[Unicamphoje-l] Agenda de Eventos Unicamp - 10 de junho de 2015

Lista informativa da Unicamp unicamphoje-l em listas.unicamp.br
Ter Jun 9 16:31:49 BRT 2015


[cid:image001.jpg em 01D0A2D1.C8C34790]<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos>
Cidade Universitária "Zeferino Vaz", 10 de junho de 2015
CURTA A PÁGINA DA AGENDA DE EVENTOS NO FACEBOOK
[cid:image002.jpg em 01D0A2D1.C8C34790]<https://www.facebook.com/agendaunicamp>
A Agenda de Eventos Unicamp<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos> também pode ser acessada no Facebook, no link https://www.facebook.com/agendaunicamp. O conteúdo jornalístico é produzido pela Assessoria de Comunicação e Imprensa (ASCOM). Boa leitura!
IFCH recebe exposição de Balázs Böröcz
A abertura da exposição Autorretratos, do fotógrafo húngaro Balázs Böröcz, está marcada para o dia 10 de junho, às 16 horas, na Biblioteca Octávio Ianni do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).  A mostra traz mais de vinte fotografias da série de mesmo nome que completou dez anos em 2013, e a cada ano ganha novas imagens. As fotografias exploram as relações entre o próprio fotógrafo e o entorno que o circunda. Böröcz pretende continuar com o projeto de autorretratos por toda sua vida, mantendo os mesmos métodos de impressão, formato e número de reproduções. O artista já teve suas fotografias publicadas em várias revistas, e participou de várias exposições em grupo e individual na Europa, Japão, e recentemente na cidade de Tiradentes no Brasil. O evento faz parte do ciclo de mostras programadas para 2015. A ideia da exposição é do professor Jorge Coli. A curadoria é de André Ribeiro de Barros. Como co-curadores atuam: Letícia Badan e Willian Pereira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 19-3521-1585 ou e-mail suifch em unicamp.br<mailto:suifch em unicamp.br>
Estresse e depressão
A Unicamp recebe o médico Carlos Eduardo Machado para ministrar a palestra "Estresse e depressão", dia 10 de junho, às 14 horas, no Auditório 2 da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU), localizado no prédio da Diretoria Geral da Administração (DGA).
Mestre e doutor pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Machado é autor do livro "Você é o que você come: como melhorar sua pele, seu corpo, sua saúde", editado pela Scortecci Editora. A comunicação faz parte do ciclo de palestras "Saúde" do GGBS e é oferecida em parceria com a Unimed Campinas e o Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) da Unicamp. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site do GGBS<http://www.ggbs.gr.unicamp.br/mail2/mail/2015/0000_17.jpg>.
Machado é PhD pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center da Cornell University  de New York -EUA - e especialista em clínica geral, nefrologia, terapia intensiva, saúde pública e administração hospitalar. O médico é pioneiro na conquista de ISO 9002 em suas clínicas, com auditorias pela Britsh Standards Instrution.  Seu nome é indicado para atividades com foco em dicas de saúde e prevenção de doenças para trabalhadores e administradores de empresas.
O evento também terá a participação do supervisor da equipe de saúde mental do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) da Unicamp, Nilton Domingos Júnior. Médico psiquiatra, ele integra o grupo do centro responsável pelo planejamento, desenvolvimento e execução das diversas atividades de promoção de saúde e prevenção a doenças.
O Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó" (Nepo), por meio de seu site (www.nepo.unicamp.br<http://www.nepo.unicamp,br/>),  já está recebendo inscrições online de interessados em participar da série "Tempo de Debate" no mês de junho.
No primeiro encontro do mês, a pesquisadora Antônia da Silva Motta (UFMA/NEPO-Unicamp), fala sobre "Família e escravidão no maranhão oitocentista". Será no dia 10 de junho, às 12h30, no auditório do Nepo. O evento é organizado pela professora Maísa Faleiros da Cunha. Os inscritos receberão certificado de participação. Mais informações pelo telefone 19-3521-0363 ou e-mail myrcia em nepo.unicamp.br<mailto:myrcia em nepo.unicamp.br>
Tempo de debate
[http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/tempodedebate_0.jpg]
O Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó" (Nepo), por meio de seu site (www.nepo.unicamp.br<http://www.nepo.unicamp,br/>),  já está recebendo inscrições online de interessados em participar da série "Tempo de Debate" no mês de junho.
No primeiro encontro do mês, a pesquisadora Antônia da Silva Motta (UFMA/NEPO-Unicamp), fala sobre "Família e escravidão no maranhão oitocentista". Será no dia 10 de junho, às 12h30, no auditório do Nepo. O evento é organizado pela professora Maísa Faleiros da Cunha. Os inscritos receberão certificado de participação. Mais informações pelo telefone 19-3521-0363 ou e-mail myrcia em nepo.unicamp.br<mailto:myrcia em nepo.unicamp.br>
Planilha eletrônica
[http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/logoafpu_0.jpg]
A Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) recebe, até 10 de junho, as inscrições para um curso de Planilha Eletrônica (módulo básico). Podem se inscrever pessoas que tenham conhecimentos básicos em informática.  O treinamento será realizado nos dias 16, 18, 23, 25 e 26 de junho, das 13 às 16 horas, no Laboratório 1 do Centro de Computação da Unicamp (CCUEC). Mais detalhes pelo e-mail  afpu em reitoria.unicamp.br<mailto:afpu em reitoria.unicamp.br>
Trappistas apresenta-se pela
quarta vez no Almanaque Café

