail<mailto:sonia.mazzariol em reitoria.unicamp.br>.
RESUMO - A área de Educação pressupõe diálogos permanentes com diferentes saberes e, particularmente com as áreas de Comunicação, Educação, Tecnologias Educacionais e Arte. A complexidade do conhecimento e o amplo acesso a informações no mundo moderno exigem, cada vez mais, repensar a Educação numa perspectiva inter, trans e multidisciplinar. Neste sentido, o Fórum pretende refletir sobre a integração desses saberes para a leitura critica do mundo e de novas formas de apropriação de conteúdos transversais nas escolas. Este Fórum pretende, portanto, a partir de práticas de ensino e experiências de pesquisas com saberes múltiplos, lançar novos desafios para repensar o processo educativo, de forma dialógica e autônoma. As práticas pedagógicas baseadas em Investigação, no uso de experiências criativas de Arte-Educação, das Tecnologias de Informação e Comunicação e na utilização da Mídia na Escola, tem se revelado como recursos fundamentais no processo de construção do conhecimento em contextos presenciais, semipresenciais e a distancia. A proposta é debater a filosofia, as vertentes teóricas e praticas pedagógicas utilizadas por professores e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.  A ideia é ampliar a aproximação das áreas: Educação, Comunicação, Arte e a Informática Educacional, consideradas essenciais para repensar a Educação e promover a melhoria do ensino, numa perspectiva critica e cidadã.
Docente da New York University ministra palestra na FOP
A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) promove no dia 6 de agosto, a palestra "O uso da luz no tratamento e na prevenção de biofilmes". Ela será ministrada pela pesquisadora Simone Duarte, professora assistente de Ciência Básica e Biologia Craniofacial da New York University (EUA). O evento acontece às 14 horas e objetiva introduzir o uso da luz como uma terapia antimicrobiana eficaz no tratamento e na prevenção do desenvolvimento de biofilmes. Mais informações pelo telefone 19 2106-5384, ou e-mail cesar em fop.unicamp.br<mailto:cesar em fop.unicamp.br>.
Desafios para C&T&I em São Paulo
No dia 7 de agosto, às 10 horas, no Auditório da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU), o professor Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp, ministra a palestra "Desafios para C&T&I em São Paulo". O evento faz parte da série de seminários do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) e do Programa de Pós-graduação em Política Científica e Tecnológica (PPG-PCT) do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp. Mais informações pelo telefone 19-3258-4597 ou e-mail bia em ige.unicamp.br<mailto:bia em ige.unicamp.br>.
Colação de grau da FCF
A solenidade de colação de grau dos concluintes do primeiro período letivo de 2015 da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) acontece no dia 7 de agosto, às 15 horas, no Anfiteatro I do Conjunto de salas de aula da Legolândia.
Unicamp recebe exposições e espetáculos do Corredor Cultural
A Unicamp recebe, nos seus espaços culturais, durante o segundo semestre deste ano, exposições, workshops, palestras e espetáculos, de artistas pertencentes a outras instituições de ensino superior da região sudeste. Artistas da Unicamp também farão circular seus produtos culturais em espaços de outras Universidades. Esta circulação faz parte do projeto Corredor Cultural Sudeste, que visa estimular a difusão de projetos artísticos e culturais produzidos em universidades públicas e institutos federais da região Sudeste. Entre as atrações já programadas na Unicamp estão a exposição de aquarelas Crepúsculos, do artista plástico Norberto Stori, professor do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A abertura da exposição será no dia 7 de agosto, às 19 horas, no Espaço de Arte do Centro de Convenções (CDC) da Unicamp, e estará aberta à visitação até o dia 28 deste mês. Leia mais<http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2015/07/31/unicamp-recebe-exposicoes-e-espetaculos-do-corredor-cultural>.
* Veja mais eventos programados<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos>
* Divulgue na Agenda Unicamp<http://www.unicamp.br/unicamp/agenda/divulgue-na-agenda>





-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20150803/da2d0204/attachment-0001.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image001.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 30968 bytes
Descrição: image001.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20150803/da2d0204/attachment-0004.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image002.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 48288 bytes
Descrição: image002.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20150803/da2d0204/attachment-0005.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image003.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 25764 bytes
Descrição: image003.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20150803/da2d0204/attachment-0006.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image004.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 29516 bytes
Descrição: image004.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20150803/da2d0204/attachment-0007.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l