[ANPPOM-L] Eventos em Sao Paulo na epoca da Anppom

Fernando Iazzetta iazzetta em usp.br
Seg Ago 20 21:44:04 BRT 2007


Olás, 

Para aqueles colegas que estarão em São Paulo para a ANPPOM, gostaria de
anunciar alguns eventos que podem ser de interesse e que talvez justifiquem
esticar um pouco a estadia por aqui:

42.o Festival Música Nova
  de 23/08 a 13/09
  http://www.festivalmusicanova.com.br/
A programação deve estar no site nos próximos dias e inclui o Quarteto
Arditti, o Ensemble L´Itinéraire, a cantora belga Françoise Vanhecke, o duo
holandês Worms ­ Parmeijer,  um concerto dedicado ao compositor Pierre
Henry, além de atrações nacionais.

XI Simpósio Brasileiro de Computação e Música
    de 01/09 a 03/09
    http://gsd.ime.usp.br/sbcm/2007/
A ser realizado na USP com programação de palestras, comunicações e
workshops. Neste ano teremos dois convidados internacionais: Roger
Dannenberg (Carnegie-Mellon University, EUA) e Mikhail Malt (Ircam, França).
Além disso teremos um concerto de música eletroacústica no dia 2/9, às 20h00
no Centro Maria Antônia e uma performance Multimídia do grupo M-U-R-O, no
dia 01/09, às 12h00, no próprio local do Simpósio.

Serão realizados ainda os seguintes encontros promovidos pelo Programa de
Pós-Graduação em Música e o Departamento de Música da ECA-USP em colaboração
com o Festival Música Nova:


* Palestra com o compositor Jean-Luc Hervé
Terça-Feira, dia 28/08 das 10h00 às 12h00
Local: Departamento de Música ECA ­ USP
  
* Workshop de composição com o compositor Emmanuel Nunes
Quinta-feira, dia 30/08, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30.
8 Vagas destinadas a alunos de composição
Inscrições e informações até o dia 21/08 pelo e-mail <catarino em usp.br>,
tel.: (11) 3091-4330, ramal 205, com João Catariano
Obs.: Os inscritos deverão trazer composições próprias a serem apresentadas
ao compositor.

* Workshop: Escrita Pianística Contemporânea com a pianista Beatriz Roman
Terça-feira, 11/09, das 9h30 às 12h00
8 Vagas destinadas a alunos de composição
Inscrições e informações até o dia 28/08 pelo e-mail <catarino em usp.br>,
tel.: (11) 3091-4330, ramal 205, com João Catariano
Obs.: Os inscritos deverão enviar até 3 composições para piano com
antecedência para serem apresentadas à professora Roman.
Local: Departamento de Música ECA ­ USP


Espero encontrá-los em São Paulo nos próximos dias.
Abraços
Fernando Iazzetta



Currículo dos Palestrantes:
Emmanuel Nunes
Emmanuel Nunes nasceu em 31 de agosto de 1941 em Lisboa. Estudou harmonia e
contraponto com Francine Benoît de 1959 a 1963, na Academia de Música da sua
cidade. Entre 1961 e 1963, fez cursos de filologia germânica e filosofia
grega na Universidade de Lisboa. Durante os cursos de verão de Darmstadt,
que realizou de 1963 a 1965, freqüentou com particular interesse os cursos
de composição de Henri Pousseur e de Pierre Boulez. Estabeleceu residência
em Paris em 1964, concentrando-se nos estudos com o propósito de trabalhar
com Karlheinz Stockhausen em Colônia, o que aconteceu a partir do ano
seguinte durante dois anos. Na Rheinische Musikhochschule estudou também
composição com Pousseur, música eletrônica com Jaap Spek, e fonética com
Georg Heike. A análise dos Momentos por Stockhausen foi vivenciada por Nunes
como a ³etapa mais importante da sua primeira iniciação à composição².
Em 1971, Nunes obteve o primeiro prêmio em estética musical com Marcel
Beaufils no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, começando um
trabalho de doutorado sobre Webern que permaneceu inconcluso.
 
Em 1973-1974 foi bolsista do Ministério de Educação Nacional de Portugal, e
da Fundação Gulbenkian em 1976-1977. Convidado como compositor residente
pela D.A.A.D. de Berlin em 1978-1979. Emmanuel Nunes obteve a Bolsa da
Criação do Ministério francês da Cultura em 1980. A partir de 1981 deu aulas
de composição na Fundação Gulbenkian em Lisboa, e depois na Musihochschule
de Freigourg em Brisgau de 1986 a 1992. Foi nomeado professor de composição
no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris em 1992. Exerceu
também atividades pedagógicas na universidade de Harvard, no I.R.C.A.M., no
Darmstädter Ferienkurse für Neue Musik e no ICONS de Novara, Itália.
 
