[ANPPOM-Lista] CFP: GT "Culturas juvenis de rua no século XXI: transgressão, criatividade e resistência", XIII RAM, Porto Alegre, 22–25 jul. 2019

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Qui Fev 7 12:39:36 -02 2019


Estão abertas, até o dia 25/03, as inscrições de trabalhos para o GT
"Culturas juvenis de rua no século XXI: transgressão, criatividade e
resistência", na XIII Reunião de Antropologia do Mercosul, em Julho, em
Porto Alegre.

CFP: Culturas juvenis de rua no século XXI: transgressão, criatividade e
resistência

Alexandre Barbosa Pereira (Unifesp), Jordi Nofre Mateo (NOVA Universidade
de Lisboa), Ricardo Marnoto de Oliveira Campos (Nova FCSH)

O conceito de 'culturas juvenis' refere-se à maneira como, coletivamente,
os jovens expressam suas práticas e experiências sociais por meio da
(re)produção de estilos de vida diferenciados, especialmente no campo do
tempo livre e nos espaços intersticiais da vida institucional. Podemos
olhar para as culturas juvenis a partir de duas perspectivas: a das
condições sociais (geração, gênero, classe, etnia e identidades
territoriais) e a das imagens culturais, entendidas como o conjunto de
atributos ideológicos e simbólicos (tendências, música, linguagem e
práticas culturais) atribuídas aos jovens ou que eles mesmos tenham
apropriado.

O espaço púbico urbano, nomeadamente ‘a rua’, desempenha um papel
fundamental na (re)produção de culturas juvenis. ‘A rua’ é um espaço de
sociabilidade e de criatividade, utilizado como um palco para uma série de
práticas que se desenrolam fora da alçada das instituições e do olhar dos
adultos. Daí que, em muitas situações, este seja um espaço de autonomia que
admite a criação de regras particulares, à margem dos normativos
dominantes. Mas a rua também tem servido como cenário para a construção de
práticas e identidades culturais singulares, que diferenciam grupos ou
comunidades de jovens. Neste painel aceitamos propostas que: (a) procurem
debater do ponto vista teórico as questões políticas, estéticas, culturais,
sociais e simbólicas envolvidas nestas matérias; ou (b) apresentem
resultados de pesquisas empíricas que tragam avanços a esta discussão.

https://www.ram2019.sinteseeventos.com.br/trabalho/view?ID_TRABALHO=39

-- 
carlos palombini, ph.d. (dunelm)
professor de musicologia ufmg
professor permanente ppgm-unirio


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