[http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/trappistas470.jpg]
O trio vocal Trappistas<http://www.facebook.com.br/trappistas> apresenta-se pela quarta vez no Almanaque Café, em Barão Geraldo, nesta quarta-feira (10), às 21 horas. De acordo com o maestro e cantor Wilson Nascimento, um dos integrantes do grupo, a sonoridade do selo de cervejas europeias elaboradas por monges trapistas dá força e harmonia ao nome do trio.
"No canto a capella, os cantores mostram diferentes sabores e aromas, desde a Renascença, passeando por canções estrangeiras, chegando aos arranjos, ora complexos, de músicas brasileiras", acrescenta Nascimento. Ao seu lado, estreiam neste retorno ao Almanaque Café os cantores Nei Santos e Pedro Cruz.
Desde que deu início aos trabalhos em 2012, o grupo garante casa cheia nos espaços onde se apresenta. Na seleta lista de obras brasileiras, destaque para os arranjos assinados por Walter Nascimento para Como uma onda, de Lulu Santos, e Só os loucos sabem, de Chorão; e por José Eduardo Gramani (1944-1998), para a música Cajuína, de Caetano Veloso. As composições de Milton Nascimento Ponta de Areia e Maria Solidária também figuram na lista das brasileiras executadas pelo trio. Entre as relíquias mundiais, as canções Scarborough fair, de Simon and Garfunkel,  And so it goes, de Billy Joel, e a negro spiritual Steal Away.
Violinista, rabequeiro, compositor, pesquisador e autor do livro Rítmica Viva, pela Editora da Unicamp, Gramani foi professor de Wilson Nascimento na Unicamp, mesma escola que este ano recebe como aluno de música o jovem Pedro Cruz, um dos novos integrantes do trio.
Por muitos anos, a música a capella foi apresentada por grandes coros em Campinas. O Trappistas inova ao trazer para a cidade a formação de grupo vocal e, principalmente, por executar arranjos para três vozes tão refinados quanto a dedicação dos monges europeus.
Sobre os músicos
Natural de Santos, Wilson Nascimento formou-se em regência pela Unicamp, é professor no Conservatório Carlos Gomes e regente do Coral Municipal de Cajamar (Grande São Paulo) e do Coral Sescon de Campinas. O maestro cantou no Madrigal in Casa e no Perth Undergraduate Choral Society, na Austrália.
Nei Santos estudou canto com Carla Mendes, em Jundiaí, sua terra natal, e formou-se em teatro musical pela 4ACT, de São Paulo. Pedro Cruz é aluno do primeiro ano do curso de música popular da Unicamp e integra o grupo de samba Capitães de Areia, de Campinas.
O Almanaque Café fica à rua Rua Albino José de Oliveira 1.240, no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas. Couvert: R$ 20.
Mais detalhes pelos telefones 19-2513-0378, 99211-2558 ou e-mail wilsonricas em gmail.com<mailto:wilsonricas em gmail.com>
* Veja mais eventos programados<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos>
* Divulgue na Agenda Unicamp<http://www.unicamp.br/unicamp/agenda/divulgue-na-agenda>






Hélio Costa Júnior
Jornalista - Editor da

[Assinatura-Agenda-Ascom]

Fone: 19-3521-5137

Agenda de Eventos pode ser acessada em dispositivos móveis<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2013/03/06/agenda-de-eventos-unicamp-ja-pode-ser-acessada-em-dispositivos-moveis>

Assine e receba eventos da Unicamp em seu e-mail<http://www.unicamp.br/unicamp/agenda/assine-agenda-unicamp>

Curta a Agenda no Facebook<https://www.facebook.com/agendaunicamp>

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20150609/48d511da/attachment-0001.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image001.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 30968 bytes
Descrição: image001.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20150609/48d511da/attachment-0005.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image002.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 48288 bytes
Descrição: image002.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20150609/48d511da/attachment-0006.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image003.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 17274 bytes
Descrição: image003.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20150609/48d511da/attachment-0007.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image004.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 6571 bytes
Descrição: image004.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20150609/48d511da/attachment-0008.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image005.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 37693 bytes
Descrição: image005.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20150609/48d511da/attachment-0009.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image006.png
Tipo: image/png
Tamanho: 74650 bytes
Descrição: image006.png
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20150609/48d511da/attachment-0001.png>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l