[ANPPOM-Lista] Ensino da performance nas Licenciaturas em Música

Jorge Antunes antunes em unb.br
Sáb Out 8 07:11:28 BRT 2011


Oi, Daniel:

A diferença ou a distância ou a existência de prédios das duas áreas não é,
em si, um problema.
Problema sério é o corporativismo, o gueto, o isolamento, a soberba, o
exclusivismo, de alguns grupos de professores da área de Educação Musical.
Eles exacerbam nas conceituações de Educação e Música.
Eu concordo com a ideia de que o objetivo da Educação Musical é a Educação.
A educação feita com a Música, pela Música, por meio da Música, é sempre um
trabalho maravilhoso. Os educandos, que são forjados sob a Educação Musical,
não serão necessariamente músicos profissionais. Muitos serão sensíveis
cidadãos advogados, engenheiros, políticos, bancários etc.
Problema maior é, nos guetos que se formam, as filosofias e metodologias que
vigoram: a de, ao educar, partir da experIência musical da comunidade a que
pertence o educando.
Nessa filosofia, se um grupo de estudantes vem de comunidade que só pratica
o hip-hop, o educador começa a "trabalhar", e incentivar a criatividade com
o hip-hop. O educador, nesses casos, sonha partir em seguida para outras
vertentes musicais. A tentativa sempre é frustrada: os pobres jovens ficam
durante todo o curso no hip-hop, e nunca chegam a conhecer Beethoven, música
eletroacústica ou orquestra. O educador, ao abraçar essa metodologia, passa
a ser um frustrado que vai buscar lã e sai tosqueado. O educador acaba
hip-hopeado.
Abraço,
Jorge Antunes




Em 7 de outubro de 2011 22:43, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br>escreveu:

>
> Caro prof. Jorge Antunes,
>
> Obrigado por tuas palavras, compactuo com tua visão. Hoje mesmo vi que para
> ser um educador musical, deve haver um amplo domínio da Música de forma mais
> abrangente e flexível, diferente da figura do especialista que impera no
> ensino tradicional da Performance.
>
> Gostaria só de reforçar um ponto: esta diferenciação que temos com relação
> à Educação Musical e Performance... temos Universidades que tem o "prédio da
> Música" e o "prédio da Educação Musical", como se fosse algo totalmente
> distante e amorfo... qual tua opinião sobre isso?
>
> Grande abraço,
>
> Daniel Lemos
>
> Curso de Música/DEART - musica.ufma.br
> Grupo de Pesquisa em Ensino da Performance Musical - musica.ufma.br/ensaio
> Perfil no academia.edu - ufma.academia.edu/dlemos
> Blog Audio Arte - audioarte.blogspot.com
> Universidade Federal do Maranhão
>
>
> --- Em *sex, 7/10/11, Jorge Antunes <antunes em unb.br>* escreveu:
>
>
> De: Jorge Antunes <antunes em unb.br>
> Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Ensino da performance nas Licenciaturas em
> Música
> Para: "Daniel Lemos" <dal_lemos em yahoo.com.br>
> Cc: professoresdemusicadobrasil em googlegroups.com, anppom-l em iar.unicamp.br
> Data: Sexta-feira, 7 de Outubro de 2011, 16:54
>
> Caro Daniel:
>
> Eu não acho que você esteja puxando o assunto de forma polêmica.
> Pode até mesmo vir a ser polemizante, mas não é polêmica.
>
> Eu acredito que a boa Educação Musical é aquela em que o educador *abre um
> leque* de opções e conhecimentos ao educando.
> Só assim o educando poderá escolher seu caminho. Ninguém pode escolher um
> caminho de cuja existência nunca tomou conhecimento.
>
> Acredito também que o bom educador musical deve ter condições de formar
> grupos musicais e bandas de música em escolas, quando existem condições para
> isso.
> Assim, é importantíssimo que o educador musical, além de tocar um
> instrumento, tenha também conhecimentos básicos de todos os instrumentos.
>
> Abraço,
> Jorge Antunes
>
>
>
>
>
>
>
>
> Em 6 de outubro de 2011 23:03, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br<http://mc/compose?to=dal_lemos@yahoo.com.br>
> > escreveu:
>
>
>
> Caros colegas,
>
> Vou "puxar" este assunto de forma um tanto polêmica, mas preferi fazê-lo
> desta forma justamente para suscitar uma discussão mais acirrada. Começo por
> uma metáfora:
>
> "Dar aulas de instrumento em cursos de Licenciatura em Música hoje é como
> ensinar Física Relativista em um curso de Direito. Os argumentos são sempre
> os mesmos:
>
> ● Qual a utilidade deste conhecimento para a prática profissional da área?
>
> ● Seria este conhecimento alienado da "realidade brasileira"?
>
> ● De que adiantar estudar isso se não vou ganhar mais dinheiro?"
>
> Gostaria de saber se alguém também está se sentindo "subvalorizado" - ou
> até mesmo marginalizado - quando o assunto é ensinar um instrumento musical
> em cursos voltados à formação de professores para a Educação Básica... será
> esta bagagem está sendo desvalorizada ou sou que eu estou errado?
>
> Ainda, esta história de "realidade brasileira" não convence mais. O Brasil
> agora é um "país emergente", o PIB cresceu 7,5% ano passado... que conversa
> é essa de "faltar recursos"?
>
> Desculpem-me, confesso estar angustiado, mas espero que alguns colegas
> possam oferecer boas idéias sobre o assunto.....
>
>
>
> Daniel Lemos
>
> Curso de Música/DEART - musica.ufma.br
> Grupo de Pesquisa em Ensino da Performance Musical - musica.ufma.br/ensaio
> Perfil no academia.edu - ufma.academia.edu/dlemos
> Blog Audio Arte - audioarte.blogspot.com
> Universidade Federal do Maranhão
>
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________
>
>
>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20111008/162eecbb/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L