Muitas de suas obras foram encomendadas por parte da Fundação Gulbenkian, de
Radio France, do Ministério francês da Cultura, e foram interpretadas em
vários festivais internacionais e retransmitidas pelas grandes rádios
européias. As composições de Nunes são editadas por Jobert e Ricordi e
abordam diversos gêneros: desde o solo instrumental (Litanies du feu et de
la Mer I e II para piano ; Aura para flauta solo)aos grandes ensembles
(Quodlibet para 28 instrumentos, seis percusionistas e orquestra; Machina
Mundi para 4 instrumentos solistas, coral, orquestra e fita magnética).
 
Emmanuel Nunes foi nomeado Doutor Honoris Causa pela VIII Universidade de
Paris em 1996, e a sua trajetória musical foi reconhecida por varias
instituições, entre elas o CIM ­ UNESCO Award, em 1999, e o prêmio Pessoa em
2000.
 

Jean-Luc Hervé
Compositor francês nascido em 1960, Jean-Luc Hervé estudou eletroacústica e
orquestração no Conservatório Nacional da Região de Boulogne, França, além
de composição com Emmanuel Nunes e Gerard Grisey no Conservatório Nacional
Superior de Música de Paris, onde obteve o primeiro prémio. Em 1992
participou dos cursos de verão de Darmstadt, além de receber sua primeira
encomenda para uma obra, por parte do ensemble L¹Itinéraire, para o qual
compôs a peça Intérieur Rouge, destaque no Festival Nuove Sincronie de
Milano. Seu nome se tornou mais conhecido também em outros festivais e
instituições renomados como Festival d'Evreux e Péniche Opéra.
 
As suas obras são criadas para e executadas por ensembles como l'Itinéraire,
Orchestre National de France, l'Ensemble Aleph, Fa, Ensemble
Intercontemporain, l'Instant Donné e Court-Circuit, com apresentações em
festivais como Nuove Sincronie em Milan, Présences em Paris, Danse Musique
em Auch, Sons d'hivers em Haÿ-Les-Roses e Música em Strassbourg  . Entre as
suas composições, se destacam: Envol, ciclo de música de câmara para
soprano, alto e clarinete (1992-1994), Les deux Infinis, para piccolo e
trombone
base (1993), Ciels, para grande orquestra (1994), Presque du feu, para vinte
instrumentos (1995), Le temps scintille, para doze instrumentos (1996).
 
Hervé obteve diversos pedidos de composições, especialmente por parte do
governo francês, Radio-France, Fundação Royaumont e  I.R.C.A.M.
 
Em 1997, sua peça para orquestra ³Ciels² obteve o segundo premio da 6°
edição do renomeado concurso Goffredo Petrassi, a obra foi editada pela
editora Suvini Zarboni de Milan.
 
Desde 1995, Jean-Luc Hervé é membro do comitê artístico do grupo
l¹Itinéraire.
 
 
 
Beatriz Roman
A pianista Beatriz Roman se apresentou em concertos na Europa, Estados
Unidos e Brasil, fazendo premières de obras de vários compositores, entre os
quais John Cage, Henri Pousseur, Gilberto Mendes, e Lindembergue Cardoso.
Além de desenvolver intensa atividade como concertista, Beatriz Roman também
ministrou Master Classes em festivais internacionais.
  
Apresentou-se no festival "Sonidos de las Americas: Brasil" em Nova York
organizado pela American Composers Orchestra. Colaborou com Sorrel Hays para
projetos na WDR (Rádio Alemã em Colônia), e também com Tania León para a 4.
Münchener Biennale.
  
Após completar sua formação musical na Universidade de São Paulo, onde foi
aluna de piano de Caio Pagano, estudou na Escola Superior de Música de
Colônia, Alemanha, com Aloys Kontarsky, frequentando também os cursos de
Música Contemporânea de Vinko Globokar, Peter Eötvös e os seminários de
Pierre Boulez em Paris. Nos EUA, Beatriz fez Mestrado em Artes no Brooklyn
College (piano - Grete Sultan) e recebeu o titulo de Doctor of Musical Arts
pela City University of New York.
 
Beatriz Roman conheceu John Cage em 1985 quando apresentou varias obras do
compositor na 17a. Bienal de São Paulo. Em sua chegada à Nova York em 1986,
Cage recebeu-a com um almoço no qual a apresentou à pianista Grete Sultan e
a presenteou com a partitura dos Etudes Australes obra que havia composto
para Grete na década anterior. Desde este encontro ate a morte do compositor
em 1992, Beatriz trabalhou constantemente com Cage, constituindo uma grande
amizade cultivada por interesses mútuos.
 

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20070820/5bf5e820/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L